2006-09-15

Educação (ou talvez não)

Vários municípios do nosso país decidiram encetar, há já algum tempo, o processo de elaboração da Carta Educativa com vista à definição da estratégia municipal de desenvolvimento dos sistemas de educação e de formação. Aproveitam esta oportunidade para se abrir à discussão pública sobre os desafios da educação e para se mobilizarem os diferentes agentes da comunidade educativa em prol da formação integral dos indivíduos, em especial das crianças e dos jovens.
A Carta Educativa visa prever uma resposta adequada às necessidades de redimensionamento da rede educativa colocadas pela evolução da política educativa e pelas oscilações da procura da educação, rentabilizando o parque escolar existente, promovendo a igualdade do acesso ao ensino, assegurando a coerência dos princípios normativos no todo nacional. É pois um instrumento fundamental de planeamento que permite aos responsáveis desenvolver uma actuação estratégica; tomar decisões relativamente à construção de novos empreendimentos, ao encerramento de escolas e à reconversão e adaptação do parque optimizando a funcionalidade da rede existente e a respectiva expansão; definir prioridades; optimizar a utilização dos recursos consagrados à educação; evitar rupturas e inadequações da rede educativa à dinâmica social e ao desenvolvimento urbanístico.
O Conselho Municipal de Educação é uma instância de coordenação e consulta da Carta Educativa, sendo integrado, entre outros, pelo Presidente da Câmara Municipal, que preside; pelo Presidente da Assembleia Municipal; pelo vereador responsável pela educação, que assegura a substituição do presidente nas suas ausências e impedimentos; pelo director regional de educação com competências na área do município ou quem este designar em sua substituição e ainda por diversos representantes de instituições ligadas de alguma forma à área da educação.
Com pessoas de tão reconhecida capacidade e conhecimento nas artes de educar, não será certamente de estranhar que a política concelhia para a educação ande pelas ruas da amargura.
Senão, vejamos, possuímos, na freguesia de Oliveira do Hospital (não valerá a pena fazer o périplo pelo concelho), pré-primárias no sótão de pavilhões, ATL´s a funcionarem em locais que certamente não seriam autorizados para qualquer outra actividade privada, uma escola do 1º Ciclo repleta de crianças (tantas que até obriga a diversos horários desdobrados – duvido que de acordo com o que a lei regulamenta) e sem as mínimas condições para aí serem todas recebidas. Das outras duas escolas da freguesia – Gramaços e Gavinhos, onde se existissem as condições consideradas adequadas muitas crianças poderiam receber aulas – ninguém sabe lá muito bem o que lhes vai acontecer mas, se nada fizerem os responsáveis pela política educativa concelhia, certamente irão encerrar.
No 1º e 2º ciclo a coisa lá vai andando (graças ao empenho dos professores e ao bom desempenho de alguns alunos) mas quando é necessário contarem com a autarquia para algo mais, o melhor é esquecer – aqui há dias alguém dizia em surdina que “se ele (Mário Alves) não se meter em nada é a melhor ajuda que nos pode dar”.
Adeptoliva – sem comentários, o que se tem passado nos últimos dois meses é bastante elucidativo para que se perceba como esta “teia laranja” funciona. Ficam a perder, infelizmente, os alunos e provavelmente o concelho. “Ganha-se um ordenado”.
Continua o executivo municipal a ignorar sistematicamente os sinais de “alerta amarelo” que vão surgindo de vários sectores da sociedade civil, bem como de dirigentes políticos concelhios e nacionais, relativamente à ESTGOH. Falta de instalações adequadas, incapacidade de colocação de alunos no mercado de trabalho após conclusão dos cursos, cada vez com menos alunos (não quero sequer comentar a “golpada” deste ano com os + de 23 anos), curricularmente com cursos bastante fracos.
A tudo isto como responde o nosso brilhante, competente e honesto executivo municipal?
Se souber a resposta comente, porque certamente Oliveira do Hospital agradece
.

37 comentários:

Anónimo disse...

Caro bloguista!
O assunto merece discussão, embora o seu artigo peque pela leveza com que aborda a questão. Certamente que, se andasse atento, podería acrescentar que o tema "Escola do 1º ciclo de Oliveira do Hospital", anda em discussão há oito anos. Pena é que os pais, que tanto apregoam a defesa dos filhos, continuem a andar alheados dos problemas que os filhos vivem no dia a dia das suas Escolas. E não estou a falar apenas da Escola 1ºciclo!!! Outras há que têm boas condições fisicas e materiais... mas funcionam em função do interesse de quem as dirige e dos professores. Tudo corre sobre rodas, são só flores!!! A Srª Ministra até terá alguma razão!
Passemos à comunicação social. Existe para tratar os assuntos da Educação? Dá voz aos pais? Sabe da existência de Associações de Pais? Alguma vez lhes deu voz?
Onde anda?

