2006-10-05

5 de Outubro

Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia. Juntamente com os militares estiveram a Carbonária e o as estruturas do PRP (Partido Republicano Português). Na tarde desse dia, José Relvas, em nome do Directório do PRP, proclamou a República à varanda da Câmara Municipal de Lisboa. No dia 6 o novo regime foi proclamado no Porto e, nos dias seguintes, no resto do país. Em Braga foi-o no dia 7, tendo tomado posse da Câmara o Dr Manuel Monteiro.
A queda da Monarquia já era de esperar. Dois anos antes D. Carlos e D. Luíz Filipe haviam sido assassinados por activistas republicanos. O reinado de D. Manuel II tentou apaziguar a vida do país sem sucesso. Foi um reinado fraco e inexperiente. Apesar de o 5 de Outubro não ter sido uma verdadeira revolução popular, mas sobretudo um golpe de estado centrado em Lisboa, a nova situação acabou por ser aceite no país e poucos acreditaram na possibilidade de num regresso à Monarquia.
Seguiu-se um período de democracia republicana, caracterizado por forte instabilidade política, conflitos com a Igreja, mas também grandes progressos na educação pública. A chamada I República Portuguesa terminou em 1926, com o golpe de 28 de Maio, a que se seguiram muitos anos de ditadura.
Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. As cores verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa , composto por Alfredo Keil tornou-se o hino nacional.

11 comentários:

Anónimo disse...

Serás tu um historiador?
Ou um histórico?
Ou um descendente da monarquia ?

Anónimo disse...

para a história do concelho - o tempo da peste negra do Municipalismo e democracia local - 1995-2006 eventualmente 2008:
NOTICIAS ANTIGAS MAS DE ULTIMA HORA :

SABEM SE É VERDADE QUE O MÁRIO ALVES PAGOU 5.000 CONTOS DO TERRENO DA ROTUNDA DO SEIXO DA BEIRA QUE ESTÁ POR ALCATROAR ?

E QUE PAGOU O CALCETAMENTO DA COOPERATIVA DOS VINHOS DE NOGUEIRA ?

E QUE A CAMARA PAGA ABAIXO DO DEVIDO AOS PROFESSORES DAS ÁREAS DISCIPLINARES NÃO CURRICULARES ?

E QUE RECEBE DINHEIRO DOS PAIS DAS CRIANÇAS DAS CRECHES A MAIS DO QUE É DEVIDO E CONTRATA QUEM MELHOR METE A CUNHA PARA FUNCIONÁRIO ?

QUE DIRÃO MARIO ALVES EVEREADORES ENVOLVIDOS ?


UNS É SÓ FACILIDADES OUTROS TOCA A CORTAR?

NÃO É MELHOR MANDAR TAMBÉM PARA A INSPECÇÃO ?
tentem apurar e vejam bem .

Anónimo disse...

"Eu acho que nós valemos mais de 400 mil euros" dizia o Sr. Presidente da Câmara - Mário Alves - a propósito do encerramento/abertura do SAP em Oliveira do Hospital, no discurso das comemorações do feriado municipal. Meu caro Presidente, olhe que eu não tinha tanta certeza assim se o Sr. valerá tanto dinheiro, aliás eu até o daria de borla a quem o quiser levar. Presunção e água benta...

"vamos todos à net, mandar mensagens aos nossos governantes" disse ainda o "nosso" presidente. Meu caro, se o "governo" ligar tanto ás mensagens como o sr. liga ás que vai recebendo é uma pura perca de tempo. A diferença é que nós até o conhecemos e infelizmente temos que "levar" consigo no dia a dia.

Anónimo disse...

FAZ HOJE UM ANO QUE MAIS 7.000 OLIVEIRENSES ESCOLHERAM MARIO ALVES PARA PRESIDENTE DA CAMARA.

ESTÃO SATISFEITOS?!

Anónimo disse...

5 de Outubro...
7 de Outubro de 1910.
Há notícia de que a população oliveirense recebeu , oficialmente, a boa nova da implantação da República.
Lida na varanda dos Paços do Concelho, parace ter obtido grande aclamação por parte dos presentes.
Será que ainda ecoam, por aqueles lugares, os "Vivas" de antanho?
Será que o último discurso-ou improviso- do actual presidente na Ass Municipal honra esses homens e mulheres que "abraçaram" a República?

Anónimo disse...

"Eu até o daria de borla"
O senhor é um forreta.
Eu para ele ir pago-lhe a viagem até ao minho e bucha para os primeiros dias.Até se reambientar.

Desde que seja para ir,qualquer negócio é bom.
Vai Mário.O pessoal agradece.

Anónimo disse...

SABEM SE É VERDADE QUE O MÁRIO ALVES PAGOU 40.000 € DO TERRENO DA ROTUNDA DO SEIXO DA BEIRA QUE ESTÁ POR ALCATROAR ?

Anónimo disse...

Continue caro observador.

Anónimo disse...

vejam :
www.arcedjv.com .

Apenas estão proibidos de ver o Mário Minhoto, o rocha contabilista , a Elsinha advogada e a Fatinha de História de Avô.

o site é atipico

Anónimo disse...

"Semos todos republicanos"
Prontos, pá.
Põe lá outro post.
(Por "imzemplos", pá, o novo filme de Sócortes , realizado pelo PS actual, que tem por título PIDDAC EM OH 2007)
Os "encenadores" andaram, por aí, há dois meses e tal, a ver o cenário.
"Afinfa-lhe!"

Anónimo disse...

Ai que comentário tão giro!
tÁ-SE MEMO A VER DE ONDE VEIO.
sOSSEGA MAN.