2006-11-12

Adeus S.A.P.

Historiando um pouco o que se está a passar com a saúde, verifica-se que todas estas redes de prestação de serviços começaram por estar baseadas numa distribuição administrativa, praticamente intocável desde Fontes Pereira de Melo.
Desde freguesias com 30 habitantes a concelhos com 3000, há de tudo um pouco. A acrescentar a isso, a distribuição demográfica foi completamente alterada. Do país rural e interior passou-se a um país urbano e litoral. No entanto muitas estruturas mantêm-se como se houvesse uma distribuição da população igual há de 100 anos atrás!
A piorar tudo, grande parte das estruturas recentes foram construídas por pressão eleitoral. E essa crítica é transversal. Não se pretende atingir qualquer governo ou partido. Foram todos. Se se queria "roubar" uma câmara ou junta importante à oposição, construía-se um hospital, uma universidade, um centro de saúde ou uma extensão deste.
Não podemos esquecer que os ditos SAP's foram criados nas eleições da AD em que Cavaco pretendia maioria absoluta. São uma fraude. Não funcionam com um mínimo de condições (se duvidam efectuem umas visitas ou melhor vão até lá como utentes, constactam rapidamente que quem vai à urgência de um hospital, passa horas e horas à espera). Assim, a pressão das clientelas políticas foi criando estruturas desnecessárias, pesadas, numerosas e pouco eficazes. Os recursos humanos e materiais são limitados. Há, sem duvida alguma, que diminuir os custos com estes serviços e ao mesmo tempo proporcionar aos utentes um melhor serviço.
Penso que estas medidas visam tentar corrigir as assimetrias herdadas. Maternidades sem parturientes, urgências a 10-20 km umas das outras, tempos de acesso e outros parâmetros, estão a ser analisados e aplicadas as medidas correctoras. Os números da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências dizem que 1,2 milhões de pessoas ficarão mais perto de um ponto de urgência. Actualmente, mais de 450 mil estão a mais de 60 minutos de um serviço, no futuro apenas cerca de 100 mil estarão a mais de 45 minutos.
No entanto ninguém gosta! Os autarcas (obviamente) detestam. Mas alguém tinha de fazer este trabalho. E este arrumar da casa, apesar das críticas frequentes, do ruído provocado, no fim têm o apoio dos portugueses em geral. Doutra maneira não se compreenderia a folga eleitoral que todas as sondagens vão apresentando. E não acredito, que a oposição, quando regressados ao poder (aprecio a alternância governativa), desfaçam o que hoje criticam.
Quanto a Oliveira do Hospital, parece-me que não será com manifestações de rua, comissões de utentes e outras formas de “luta” que se algo irá resolver. É obvio que ninguém gosta de perder o que quer que seja, no entanto todos já percebemos que os SAP´s, de Norte a Sul do País, vão encerrar, é apenas uma questão de tempo. Todos sabemos também que Oliveira do Hospital não ficará sem solução, seja na Fundação, seja com uma equipa do INEM ou eventualmente com outra solução qualquer. Portanto há que aguardar serenamente, esperando que estas situações não sejam usadas como armas de arremesso político e permitir que os técnicos façam os estudos que consideram necessários.
Finalmente, já vai sendo tempo de percebermos que não é por se querer muito uma coisa que ela acontece. É preciso trabalho, dedicação, conhecimento, engenho e arte, coisas que dificilmente se podem encontrar nos autarcas que nos têm governado e que, na minha opinião, coadjuvados por uma classe médica local que só é sensível aos lucros que poderá ter, serão os principais responsáveis por esta situação ter chegado onde chegou.

Agora, aguentem-se...

43 comentários:

Anónimo disse...

Buzinão contra encerramento do SAP

A Comissão de Utentes inclui políticos de vários quadrantes partidários, mas apresentam-se exclusivamente “como cidadãos”.

