Comemorar o 25 de Abril, é homenagear os anti-fascistas, os democratas, os resistentes e todos aqueles que lutaram para que hoje possamos viver em liberdade e democracia.
Comemorar o 25 de Abril, é não permitir que se apague da memória colectiva um passado de ditadura, opressão e guerra colonial e o heroismo de milhares de resistentes antifascistas.
Comemorar o 25 de Abril, é passar a mensagem aos mais jovens, aos filhos da madrugada de Abril, de uma parte importante da nossa história em que o povo se libertou dos grilhões com que o fascismo os acorrentava.
Comemorar o 25 de Abril, é reafirmar os valores e ideais de democracia, liberdade, igualdade, justiça, solidariedade e fraternidade, que as portas de Abril abriram.
Comemorar o 25 de Abril significa também aproveitar a oportunidade para reflectir sobre o lugar que ocupam hoje os valores defendidos pela Revolução dos Cravos.
Comemorar o 25 de Abril é renová-lo, sempre que se celebra. Abril é, sobretudo, evolução. É um elemento da nossa história e da nossa memória colectiva; é muito mais do que as palavras de ordem, o cravo, a pomba, os capitães de Abril. Aquela madrugada é, obrigatóriamente, sinónimo de liberdade e do início de uma nova vida em democracia.
Sem comentários:
Enviar um comentário