2006-08-28

O Município da Cultura

O poder local desempenha um papel preponderante, enquanto elemento animador e regulador dos processos de mudança. Cabe-lhe, antes de mais, assumir as responsabilidades de serviço público da cultura, criando as condições para a sua existência. Não raras vezes, a política cultural das autarquias, reflectindo o presidencialismo municipalista, é o reflexo pouco subtil e pouco agradável do gosto do seu responsável máximo.

Daí o contraste verificado: concelhos onde existem espaços, equipamento, a materialidade de algum serviço, de algum acontecimento (musical, plástico…) e contudo a vida cultural estagna – faz-me lembrar algo; por outro lado, concelhos em que as carências são muitas e contudo há uma vida cultural interessante e sustentada, mediante o recurso a instrumentos subsidiários (uma Igreja em vez de um auditório, um quartel em vez de uma galeria…).

Confunde-se, amiúde, uma política cultural com um inventário de iniciativas e projectos. Esquece-se que importa, antes de mais, optar, tendo em conta um conjunto de cenários existentes. Por outras palavras, impõe-se a ideia de projecto, com a definição de objectivos, meios disponíveis e cenários de resultados esperados, com a necessária flexibilidade para rectificar as estratégias seguidas. Assim entendida, a política cultural desempenha um papel decisivo na legibilidade ou imaginabilidade da cidade.

No nosso concelho, a politica cultural da autarquia, resume-se a eventos efectuados pelas Juntas de Freguesia e, supostamente, intervencionados pela autarquia com o poder dos euros, a poucos e tristes espectáculos culturais (eu diria, na sua maioria, de folclore ou de sardinhadas) que o Parque do Mandanelho nos vai proporcionando e à Animação de Praias Fluviais.

Promover a Cultura não será certamente a atribuição indiscriminada de subsídios, sem que exista uma política cultural devidamente definida. Observando o desmazelo a que foi votada a politica cultural deste concelho algumas perguntas se impõe, nomeadamente saber quem é o Vereador da Cultura, em Oliveira do Hospital (o Presidente da Câmara ou a Dr. Fátima Antunes)?! Quais são as competências que lhes estão atribuídas para a governação cultural do nosso município? Qual é o programa cultural que o Município tem para o nosso concelho? Quanto é gasto anualmente em programas culturais? Quais são as regras para atribuição de subsídios às entidades que pretendem promover a cultura? Onde se encontram publicadas? Ou será que esses subsídios dependem essencialmente da cor política dos representantes das Instituições que a eles se candidatam?

Se, por mero acaso, souber a resposta correcta para alguma destas questões, diga, pois o Concelho de Oliveira do Hospital agradece.

28 comentários:

Anónimo disse...

Cultura?????????!!!!!!!! Deixem-me rir! A cultura em Oliveira do Hospital é coisa que nunca existiu nem nunca vai existir com este Presidente. Nunca ouviram a frase "Quem não tem não pode dar"? É precisamente isso que se passa em Oliveira do Hospital. Como o Iluminado não tem, não pode haver. Ponto final.

Anónimo disse...

A proposito de cultura ou da falta dela (democrática), vocês já sabem as últimas na Comissão Política do PSD? Não???!!!!!!!!!

Então é assim, parece que o Presidente e o Vice-Presidente da Comissão Política do PSD tinham pensado efectuar, durante o mês de Setembro umas jornadas autárquicas, isto é, reunirem com todos os autarcas PSD (Presidentes Junta, menbros de A.F. e A.M.) e efectuarem um levantamento dos problemas existentes etc etc. O nosso maravilhoso Presidente da Câmara soube deste "ajuntamento" e logo deve ter pensado - pera aí que já vos lixo. Dão-se prémios a quem divulgar qual foi a "maroteira" que ele arranjou para "secar" a dita reunião. Eheheheheh....

Anónimo disse...

