2006-12-26

Ano Novo, Vida Nova ?

A passagem de ano, geralmente é precedida por alguns momentos de reflexão sobre o ano que finda e o novo ano que se inicia. É uma época em que a maioria das pessoas efectua o seu balanço pessoal, profissional e social. Faz-se uma retrospectiva da vida que se tem tido e se esse percurso está de acordo com as nossas expectativas, objectivos e sonhos e ao mesmo tempo planeia-se um aperfeiçoamento desse rumo ou mesmo uma mudança de paradigmas, visando um outro estilo de vida, ou uma melhor qualidade de vida.

Costuma-se dizer nesta época de passagem de ano "Ano Novo, Vida Nova", mas será que realmente temos a coragem e a vontade de modificar alguma coisa na nossa Vida, ou simplesmente continuaremos a manter o mesmo paradigma da rotina do dia-a-dia, em que vamos deixando o tempo passar e a Vida correr? Esta é a altura ideal para fazer essas reflexões, mas ao mesmo tempo para estar aberto a outras ideias, estilos de vida e também usar essas conclusões para colocar em prática aquilo que sistematicamente vamos adiando.

Não se vislumbram, a nível político local, medidas credíveis e devidamente ponderadas que nos possam tirar deste buraco em que quem nos têm governado nos enfiou. As prioridades continuam a centrar-se nas obras emblemáticas, para quando por elas passarem poderem proclamar que foram os seus mentores, o mesmo fazendo amanhã os seus filhos, depois os netos a lembrarem que foi no tempo do avô e assim por diante.
Infortunadamente, em Oliveira do Hospital, fazer política é cada vez mais raciocinar com pouca clareza e aceitar a participação num jogo viciado onde quase tudo o que se diz é uma espécie de bênção de promessas e de enganos, cuja única finalidade se resume, para alguns, à necessidade da conquista do poder a todo o custo.

Assim, parece adequado pedir aos Oliveirenses que façam uma retrospectiva sobre o ano de 2006, já que este foi, seguramente, o mais “agitado” ano político desde o 25 de Abril de 1974. Por isso, atreva-se! Comente. Por Oliveira.

Votos de que todos os vossos sonhos se realizem no Ano 2007.

2006-12-19

Carta ao PAI NATAL

Querido e velho Amigo Pai Natal,



Esperamos que estas breves linhas te encontrem de perfeita saúde e preparado para mais uma gloriosa jornada de distribuição de prendas pelas chaminés do mundo inteiro. Partindo do princípio que nós, povo do concelho de Oliveira do Hospital, nos portámos bem ao longo do corrente ano, tomámos a liberdade de te enviar uma lista de presentes a colocar no sapatinho deste concelho, cada vez mais esquecido na sua interioridade.

Se o orçamento disponível não possibilitar a satisfação de todos os pedidos, não te apoquentes. Por estes lados, estamos habituados a apertar o cinto há imenso tempo e, mais grave, as perspectivas futuras não parecem muito risonhas. No entanto, não vale a pena falar de coisas tristes, até porque o Natal é, segundo a tradição, uma época de paz, amor e alegria.



Passando para a exposição do assunto que nos leva a solicitar a tua generosidade, gostaríamos de ter o seguinte:



• Melhores acessibilidades (que venha rapidamente o IC6, que acabem de construir rotundas nesta cidade e que as zonas periféricas da cidade tenham as obras de requalificação rapidamente concluídas);
• Um PDM finalizado e capaz de corresponder aos anseios da população do concelho;
• Uma alternativa (capaz) ao eventual fecho do SAP;
• O fim dos crimes ambientais que vão continuando a existir por todo este concelho;
• Uma carta escolar concelhia, actualizada e nada politizada, onde conste uma nova escola para o Ensino Básico de Oliveira do Hospital, com todas as valias que uma sede de concelho deve e pode ter;
• O rápido início da construção do novo edifício para ESTGOH;
• Um comércio local capaz de nos cativar (em simpatia, preços e capacidade de inovação);
• Capacidade de quem nos governa para cativar novos investimentos industriais para o concelho;
• A sabedoria, acompanhada de bom senso e pouca demagogia, para todos aqueles que, localmente, têm a responsabilidade de utilizar os dinheiros públicos.
• Fim do compadrio, subserviência e falta de capacidade governativa que vai afligindo os nossos políticos locais;
• Que o novo QREN (2007-20013) traga a Oliveira do Hospital a qualificação, o crescimento sustentado, a coesão social, a eficiência da governação.
• Que comece a vislumbrar-se alguém que seja capaz de pegar no leme deste concelho e o leve a navegar por águas que outrora já conheceu, nos tempos do saudoso César de Oliveira.

Por fim, atendendo ao esforço a que vais estar sujeito, toma um Actimel antes de partir. Reforça as defesas naturais, o que certamente te fará falta. Se chegares cedo a Oliveira do Hospital (o que levanta algumas duvidas devido às acessibilidades existentes), vem lanchar connosco ao Café Portugal ou ao Albertino. Não te preocupes com a despesa. Certamente que o Sr. Presidente da Câmara Municipal conseguirá “arranjar”, na autarquia, uns trocos para pagar a despesa. E ainda te habilitas a levar uma medalha da Junta de Freguesia (igual à do Jantar de Natal dos Homens/2006).