2006-10-19

IP3 com curvas «criminosas»

Num dossier exclusivo, a edição impressa do Autohoje, revela como o traçado do IP3 se reveste de características perigosas. Uma situação tão grave que vai mesmo motivar uma queixa na Procuradoria-Geral da República.
O Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, tem várias curvas que não cumprem as normas de traçado para a construção de estradas, demonstra um estudo inédito do Observatório de Segurança de Estradas e Cidades (OSEC), que o Autohoje revela esta semana em primeira mão. O OSEC, uma organização não governamental, vai mesmo apresentar uma participação criminal na Procuradoria-Geral da República, alegando que estas curvas colocam em perigo a vida e integridade física dos utentes da estrada. Só num pequeno troço de 30 quilómetros, entre a barragem da Aguieira e Souselas, 18 das 38 curvas analisadas apresentavam erros de construção que levaram os engenheiros do Observatório a qualificá-las como zonas de segurança reduzida, perigosas, muito perigosas ou extremamente perigosas.
O calendário relativo ao processo de construção da auto-estrada entre Viseu e Coimbra, que substituirá o actual e perigoso Itinerário Principal 3, deverá ser apresentado no próximo ano. Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração do sub-lanço Fail/Viseu da auto-estrada A24, o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, explicou aos jornalistas que ainda estão a ser estudadas “as melhores alternativas para implementar o traçado” da auto-estrada, muito reclamada pelos autarcas.“Não me posso comprometer com datas, sendo certo que a nossa expectativa é que em 2007 tenhamos conclusões a apresentar e um calendário de como correrá todo o empreendimento”, afirmou.
Segundo Paulo Campos, “a orografia entre Viseu e Coimbra é difícil”, sendo por isso que o actual IP3 apresenta as dificuldades hoje conhecidas, e lembrou que, logo no dia em que abriu, ele próprio aí assistiu a um acidente. “Sabemos muito bem os problemas que existem entre Viseu e Coimbra. Estamos a estudar as melhores alternativas para implementar este traçado, tendo em conta um conjunto de projectos relevantes para esta zona, como o IC12 e o IC2”, frisou.Assim que esteja terminado este estudo de optimização de traçados, o Governo avançará com a construção da auto-estrada, em regime de concessão.

9 comentários:

Anónimo disse...

Aproveitem e façam tambem pelos com os mesmos motivos contra o mário alves e comandita naquilo que eles fizeram e fazempela cidade de Oliveira - rotundas , ruas , estacionamentos , lombas , sinais trocados e irregulares , etc, etc

Anónimo disse...

Será que alguém está a perguntar, como é que se decide se um troço de estrada passa
por um lado, e não por outros?

Passo a explicar, em Portugal não existe nenhuma norma/ lei, existe sim um pequeno caderno da antiga Junta Autónoma das Estradas. Que resumidamente indica os declives máximos , depois os Eng.º que se dedicam a este tipo de desenho têm uma caixa com uma séria de réguas ( ou bitolas) olha-se para a topografia ( a onde está marcado os terrenos a utilizar) e vai-se colocando bitolas até que alguma sirva.

Como podem ver o processo e simples, muito pouco cientifico e quando da próxima vês alguém dizer que a estrada está mal desenha, é mentira. O Sr.º Eng.º fez tudo com muito bom senso.

Como forma de esclarecimento:
A união europeia criou os chamados Eurocódigos, (documentos e leis sobre tudo o que ronda o mundo da engenharia civil), mas o nosso governo não deixa utilizar todas as regras ( valendo-se de uma alínea que diz quando uma lei europeia esta em confronto com uma norma nacional, cabe as identidades reguladoras escolha da que vão aplicar). Não é preciso diz que as regras das vias de comunicação ainda não estão oficialmente á disponibilidade dos técnicos.

CASO OS COMENTADORES DESTE BLOG TENHAM ALGUMA DUVÍDA SOBRE AS QUESTÕES DAS ESCOLHAS QUANTO AS VIAS DE COMUNICAÇÃO, COLOQUEM PERGUNTAS QUE EU FAREI TODO O GOSTO DE AS REPONDER.

Anónimo disse...

Então explique-nos as rotundas de oliveira , o aperto das ruas e as lombas s.f.f.

Anónimo disse...

Mas o IP3 não passa em Oliveira...
Quem, desde o início da sua abertura, utilizou o IP3 para viagens, conhece muito bem os perigos que tal estrada oferece.
Infelizmente, significativo número de pessoas já não poderão contar esses perigos.
Mas, desde o início.
Recordo que, há quatro anos,ou cinco, se constituiu um grupo de utentes do IP3 para chamar a atenção dos perigos existentes, para que fossem realizadas melhorias...
Documentos, entregaram muitos.
Acções, desenvolveram algumas.
Os governos, sistematicamente, têm feito "ouvidos moucos"- como em outras regiões, pelos mesmos motivos- a estas populações.
Não são os srs ministros, ou secretários de estado, que nos seus carros, mesmo que excedam exemplarmente os limites de velocidade, se "lixam".
É.
É mesmo como diz o povo:
-"Quem se lixa é o mexilhão"!
-Recordo, com amizade, alguns que, infelizmente, naquele Itinerário, encontraram a morte.
Sem responsabilidade. (Aparente)

Anónimo disse...

Em resposta:

Quanto ao perfil urbano escolhido pelo nosso presidente. Tenho a dizer que neste momento as normas europeias, apontam para as cidades se tornarem cada vez mais para os peões do que para os carros dai a escolha feita. Que me digam que a nossa cidade é demasiado pequena têm razão, mas é uma questão de gosto. A nível técnico não existe nenhum erro, a nível de com si
censo sim isso falta e muito.
Quando ao traço do IP3 não existe nada a ser feito unicamente porque muito difícil construir com uma topografia assim. E aqui apelo ao bom censo de todos os condutores

Nuke disse...

Isto não tem nada haver,mas so queria informar ao Blogista de serviço,que existe um novo blog em OHP: www.blogdelite.blogspot.com
e peço desculpa pela intromissão inadequada!

Anónimo disse...

é sempe a mesma coisa . Armados em técnicos , ciêntificos etc.
Olhem lá agora só se pode falar do IP3 ?
Só sabes dessa matéria e aplicar nesse local .

Sabichões como parecem ser, viajados pelo mundo também expliquem lá as questões de traçado , segurança e circulação fluida rodoviária .

dizem-me amigos que conhecem o mundo inteiro , repito o mundo inteiro , e nunca viram porcaria igual .Falam-me de ciclovias paralelas a ruas e artérias, parques de estacionamento dimensionados , agora isto .

Cuida-te e não deites areia para os olhos dos outros . Faz lá o dscurso para os tes amimos .

Anónimo disse...

No concelho de Oliveira a assistência médica já é muito falivel, mas se acabarem com o SAP, como se pretende muito ipor ficará a população, é urgente a mobilização dos habitantes para o evitar. Encontro-me distante (a 180 Kms) mas farei o que puder nesse sentido. Mãos à obra~.

Anónimo disse...

http://www.abreolhos.blogspot.com/
Video interessante à hora de saída da escola.