Dizem que o sucesso do mais recente fenómeno da comunicação digital reside na sua simplicidade. De facto, o Twitter parece ir no sentido de obedecer à lógica do mínimo esforço possível. Ou melhor, do mínimo de escrita possível…
Outra das características que destacam o Twitter é a sua capacidade de reflectir o momento, aquilo que está a acontecer em tempo real. É extremamente importante criar um laço e um contacto recorrente com as pessoas que nos seguem diariamente. Isso implica questioná-las sobre os conteúdos que se publicam, publicaram ou pretendem vir a publicar, sobre situações mundanas e do dia-a-dia, sobre algo que lhes interesse, ou simplesmente por cortesia. Tendo em conta que o Twitter está limitado a 140 caracteres, é importante que se seja extremamente conciso e directo nas questões.
Nós, por cá, temos pelo menos um candidato às Autárquicas 2009 que aderiu a esta recente moda. Se com isto pretender dar um exemplo de abertura da candidatura à utilização de ferramentas on-line, para suscitar a discussão de propostas e até planos políticos, então José Carlos Alexandrino esteve bem e terá certamente marcado pontos.
No entanto, situações como a que se verificam actualmente no Twitter de José Carlos Alexandrino – falta de actualização, permanentemente -, não podem e não devem ser permitidas por este ou pela sua Direcção de Campanha.
Não basta ser a favor das novas tecnologias e da sua aplicação na campanha autárquica. Também tem que se compreender a sua aplicação. Na altura de investir nas novas tecnologias ao serviço de uma campanha autárquica há que possuir uma estratégia bem definida, consertada com todos os outros pilares e com o pensamento, não em divulgar a campanha, mas de promover o debate e da participação na campanha eleitoral e, fundamentalmente, na política local.
Não se pode é pensar que as novas tecnologias devem ser implementadas, apenas e meramente, porque sim em vez de saber o quê, quando, como (de que forma), porquê e para quê. O exercício da actividade política justifica uma relação de proximidade com os eleitores, funcionando a Internet e estes novos canais de comunicação como ferramentas essenciais no suporte dessa relação.
O twitter é uma forma de expressão, transparente, fluída. A democracia é um processo contínuo da emissão de opinião. Os democratas têm que se felicitar pelas inúmeras formas de exprimir opinião que hoje nos são apresentadas e tentar tirar delas o melhor partido possível.
P.S. - Os princípios que se aplicam ao hi5 são, básicamente, os mesmos do twitter (para bom entendedor...).
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