Anónimo disse...

Em 1990 surgiu no país uma das primeiras Cartas da Educação do país que viria a proporcionar a criação entre 90 e 93 das Escolas Básicas da Cordinha , de Lagares da Beira, da eptoliva , e da necessidade de criação do ensino Universitário e de uma Escola cdo Vale do alva .

o Executivo de César Oliveira criou e pos a funcionar as Escolas Básicas de Lagares e cordinha e Eptoliva e comprou o quartel dos Bombeiros para o ensino universitário - politécnico .
em 3 anos e meio .
em 13 anos apenas foi posto a funcionar o Politécnico e foi posta a funcionar a Escola da Ponte das 3 entradas- Vale do Alva
Nem sequer se deram ao trabalho de fazer outra carta educativa .
Agora admiram-se disto ?
Que esperavam de gente que resolveu os seus problemas em vêz de resolver os problemas para que foram eleitos .

Basta olhar .

é preciso não ter memória curta .

Anónimo disse...

Para primeiro "passe", o tema é óptimo.
Julgo ser necessário esclarecer, entretanto, se é . ou não, verdade que a Carta Municipal de Educação foi proposta realizar, por encomenda do Executivo Municipal, a alguma entidade especializada na matéria.

Anónimo disse...

Parece que a carta educativa foi "encomendada" a um grupo de "pensadores" já vai para algum tempo. Não sei se recebem "à peça" mas não deve ser, pelo tempo que já demoraram e pelo que ainda vão demorar. Mais uma para se poder atirar à cara do Presidente.
Mas também não são parafusos nem manilhas, daí a dificuldade de controlar os tempos de entrega do projecto, bem como os custos. É uma inteligência este homem. pena é não ser levado daqui para fora.

Anónimo disse...

"Senão, vejamos, possuímos, na freguesia de Oliveira do Hospital (não valerá a pena fazer o périplo pelo concelho), pré-primárias no sótão de pavilhões, ATL´s a funcionarem em locais que certamente não seriam autorizados para qualquer outra actividade privada, uma escola do 1º Ciclo repleta de crianças (tantas que até obriga a diversos horários desdobrados – duvido que de acordo com o que a lei regulamenta) e sem as mínimas condições para aí serem todas recebidas. Das outras duas escolas da freguesia – Gramaços e Gavinhos, onde se existissem as condições consideradas adequadas muitas crianças poderiam receber aulas – ninguém sabe lá muito bem o que lhes vai acontecer mas, se nada fizerem os responsáveis pela política educativa concelhia, certamente irão encerrar."

Alguém me diga se isto corresponde à verdade? Os nossos vereadores sabem disto??? Mas afinal de contas que pouca vergonha é esta, a ser verdade o que aqui está escrito??!!!!!Niguém faz nada, nem aposição nem situação? Deviam era ir todos presos... depois se acontecer algo de mais grave é vê-los todos pesarosos e chorosos. Malditos políticos. Deviam deixar de existir - todos. Não há politicos bons - só maus.

Anónimo disse...

Não se esqueçam que a Educação é a GRANDE BANDEIRA politica do quarteto:
Mario Alves
Paulo Rocha
Fatima Antunes
Elsa Correia

Neste sector eles apostam tudo.
Ainda na passada sexte feira estiveram no Seixo a lançar o novo ano lectivo com toda a pompa e circunstância.
Estava lá o executivo em peso - bem esqueceram-se de convidar os 3 vereadores do PS. Entende-se... o Sr. Presidente Mario Alves também pouco sabe de democracia e do cumprimento das regras básicas do funcionamento da Câmara.

Aliás de que percebe Mario Alves?
Alguém pode ajudar a responder?

Anónimo disse...

Gostei muito de ler o artigo do sr. João Dinis no Beira Serra a elogiar o apoio que a CMOH disponibiliza à EPTOLIVA e à ESTGOH.

Assim, sim. Ainda bem que a oposição (neste caso o PCP) reconhece o trabalho que o Prof. Mário Alves e o Dr. Paulo Rocha têm feito em prol do desenvolvimento do ensino no concelho.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber como é que o Governo (atenção qualquer Governo)vai investir 700 mil a 1 milhão de contos nas instalações de uma escola que não tem garantias de atracção de alunos.

A ESTGOH tem que evoluir e alargar horizontes, para atrair alunos que justifiquem um investimento avultado em instalações.

E não me venham com a estória que a Câmara já comprou o terreno.

Lembro-me de ler nos jornais que houve polémica na Assembleia Municipal porque o PSD quis colocar na deliberação que o terreno seria para a nova Escola... ou para outro fim qualquer que a CM lhe désse.

Deixo apenas estas notas para reflexão.

Aproveito para esclarecer que entendo que o mais importante investimento feito em no concelho desde o 25 de Abril foi a ESTGOH.

Saibamos acarinhá-la e ajudá-la a desenvolver-se.
A CM fazer umas obras nas instalações dos BV (que são sua propriedade) e comprar um terreno (que dá para escola ou para ... um cemitério, ou um loteamento por ex.), não está a fazer tudo ao seu alcance.

Perguntem à ESTGOH ou ao Presid. da Câmara que documento tem este em sua posse sobre as necessidades imediatas da Escola no sentido de alargar a sua função e serviços à região...

Anónimo disse...

Vergonha, vergonha, vergonha.
A tão proclama - e seguramente merecida - homenagem ao poeta Manuel Cid Teles resultou numa feira de vaidades, de onde se procuraram retirar dividendos políticos para o Sr. Presidente da Junta e para o Sr. Presidente da Câmara.
Chegando cerca de hora e meia atrasado o Presidente da Câmara, para além de ter condicionado toda a programação existente, faltou certamente ao respeito a essa ilustre figura de Manuel Cid Teles, bem como a todos os convidados que se encontravam a assistir.
Depois, deixem que vos diga, é simplesmente vergonhosa toda a apologia feita pelos oradores convidados ao Sr. Presidente da Junta, pela publicação da obra de Manuel Cid Teles. Não esquecer que a Junta de Freguesia paga a estas pessoas para "governarem" bem a freguesia, e a cultura também faz parte dessa governação. Aliás, a existir alguém que merece elogios esse alguém é sem dúvida a Dª Rosa (sem ela nada disto existiria), porque ela é que é a verdadeira Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital. Como foi dito pelo Sr. José Carlos Vitorino, os elementos da Junta não têm tempo nem teriam "pachorra" para recolher e compilar este documento.

Por tudo isto é com muita pena que vos digo que a homenagem ao Sr. Teles passou todas as marcas, pois derivou numa festa bacoca e popularucha, onde o essencial era capitalizar votos e vontades a favor dos Presidentes da Junta e da Câmara.
Que vergonha. Manuel Cid Teles merece muito mais. A freguesia de Oliveira do Hospital e os seus "mandantes" tinham a obrigação e o dever de fazer mais e muito, mas muito melhor.
Mas também Educação e Cultura não são para todos. A apologia da seringa e do jogo da malha serão certamente mais fáceis de fazer. É pena. Perde Oliveira do Hospital, mais uma vez...

Anónimo disse...

sou dos que tenho em Manuel Cid Teles uma referência para a vida e vi sempre nele um homem simples e bem formado de capacidades imensas que o interior do país ignorou .

percebi desde cedo que ia acontecer o que é relatado ou andaria dentro desses parametros razão porque, como não pretendo- EM CASO ALGUM - sequer estar junto da mediocridade e hipocrisia ,preferi como outras pessoas e recatadamente o fizeram , lembrar o Homem - Manuel Cid Teles - que marcou o compasso da cultura em Oliveira do Hospital.

Garanto-vos que não minto ao dizer que esperava isto pois na frente politica estava gente sem principios e valores , de gente que nunca soube o que era escrever , dar de si , sem receber nada em troco .

Tenho pena por uma cidade e um concelho ,pela falta de respeito da tertúlias e teatros, dos convivios e da formação educacional, mas participar num acto público mesmo relativo a uma pessoa das minhas relações profundas - seria uma afronta a Manuel Cid Teles .
Compreendo que só a idade e outras circunstâncias permitiram isto , mas que se espera de um iletrado e mal educado e formado de nome Mário Alves que de leitura o que sabe é as palavras arrogância e ignorância e agora ética ( a dele que nem sabe explicar ...) e dos "companheiros de route# sem vergonha na cara( que alguns sendo licenciados ) nem pensam por eles . Querem é o ordenado ao fim do mês .
Assim vai o concelho .
O folclore continua .

Resta a D. Rosa ? . Valha isso .
Mas também a formação e raízes dela são bem diferentes .

Anónimo disse...

APOIADO.
NÃO ESTIVE MAS CONTARAM-ME OS TRSITES EPISÓDIOS.

A D. ROSA A GRANDE OBREIRA DESTA EDIÇÃO FOI ATÉ TRATADA PELO PRESIDENTE DA JUNTA JOSÉ CARLOS VITORINO COMO "A MINHA FUNCIONÁRIA".