Mas digam digam - Quem poderia dar cultura a Oliveira do hospital ???.... ou falta-vos coragem civica e política?

Anónimo disse...

Mas digam digam - Quem poderia dar cultura a Oliveira do hospital ???.... ou falta-vos coragem civica e política?

Anónimo disse...

Será que estou enganado ou desde que os senhores da Câmara (mário alves e rocha) se dispuseram a colocar processos aos blogs e aos jornais cá do burgo, os comentários efectuados diminuiram drásticamente? Não tenham medo, comentem, não havemos de ir todos presos... onde está essa coragem? É assim que querem mudança?????????????? Haja coragem! Abaixo a cobardia e subserviência. Tempos que dar algo em troca da liberdade. Sem medo. Com coragem. "Eles" não são os nossos donos...

Quanto ao post, palavras para quê? o Blogger já faz o favor de dizer tudo. Estamos em Oliveira do Hospital a ser governados por mentecaptos que tiveram mais de 7.000 votos dos populares. Maioria absoluta. Há que aguentar. Mas isso não nos pode inibir de lhes fazer frente nos cafés, nos encontros com os nossos amigos, no dia a dia que todos nós temos e vivemos. Há que espalhar a boa nova ... estamos a ser governados por incompetentes e pior ainda, por pessoas que não possuem qualquer tipo de capacidade de efectuarem uma auto-censura. Quem não é por eles é contra eles e deve ser "abatido". Temos todos que remar contra esta maré, efectuar aquilo que a nossa alma nos indica, sem medo, com coragem, convictos que a vitória acabará por chegar e é certa.

Anónimo disse...

A primeira cultura que urge promover em OHP é a cultura
DEMOCRÁTICA.
Acabar com o medo.
OHP não tem donos.
E quem foi eleito pode ser apeado do Poder.

Anónimo disse...

Ora nem mais!

Anónimo disse...

MOMENTO CULTURAL | POÉTICO:

Titulo:

Juramento sem bandeira

Eu juro. Todos os poetas estão do nosso lado. Eu juro. E juro que, um dia, todos os políticos se transformarão em estrelas rock e que todas as fardas se confundirão com luzes de néon em cidades sem nome. E juro que, um dia, Marc Bolan ressuscitará por detrás de um écran gigante de vídeo. E que em todas as ruas se dançará ao som de Lou Reed. Take a walk on the wild side. E se, um dia, os fascistas no poder se transformarem em balas perdidas na multidão, nós saíremos à rua, nós seremos mais fortes, nada nos calará, nada nos derrubará. Eu juro.
João Peste, em "Juramento sem Bandeira" (1987)

Anónimo disse...

http://lageosa.blogspot.com/

Anónimo disse...

Ao comentador de Segunda-feira, Agosto 28, 2006 3:37:43 PM : Se sabe de alguma coisa referente à comissão política do PSD porque é que não diz? Nós também gostariamos de saber o que é que o Marinho engendrou desta vez... Vá lá conte lá as novidades...ou está com medo de levar um processo?

Anónimo disse...

Com tanto problema que existe em Oliveira do Hospital, não há mais nada que vos traga preocupações sem ser a Cultura? Por amor de Deus, tenham senso!

Anónimo disse...

Também és dos que querem acabar de vez com a cultura?

Anónimo disse...

Futebol (ou coicebol) é o ópio do Povo...

Então nada melhor que "matar" a cultura atribuindo prémios às equipas de futebol das redondezas que alimentam o ego de meia dúzia de pseudo "artista" do desporto", se é que o futebol é desporto...

Tá tudo preso pelo "rabo"...são os jogos de interesses....

Para aquele anónimo que diz que "Com tanto problema que existe em Oliveira do Hospital, não há mais nada que vos traga preocupações sem ser a Cultura? Por amor de Deus, tenham senso!"...
PENSE QUE A CULTURA É A EVOLUÇÃO DE QUALQUER ESTADO, REGIÃO OU CONCELHO...vejamos o exemplo de lá de fora!!!!

