2006-07-18

A Industria das Rotundas

É um negócio em franco crescimento, que vai proliferando no nosso concelho, pois já quase não sobra cruzamento nem entroncamento que não tenha uma, construída ou por construir, definitiva em cimento ou provisória com aqueles separadores de plástico vermelhos e brancos, com 20 metros de raio ou com 1 apenas.

Nos dias que correm, as rotundas servem de desculpa para justificar a ausência de obra feita no concelho de Oliveira do Hospital. O que importa é mostrar obra, sejam elas necessárias ou não.

No entanto a industria das rotundas tem uma coisa contra. Quando acabarem os cruzamentos e entroncamentos acaba-se a construção destas coisas circulares, pelo que o nosso querido Município e o nosso ainda mais querido Presidente já se estão a adaptar aos novos tempos que aí vêm. A industria de transformação de rotundas. Este negócio ainda é mais rentável que o anterior e consiste basicamente no desfazer o que estava feito para fazer de novo (ide dar uma volta pela cidade que logo vereis do que se está a falar). A esta actividade deu-se o nome de requalificação de espaços. Hoje trata-se do arrelvamento de uma dessas estruturas e passado um ano tira-se a relva para por árvores, para um ano depois achar-se que as arvores não servem porque cortam a visibilidade, por exemplo, e voltar-se á relva ou então a um ornamento de cascalho colorido.

Sabem o que mais me aborrece nas rotundas? Não é o dinheiro que custaram, a tacanhez que muitas vezes representam, a estátua pindérica (ou algo semelhante) lá em cima. É que na relva e florzinhas das rotundas, naqueles jardins de anedota, esgota-se o orçamento municipal para espaços verdes.

Como facilmente se constata, as rotundas em Oliveira do Hospital não servem a fluidez do trânsito. Servem a necessidade de mostrar obra, de trabalhar na fachada, de nos atirar areia para os olhos (podemos dar como último exemplo a “rotunda da vitela”). Se a resolução dos problemas de trânsito em Oliveira do Hospital fosse motivo de preocupação do executivo camarário (a palavra executivo faz supor erradamente que executa alguma coisa) as estradas de acesso à cidade já não estariam ao nível de uma via secundária. Curiosamente existem no concelho vias secundárias em melhores condições que as ruas da cidade (vá-se lá saber porquê).

Agora que na cidade vão “nascer” ou ser “plantadas” mais algumas rotundas e outras vão ser (ou já foram) (re)inauguradas, pergunta-se:

Será que vale a pena e é necessário tanta rotunda? Estaremos melhor? Circula-se melhor em Oliveira do Hospital? Ou é apenas por ser moda? Ou será que Mário Alves é um fervoroso devoto da construção de rotundas? Ou terá ele caído num “círculo vicioso” (erro de raciocínio que consiste em provar A por B e B por A)?

Em qualquer dos casos deve-se referir que com tanta volta (às rotundas) o concelho continua sem sair do marasmo a que foi votado neste últimos anos (leia-se governação laranja) e não consegue encontrar a via do desenvolvimento, do progresso, da inovação, do mediocremente “vai-se fazendo o que se pode”.
Necessita-se urgentemente de uma "nova via"! Alguém tem alguma ideia? Por Oliveira!

12 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim, novo post!
O márito gosta das rotundas porque assim pode fartar-se de andar sem sair do mesmo sitio. É como o cão à procura do rabo (esse sim foi o pioneiro das rotundas).
Quanto ao que se vai passando nas ditas e por causa das ditas,é uma pouca vergonha.
A começar pela do Senhor das Almas (a rotunda do Laurindo ou a rotunda da vitela como queiram) que serviu como moeda de troca para estragar a festa do psd (ou de parte do psd) nas Caldas e, dizem as más linguas, de trampolim para o emprego do filho do Presidente da Junta de Nogueira do Cravo.
Depois temos as rotundas das novas variantes da cidade, que são a maior pouca vergonha que já se viu, já para não falar das rotundas do repuxo, ao pé do centro de saúde, que não são parecidas com nada e ainda por cima estão ao contrário (a parte que merecia ser vista está do lado oposto à entrada do transito). A seguir temos a rotunda da escola primária, ao pé da junta de freguesia que pelo seu tamanho mais parece uma "bosta" no meio da estrada (até faz doer os olhos ver os carros maiores passarem com os rodados por cima dela, já que não há espaço para mais).
Depois disto é simplesmente deliciosa a saida das malfadadas rotundas, para ruas e estradas 0 mais estreitas possivel.
Chamem o Marquês de Pombal, ao menos esse tinhas vistas largas e ideias arrojadas.

