2006-12-19

Carta ao PAI NATAL

Querido e velho Amigo Pai Natal,



Esperamos que estas breves linhas te encontrem de perfeita saúde e preparado para mais uma gloriosa jornada de distribuição de prendas pelas chaminés do mundo inteiro. Partindo do princípio que nós, povo do concelho de Oliveira do Hospital, nos portámos bem ao longo do corrente ano, tomámos a liberdade de te enviar uma lista de presentes a colocar no sapatinho deste concelho, cada vez mais esquecido na sua interioridade.

Se o orçamento disponível não possibilitar a satisfação de todos os pedidos, não te apoquentes. Por estes lados, estamos habituados a apertar o cinto há imenso tempo e, mais grave, as perspectivas futuras não parecem muito risonhas. No entanto, não vale a pena falar de coisas tristes, até porque o Natal é, segundo a tradição, uma época de paz, amor e alegria.



Passando para a exposição do assunto que nos leva a solicitar a tua generosidade, gostaríamos de ter o seguinte:



• Melhores acessibilidades (que venha rapidamente o IC6, que acabem de construir rotundas nesta cidade e que as zonas periféricas da cidade tenham as obras de requalificação rapidamente concluídas);
• Um PDM finalizado e capaz de corresponder aos anseios da população do concelho;
• Uma alternativa (capaz) ao eventual fecho do SAP;
• O fim dos crimes ambientais que vão continuando a existir por todo este concelho;
• Uma carta escolar concelhia, actualizada e nada politizada, onde conste uma nova escola para o Ensino Básico de Oliveira do Hospital, com todas as valias que uma sede de concelho deve e pode ter;
• O rápido início da construção do novo edifício para ESTGOH;
• Um comércio local capaz de nos cativar (em simpatia, preços e capacidade de inovação);
• Capacidade de quem nos governa para cativar novos investimentos industriais para o concelho;
• A sabedoria, acompanhada de bom senso e pouca demagogia, para todos aqueles que, localmente, têm a responsabilidade de utilizar os dinheiros públicos.
• Fim do compadrio, subserviência e falta de capacidade governativa que vai afligindo os nossos políticos locais;
• Que o novo QREN (2007-20013) traga a Oliveira do Hospital a qualificação, o crescimento sustentado, a coesão social, a eficiência da governação.
• Que comece a vislumbrar-se alguém que seja capaz de pegar no leme deste concelho e o leve a navegar por águas que outrora já conheceu, nos tempos do saudoso César de Oliveira.

Por fim, atendendo ao esforço a que vais estar sujeito, toma um Actimel antes de partir. Reforça as defesas naturais, o que certamente te fará falta. Se chegares cedo a Oliveira do Hospital (o que levanta algumas duvidas devido às acessibilidades existentes), vem lanchar connosco ao Café Portugal ou ao Albertino. Não te preocupes com a despesa. Certamente que o Sr. Presidente da Câmara Municipal conseguirá “arranjar”, na autarquia, uns trocos para pagar a despesa. E ainda te habilitas a levar uma medalha da Junta de Freguesia (igual à do Jantar de Natal dos Homens/2006).

13 comentários:

Anónimo disse...

A intenção é boa, mas duvido que o Pai Natal apareca a este bando de sacristas que (des)governa o nosso concelho.
Enquanto perdurarem estes parasitas esta terra nunca poderá andar para a frente. Isto porque quem nasceu para burro nunca poderá chegar a cavalo. O mais parecido que terá é a possibilidade de dar coices atrás de coices.
Vivam a vossa vida e se estiverem à espera que os politicos vos resolva alguma coisa, sentem-se porque de certeza que vai demorar imenso tempo.

Um santo natal para todos, mesmo para os energumenos que nos (des)governam.

Anónimo disse...

Esta carta dirigida ao Pai Natal mais parece um desfilar de lamentos...alguns que se assemelham à realidade do nosso concelho, sim!! Mas outros para quê??! Porque se outros lá estivessem a resenha seria a mesma, talvez fizessem mais por esta terra, talvez sim, mas talvez não!! Nesta época festiva desviem os vossos olhares para outras coisas, pra outros sentimentos...porque não?? Desviemos os nossos olhares para aqueles que pouco têm, quer material quer sentimental... Olhemos para aqueles que durante esta época festiva vão estar de olhos atentos á nossa segurança, ao nosso bem estar...enquanto nós vamos estar ao quentinho das nossas lareiras com as nossas familias a comemorar o nascimento do Salvador, ou a entrada do novo ano...Vamos olhar por eles enquanto eles olham por nós!!!
Um Santo e Feliz Natal e um Excente Ano de 2007 pra todos especialmente para aqueles que trabalham durante estes dias: forças de segurança, bombeiros, profissionais de saúde, etc!!!

Anónimo disse...

No seguimento do comentário anterior, vou discordar do mesmo dado que, na minha opinião, devemos desviar os nossos olhares para aqueles que pouco têm, que pouco engenho têm para nos governar, que pouca capacidade têm para impulsionar um concelho desta envergadura para a frente, que pouco fazem para que Oliveira esteja na 1ªlinha, que pouco se preocupam com o futuro e com os que virão a seguir a eles, que apenas têm como preocupação conseguir segurar o "tacho" que arranjaram, que pensam que uma Camâra se governa como há 50 anos atrás, que subsidiam a compram de votos, que não sabem o que é democracia ou ser democrata.
Só "desviando" os nossos olhares para estas situações, que ocorrem no nosso quotidiano diário, poderemos esperar estar melhores num futuro próximo. Só trabalhando para que leas tenham um fim poderemos esperar que haja evolução.

