2009-01-06

Destacamento Territorial da GNR

O destacamento territorial da GNR de Arganil foi constituído pelo governo, através da publicação de uma portaria do Ministério da Administração Interna no Diário da República, dia 16 de Dezembro de 2008.

O Presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, frisa que esta nova estrutura resulta de um trabalho que a autarquia vem desenvolvendo junto do Ministério da Administração Interna (desde há cerca de um ano) e com as estruturas da GNR. O Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital entende, por sua vez, que o facto de o Destacamento Territorial da GNR ficar ali instalado, já em 2009, não tem nenhum valor acrescentado para o concelho de Arganil - e esta, não é o homem já sabe o que é melhor para os outros concelhos? Será que sabe o que é melhor para o nosso? Ao Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital o que o preocupa mais, segundo diz, é a manutenção do Tribunal e do SAP nos moldes em que actualmente funcionam, sustentando ainda que o resto são questões relativas que não o preocupam absolutamente nada e que não são as Câmaras Municipais que têm competências para definir onde ficam localizados este tipo de serviços da GNR.

O Tenente Coronel - 2º comandante do Grupo Territorial de Coimbra, João Paulo Seguro, referiu, há dias e em declarações aos jornais, que um destacamento territorial da GNR em Arganil iria trazer diversas vantagens para a zona do Interior do Distrito.

Ora bem, eu cá, que nem sou Presidente de uma nem de outra Câmara, mas que tenho cabeça para pensar e sou OBSERVADOR, até acho que o destacamento territorial da GNR traz diversas vantagens para a zona do Interior do Distrito (mas vai ser instalado em Arganil e não em Oliveira do Hospital).

É ainda evidente que este Destacamento acarreta outras valências que neste momento não há na zona (núcleo da escola segura, que dá apoio de proximidade às escolas, o núcleo de investigação criminal e o núcleo da mulher menor, por exemplo), valências essas que, por sua vez, também trarão uma maior proximidade às populações. Trará, por certo, mais segurança ao concelho de Arganil, já que o comando de destacamento inclui uma estrutura que neste momento não existe em Arganil (nem em Oliveira do Hospital).

Obviamente que com a instalação deste Destacamento da GNR, fica reforçado o papel de centralidade de Arganil. É claro que este papel de centralidade, que lhe é conferida não só pela situação geográfica mas também pelo peso que o poder político lhe quer dar, não irá parar por aqui. Arganil possui já o Hospital de Cuidados Continuados e a futura Unidade Básica de Saúde (e esperemos que, na área da saúde, seja só isto). Terá, em breve, o novo Destacamento Territorial da GNR. Na área da Educação vai ter brevemente TRÊS Centros Escolares. Já possui Centro de Emprego, e dois centros de Formação Profissional - o Cinterbei e a Eptoliva. Instalou recentemente um Centro Empresarial e Tecnológico que já tem cinco empresas sediadas. É ainda um dos Municípios do Associação de Municípios do Pinhal Interior que mais verbas irá receber relativamente aos contratos de financiamento dos projectos apresentados por estas autarquias, no âmbito do QREN e entretanto assinados na CCDRC, que irão perfazer cerca de 27 milhões de euros, a receber da Europa até 2013.

Com tudo isto e por muito que pareça, quero ainda manifestar que não é inveja que me move e me faz escrever esta opinião, no entanto entristece-me, cada vez mais, ver relegado o concelho de Oliveira do Hospital para segundo ou terceiro plano, numa postura a que nunca esteve habituado e a que nunca se resignou (excepção feita às duas últimas décadas). Está mais do que provado que, para sobressairem no actual modelo politico, os Municípios necessitam de pessoas empenhadas, realizadoras, que façam o que precisa ser feito mesmo sem ser solicitado, que resolvam problemas em vez de os criar, de os ignorar ou de os transferir para outros, que tenham a qualidade e o empreendedorismo como marca registada, que corram risco e se dediquem como se fossem donos do “negócio”. A iniciativa é a qualidade que, cada vez mais, diferencia um político activo, notável e com visão empreendedora, do político medíocre.

Em Oliveira do Hospital, a politíca é tudo menos isto.

Só mais uma nota - o Município de Arganil e o seu Presidente são PSD´s. A Presidente da Assembleia Municípal de Arganil é a Dra. Manuela Ferreira Leite (Lider do PSD). Não me pareçe que este Governo Socialista esteja a "proteger" e a querer fazer "brilhar" estas duas personagens do Partido Social Democrata ou pretenda que eles ganhem novamente as eleições autárquicas.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom blog. vou adicionar....