Anónimo disse...

As rotundas são boas para dar dinheiro aois construtores civis amigos, pois só esses é que "apanham" as obras que dão dinheiro. Depois, quando vêm as eleições toda a disponibilizar os carros e as carrinhas e toca a abrir os cordões à bolsa para ajudar á reeleição. Isso é que é estar à mesa do orçamento, sr. presidente, mas isso não lhe interessa ver.
Mas claro, para que é que vamos colocar isto em causa se Oliveira do Hospital até é governada por um homem sério, honesto e trabalhador?
Assim podem ir passando anos sobre anos que Oliveira do Hospital não deve ter grande desenvolvimento.

Anónimo disse...

Voçês falam sem saber.
Quem obrigou à construção de uma rotunda no Senhor das Almas foram as Estradas de Portugal e não a Câmara ou o Mário Alves.
Quem fez o projecto daquela rotunda foram os engenheiros das Estradas de Portugal e não a Câmara ou o Mário Alves.
Vocês, principalmente o autor do novo post deve andar muito distraido ou não é cá de Oliveira.
Será que a nova rotunda do Cavaleiro está pior agora depois das obras da cidade?
Será que a rotunda que foi construida em frente á Escola Primária não é lá necessária?
Será que o autor do post está a chamar "estátua pindérica" á magnifica obra que está na rotunda do Pinheiro dos Abraços? e será que esta rotunda não era necessária?
E já agora onde é que aconteceu aquela de plantar relva, depois arranca-la e plantar arvores e depois arrancar as arvores para plantar relva?
E em relação ao estado dos acessos á cidade. Deve estar muito confuso, primeiro fala dos acessos depois já são as vias secundárias que estão melhor que algumas ruas da cidade, não percebo.

OHP OBSERVADOR disse...

O comentarista anterior para além de prestar vassalagem ao sr. presidente também deve comer à mesa do orçamento, para estar com estas dores de parto. E ainda por cima não sabe ler! Senão vejamos o que diz o post:
"Quando ACABAREM os cruzamentos e entroncamentos acaba-se a construção destas coisas circulares, pelo que o nosso querido Município e o nosso ainda mais querido Presidente já se estão a adaptar aos novos tempos que aí vêm. A industria de transformação de rotundas."
Agora deixem-me dar a minha opinião sobre as rotundas da cidade, nomeadamente a do cavaleiro, que não está pior nem melhor do que antes, porque antes não era uma rotunda. Está dentro do género de todas as outras, sem "brilho", mesmo tendo o "ex-libris" da cidade nela. A rotunda da Bobadela, lá bonita está, sem duvida, embora seja questionável a localização de tal obra de arte e o seu custo, quando no concelho falta dinheiro para uma série e infra-estruturaS fundamentais (ex: o tratamento de esgotos deveriam ser prioritários relativamente a estas "obras de arte").
Quanto à rotunda da Escola Primária ou perto da Junta de Freguesia nem vale a pena o esforço de tentar defender aquilo que lá está, porque não é parecido com nada nem em tamanho nem em espaço de rodagem para circulação (a não ser que tenha sido pensada para os Mini´s).
Quer melhor exemplo de arranca, põe, arranca, torna a colocar e ainda não está pronta, do que a Rotunda junto à Iral?
Quanto às ruas e aos acessos, o melhor será reler o post, parece-me suficientemente explicito o que se pretende dizer.

Anónimo disse...

Com que então "quem obrigou à construção de uma rotunda no Senhor das Almas foram as Estradas de Portugal e não a Câmara ou o Mário Alves.Quem fez o projecto daquela rotunda foram os engenheiros das Estradas de Portugal"...
Sim senhor, muito bem, deve ser por isso que nos dois meses antecedentes à sua "inauguração" (com a vitela) o Sr. Laurindo e o Presidente da Junta de Nogueira não largavam as escadas dos Paços do Concelho.
Também devem ter sido as Estradas de Portugal que pagaram a vedação da igreja do Sr. das Almas, como compensação pelo parte do terreno que foi "doado" para a rotunda (fora o resto que o Sr. Laurindo ainda vai ter que pagar - a seu tempo se saberá - de outra forma o "negócio" tinha ardido).
Já agora, também foram as Estradas de Portugal e os seus Engenheiros que colocaram o filho do sr. Presidente da Junta na empresa do Sr. Laurindo? Ou terá sido o Mário Alves? Ou terá entrado por mérito próprio?
Vá-se lá saber...

Anónimo disse...

Interessante este post!!!!
Ainda sobre rotundas, aí vai mais uma!
A rotunda da Praça Dr. Vasco de Campos, junto às piscinas municipais, grande obra do minicípio que obstaculiza por completo o transito em hora de ponta, foi requalificada em Julho de 2005.
Não é que passado um ano, para o dia da inauguração, foi a Autarquia com o dinheiro de todos nós, substituir o cimento que o empreiteiro "mostrou" à dita obra?
Grandes contratos estes que os empreiteiros fazem com a Câmara, que nem sequer reparam os erros que cometem.

Anónimo disse...

Sosseguemos,que uma rotunda nunca vem só!
Sosseguemos
que a Rotundolândia, há muito tempo, atribuíu-se a Viseu.
Não fica muito longe e, apesar do ex-presidente da República Sampaio ter aconselhado os autarcas a preocuparem-se mais com outras coisas que não as rotundas, OH deveria ficar sem uma boa dezena delas?
Já nos esquecemos que OH tem a única universidade de condução do país?
Onde iriam os instruendos treinar a circulação pelas rotundas?
A Seia? A Gouveia? A Nelas? A Tábua?
Essa agora!
Cá em OH,pois claro!
E, quantas mais, melhor. Para todos os gostos e feitios.
Queixam-se da das "Vinte e uma eternas virgens" vigiadas por um falo protegido com chapéu e dois arcos? Então não dá para perceber que é a maior concentração de granito, aparelhado artisticamente, por metro cúbico,em todo o Portugal?
Nem os romanos conseguiram tal façanha no "forum de passagem".
Não sei é como os automobilistas, e acompanhantes,conseguem, em condução e duma vez só, "ler" tal obra de arte.
Também, uma noite destas, se algum destrambelhado faz mal as contas,não sei se alguma virgem fica inteira, apesar da vigilância.
E uma anta, ali ao lado, documentando o megalitismo dos nossos mais que antepassados...
A do Senhor das Almas?
Que quem a desenhou não a centrou devidamente na via devido ao nevoeiro que por ali costuma cair...
A gincana da feira?
Magnífica gincana ali está preparada para os e as automobilistas do dia a dia... Quantos disparates não foram já ali cometidos pelos condutores?
E,na subida, logo a seguir,semáforos. Ora toma!
A da Iral?
Então aquilo não é uma verdadeira mina de granito? É ver o pessoal, quando o trânsito é pouco,na descida, cortar logo à esquerda e pé na tábua.
A da entrada de Gavinhos de Cima?
Um verdadeiro garrafão. Só lá falta a portagem. Mas não para os camiões. Coitados. São grandes demais.
A do Cavalo? Para se estudar melhor a física e os planos inclinados.
A dos repuxos, para levarmos com os holofotes nos olhos e ver
melhor o equilíbrio daquela solução para um dos nós de trânsito mais complicado cá da terra.
A da Escola 2,3?
Então "Circular não é Viver? Viver não é aprender?
Bem.
Com a da escola primária não concordo. Com esta, não.
Comecei por Viseu, a Rotundolândia portuguesa. E é em Viseu que me inspiro para uma solução para aquele obstáculo ali colocado.
Há,em Viseu,uma rotunda que, por falta de espaço - é logo a seguir a uma outra - está desenhada, no pavimento de paralelo, no chão, com tinta branca. É um pequeno círculo com, talvez, metro e meio de diâmetro. Sem nada no seu interior.Simplesmente desenhada.Parece é que ninguém dá por ela. A Câmara deveria estudar melhor este caso de descrição.
A pequenez, às vezes, também deslumbra.

Anónimo disse...

AMIGO BLOGIST VÁ À MERDA, O VIRUS QUE COLOCA NO SEU BLOG À ENTRADA DO MESMO É O ESPELHO DO SENHOR; UMA MERDA...
PESSOAL EVITEM ESTE BLOG, NÃO VALE UM C...

Anónimo disse...

Este blog está a passar vírus, não sei pqê...

Anónimo disse...

É DEVERAS ENGRAÇADO VER O QUE OS QUE TEM LIBERDADE PARA PENSAR ESCREVEM, E OS QUE SAO COMANDADOS POR ALGUM ESCREVINHAM....

a qualidade dos pensamentos e logica de raciocinio de quem e livre em oposiçao ao brejerismo dos subditos de sua magestade....

a logica e visao de futuro de homens livres contra o tacanho pensamento a imagem de um carpinteiro, que para a classe e uma vergonha, pois conhço bem alçguns carpinteiros do nosso concelho e a maioria nem a 4 classe tem e nao descem tao baixo quanto estes senhoritos, e tem claramente uma noçao clara do que a nossa terra precisa....

tenham vergonha ó sins sins de sua magestade o tirano mor....

libertem se desse estigma....

mas tb todos sabemos que os favores e as dependencias sao muitas....

so sendo homens livres e que poderao PENSAR...

tenho pena de vos....

e pena é um sentimento feio mas é o unico que consigo sentir...


mas MAIS PENA TENHO DA NOSSA LINDA TERRA...

Anónimo disse...

enfim so alguem complexado criaria um nick para si prorpio de " quebra cus".... talvez alguem mesmo com o seu proprio cu quebrado, ou talvez quebrado nao seja o melhor termo.... antes bem abertinho de tantos favores dever ao tirano mor ou algum outro senhor feudal......

cuidado... caro cu quebrado... tanto esgachamento pode provocar hemorroidal que ao q consta e bem doloroso......................

e se apanhar hemorroidal com que parte ira pagar os favores a si prestados?????

hummmmmmmmmmmmmm

ja sei......

algo do tipo garganta funda...
se nao souber do que falo o, o que nao acredito, pode sempre pedir num qualquer clube de vido a trilogia " garganta funda" nao o quero enganar mas deve dar-lhe umas boas 9 a 10 horas de liçoes de como bem engolir.....

PS: seja educado escreva com moderaçao...nao falte ao respeito ..

se nao quer ler nao leia nao participe..

este e um espaço de opiniao á qual todos temos direito seja anonima ou nao...

mas mesmo anonima teremos de ser respeitadores....

a sua atitude demostra uma enorme falta de poder de encaixe......

e isso e demostrativo de uma pessoa menorizada e toldada no seu pensamento e raciocinio...

respire fundo conte ate 10 antes de falar ou escrever algo do genero

Anónimo disse...

As rotundas são importantes como forma de controlar o trânsito. Isto é certo e sabido, mas é necessário que as mesmas sejam bem pensadas e bem realizads.
Justifica-se o dinheiro gasto nelas com adornos tão caros? É óbvio que não. 500.000 Euros em duas rotundas é um roubo à minha carteira, porque eu pago impostos.