2009-12-08

"Bandeiradas"

No dia 25 de Abril de 2006 o Observando OHP efectuou críticas contundentes ao Executivo Municipal por não ter, deliberadamente ou não, promovido o hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Município no dia que, em Portugal, se comemora a Liberdade.

Muita tinta correu, na altura, por blogues, jornais, on-line´s, sendo inclusive objecto de duras críticas em Assembleia Municipal. A crítica foi generalizada e surtiu efeito – não houve repetição de tal facto. Desde esse dia fiquei com a sensação de que todos estaríamos irmanados pelo mesmo pensamento: A Bandeira Nacional representa o orgulho de sermos portugueses.

Tivemos entretanto eleições e um novo Executivo tomou posse. Desde essa altura tivemos, pelo menos, duas datas em que, por legislação, se impõe o hastear da Bandeira Nacional nos edifícios públicos – o 1º de Dezembro e o dia de hoje, 8 de Dezembro, também feriado. Das duas vezes o actual Executivo falhou redondamente, neste item. Ou seja, pura e simplesmente não cumpriu a Lei! Dirão os indefectíveis apoiantes do Executivo que foi esquecimento. Dirão os que não são apoiantes que não está bem e que deveriam ter mais cuidado. Dirão os da oposição que é incompetência ou incapacidade de governar.

O certo é que este Executivo tomou posse há pouco mais de um mês e não terá necessidade de ir alterado, negativamente e com coisas de tão pequena monta, o estado de graça em que actualmente se encontra. Todos nós, diariamente e nos mais diversos serviços, nos defrontamos com este tipo de falta de empenho, de brio, de preocupação com a qualidade e com o dever. Diariamente sofremos com a falta de profissionalismo de outros “contínuos” a quem ninguém incutiu valores, ensinou as mais elementares tarefas, controlou o desempenho ou responsabilizou pelo desleixo.

E todos nós somos de tal forma submetidos a banhos de incompetência, que deixamos de saber quais são as regras com que temos de conviver e quais as leis que temos de respeitar e promover. Depois de não ver, duas vezes seguidas, a Bandeira Nacional hasteada no Município, entendo que este fenómeno é grave: começando a assumir a falta de profissionalismo e o desleixo como o normal, começa a não haver retorno na espiral da incompetência.

Não foi certamente para isto que os Oliveirenses, a 11 de Outubro de 2009, quiseram mudar. Será necessário exigir mais cuidado, brio, profissionalismo e empenho ao actual Executivo Municipal?! Eu gostaria de poder dizer, brevemente: não será necessário!