QUE ALGUÉM EXPLIQUE AO SR. QUE ELE NÃO É DONO DA JUNTA E MUITO MENOS DA FUNCIONÁRIA.

ÁS VEZES APETECE MUDAR DE TERRA E DEIXAR ISTO TUDO.
NÃO VALE A PENA.
USOU-SE A CULTURA, USOU-SE UM HOMEM DE CULTURA PARA FAZEREM POLITICA BASICA E POPULISTA.

UMA VERGONHA!
SE FOREM CRENTES PEÇAM PERDÃO A DEUS.
FALEM COM O PADRE BORGES QUE ATÉ SE VEIO EMBORA MAIS CEDO.

Anónimo disse...

estao todos com medo!Ratos e Ratas

Anónimo disse...

Super mário - o Caudilho ?

Viva la pouca vergonha

Anónimo disse...

Pois, pois...
O tema lançado dirige-se a uma das importantes responsabilidades de qualquer Câmara Municipal:
- A elaboração da sua Carta Educativa.
Neste mundo de contínuas mudanças,pelo que aqui se foi escrevendo, parece que a única coisa que não muda,(porque até estas coisas têm que ter bons alicerces), é o estilo dos responsáveis políticos da Câmara Municipal...
"Já visto".
Politicamente, também é fácil de perceber as razões da inexistência da referida carta:
-Quem dirige a Câmara pode,sempre, "cortar e assar" por onde muito bem lhe aprouver,não deixando, contudo, de estar "aberto" às modernices do actual governo em matéria de educação, quanto mais não seja, para receber mais uns cobres e, destes, também, fazer o que muito bem lhe aprouver, dentro do estilo "aqui ganho votos, sim senhor!", além, nem por isso, logo, "não senhor".
Contudo, para quem mais de perto acompanha estas "mudanças", facilmente compreende que a municipalização da educação-linguagem corrente, perdoem lá,entrega do Pré-Escolar e do 1º Ciclo (numa primeira fase) às autarquias- está em ritmo acelerado, procurando o actual governo, através de cumplicidades "em surdina", desresponsabilizar-se por estes graus de ensino.
(Este tem sido, aliás, um objectivo perseguido desde 1984)
Assim, se, por um lado, temos um governo e um ministério "dos tempos livres dos alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo" que apostados em impor, antidemocraticamente, um conjunto de "visões"- com encerramento de escolas "a ferros", tempos livres(?) "a ferros", cargas horárias aos educadores e professores "a ferros"(não confundir mais horas na escola com mais trabalho docente!) - nas diversas áreas da escolaridade obrigatória, ensino secundário e superior, a ausência de qualquer reflexão sobre o verdadeiro estado das coisas em cada concelho e inexistência de qualquer plano de intervenção devidamente estruturado e orientado, apenas facilitará o caminho às directivas economicistas que tendem a reduzir -apesar do discurso oficial ser ao contrário-o sistema de ensino oficial a serviço de baixíssima qualidade e para, passe a expressão, ser frequentado por pobres e remediados.
Não haver uma visão estratégica para o ensino, no concelho, devidamente construída, é facilitar o caminho aos demagogos e falsos profetas, não esquecendo os "não pagadores" de promessas.

Anónimo disse...

acobardaram-se

Anónimo disse...

Foi mau de ler...
…As parangonas do Jornal de Notícias de 23 de Setembro de 2006:
"Ministra contra câmaras por causa dos salários de professores primários..."
Para primeira leitura, tal qual a primeira página convida, dá a ideia que a ministra (de quê?) anda em guerra, vá lá entender-se porquê, com as câmaras por causa dos salários de "professores primários"...
(Cá para nós, esta coisa apenas pretende convencer os incautos de que a municipalização do Pré-Escolar e do Primeiro Ciclo “vai de vento em popa!...” e que a ministra até está preocupada com as práticas dos parceiros que escolheu para estas coisas e, ao que parece, não são os melhores… As Câmaras AINDA NÃO PAGAM OS SALARIOS AOS PROFESSORES E EDUCADORES NEM REALIZAM OS CONCURSOS DOS MESMOS!)
É claro que o primeiro piropo vai para o director do jornal, primata e primário , que devia saber que desde 1986 deixou de ser utilizada tal nomenclatura, sendo natural, e, apenas, perdoável, que, pelo nosso imaginário dos revolucionários (de meia tigela!) de sessenta, setenta e oitenta, se mantenha essa presença…assídua…com desejo de vingança, etc., etc,…se ela não contivesse o veneno de quem sabe daquilo que anda a fazer, entenda-se, dos “favores que anda a fazer”. E, presume-se, muito bem pagos.
Acrescentarei de extensível, também, este piropo a todos quantos ainda utilizam esta nomenclatura...
(Quiçá, à dita ministra!)
Não querendo perder o “fito” deste escrito, que é o de parodiar a atitude da “ministra dos tempos livres e complementos curriculares dos alunos do Primeiro Ciclo” relativamente às câmaras municipais - daí a natural preocupação da dita quanto “aos salários”-, é bom lembrar que a actual Lei de Bases do Sistema Educativo, exactamente aprovada pela Assembleia da República em 1986, com votos a favor das bancadas, à altura, do PSD, do PS, do PCP, da ID, do PRD, com a abstenção do CDS, ainda em vigor, alterou muita coisa, até, a designação dos professores do antigo ensino primário para professores do 1º Ciclo…
Mas alterou só os “nomes” dos ciclos da escolaridade obrigatória de 9 anos?
- Não! Alterou, também, as condições de formação inicial desses professores (do 1º Ciclo e Educadores de Infância!) que passaram a ser formados em condições de equiparação a licenciatura, frequentando, nos Institutos Politécnicos, as Escolas Superiores de Educação, em cursos de formação de 4 anos, com variantes que vão do Francês ,- descobriu, anteontem, Sócrates, que o Inglês “é que está a dar”!- Educação Física, Educação Musical, Expressão Artística e Plástica, Ciências Naturais, etc., etc. …