Uma Comissão de Utentes criada para impedir o encerramento do SAP no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital marcou um buzinão de protesto para o próximo dia 18 deste mês. A mesma comissão está a recolher assinaturas num abaixo-assinado para entregar na Assembleia da República, de forma a que este assunto seja discutido no plenário.
“Esta é uma comissão que quer ser abrangente e apartidária”, salientou, ontem, durante a conferência de imprensa de apresentação, Nuno Oliveira.
Na comissão existem membros do PS, PSD, PCP e CDS-PP, mas todos frisaram que apenas estão nela “como cidadãos”.
Aquele elemento da comissão deixou claro que o objectivo da mesma “passa exclusivamente pela manutenção do SAP durante as 24 horas do dia, como existe actualmente”. Qualquer outra hipótese “não é comentada por esta comissão”, frisou.
José Carlos Alexandrino, outro elemento da comissão, adiantou que “esta é uma oportunidade única de os oliveirenses demonstrarem que estão unidos, independentemente da sua ideologia”.
Revelou ainda que “existe hoje em dia uma onda de indignação no povo oliveirense”. Na sua opinião, “temos sido um povo demasiado pacífico e humilde e isto tem de ser modificado”.
Sobre a possibilidade de ser instalada uma ambulância do INEM, iniciativa defendida recentemente por elementos da Ordem dos Médicos, durante uma visita a Oliveira do Hospital, aquele membro da comissão disse que não considerava essa hipótese como uma alternativa às urgências no Centro de Saúde.
Outro dos membros da comissão, João Dinis, revelou que estará a ser estudada a hipótese de serem “encerradas seis extensões de saúde” em localidades do concelho. “Esta hipótese é apenas baseada numa questão de números, mas as pessoas não são números”, sublinhou.
No seu entender, os oliveirenses “estão a ser tratados de uma forma profundamente desumana e por isso têm de reagir e lutar pelos seus direitos”.

In "Diário as Beiras" de 10-11-2006

Anónimo disse...

Gostaria era de perguntar onde estavam os politicos de Oliveira do Hospital, quando se começou a ver que os de Arganil e Seia andavam a mexer-se para não ficarem a chuchar no dedo?

Só se preocupam é com o tacho, cambada de incompetentes...

Já era de esperar que Oliveira do Hospital ficava de mãos a abanar, como sempre. Bandidos.

Anónimo disse...

A julgar pelos aplausos (poucos ou nenhuns)que o sr. ministro da saúde obteve no congresso do PS (este fim de semana) será que não irá haver um recuo das medidas que quer vir a adoptar?

Quando a contestação é muita eles começam a pensar duas vezes. O que me leva a discordar do post que estou a comentar, nomeadamente quando sugere que não devemos fazer nada e aguardar pacientemente.
ISSO É QUE ERA BOM! Temos é que reclamar, chatear toda a gente, porque se nos calamos então é que fazem o que bem querem e ainda lhes sobra tempo.
No próximo Sábado, toca a buzinar. Toda a gente a buzinar e a fazer barulho para ver se ainda se muda alguma coisa. E desta vez espero que o Presidente da Camara não venha dizer que as pessoas foram enganadas ao pensar que era a Camara que organizava. Ele que se deixe estar em casinha, de pantufas, que não faz lá falta nenhuma. Para mim nem para buzinar serve. Só atrapalha.

Anónimo disse...

A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital é um bando de rapazes afinados.
É a fina flôr de Oliveira do Hospital a remar contra a maré. Só lá falta o Mário Alves mais os Rochas (pai e filho) e o Francisco Rolo mais os Boticas (pai e filho)para o ramalhete estar complecto.
Se esta gente queria fazer algo bem que o podia ter feito em devido tempo, local e oportunidade não lhes têm faltado.
Como pessoas pertencentes às Assembleias Municipais e de Freguesia tinham todas as condições para ANTERIORMENTE terem feito algo.
Agora que as coisas já estão decididas querem o quê? Auto-promoverem-se? Já andam a pensar nas próximas autárquicas? Têm que aparecer, custe o que custar? TENHAM É VERGONHAM E NÃO QUEIRAM ENGANAR O POVO!!!!!!!!

Anónimo disse...

Pois é o SAP vai mesmo fechar!! O conselho que eu deixo as pessoas é que comecem a rezar para que nunca sejam vitimas de um enfarte, de uma paragem cardió-respiratória ou de um acidente vascular cerebral, ou se acontecer que se dê um milagre!!
Isto porque nestes tipos de doenças súbitas o tempo é importantissimo e as sequelas são irreversiveis...a falta de oxigénio a partir do sexto minuto diminui para cerca de 50% a taxa de sucesso de reanimação e a partir do nono baixa para 11%...
Portanto os estudos feitos pelo governo apontam para o tempo a que as populações se encontram de uma unidade de urgência básica mas não apontam para aquilo que é importantissimo que é o direito à vida com qualidade... Se já somos dos países da europa com a maior taxa de mortalidade por este tipo de doenças devido aos nossos vicíos, a partir de agora vamos ser os primeiros do ranking europeu, não por falta de assistência mas por estarmos cada vez mais longe das urgências básicas... Outro Conselho que deixo é que aprendam a prestar os primeiros socorros para que seja instituido desde o primeiro minuto qualquer tipo de tratamento.

Anónimo disse...

O ministro da Saúde, Correia de Campos, justificou hoje no Congresso do PS as novas taxas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como a única forma para manter viável este modelo público.

