2008-04-24

Viva a Liberdade

25 de Abril de 1974


Passaram 34 anos! O dia de 25 de Abril de 1974 continua bem vivo na memória de todos aqueles que tiveram a alegria de o viver e de experimentar pela primeira vez a extraordinária sensação de conhecer e sentir o que era a liberdade.

Hoje, muitas das grandes conquistas que o 25 de Abril nos proporcionou, já se perderam ou estão profundamente desvirtuadas, assistindo-se ao ressurgimento de práticas e de ideias que estiveram na base das razões que conduziram à revolução de Abril.

As liberdades individuais e colectivas, bem como a justiça social em todas as suas vertentes, são hoje questões que voltaram à ordem do dia estando, pelos piores motivos, a construir uma fonte de sérias preocupações para a sociedade em geral.

Quando recordo o 25 de Abril, salta-me à memória um desenho de João Abel Manta, representando um militar do MFA, em funções de cicerone, apresentando ao Zé Povinho as figuras do conhecimento - escritores, pensadores, artistas, políticos - a que os portugueses tinham pouco ou mesmo nenhum acesso até aquela data. É esse Abril que me dá esperança.


Por cá, em Oliveira do Hospital, a comemoração do 25 de Abril tornou-se numa coisa nula, ou como é o caso do ano em curso, de importância escassa. É, para a maioria, mais um dia feriado que se goza em múltiplas actividades, poucas ou nenhumas relacionadas com a data.

Aqueles que amadureceram em pleno período revolucionário, têm o dever de explicar às proles o valor da Democracia e a importância da Liberdade. Explicar que os adversários na política não são os nossos inimigos, como os que povoam os jogos da era moderna e que tanto atraem os nossos jovens.

Demonstrar que, cada vez mais, vale a pena defender a liberdade de expressão em vez de tentar amordaçar as nossas ideias ou tentar calar a dos outros. Fazer compreender, aos jovens, que nem todos os que proclamam a Democracia são seus amigos, usando-se dela para, logo que possível, a tentarem diminuir ou mesmo aniquilar.

Em suma, transmitir que vale a pena lutar pela Liberdade. Que foi essa Liberdade que o 25 de Abril nos trouxe em 1974. Que é essa Liberdade que me permite estar a escrever o que penso. Que nos trouxe a Democracia onde, em Liberdade, posso escolher quem quero que me governe e que devo respeitar quem escolha de maneira diferente. Que comemorar o 25 de Abril não é ver uma Fanfarra, beber dois copos de tinto enquanto se come uma fêvera do porco no espeto, para depois ir assistir a uma corrida "pela Liberdade"

Se soubermos, tão só, transmitir aos nossos descendentes estes valores, podemos então dizer que se cumpriu o essencial de Abril!

Viva o 25 de Abril! Viva a Democracia! Viva a Liberdade!

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito do k li e estou plenamente de acordo...assim deve ser!!