Voltando ao JN:
-Ficámos a saber que o governo vai dar 250 €, por cada aluno inscrito nas “actividades de enriquecimento curricular”, às câmaras municipais que “abraçaram” esta iniciativa;
-Ficámos a saber que, independentemente dos contratos e da formação dos “técnicos”, há câmaras que vão pagar, para os tempos de Inglês, Educação Musical e Actividades de Desenvolvimento Físico, ou desportivas, ou lá o que é, (durante os chamados tempos de enriquecimento curricular), por hora, vários “preços”:
6€; 6.36€; 8€; ..10€;…13€ e, até, 15€.
-Ficámos a saber que o governo, ao estabelecer 250€ de transferência por aluno, tomou por base um preço/hora, a praticar por todas as câmaras, de 15€, ficando nós a saber, também, que as “câmaras não sabiam disto”.
(Aquilata-se, agora, o método e alcance de tal “modernice”.)

Pois bem:
-Até dá a impressão que a ministra dos tempos livres dos alunos do 1º ciclo (e o governo) vive num outro país…”Governa outro ministério”
- Fica-se a saber que a sra ministra desconhece a existência de milhares de professores do Primeiro Ciclo que estão habilitados para leccionar outras disciplinas, nomeadamente, a da Educação Física, a da Educação Musical, etc., etc.
-Até dá a impressão que ela,( e o governo ) está muito preocupada com os salários dos professores do 1ºciclo… (É por aqui que se vê tal preocupação? Também não! Na proposta de revisão do ECD, o actual governo propõe perdas salariais que vão, em moeda antiga, desde os 1 000 contos …até aos 60. 000 !
Até dá a impressão que esta gente é fiável..)
Disse eu, anteriormente, que as Escolas Superiores de Educação , a partir de 1986, formaram professores para o 1º Ciclo e , cumulativamente, para Francês, Educação Física, Educação Musical e Expressão Plástica e Ciências Naturais…
Foi muito mau, nestes pseudo-concursos, ver professores com essas valências sem colocação, a ser pagos pelo ministério - são QZPs - sem qualquer responsabilidade lectiva atribuída…
Foi muito mau saber que o dito ministério lançou esta campanha sem saber(?) que nos Agrupamentos e quadros de professores há recursos para estas modalidades, que há professores formados para dar estas disciplinas… E a quem tem de pagar…Sem terem responsabilidades lectivas e a quem anda a oferecer, por telefone, colocação em escolas para as quais não estão preparados (Ensino Especial, profundo…)
É muito mau saber que o governo vai gastar milhões de euros nas câmaras municipais…Estando a pagar a pessoas qualificadas para estarem sem fazer nada, ou, então, a atender os telefonemas da DREC a convidá-los para “fazerem ofício de corpo presente” em locais para onde, gente séria, por questões de dignidade, jamais se deslocaria. Mas têm que ir. (Nem que para isso, ao fim de três anos, tenham percorrido cerca de 60 ou 100 000 quilómetros(!), ao preço a que estão os combustíveis, por força da má organização e resultados dos concursos que o próprio governo patrocinou.)
É muito mau saber que o governo desvaloriza o 1º ciclo desta maneira…A escolaridade obrigatória…E os seus profissionais.
É muito mau saber que ainda há, na comunicação social “graúda”, gente a “receber recompensas” porá se prestar a estes serviços…
É preocupante saber que as câmaras municipais continuam a alinhar nestas palhaçadas e, depois, serem tratadas como o estão a ser.
Em resumo:
As câmaras municipais (e toda a gente!) devem dizer NÃO à municipalização do ensino.
Acrescenta-se que:
-Este governo “anda no estrangeiro”!;
-Este, é um governo do “faz de conta”!
-Este, é um governo que não respeita nada, nem ninguém!
A começar, a própria herança histórica(?) do partido que lhe dá sustento.
Até quando?