Até lá, Boas Festas (nunca poderá ser um Bom Natal) e que o Novo Ano nos trago melhor vida e melhores "mandadores".

Anónimo disse...

E bom saber que ainda a pessoas que acreditem no Pai Natal, mas para mim a resolução dos problemas que Oliveira, enfrenta não passa pelos pedidos ao Pai Natal; mas sim pelo "clima" do Natal.
O Natal e Familia:
- E se somos todos cidadão deste conecelho, isso tb não familia?
O Natal e amor:
- E o que todos sentimos por esta terra não e amor?
O Natal e amizade:
- E o que fizemos este ano para que o nosso concelho fosse melhor?
O Natal tem a vêr com esprito da entreajuda:
- Mas que ajuda e que nos de-mos a sr.º presidente para ser melhor? (escrevemos, mas ele não lê!)
O Natal e a troca de prendas:
- As ultimas prendas que eu nesta terra vi trocar, foram entre os Sr.ºs advogados no tirbunal, foi nos jornais em regras de mal dizer.

Eu espero que o Natal tenha a vocação de nos fazer pensar e que com a entrada de um ano novo, tenha-mos nova esperança de que este nosso querido, amado e agradável concelho vai ser muito melhor, porque nos vamos todos fazer por isso.

Santo Natal , para todas as familas (centro de saude, Bombeiro, GNR, empresários, trabalhadores, comerciantes) porque o sere humano e um ser social, então a nossa familia não e só aquela que esta dentro da nossa casa e sim tudo aquilo que nos rodeia.
Uma Ano Novo cheio de esperança, para todos, porque se todos acreditar-mos que e possível ( eu garanto) e vamos todos conseguir viver num concelho muito melhor.

Anónimo disse...

A proposito, "sabedoria saloia" a do Sr. Presidente ao convocar para este sábado a reunião de A.M. Como estamos imbuidos do chamado "espírito natalicio" presume-se que as críticas às Grandes Opções não serão tão contundentes. E depois de lauto almoço, regado com bom vinho, dá o sono e menos vontade irá haver para as críticas. Por outro lado as pessoas vão querer é sair dali o mais rápidamente possível.
É o que temos. Bom natal e Próspero Ano Novo a todos, especialmente aos que irão passar estas quadras longe das suas famílias, por motivos profissionais.

Anónimo disse...

è pá mas isto tem algum sentido - fazer uma Assembleia para discutir o orçamento da câmara ... EM VESPERAS DE NATAL?

MAs andam a gozar conosco ó quÊ?

Eu espero que aja algum deputado que chame á atenção para isto.

Eu leio jornais de cá e outros, ando por aí na actividade profissioanl e nunca vi uma coisa destas em lado nenhum

Só mesmo em Oliveira do Mário Alves.

bem podia ser pior podia ser na noite de ntal ou no dia de natal depois de almoço.

Isto é só espertos como está tudo com o espirito do natal há de ser cá uma discussão do orçamento, com todos a quererem ir mas é pras filhós.

Por favor ponham um fim neste filme de comédia.

LS disse...

desejo votos de um
SANTO NATAL e
FESTAS FELIZES
...e não se esqueçam que há
quem não tenha Natal...

LS disse...

A todos vocês,
desejo votos de um
SANTO NATAL e
FESTAS FELIZES
...e não se esqueçam que há
quem não tenha Natal...

Anónimo disse...

Que o Pai Natal possa trazer para Oliveira tudo o que pede... Seria muito bom... Pena é que não haja Pai Natal. Mas ao menos podia dar uma prenda única: tirar o Mário Alves do (des)governo da Câmara.
Para todos um Feliz Natal e um ano de 2007 em pleno.

Anónimo disse...

Que a virgem Maria nos traga rápidamente o menino jesus (o salvador), porque o burro, a vaca, a manjedoura e a barraca montada já nós cá temos.E Josés também não deve ser dificil de arranjar, porque andam por aí muitos.

Um Bom Natal e Feliz Ano Novo.

Anónimo disse...

Pois é companheiros..!
Ninguém perguntou porque se fez a Assembleia no dia 23.Ainda bem.O homem ia dizer que está ali para todos os sacrificios.Mas houviu que chegasse.
Diz que não cumpre as decisões da Assembleia,não respondeu a nada do que Lhe disse o António Lopes,que para não variar "foi de alto a baixo"e também não respondeu ao José Carlos Alexandrino,quando lhe perguntou porque ao fim de 6 meses não havia sido dada resposta ao Fernando Tavares Pereira,para um projecto hoteleiro na Chamusca."que vá aos serviços técnicos".Deu para perceber que também não gosta do Fetaper.O A.Lopes,mostrou-lh o programa do PSD de 93,e disse"mais de metade das obras deste programa est~ao por fazer,mas os mentores têm a vida arranjadinha"O PS também malhou razoavelmente.
A vida não vai fácil para o MA.

Anónimo disse...

O pior vaõ ser as mudanças politicas, tipo vira casacas.
Esperem para ver.

Anónimo disse...

vejam o ohpbarrete.blogs.sapo.pt e descubram muita coisa.
Bom ano