O Programa Nacional de Requalificação da Rede do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar visa garantir a igualdade de oportunidade de acesso a espaços educativos de dimensão e recursos adequados ao sucesso educativo. Importa assim, dar prioridade à reorganização da rede de escolas, identificando, num trabalho de proximidade com as autarquias a recuperação ou construção de estabelecimentos de ensino.
Neste contexto, foram mobilizados significativos recursos financeiros, disponibilizados pelo QREN 2007-2013, de forma a possibilitar o cumprimento deste objectivo de política educativa.
Na região Centro foram APROVADAS 31 CANDIDATURAS PARA CENTROS ESCOLARES, que envolvem 16 municípios e representam um investimento total de 33,3 milhões de euros, com um investimento FEDER de 18,8 milhões de Euros, a saber:
Município de Abrantes
- Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico nº 4 - Chainça
- Escola EB1/JI de Rossio ao Sul do Tejo
Município de Ansião
- Construção da Escola do 1º CEB de Ansião
Município de Arganil
- Centro Educativo de São Martinho da Cortiça
- Centro Educativo de Coja
Município de Sardoal
- Conservação e Reparação do Jardim de Infância de Sardoal - Construção de Cantina
Município de Sátão
- Construção da Escola EB1 de Sátão
Município de Arruda dos Vinhos
- EB1/JI de Arranho- Aquisição de Equipamento
Município de Cantanhede
- Centro Educativo de Ançã
Município da Nazaré
- Centro Escolar da Nazaré
Município de Vila Nova de Poiares
- Remodelação e ampliação da escola do 1º ciclo do ensino básico de Poiares (Santo André)
Município de Vila Velha de Ródão
- Escola EB 1 de Vila Velha de Ródão
Município de Caldas da Rainha
- Centro Escolar de Santo Onofre
- Centro Escolar de Salir de Matos
- Centro Escolar de Alvorninha
- Centro Escolar de Nossa Senhora do Pópulo
- Centro Escolar Integrado na EBI 123 de Santa Catarina
Município de Torres Vedras
- Boavista-Olheiros - Concepção/Construção Ampliação EB1
- Barro- Concepção/Construção de Ampliação EB1 e Jardim de Infância
- Santa Cruz- Concepção/Construção Ampliação da EB1 Jardim de Infância
- Outeiro da Cabeça- Ampliação da Escola
Município de Oliveira do Bairro
- Construção da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré - Escolar de Oliveira do Bairro
Município de Leiria
- Touria – Pousos- Reconstrução/Ampliação/Requalificação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico
- Arrabal -Ampliação/Remodelação da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Gândara dos Olivais - Ampliação/Remodelação da Escola do 1º Ciclo de Ensino Básico
Município da Mealhada
- Remodelação e Ampliação Escola do 1º CEB de Antes
- Centro Educativo de Pampilhosa
Município de Viseu
- Vildemoinhos- Ampliação e Beneficiação da Escola do 1º Ciclo de
- S. Salvador- Ampliação e Beneficiação da Escola do 1º Ciclo e Jardim de
- Infância de Oliveira de Baixo- Ampliação e Beneficiação da Escola do 1º CEB de
Município de Torres Vedras
- Conquinha- Concepção/Construção Ampliação da EB1 e Jardim de Infância
Em Oliveira do Hospital, o executivo camarário, aprovou o projecto de remodelação da escola do 1.º ciclo da cidade. Obras orçadas em 540 mil euros, têm um prazo de execução de nove meses e não implicam a suspensão das actividades lectivas ou a transferência dos alunos para outros estabelecimentos de ensino.
A ampliação do actual edifício escolar, mais a construção de três novas salas de aula com espaço para as artes plásticas, uma sala polivalente para serviço de refeições, biblioteca, sala de professores e a continuação da vedação do recinto escolar até ao parque infantil é o projecto protagonizado pelo executivo.
Diz o presidente da Câmara pensar estarem assim solucionados os problemas de sobrelotação na escola do 1.º ciclo, até porque, no próximo ano lectivo irá haver menos uma turma.
A ampliação da escola da cidade foi proposta na Carta Educativa , o documento que planeou a rede escolar do concelho para os próximos anos.
Pergunta-se:
Será que estes 16 municípios da região centro estarão todos errados? Será que é o executivo de Oliveira do Hospital que estará certo no tipo de investimentos escolares que efectua? Ou será que, uma vez mais, andamos em contra ciclo e desperdiçamos oportunidades cada vez mais raras de efectuar um desenvolvimento sustentado?
2 comentários:
Não é que me importe com a vossa falta de informação mas convém esclarecerem-se convenientemente antes de fazerem artigos como este.
Passo a explicar:
Diz este artigo que “Neste contexto, foram mobilizados significativos recursos financeiros, disponibilizados pelo QREN 2007-2013, de forma a possibilitar o cumprimento deste objectivo de política educativa”.
Pois é o próprio regulamento específico de aplicação dos apoios a conceder no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro (e de outros) para o desenvolvimento do Programa Nacional de Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar que define o que se entende por Centro Escolar:
Assim, entende-se por Centro Escolar um equipamento escolar que inclua:
1. “Mais do que um grau de ensino, com vista à rentabilização de infra-estruturas comuns” – O projecto para Oliveira do Hospital inclui os graus de ensino do pré-escolar e 1º ciclo
2. “Valências de utilização comum ou polivalente como sejam biblioteca/sala de informática, cantina/espaço polivalente para reuniões/actividades culturais e de educação física, sala de professores/recepção de pais, entre outros” – O projecto para Oliveira do Hospital inclui valências de utilização comum ou polivalente, como um refeitório/sala polivalente, biblioteca e sala de professores.
3. “Modernização das salas de aulas para utilização informática e actividades experimentais” – O projecto para Oliveira do Hospital inclui a modernização de salas de aulas e, por exemplo, um espaço para artes plásticas.
4. “Espaços exteriores com introdução de vedações e segurança, espaços cobertos e espaços desportivos quando possível, entre outros” – O projecto para Oliveira do Hospital inclui a vedação do recinto escolar e vai integrar um polidesportivo e o parque infantil já existente.
é, pois, um Centro Escolar. Está esclarecido!
Está esclarecido!
Caro comentador anterior, para além de nada esclarecer enferma ainda de uma demagogia no seu discurso que é assustadora. Para além de tentar "tapar o sol com a peneira" pretende ainda desinformar.
Mais abaixo deixo-lhe um link que poderá e deverá visitar para que perceba quais são os pressupostos de enquadramento do programa nacional para o reordenamento da rede escolar do ensino básico e da educação pré-escolar. Após a sua leitura e interpretação certamente concluirá que a escola do 1º Ciclo da cidade, não é nem nunca poderia ser um Centro Escolar, como aliás bem sabe.
Cumprimentos
http://www.centroescolar.min-edu.pt/np4/file/9/programa_i.pdf
Enviar um comentário