«Pequenos sacrifícios imediatos são a melhor garantia do futuro do SNS», afirmou o ministro, que ouviu vários aplausos por parte dos militantes que hoje compareceram no Centro Nacional de Exposições de Santarém para o último dia do XV Congresso do PS.

Na sua intervenção, Correia de Campos justificou a introdução de taxas moderados no internamento e na cirurgia ambulatória como uma forma de «valorizar o serviço de quem o usa» e aumentar a «eficiência da gestão pelo rigor dos hospitais».

Em Portugal, há «5,5 milhões de portugueses isentos» dessas taxas, mas isso é uma «coisa que a oposição e a imprensa sensacionalista tentam sempre esconder», até porque «não há nenhum pagamento proporcional a nenhum tratamento».

A taxa de cinco euros por dia «não paga três quartos sequer de uma só refeição no hospital» e o Governo espera ter uma receita de «sete a nove milhões de euros» com esta medida.

Diário Digital / Lusa

12-11-2006 11:34:00


Tomem lá que a saga ainda não acabou. Paguem e não bufem. Quem é que se lembrou de dar a maioria ao Partido Socialista de SÓCRATES, quem foi?
Devem estar pouco arrependidos, devem. Ainda foi pior que votar no Mário Alves, chiça...

Anónimo disse...

A ser verdade o que está no mapa, estamos f......
E agora, toca a rumar para Arganil e Seia, não é?
E ainda querem que um gajo acredite neles! Cambada de pantemineiros. Vigaristas. Só sabem é falar e comer o dinheiro ao zé povinho.
É por estas e por outras que eu não voto. É só tralha na politica. Não vale a pena perder tempo com esta gente.
E agora ainda vêm com manifestações de velas e de buzinões! Para quê? Só se servir para um gajo dar cabo dos carros, no pára-arranca.
Espera lá que eu já lá vou, ñão haja duvidas.

Anónimo disse...

Se bem percebi, fecha o SAP e abre um serviço igual na Fundação?! Para quê? Mais vale deixar a coisa como está, porque na Fundação só querem é dinheiro, é um saque à nota. E eu cá vou buzinar porque acho que todos somos poucos para reclamar um serviço que temos o direito a ter, como os outros concelhos têm.
Sábado lá estarei, de gaita na mão.

Anónimo disse...

É isso mesmo, toca a ir ao buzinão no sábado.
E eu até tenho outra ideia, vamos buzinar para ao pé da sede do PS, pode ser que o Rolo ou o Campos vão dizer ao Sócrates a burridade que está cometer ao querer fechar o SAP de Oliveira e mandar as pessoas para Seia e para Arganil.
Não adianta ir à sede do PSD porque o Mário Alves não está lá, anda fugido, mas também tem culpa no Cartório.

Anónimo disse...

Aos incrédulos que não buzinam, não buzinem:outros o farão, por vós.E, se avaria tiverem no carro, de certo haverá, logo ali ao lado, uma oficina para o conserto necessário.
Quanto aos outros que acusam outros de promoção...
Tão distraídos andamos que até damos destas opiniões...
Com esse discurso, de que os outros é que sim, é que andam, conheço alguns que chegaram a importantes cargos autárquicos neste concelho.
Todos eles, para esquecer.
Asism, Sábado:
Eu buzinarei,
tu buzinarás,
ele buzinará.
Nós, buzinaremos!
O direito à indignação é para ser exercido.
O direito à saúde não é coisa que se adie, ou espere, ou entregue em mãos de pessoas que, por demais evidenciado, não estão à altura de dar respostas às necessidades da população.
A orientação do trabalho de estudo - mais um! - encomendado pelo governo a uma equipe de técnicos é um mero exercício de tecnocratas, que de números, apenas números, conseguem fazer milagres...
Os utentes, que não são números, são pessoas, têm razão.
Basta de promessas .
O PS, neste caminho agora assumido, abandona a sua carteira social, desbaratando alguma da sua herança, ainda respeitável. Caberá aos socialistas fazerem aquilo que muito bem entenderem.
Cegos , mas não surdos, alguns industriosos ministros ainda vêm à televisão dizer, com um desacramento inacreditávael, que a esmagadora maioria dos portugueses está de acordo com as políticas do governo.É preciso ter lata.
Por isso mesmo, vamos lá a mostrar a esses senhores que, por cá, o país é outro, que não o dos vendedores de banha da cobra.
Contra a mentira, buzinar, buzinar.

Anónimo disse...

Vigilias, buzinões, conferências de imprensa.

Querem é aparecer e dizer que fizerem isto e aquilo. Resultados? Zero!
Nem querem saber disso para nada.

Para mim são tretas, oportunismos e manipulações.