Anónimo disse...

Em relação ao que se passa na EB1 de Oliveira do Hospital - descontentamento dos encarregados de educação, alunos e professores com os hórários e com a aplicação das actividades de enriquecimento escolar - o que terá a dizer o nosso caro presidente da Câmara, uma vez que ele é o Presidente do conselho municipal de educação? Será que acha que existem condições para que sejam efectuadas aulas de enriquecimento escolar (Educação Musical, Inglês, Apoio ao Estudo e A.Desp. Fisica) nas salas de aula e na "sala" que há última hora arranjaram junto ao ATL da Câmara e que não reúne quaisquer condições para a permanência das crianças?

Anónimo disse...

pro belo par de jarras:
só fala quem tem que se lhe diga...e voçês os dois são a prova disso
lenita: segura o toiro com os cornos!percebeste bem, enfia-lhe uma anilha no dedo antes que ele te fuja como o outro....

Anónimo disse...

Este blog sempre teve gente a participar...
O perímetro urbano sempre teve , ...
Quer dizer:
-Os "putos", em Lagares, na Cordinha, têm tudo! (Excluo,naturalmente,a "Ponte das Três Entradas" porque não conheço)
-Os outros, não têm nada!~há alguns, muitos anos...Significa que em Lagares e na Cordinha, por exemplo, há seis anos, os putos tinham Francês e Inglês logo no 1º ano do Primeiro Ciclo.
Ganda confusão.
Em OH, cidade, a questão continua
em aberto:
_Porque é que há só uma escola?
Porque é que há só uma escola a funciionar com horário duplo e normal?
Maas há quantos anos , senhores!
Porque é que os encarregados de educação têm alinhado nisto?

Anónimo disse...

A propósito de Educação, o que dizer da Sra. Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas e da sua "brilhante" ideia de acontratar dois funcionários para que as crianças da EB1 de Oliveira do Hospital não fiquem sem vigilância. Grande maneira de tapar a borrada que fez com os horários que a sua equipa delinearam. Perguntar aos parceiros (sim, existem parceiros que poderiam ter evitado o caos que se instalou) se conseguem arranjar alguma solução para o problema é que está fora de questão. É a postura do orgulhosamente sós e do nós é que sabemos.
Já agora só mais umas perguntas:
- Porque é que não foi apresentada essa solução logo de ínicio?
- De onde saiu o dinheiro para estas contratações de última hora?
- Será que esta nova dotação suplementar está aprovada pelas entidades competentes? E se não a aprovarem?
Continua-se a gerir uma escola como se fosse uma mercearia. Santa incompetência. Se não têm capacidade demitam-se e não causem problemas aos outros.

Anónimo disse...

Aconselham-se os encarregados de educação dos alunos da escola do Primeiro Ciclo de OHospital a uma interrogação:
- Que andais a fazer?
-Vós, e os anteriores,por que permitis que os vossos filhos frequentem uma escola de "terceira divisão"?- recordem, por favor, a Cordinha, Lagares e a Ponte...em que os alunos do 1º Ciclo são tratados como "atletas de 1ª divisão"?
Arre diabo:
- Já nada vos indigna?
Comecem, por favor, a indignar-se agora!
Não quando tiverem que pagar as explicações aos vossos filhos. Se , para isso, tiverem dinheiro.

Anónimo disse...

E pois:
- Haverá sempre uns merdosos que põem a Lenita à frente do seu próprio espelho.
É melhor, depois, no espelho, ver a LENITA.
À sua altura!
Há ,para aí, um dedicado, ou dedicada, às nobres causas , que aconselha as pessoas a meter anilhas:
Cuida-te, rapaz, ou rapariga:
-Compra, mas é, um pacote de manteiga.

Anónimo disse...

Tanta coisa e ninguém recebeu convocatórias para a Assembleia de Pais. Grande organização, sim senhor.

Anónimo disse...

As "convocatórias" para a Assembleia da Associação de Pais foram entregues aos representantes dos encarregados de educação de cada turma do agrupamento, para que depois estes efectuassem contacto com os restantes pais no sentido de os informarem dessa assembleia. Estão também afixados nas escolas do Agrupamento. Por último foi enviada e publicada nota dessa convocatória para a impressa local e regional.
A Assembleia realizar-se-á hoje, dia 29 de Setembro, pelas 21:00 horas, em Oliveira do Hospital, no Pavilhão D do Agrupamento Brás Garcia de MAscarenhas.
Não é necessário existirem convocatórias para os pais aparecerem, basta terem disponibilidade e vontade. Vá lá apareçam, os vosso filhos certamente merecem esse pequeno "sacrificio".

Anónimo disse...

qual altura? a da lenita? coitadita...só tu é que gostas de restos, mais ninguém

Anónimo disse...

Bem vale a pena colocar, de opinião gratuita,quer dizer, "livre", aqui, as coisas tão simples quanto sejam "as da opinião sobre as questões de educação, ou falta dela...
Haverá sempre quem se lembre da "Lenita"...
Faz parte do negócio.
(Há algum tempo atrás,para uma das empresas ligadas ao festival , julgo, que da Zambujeira,foi óptimo colocar, "na boca de toda a gente" aquela do "Ó Elsa?!..."
A bacocada mor (ou a publicidade maior não sobesse dessas coisas!) passou a repetir esse apelativo a qualquer momento, nem que fosse para "lembrar ao pai e à mãe que , de facto, estavam na Zambujeira...
(por telemóvel)
Deixaram , por fazer,a explicação do motivo que os levou, vamos lá, a tal apelo.
Deixarei melhor explicação´para todos quantos, de OH, estiveram nos concertos de Cascais(no pavilhão do Dramático) década de 70, prara aqueles que, eventualmente, nessa década, foram à tropa e àqueles que,honra lhes seja feita, estiveram no Carvalhal, em 1983, no "Festival da Paz"...
...
Esta arenga, para quê:
- Tantos "gritos" de guerra bramidos antes da última Assembleia Municipal...
Afinal, "A Assembleia pariu um rato"!
E vamos continuar a chamar a "Elsa"...
(De quem se dizia, já no tempo em que os animais falavam, em anedota puramente "alfacinha" , que ao ter sido presa pela "bófia" no seu tempo de "menina da esquina", para "não dar o braço a torcer", respondeu, assim, a uma pergunta que lhe fizeram:
"- Ó Elsa, vais presa?!!!-risos irónicos..
Ao que, ela, com o orgulho das assumidas, de rua, ao tempo, terá respondido:
"- Não, não!
Vou dormir com o chefe!..."
Assim rezam as "carónicas" cá do burgo.
Só que , com as devidas honras à "Elsa", agora , aquelas, vestem calças.
Já agora:
Estive nalguns desse concertos(?)-era o que havia.
N~unca estive, jamais estarei, numa Assembleia Municipal, com estas... de Oliveira do Hospital.
Viva o dinheiro!-ou a falta de "€le"...

Anónimo disse...

Actividades extra curriculares I
Cantanhede é um caso de sucesso. Desde 25 de Setembro que todas as escolas dispõem de aulas de música (para todos os anos) inglês e actividade desportiva (para os 3.º e 4.º anos), actividade física e xadrez (1.º e 2.º anos). O apoio a estudo é assegurado pelo professor titular da turma. A câmara contratou um total de 58 docentes. As actividades decorrem das 15H30 às 17H30, com a excepção de apenas dois blocos, de 45 minutos, num dia da semana. O Município assegura o transporte e estabeleceu, também, parcerias com as IPSS locais para cedência de instalações e/ou para assegurarem o transporte dos alunos. A câmara também se disponibilizou para a aquisição de equipamentos e material, desde instrumentos musicais, jogos de xadrez, equipamentos desportivos, manuais escolares, entre outros.

Anónimo disse...

Actividades extra curriculares II
Penacova é outro caso de sucesso. Tem já todos os horários a funcionar, com todos os alunos a serem abrangidos, embora com menos tempo, no caso da música. Só a questão dos transportes ainda está em “afinação”. Também aqui houve dificuldades em flexibilizar horários, pelo que a faixa ocupada pelas actividades extracurriculares é a das 15H30-17H30. O concelho, como se sabe, é acidentado e com localidades pequenas e isoladas. Ainda assim, a tentativa de agrupar algumas escolas não foi bem aceite pelos pais. Por isso, são os docentes a irem às escolas e apenas uma vez por semana há necessidade de trazer as crianças à piscina (o ano passado era apenas de duas em duas semanas). Penacova conta ainda com uma outra actividade de enriquecimento curricular: a oficina de ciências, para os 3.º e 4.º anos.

Anónimo disse...