Anónimo disse...

Aqui fica o programa cultural de de verão da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital:

Local: Parque do Mandanelho
Hora: 22H00

22 de Julho, Sábado
- Filarmónica Avoense
- Rancho Folclórico Estrelas da Manhã (Andorinha)

29 de Julho, Sábado
- Tuna dos Amigos de Meruge
- Rancho Folclórico Cultural de Lagares da Beira

04 de Agosto, Sexta-feira - Dança Brasil

05 de Agosto, Sábado
- Ópera Rock
- Fogo de Artifício

12 de Agosto, Sábado
- Rancho Folclórico da Associação Rec. e Cult. de Lagares da Beira
- Grupo de Cantares Cotovias de Alvôco

19 de Agosto, Sábado - Ez Special

26 de Agosto, Sábado
- Orquestra Juvenil do CCPOH
- Tuna Penalvense

02 de Setembro, Sábado
- Grupo de Cantares de Nogueira do Cravo
- Rancho Folclórico Sampaense

E ainda vêm dizer que não existe cultura em Oliveira do Hospital? Então o que é isto? Quanto mais voz fazem mais criticam. Tenham decoro! Aproveitem o que têm e deixem-se de "alcoviteirices". Bando de comadres.

Anónimo disse...

É comum, nas discussões autárquicas, a preocupação com os problemas que resultam da evolução da sociedade, das novas necessiaddes surgidas, dos centros de interesse que podem aumentar o nível de participação e criação culturais/artísticas das comunidades envolvidas.
Mas, estas necessidades surgem quando outras, básicas, estão resolvidas. E, claro está, não se trata do acesso à televisão.
Trata-se do elementar para uma boa qualidade de vida.E, em Oliveira do Hospital, essas necessidades estão muito longe de resolvidas.
Contudo, a vida cultural desenvolve-se, mesmo assim, sendo certo que desligada do favorecimento do poder autárquico, porque dele nada precisa para se sustentar.
A cultura "oficial" é a do voto e tudo aquilo que a ele se sacrifica.
Há gente que se não deixa enredar nesta espécie de feudalismo autárquico e que vai moirejando no seu "eito", produzindo arte e divulgando cultura.
É nesta gente que assenta o alicerce daquilo que, mesmo considerada marginal, erradamente,
é arte e cultura.Assim é, de resto, com maior ou menor incentivo,no resto do país.
A cultura oficial do concelho é o resultado do estado de civilização que lhe "impingiram".
O problema dos autarcas é o voto e apenas o voto.
Cultivam, por isso, esse modelo de cultura.Conservadorista, logo anti-cultura.

Anónimo disse...

Cultura politica concelhia:
Subsidios e beneméritos.
Olhó voto
olhá placazita.

Mas para qué quim teressa a cultura?

Anónimo disse...

ao bloguista de Quarta-feira, Agosto 30, 2006 2:49:48 PM

meu caro o senhor nao seja mentalmente mediocre, isso fica-lhe mal...

naturalmente que aquelas actuaçoes sao de cari cultural, mas mas a cultura nao sao somente ranchos e tunas, ha muito mais, ha teatros ha cinema ha livros ha autores ha pintura ha escultura, ha desporto motorizado ha ciencia ha ha ha ha ha tanta coisa...

aquilo e tao somente para embebedar mentalmente as geraçoes mais idosas da nossa terra, e cacicar os votos, ou o senhor nao se apercebeu que os jovens da nossa terra sao de esquerda nomeadamente do PS e do Bloco..!!!!

porque o fim fa ficacol????

que poderia ser um palco de promoçao de novos talentos, em todas as areas, mas os senhores e ja se percebeu que pertence a mesma gamela....nao tem capacidade para terem gentes que pensam...

ao melhor nivel salazarista, um povo que le é um povo que pensa.... e isso nao pode acontecer pois um povo que pensa e gente inquieta e irrequieta.....

logo nao sao tao facilmente controlaveis...

libertemos oliveira....

deixem nos crescer intelectualmente...

nos queremos ser livres... eu ja o sou o senhor nao o é garantidamente...

Anónimo disse...

É só criticos por aqui.
Então a CMOH não tem feito nada em termos de cultura?
A Dra. Fátima é trabalhadora, porque não o reconhecem?

Anónimo disse...

E se, um dia, os fascistas no poder se transformarem em balas perdidas na multidão, nós saíremos à rua, nós seremos mais fortes, nada nos calará, nada nos derrubará.

Quem alinha?

Anónimo disse...

gostei do que foi dito de que "e tao somente para embebedar mentalmente as geraçoes mais idosas da nossa terra, e cacicar os votos".

Esta é a mesmo a realidade do concelho - embebedar mentalmente as geraçoes mais idosas da nossa terra.

Anónimo disse...

caro anonimo de Quinta-feira, Agosto 31, 2006 2:41:47 PM:


achq que nao se percebe quem o senhor e com esse post???????

eu se estivesse no lugar dessa senhora ja me teria demitido...
mas os valores nao sao iguais nem podem ser...

e os senhores que estao la em baixo na sede... retirem a confiança ao executivo do psd em permanencia na camara municipal, se o nao fizerem so demonstram que nao sao iguais a eles, SAO PIORES QUE ELES...

quando todos vos pedem para fazerem isso porque nao o fazem...

desta forma deixam duvidas sobre o porque, o que vos impede de o fazerem...

assim ao lhes retirarem a confiança politica, e ao manterem a vereadora no executivo bem como os presidentes de juntas afectos a vossa facçao, os habitantes de oliveira do hospital e das suas restantes 20 freguesias, sao livres para retirar as ilaçoes que bem entenderem, e olhe que nao sao nada abonatorias para os senhores...

sempre esperei que os senhores fossem melhores...

assimquem perde e a democracia, a liberdade e avida politica local fica empobrecida por uma tao grande falta de identidade para nao dizer outra coisa...como alguns comentaristas diriam... faltam aquelas bolinhas vermelhas...!!!
se os senhores sao livres porque tanto medo???
nao nos obriguem a nos populaçao em geral continuar a questionar os vossos caminhos.., que nesta altura ja se nos parecem tao escuros e obscuros...

como alguem consegue manter-se assim... a ser rebaixados continuadamente a ser humilhados.. vexados... ridicularizados... sera que nao ha motivos suficientes para accionar os mecanismos internos do vosso psd para sansionar os comportamentos faltosos de militantes... ou sera que afinal de contas o que dizem e da boca para fora... e o mal dizer simples inconsequente??

no meu partido se se tivessem passado os acontecimentos que ocorreram nessa noite de eleiçoes do psd local ja teriam sido expulsos militantes de um lado ou de outro...

ENFIM..!!!

JA TODOS PERCEBEMOS QUE IRAO ESTAR TODOS JUNTINHOS A LAREIRA NAS PROXIMAS AUTARQUICAS...

so por isso continuam com estes joguinhos, ja agora gostava de saber qd e que irao retirar as tao faladas queixas pessoais e institucionais do tribunal e "a"perdoarem tudo uns aos outros...

SO PODEM SAIR DA SITUAÇAO DE UMA FORMA:

RETIRAR A CONFIANÇA POLITICA AO EXECUTIVO PSD
A SRª VEREADORA DEMITIR-SE DE IMEDIATO
OS PRESIDENTES E RESTAMTES MEMBROS DAS JUNTA APOIANTES DA VOSSA LISTA CONCELHIA DEMITIR-SE TAMBEM DE IMEDIATO...

se o nao fazem so demostram estar agarradinmhos tambem os senhores ao poder... e ter medo de o perder...

a continuarem assim serao uma vergonha para a vida politica nacional...somente digno de uma sociedade terceiro mundista...