Uuma coisa é verdade verdadinha, e a mim não me comem as papas na cabeça:

QUEM DEIXOU PRIVATIZAR O HOPSITAL DE OLIVEIRA NO TEMPO DO CAVACO E DA BELEZA?

Ah agora temos coceira com Seia e Arganil...
Mas Seia tem um Hospital público.
Quamto a Arganil não sofro de bairrismos desse tipo.

Alías, prefiro ir para um novo Hospital de Seia a 15 minutos de Oliveira, que ir para os HUC a 1 hora.
Já hoje vamos para os HUC.
Aliás HOJE vamos ao SAP de OLIVEIRA e temos duas saídas:
- Ou farmácia de recita na mão.
- Ou HUC âmbulancia.

É o SAP que temos.

Mas podiamos ter um Hospital não é? Já tivemos...
Quem o entregou?

Anónimo disse...

Quem o entregou foi o Dr. Simões Saraiva, na altura Presidente da Camara Municipal, coadjuvado pelo PSD da altura.
Sempre foi um homem de grande visão. O concelho para ele sempre esteve em primeiro lugar.Aliás ainda hoje continua em primeiro lugar. É um amor desmedido.

Anónimo disse...

O problema da saúde, em Oliveira do Hospital, é termos muitos médicos com consultórios privados e que, ao mesmo tempo, são funcionários públicos. São uma vergonha.
Aquilo que fazem daria prisão em qualquer pais normal. Vêm, no Centro de Saúde, exames particulares que mandam as pessoas fazerem através das suas clinicas privadas, atendem as pessoas no SAP e depois dizem-lhes para irem mais tarde aos seus consultórios, etc etc etc.
Gostava de saber qual é outra actividade económica que permite este tipo de situação.
Onde pára a ética destes senhores? Onde fica o juramento que fizeram? O dinheiro faz esquecer tudo isto? Ainda não lhes chega?
Acho muito bem que o governo (qualquer que seja) ponha mão neste negócio. Este senhores devem aprender que o pais não existe para os servir. O dinheiro custa a ganhar à maioria das pessoas.
Pena é que meia duzia de papalvos e lambe botas se deixem mobilizar para continarem a segurar o taxo de dois ou três. Tenham juizo.

Anónimo disse...

O Sr. Observador tem fé então que as coisas melhorem...incrivel! Se consegue ver a luz ao fim do túnel, é urgente que nos mostre o caminho. Não se esqueça que existem utentes do concelho, para quem o HUC, dista 100 Km.

Anónimo disse...

“Quando Oliveira era vila tinha tudo, agora que é cidade não tem nada” - Albano Galvão.

Realmente com gente assim nas nossas autarquias não se pode esperar grande coisa. Se é só isto que um autarca pode e consegue dizer estamos conversados quanto à sua capacidade de trazer algum desenvolvimento a um concelho ou a uma freguesia.

Estamos todos de parabéns. Temos gente capaz e conhecedora dos dossiers à frente das autarquias!

Anónimo disse...

Porque é que os médicos e os enfermeiros da nossa terra não se juntam e fazem outra clinica privada que apenas satisfaça urgências, diurnas e nocturnas?
Pelosm vistos mercado não falta e com o apetite que uns e outros têm por dinheiro o problemas resolvia-se.
Para além disso de certeza que já não iria existir o problema que agora acontece de grande parte dos srs. drs. não querer ou não lhes apetecer fazerem noites. Para sacar dinheiro ao Zé todos estão disponiveis.
O problema, meus amigos, é que isto é tudo um negócio e os que perdem são sempre os mesmos!

Anónimo disse...

Mário Alves, Rocha, Fátima , Elsa, PJOH,PJTRAVANCA , Abreu de Meruge :

olhem como vai acabar o vº mandato :

Leiam o " SOL":

Os deputados socialistas querem criar um procurador especial para exercer a acção penal sobre titulares de cargos políticos suspeitos de crimes graves. A proposta está incluída nas alterações às regras das comissões de inquérito parlamentar e é discutida amanhã na AR.

preparem-se .

A festa começou e os foguetes vão rebentar .

Ai pensavam que isto é uma quinta ?
AINDA SE VÃO ARREPENDER DO QUE FAZEM .

não tomem caminho democrático e pensem que são impunes !

Anónimo disse...

Pensem meninos.

Então se o Sebastião Antunes da Fundação ( que o Mário Alves nomeou) é o advogado que o defende , que estão à espera . ?

Perceberam o cozinhado ou ainda não .

eu repito :

o Sebastião Antunes da Fundação Aurélio Amaro Diniz e da Caixa de Crédito Agricola do socialista Mendes ( que exemplo de trabalho...ai que me faz calos ... ... ) - SE ELE CÁ VIESSE CORRIA-OS COM CHICOTE - é o braço direito que o Mário Alves nomeou e é o seu advogado que o defende nos Tribunais.