Actividades extra curriculares III.
O caso de Mira é mais simples. A câmara entendeu-se com as escolas e os agentes locais e tratou de abrir um concurso público global. O vencedor foi uma empresa, a Little Hampton, do grupo Lancaster College, já com know-how reconhecido nas actividades para o 1.º ciclo. O caderno de encargos, para além do inglês, da música e da educação física, incluiu também a expressão dramática e artística, para os 1.º e 2.º anos, e o apoio à família. Ao todo, a empresa vai contar com mais de quatro dezenas de docentes para os quase 500 alunos. Para a constituição das turmas foi necessário agrupar algumas escolas e, no caso da educação física, está contemplado o recurso pontual a espaços polivalentes de associações locais. A única dificuldade surgiu nos horários, com o agrupamento a “empurrar” para o segmento 15H30-17H30.

Anónimo disse...

Agora é só comparar estes três casos de sucesso e, já que não existe capacidade para mais, copiarem o que de melhor eles possuem. Depois falem com todos os parceiros intervenientes e decidam as coisas pelo interesse dos alunos e não pelo do vosso umbigo.Será que é assim tão dificil? Mesmo que não saibam é só copiar...

Anónimo disse...

NOTICIAS ANTIGAS MAS DE ULTIMA HORA :

SABEM SE É VERDADE QUE O MÁRIO ALVES PAGOU 5.000 CONTOS DO TERRENO DA ROTUNDA DO SEIXO DA BEIRA QUE ESTÁ POR ALCATROAR ?

E QUE PAGOU O CALCETAMENTO DA COOPERATIVA DOS VINHOS DE NOGUEIRA ?

E QUE A CAMARA PAGA ABAIXO DO DEVIDO AOS PROFESSORES DAS ÁREAS DISCIPLINARES NÃO CURRICULARES ?

E QUE RECEBE DINHEIRO DOS PAIS DAS CRIANÇAS DAS CRECHES A MAIS DO QUE É DEVIDO E CONTRATA QUEM MELHOR METE A CUNHA PARA FUNCIONÁRIO ?

QUE DIRÃO MARIO ALVES EVEREADORES ENVOLVIDOS ?


UNS É SÓ FACILIDADES OUTROS TOCA A CORTAR?

NÃO É MELHOR MANDAR TAMBÉM PARA A INSPECÇÃO ?
tentem apurar e vejam bem .

Anónimo disse...

Força! Mandem chamar os inspectores e ponham tudo em partos limpos!

Anónimo disse...

O objectivo deste programa do ministério é "externalizar" a educação.
Muito tempo antes do despacho estar ´"cá fora", já havia conhecimento de muitas instituições particulares que se preparavam para se lançar aos milhões que ele tem orçamentados.
Que se estavam, já, a criar empresas particulares para "responder a este apelo" do ME.
Espero que a ministra coloque as câmaras já aqui referidas num despacho meritório.

Anónimo disse...

vejam :
www.arcedjv.com .

Apenas estão proibidos de ver o Mário Minhoto, o rocha contabilista , a Elsinha advogada e a Fatinha de História de Avô.

o site é atipico

Anónimo disse...

Atenção , bomba a chegar

Anónimo disse...

Barreto :

NOTICIA INCRIVEL E FRESCA :

----viligia no Centro de saude e caminhada à CM.---

a VEREADORA DA SAÚDE ( que nunca fêz nada nesta área no concelho ) E DA EDUCAÇÃO ( que é apenas verbo de encher e companheira do Vice Presidente da C. Politica do PSD local ) FORAM RETIRAR ÀS 23,20 de sábado O CArTAZ COLOCADO NA PORTA DAS TRASEIRAS DA C.M.precisamente pelos manifestantes e Vice Presidente da C. Politica do PSD local

O MAIS INSÓLITO É QUE NEM MÁRIO ALVES NEM ROCHA apareceram ou deram a cara .- POUPARAM-SE E MANDARAM AS CRIADIATAS TODAS PENTEADAS LIMPAR AS VELAS , era um deus te avie, tira a vela , poe a vela .
Parecia a canção , tira a vela , poe a vela , Há hora que eu quiser ...

Que ridiculo senhoras vereadoras .
A que papel se prestam .
Da próxima vêz que vir lixo na rua vou ver se vos vejo a LIMPAR.

HIPOCRITAS
A Vª dignidade é ZERO, o vª conceito de dependencia económica do Mário Alves é com a do Rocha TOTAL ,o vº conceito de democracia é ZERO .
Alguém vos vai ter que tratar da saúde .
esperem pela volta .
Que ordinarice .
Nunca pensei ver o meu concelho a tão baixo nivel

Anónimo disse...

Diz-se por aí que o Vereador Rocha é um apostador nato ........

e um amante de motos .....

Se o Mário sabe fica na trampa