Anónimo disse...

Apoiado.
Falta o resto: que se separem todas as águas, mas todas mesmo!
Quem está mais com Mário Alves e Paulo Rocha, o novo senhor dos 7 oficios da CMOH?
Ainda não repararam que já o andam a promover para 2009!?
Mário Alves já percebeu que não tem condições... por isso já está a lançar o "seu rapaz" para garantir o controle à distância da Câmara.
Aparentemente M.Alves sai e o jovem Dr. Rocha assume (pensam eles) a presidência... para continuar o regabofe e a rede instalada.

E o Dr. Rocha já provou da massa de que é feito: no caso EPTOLIVA, na ameaça de processo ao Beira Serra, no relacionamento com os funcinários da CMOH e municipes que procuram os serviços camarários.
Estamos esclarecidos.
Quem vai continuar a compactuar com esta tropa?
Quem está com os seus métodos?

Vamos calrificar isso tudo.
E as responsabilidades ( e pesos na consciência) não estão só do lado do PSD...
Pois não?
(Por favor: Não tentem iludir o povo. Ou é ou não é. Separemos o trigo do joio...)

Anónimo disse...

Aonde está Ela?

Qual cultura?
A do fado e da desgarrada, ou a da Cultura Democrática?
Neste município não existe nem uma nem outra.
Existe vereadora e pelouro mas o executivo a tempo inteiro não passa de um teatro de marionetas, será que é dessa cultura que se trata?
Para isso têm que ir buscar as marionetes das juntas que não sendo do PSD têm à muito um bom entendimento, diria mais um pacto.
Assim não à cultura que resista

Anónimo disse...

Pois é, o "nosso" presidente da camara tem tudo menos cultura... Mas aproveito para falar de um outro assunto. Sabiam que para se construir no concelho de Oliveira do hospital paga-se?? Ou seja, se pensarem em contruir uma casa, é vos tabelado uma taxa de urbanização (q no meu caso especifico ronda os 1.500€). Por isso, aconselho-vos, não construam em Oliveira. não dêem dinheiro a ganhar a uma camara que aproveita essa dinheiro para carritos novos para o Municipio (como os novos toyota estacionados ao pe da Camara), etc, etc. Seremos sempre uns roubados neste concelho..

Anónimo disse...

Então ninguém diz o que vai acontecer para desmobilizar as jornadas autárquicas do PSD?
Eu dou uma ajuda.
Lançamento do livro de Manuel Cid Teles,na casa da cultura di 17 de Setembro.
Promotor:Junta de freguesia
Esta era a data marcada para as jornadas...

Anónimo disse...

Para o anonymous que escreveu o seu post no dia: Segunda-feira, Agosto 28, 2006 3:37:43 PM

Tens cá uma moral para falar de falta de cultura quando tu próprio escreves membro com "n" em vez de "m"!
E já que acham que o presidente da camara é assim tão mau, candidatem-se vocês a presidente e façam melhor. O que é para você um bom persidente? É aquele que vos paga as bebedeiras e a borga? É aquele que dá subsidios a essas finas flores que godstam tanto de trabalhar como eu de passar fome? Aconselho-vos a visitarem primeiro as terras do concelho todo e verem o que se tem feito por lá, pois caso não saibam o concelho de Oliveira não é só Oliveira em si!

Anónimo disse...

Deves estar c/os copos para escreveres o que escreveste .
Andas bem da cabeça ou precisas d epsicóloga- Se precisares vai ao ninho de viboras oh artolinhas .
Não pensas ou queres-te candidatar ?
Cá para mim comias no orçamento

Anónimo disse...

vejam :
www.arcedjv.com .

Apenas estão proibidos de ver o Mário Minhoto, o rocha contabilista , a Elsinha advogada e a Fatinha de História de Avô.

o site é atipico