Que estão à espera ?

Já perceberam qual é o acordo ou ainda não .

Gostaste....? Gostaram ? .

é chato dizer a verdade e po-la cá em cima ?

quem não quer ser lobo não lhe veste a pele .

Onde é que eu já ouvi isto Mário Minhoto ?

Não me digas que foi na excursão à terra da mana .

Então andas com o Rocha a aproveitar-tes do trabalho dos outros .

Desram em azeiteiros .

gostaste ?

Não te rias amigo mesmo , que o caso é sério nem fales entre os dentes, senão percebem.

Estúpido . !!!!!!!!!

Anónimo disse...

O PS vai iniciar uma "caça às bruxas"?
Ai, ai:
"Quem tem telhados de vidro...que espreite por eles"
"Elas ""andem"" aí!"
Marketing and publicity, SA

Anónimo disse...

O que é curioso é que o SAP de Oliveira do Hospital nunca teve uma função de cabal importância já que, situações que não envolvessem problemas comuns (gripes, constipações e febres, como exº) eam imediatamente encaminhados para Coimbra. Portanto, bem vistas as coisas, vamos continuar precisamente na mesma pelo que não entendo este burburinho que se tem vindo a criar.

Anónimo disse...

BUzinão?

Tá bem tá!
Agora andar a gastar gasolina às voltas a Oliveira a buzinar.
Buzinar porquê?

Para andar às ordens do Jano?

DEpois de buzinarmos podemos entregar a conta da gasosa da viatura?

Andam há meses com esta história do SAP, fecha-abre-encerra-vai pá Fundação e continua tudo na mesma.

Entretanto uma malta vai-se promovendo á pala das vigilias, das conferências no Hotel S.Paulo, dos buzinões e abaixo assinados.

Eu como oliveirinha da serra gostave de saber o que move concretamente esta malta dos buzinões?!!!

Anda este concelho numa desgraça há mais de 10 anos e tudo cala.

Agora buzinam.
Mas eu desconfio o que a gaita a diz...
Ó Jano o sr. até mora em Coimbra se estiver até tem o hospital à porta...

Anónimo disse...

Pois,pois.
Eu não sou o Jano e vou buzinar.
Tens é vergonha de aparecer...
Andas a promover-te de outras maneiras...
Não te preocupes que não serás incomodado.
Pega no teu carrinho e vai às compras ao Dolce Vita.Ou ao Forum.
Disso, sabes tu.
Sempre aproveitas alguma coisinha da gasolina que gastas e, enfim, sempre regalas o olho na cidade...

Anónimo disse...

Das nove providências cautelares interpostas contra o fecho de maternidades, sete foram decididas a favor do Ministério da Saúde e do encerramento das unidades.

A decisão do Ministério da Saúde de fechar, até ao fim de Junho, quatro maternidades (Barcelos, Santo Tirso, Elvas e Oliveira de Azeméis) motivou fortes protestos das populações e o recurso aos tribunais por parte das três primeiras autarquias para contestar o encerramento.

Até ao final deste ano, devem ainda encerrar os blocos de partos da Figueira da Foz e de Mirandela, (que, entretanto, já fecharam portas), bem como o bloco de partos do Hospital de S.Gonçalo, em Amarante.

Perante isto, com autarquias bem mais capazes, empreendedoras e com peso politico bem maior, o que é que acham que vai acontecer às Urgências Nocturnas de Oliveira do Hospital? Buzinão?! Buzinem buzinem, a única coisa útil que vão fazer é dar mais um dinheirito a ganhar aos homens das oficinas. E uns quantos vão promover-se mais um bocadito. De resto nada muda - até porque o buzinão não se vai ouvir em Lisboa, no Ministério da Sáude.

Triste povo, que nunca mais aprende.

Anónimo disse...

Ao afirmar-se o que antes se afirmou, apenas se entende que o anterior comentador é dos portugueses que concorda com as políticas do governo.
Está no seu direito.
Como nós,os que não concordamos, estamos no nosso direito de discordar e, para além disso, de o demonstrar publicamente.
Sabemos que o Buzinão não alcança Lisboa...
Sabemos é que será deixada uma mensagem que contraria a do governo e dos seus apoiantes.

Anónimo disse...

Só é pena não sabermos o que é que o povo de Oliveira do Hospital terá a ganhar com estas manifestações de rua ...

Anónimo disse...

É já hoje, não esquecer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Buzinar, buzinar, buzinar...

Por um concelho com saúde!

Anónimo disse...

PORQUE NÃO BUZINAM POR CAUSA DAS ROTUNDAS, RUAS ESTREITAS , FALTA DE MARCAÇÃO DE ESTRADAS, EM FRENTE À CASA DO MÁRIO ALVES- CAMARA ?

JÁ AGORA PORQUE NÃO APURAM OS TRÊS TOYOTAS DO MÁRIO ALVES - E OS TRÊS TOYOTAS COMPRADOS PARA A CAMARA .

QUE SERIEDADE . E A NOVA FUNCIONÁRIA DA EPTOLIVA COLOCADA PELO PRESIDENTE ROCHA QUE É AO MESMO TEMPO DIRECTOR EXECUTIVO.

E OS FAVORES DO MÁRIO ALVES AO ABREU DO PCP DE MERUGE '

E AS MULTAS PERDOADAS A AMIGOS DO PSD PELO MÁRIO ALVES E ROCHA ?

E O ACORDO MÁRIO ALVES , SAP - ( SEBASTIÃO ANTUNES- advogado do mário alves ) - CAIXA DE CRÉDITO AGRICOLA - ?
E A ROTUNDA DO SEIXO - 40.000€ PARA AMIGALHAÇOS ?
E A VITELA DO SENHOR DAS ALMAS .
BUZINÃO.....BUZINÃO ....
UMA TAREIONA NELES .

BUZINÃO

Anónimo disse...

O Buzinão teve lugar de destaque no JN de hoje.
Vale a pena lutar.
Agora é a vez de assinar a petição à Ass da República.
É só escrever o nome e nº do BI.

Anónimo disse...

Qual Assinaturas, qual quê!
Depois do fiasco que foi o "buzinão" ainda têm o descaramento de virem pedir assinaturas?

Ganhem juizo! Parece conversa de garotos! Vão Trabalhar. Bando de garotos!

Anónimo disse...

Portugal Diário, 18/11/06 19.36h
"Mais de 30 viaturas com várias dezenas de pessoas participou na manhã deste sábado num «buzinão» em Oliveira do Hospital contra o anunciado encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde, noticia a agência Lusa.

O protesto, promovido pela recém criada Comissão de Utentes do Centro de Saúde, percorreu as ruas da cidade e algumas freguesias mais próximas, tendo ficado aquém das expectativas.

A iniciativa contou com a presença dos presidentes das comissões políticas concelhias do PSD e do PCP e de alguns presidentes de Junta de Freguesia.

O presidente da concelhia do PSD, José Carlos Mendes, que há dias promoveu uma vigília junto ao Centro de Saúde, realçou à agência Lusa as dificuldades sentidas pela população com os difíceis acessos existentes no concelho.

«O encerramento do SAP vai obrigar as pessoas residentes em algumas das freguesias mais distantes a demorar cerca de uma hora para chegarem a Arganil, onde se prevê a instalação de uma Unidade Básica de Urgência», sublinhou o dirig ente partidário.

Segundo José Carlos Mendes, nem Arganil nem Seia «são alternativas viáveis ao atendimento nocturno das pessoas de Oliveira do Hospital», adiantando que «ainda não se sabe quando ficará pronto, e em que condições, o novo hospital de Seia».

O dirigente social-democrata mostrou-se ainda disponível para participar em todas as iniciativas que visem a manutenção do SAP de Oliveira do Hospital, «imprescindível para os habitantes do concelho».

Para Artur Abreu, um dos participantes no «buzinão», é «importante que todos participem, independentemente da sua cor partidária, pois trata-se da defesa de um serviço fundamental para o concelho».

Os participantes no protesto foram unânimes em considerar que o concelho tem sido abandonado pelos sucessivos governos, não tendo havido investimento público em áreas fundamentais para o seu desenvolvimento, como as acessibilidades, a saúde e a educação.

Uma constatação que os manifestantes sustentam através do Plano de Investimento de Despesa e Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC), que para 2007 destina a Oliveira do Hospital cerca de 115 mil euros, tornando-o um dos mais baixos do distrito de Coimbra."

Anónimo disse...

Inácio Campos, membro da comissão de utentes, antes da partida dos carros para o trajecto, referiu que “este buzinão é mais uma forma de protesto e descontentamento pelo fecho do SAP”, acrescentando que “a recolha das assinaturas para o envio da petição a assembleia da república é indispensável”.
In Rádio Boa Nova 2006-11-19

Com gente assim nas autarquias realmente não se pode ir muito longe! Falta o melhor, que é BOM SENSO E HONESTIDADE INTELECTUAL.

Quem é que disse que o SAP vai fechar? Ainda não vi isso escrito em nenhum documento, oficial ou oficioso! Como é que é possivel tanta leviandade? Mistura-se SAP com Urgências? Vale tudo?! Será que o partidarismo lhes tolda o julgamento de tal forma que interfere com o bom senso que cada um deveria ter, principalmente quando é autarca?!

