2010-03-02

Lutar pelos IC´s

Para Reflectir - Criticar o que tem de ser criticado, não numa posição de subserviência ou mão estendida mas sim de uma forma enérgica, firme e directa, que só a razão sustenta.


Retirado de http://www.portadaestrela.com/, em 2010-03-02


Quando todos pensámos e acreditámos que tinha chegado a hora dos concelhos do lado poente da Serra da Estrela (Seia, Gouveia, Celorico, Fornos, Nelas e Oliveira do Hospital), ou seja que era desta vez que se iam construir, definitivamente, os novos acessos rodoviários IC 6, IC 7 e IC 37, porque há muito lutamos e que são absolutamente fundamentais para colocar esta região em pé de igualdade com o resto do país e principalmente com os nossos vizinhos, dando-lhe condições para se afirmar, ser mais atractiva e competitiva, eis que o governo, de uma forma absurda, incompetente e injusta, adiou, sabe-se lá para quando, a construção destas obras.

Todos temos plena consciência das imensas dificuldades que o país enfrenta. Sabemos que é preciso fazer sacrifícios para dar saúde e solidez às contas públicas. Mas não podem ser aqueles que andam a fazer sacrifícios há mais de trinta anos para que outras regiões tenham tudo ou quase tudo, a pagar agora os custos de alguns luxos desnecessários.


O governo, que até é socialista, logo com maior obrigação de ter preocupações sociais e de coesão territorial, não podia, ou melhor não devia ter tomado esta decisão incompetente e injusta. Primeiro olhava para o País, comparava o que cada região já tem, os problemas que enfrenta, sobretudo nas áreas do emprego e da fixação de pessoas e depois, com critérios de justiça, solidariedade e rigor, decidia onde cortava mais e menos.

Era isso que se pedia e ainda pedimos ao governo. Governar, não é tratar tudo da mesma maneira, sem atender às especificidades e aos problemas de cada região. O governo, que tem feito do combate às desigualdades e às assimetrias regionais umas das principais linhas de orientação do seu discurso politico, tem que arrepiar caminho e em nome do interesse nacional, deixar avançar estas obras de acordo com as decisões já tomadas. Se assim não for, ficará ligado à morte lenta desta região. Não resta outro caminho ao governo do eng. José Sócrates, ele que é um conhecedor profundo desta região e dos problemas que enfrenta.


Enquanto isso não acontece, mobilizemo-nos, façamos chegar ao governo, por todos os meios democráticos ao nosso alcance, o sentimento do nosso descontentamento e frustração. Lembremos-lhe que as promessas são para cumprir e que aqui há milhares de portugueses que há trinta anos clamam por justiça e igualdade. Lembramos ainda aos nossos deputados, sobretudo aos da maioria, que o seu compromisso é com o povo e que esta é a hora de mostrar o que valem e que o seu silêncio pode, legitimamente, ser interpretado como cobardia política, ou medo de perder as simpatias dos corredores do poder Apesar desta contrariedade, não estamos vencidos. Lutemos com confiança e determinação, porque só vence quem luta!

Eduardo Mendes de Brito

Sem comentários: