
O Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, tem várias curvas que não cumprem as normas de traçado para a construção de estradas, demonstra um estudo inédito do Observatório de Segurança de Estradas e Cidades (OSEC), que o Autohoje revela esta semana em primeira mão. O OSEC, uma organização não governamental, vai mesmo apresentar uma participação criminal na Procuradoria-Geral da República, alegando que estas curvas colocam em perigo a vida e integridade física dos utentes da estrada. Só num pequeno troço de 30 quilómetros, entre a barragem da Aguieira e Souselas, 18 das 38 curvas analisadas apresentavam erros de construção que levaram os engenheiros do Observatório a qualificá-las como zonas de segurança reduzida, perigosas, muito perigosas ou extremamente perigosas.
O calendário relativo ao processo de construção da auto-estrada entre Viseu e Coimbra, que substituirá o actual e perigoso Itinerário Principal 3, deverá ser apresentado no próximo ano. Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração do sub-lanço Fail/Viseu da auto-estrada A24, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, explicou aos jornalistas que ainda estão a ser estudadas “as melhores alternativas para implementar o traçado” da auto-estrada, muito reclamada pelos autarcas.“Não me posso comprometer com datas, sendo certo que a nossa expectativa é que em 2007 tenhamos conclusões a apresentar e um calendário de como correrá todo o empreendimento”, afirmou.
Segundo Paulo Campos, “a orografia entre Viseu e Coimbra é difícil”, sendo por isso que o actual IP3 apresenta as dificuldades hoje conhecidas, e lembrou que, logo no dia em que abriu, ele próprio aí assistiu a um acidente. “Sabemos muito bem os problemas que existem entre Viseu e Coimbra. Estamos a estudar as melhores alternativas para implementar este traçado, tendo em conta um conjunto de projectos relevantes para esta zona, como o IC12 e o IC2”, frisou.Assim que esteja terminado este estudo de optimização de traçados, o Governo avançará com a construção da auto-estrada, em regime de concessão.