Chamam a isto informação? Isto é desinformar, lançar a confusão para aparecer.

Vamos longe, com pessoas destas! Valha-nos Sant´Ana!!!!!!!!

Anónimo disse...

Isto do buzinão é uma tara!

Quem se quer prmover adere, não é?

Anónimo disse...

Nasceu uma nova "linhagem" em Oliveira do Hospital.
São conhecidos como "Velinhas Buzinantes" e apareceram já duas vezes, dando o corpo ao manifesto contra o encerramento do SAP.
Oriundos de várias classes políticas e de diversos clubes de futebol têm dado origem a algumas situações de verdadeiro fenómeno populacional, numa terra onde habitualmente nada se passa.
Por esse motivo o nosso exemplar executivo municipal averigua já a possibilidade de lhes conceder a medalha de mérito da cidade, no próximo feriado municipal, isto se conseguirem continuar unidos até lá. No entanto fontes próximas e credíveis confidenciam que a convivência não tem sido fácil.
Aguardamos novos desenvolvimentos que irão chegar através de abaixo-assinados.

Anónimo disse...

Uma petição necessita ter 4 000 assinaturas...
Pelos vistos, há pessoas que a não vão assinar.
Tentam baralhar, apenas, porque têm medo de colocar o seu nome num documento dirigido à Ass. da República.
Mas dão opinião, sim senhor.
Ficareis a saber que as vossas assinaturas fazem falta.
Lamentável, é que esta vossa atitude seja a de verdadeiros garotos.

Anónimo disse...

Oliveira do Hospital merece mais e melhor saúde !

Tendo presente que esta previsto num estudo no âmbito da reestruturação dos Serviços de Saúde SNS encomendado pelo Ministério da Saúde o fecho no período nocturno do SAP do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital - de imediato cada um dos cidadãos do Concelho de Oliveira do Hospital devem manifestar a sua discordância através de carta ou e-mail a enviar para a Administração Regional de Saúde do Centro / ARSC assim como para o Sr. Ministro da Saúde.

Oliveira do Hospital merece mais e melhor saúde – Perante esta atitude do Governo da República em retirar direitos no âmbito da saúde aos cidadãos do Concelho de Oliveira do Hospital. Cabe de uma forma institucional à Câmara Municipal através do seu Presidente, assim como aos 21 Presidentes das Juntas de Freguesia como legítimos representantes do Povo – defender, diligenciar, reivindicar - junto da ARSC e Ministério de Saúde por todos os meios ao seu alcance para que o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital continue aberto no período nocturno e que o mesmo seja dotado de equipamentos adequados de diagnóstico.

Anónimo disse...

Andei por aqui a ler os comentários. Há um, repetitivo, que ainda não atingi, que é a ligação MA+Seb. Antunes+FAAD+SAP+CCAM. Isto a proposito de Mário Alves ter Sebastião Antunes como seu advogado... e daí?
Expliquem-me como "se eu fosse muito burro" (que esclareço desde já, não sou e também não sou o má-lingua que teria de ser para infundadamente lançar suspeitas aqui no blog, como o fez um anterior comentarista.) É que já perguntei a várias pessoas, e parece que até há mais ligações entre o CCAM e a FAAD, e afinal o mal não veio ao mundo. Parece que só na sua cabeça, mas, fica o caminho aberto para que se explique. E quanto ao SAP ir para a FAAD, ouviu a entrevista do Rolo hoje na Boa Nova? Afinal que a opinião do Mário Alves não era assim tão descabida. Tomara outros concelhos terem lá uma FAAD, embora o de Seia não se pode queixar, pois a breve trecho ficarão melhores do que nós. Mas nós, temos o que merecemos! E o que temos, tentamos passar lá para fora que é só administrado por vigaristas e corruptos. Enfim, há quem não saiba "falar" melhor e ganham uma satisfação pessoal em dizer mal de tudo e de todos... já não é de agora, infelizmente.

Anónimo disse...

Rádio Boa Nova - 21/11/2006 - 15h10 - “Não existe confirmação que o SAP oliveirense venha a encerrar”, segundo Francisco Rolo

O Presidente da concelhia do Partido Socialista de Oliveira do Hospital, o sociólogo José Francisco Rolo, esteve presente num plenário do partido socialista, em Soure, no passado fim-de-semana, designado de jornadas políticas da saúde. Francisco Rolo, em entrevista à Boa Nova, começou por referir que “esteve presente nestas jornadas na qualidade de presidente da concelhia do PS oliveirense e que levantou algumas questões relativas ao S.A.P. de Oliveira do Hospital”.

Anónimo disse...

Rádio Boa Nova - 21/11/2006 - 15h10 - “Não existe confirmação que o SAP oliveirense venha a encerrar”, segundo Francisco Rolo

O Presidente da concelhia do Partido Socialista de Oliveira do Hospital, o sociólogo José Francisco Rolo, esteve presente num plenário do partido socialista, em Soure, no passado fim-de-semana, designado de jornadas políticas da saúde. Francisco Rolo, em entrevista à Boa Nova, começou por referir que “esteve presente nestas jornadas na qualidade de presidente da concelhia do PS oliveirense e que levantou algumas questões relativas ao S.A.P. de Oliveira do Hospital”.

Anónimo disse...

Afinal de contas quem é que tinham razão em não participar no BUZINÃO e na RECOLHA DE ASSINATURAS?

Anónimo disse...

Comentário do CBS on-line

Assunto: Saúde...!
23/11/06 - 18:51

Nos tempos conturbados para a população portuguesa, em matéria de saúde, Arganil (pessoas que tomaram iniciativa) está de parabéns por abertura desta unidade vital naquele concelho que há muito se preparou para este embate a nível nacional, ao contrário de outros vizinhos que andaram a dormir na forma e tarde acordaram.

2006NOV23 Albano Lopes Galvão.


Ao Senhor Albano Lopes Galvão, com amizade.

Ó meu caro amigo, o Sr. como autarca da freguesia de Oliveira do Hospital e como membro destacado do PSD local (não interessa a facção) também deverá ter uma quota parte de culpa da inercia a que foi votada, politicamente, esta terra. Não lhe parece? Ou está a pensar mudar de campo? Ou apenas a sacudir a água do capote? Não me diga que está a pensar substituir o Zé Carlos na Junta e já se prepara para vir á ribalta?

Parece-me que a responsabilidade em termos de saúde, neste concelho, tem três nomes, a saber António Simões Saraiva, Carlos Portugal e Mário Alves. O primeiro porque entregou um Hospital público a uma fundação privada - olhem para o exemplo de Seia e Arganil - o segundo e o terceiro porque simplesmente não exitiram nem existem enquanto governantes para defenderem o concelho de Oliveira do Hospital.

No entanto pode sempre votar PSD nas próximas eleições. Mas olhe que só os burros é que não mudam.

Anónimo disse...

IN Jornal AS BEIRAS de 2-11-2006

ARS garante urgências 24 horas por dia


O governador civil de Coimbra reuniu, ontem, à mesma mesa, o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, a vereadora do pelouro da Saúde, a vereadora do Partido Socialista e um representante de cada partido político com assento na Assembleia Municipal.
Em discussão esteve o possível encerramento no período nocturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital. Uma situação que já levou a dois protestos no último mês, apesar de ainda não ter sido comunicada oficialmente nenhuma decisão da ARS.
Principal conclusão do encontro: o presidente da ARS, Fernando Regateiro, garantiu aos presentes que a população oliveirense vai continuar a ter um serviço de atendimento 24 horas por dia para atendimento dos casos agudos.
Isso mesmo foi revelado ao DIÁRIO AS BEIRAS pelo presidente da Câmara, Mário Alves.
“Acredito na palavra das pessoas, por isso para mim este é um problema que para já está encerrado”, frisou o autarca do PSD.
O local e a forma onde irão manter-se as urgências é que ainda não ficou definido. Um dado é certo: o SAP da forma que existe actualmente em Oliveira do Hospital é para terminar. No entanto, foi ainda garantido pelo responsável da ARS que isso só acontecerá quando outro estiver encontrado outro sistema que o substitua.
“O futuro sistema de organização está a ser estudado, tendo em conta os interesses da ARS, em termos de funcionamento, por um lado, e as necessidades do concelho, por outro”, disse o edil.
Referindo ainda que Fernando Regateiro “garantiu que dentro do Centro de Saúde, ou fora dele, as urgências 24 horas por dia vão continuar a existir”.
Deixando também claro que “mesmo que o serviço seja prestado externamente ao Centro de Saúde, este não terá custos para os utentes, funcionando dentro do regime e do sistema do Serviço Nacional de Saúde”.

Anónimo disse...

Agora o que é que os profetas da desgraça irão fazer? Eo buzinão? E a recolha de assinaturas? E o PS? Agora já não necessita de dar opinião?
E o Eng. Campos terá tido ou não grande interferencia em todas estas questões? Por aquilo que me têm dito o homem desdobrou-se em mil, mas os agradecimentos foram um par de coices. Ele também já deve estar habituado a ser assim tratado pelos Oliveirenses, mas de qualquer modo...

Anónimo disse...

cialis generique , achat cialis, comprare cialis, comprar cialis.