2007-02-19

O dever e a obrigação de INFORMAR

Ao longo dos últimos anos tem vindo a assistir-se a uma melhoria na quantidade e na qualidade da informação disponibilizada pela autarquia de Oliveira do Hospital aos seus munícipes. Os munícipes exigem cada vez mais estar bem informados sobre o que vai acontecendo no seu concelho. Conhecendo os recursos afectos a cada realização e à actividade do Município em geral, será possível aos munícipes ajuizar da relação custo/benefício de cada obra, bem como sobre eventuais desvios nos custos para além de um limite considerado razoável, permitindo ao munícipe avaliar a eficácia, o rigor e o nível de desempenho dos autarcas.

Contudo, não obstante a evolução positiva registada, ainda se está longe de atingir a situação óptima, uma vez que raramente é feito o aproveitamento dos diversos meios disponíveis (boletins informativos, Internet, jornais, mailing, etc.) dificultando, assim, o acesso à informação por parte dos munícipes. E quando, por vezes, se utilizam esses meios, a sua utilização nem sempre é feita da forma mais correcta (habitualmente servem mais para promover obras do que para informar, possibilitando a discussão – vide exemplo dos diversos Boletim Municipal de Oliveira do Hospital).

Um exemplo simples, não basta à autarquia informar os munícipes da construção de um arruamento no sítio “x”; é fundamental que indique igualmente os custos dessa realização e os benefícios daí decorrentes para a população (por exemplo seu nível de utilização). É completamente diferente ter custado 5.000 euros ou 25.000 euros, ter exigido o trabalho de 6 homens durante 1 semana ou durante 3 meses, ser utilizado diariamente por 5 ou por 50 pessoas; e mais diferente se torna se tiverem sido despendidos recursos acima do considerado “preço justo do mercado”. Tratando-se de recursos públicos (de todos nós, portanto), que por norma são escassos para fazer face a tantas necessidades que se colocam, só conhecendo a forma e o modo como foram utilizados se poderá avaliar se existiu uma gestão criteriosa por parte da autarquia.

Dando outro exemplo, porque é que a autarquia não disponibiliza, na sua página da Internet, toda a informação sobre o Plano de Pormenor do Centro Histórico de Oliveira do Hospital?! Dado existirem muitos oliveirenses (diria que a grande maioria) cuja actividade profissional não lhes permite a deslocação ao Paços do Município, parece-me que seria mais prático efectuarem uma visita on-line aos documentos expostos. De forma a não serem cerceados da possibilidade de emitirem opinião sobre um assunto que lhes diz respeito e que certamente ficaria mais rico com a sua contribuição.

Seria também importante que a Câmara caminhasse rapidamente, no sentido da divulgação regular de um conjunto de informação, através da sua página da Internet, nomeadamente:
- Orçamento e contas da gerência municipal;
- Serviços/obras realizadas, indicando o respectivo custo, grau de benefício para a população e entidade responsável pela sua realização (Câmara ou subcontratação a outras empresas);
- Obras adjudicadas sem abertura de concurso e empresas a quem foram adjudicadas (ao abrigo da lei, certamente);
- Contratos de prestação de serviços em vigor e resultados de concursos públicos;
- Etc., etc., etc...

Vá lá Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, junte-se ao Século XXI. Este será o século da INFORMAÇÃO. Por outro lado quem não deve, não teme, não é?

11 comentários:

Anónimo disse...

Este post tem tanto de engraçado como de ingénuo. Então queriam que o Sr. Mário Alves, nosso ilustre Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, andasse a publicar a relação custo/beneficio das obras que manda fazer???!!!
Como é que ele ia explicar o poste de luz á porta da quinta, o caminho alcatroado (e que apenas serve uma família), as obras que são desdobradas para que possam ser adjudicadas aos amigos e correlegionários sem concursos públicos, os favores que faz ás associações onde estão os seguidores indefectíveis, as transferências de verbas (sem nexo e explicação) que faz para algumas Juntas de Freguesia, os "laranjinhas" a quem vai arranjando emprego e colocação nos quadros da Câmara, e por aí fora.
Abram mas é os olhos, este concelho está, como nunca esteve, a saque e a Câmara apenas se destina a servir os interesses dos senhores que por lá mandam. Os outros - o inimigo - só não é deportado porque já não há colónias. Quem vos avisa...

Anónimo disse...

Concordo na totalidade com o artigo exposto. Os autarcas têm a obrigação e o dever de informar os municipes da forma como gastam o dinheiro que todos lhes colocamos nas mãos. Acho que seria uma excelente ideia essa de publicitar no site ca Câmara o estudo que existe para o Largo Ribeiro da Amaral de maneira a toda a gente o poder consultar. Eu não tenho hipotese de ir vê-lo lá na Câmara.

Anónimo disse...

O autarca que usa os seus poderes e competências para defender as suas populações dentro dos limites do realizável e no respeito pelos direitos da população do resto do país comporta-se como um autarca. O autarca que usa o seu cargo para extremar posições e que não perde a oportunidade de aparecer à frente das manifestação populares para assim conseguirem votos nas próximas eleições autárquicas, não passam de caciques.

Infelizmente as nossas autarquias estão muito longe do que delas se esperava quando a democracia apostou nelas, a corrupção, os abuso e o oportunismo singram num modelo em que tudo vale para conquistar votos e manter o poder, desde as manifestações ao foguetório festivo, passando pelo apoio financeiro ao futebol.


Transcrito do Blog "O JUMENTO"

Anónimo disse...

As autarquias modernas devem estar em contacto com as pessoas, devem disponibilizar serviços de alta qualidade e demonstrar visão e liderança às comunidades locais.A Administração Local deveria, obrigatóriamente, ter um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O cidadão de hoje, mais informado e habituado desde cedo a lidar com os novos meios, torna-se necessariamente mais exigente para com os serviços prestados pela sua autarquia. Os autarcas devem saber dar a resposta adequada às novas exigências dos seus eleitores.
Infelizmente isso será em outro local. Oliveira do Hospital não merece o Presidente que tem. Pela sua história merecia alguém capaz de catapultar este concelho para os lugares a que pertence. Obrigado aos 7.011 eleitores que votaram na continuação da inacção, na falta de capacidade, na falta de visão.
Triste terra, a quem está entregue...

Anónimo disse...

O que eles lá na CÂmara querem é tacho e comer todos da mesma gamela. Quanto menos o povo souber das trafulhices que vão fazendo mais tempo eles lá podem ficar. E podem acreditar que vão usar de todos os métodos para se irem mantendo por lá eleição após eleição. É gente que quer o poder apenas pelo poder. Não são capazes de criar nada ou de trazer alguma melhoria a este concelho. Querem é papo cheio. Raio de gentinha, mais quem votou neles.

Anónimo disse...

Ó sr. Observador,
não acha que está a pedir demais?

O sr. pensa que isto é o quê?
Essa mania de controlarem o homem e quererem saber tudo tem que acabar.

Se não digo ao homem para meter um regime tipo Madeira Alberto João.

Que metediços vocês são.

Juizinho. 'Tá bem?!

Anónimo disse...

Por falar em informar, alguém sabe o que se está a passar com a edição on-line do Correio da Beira Serra? Não consigo aceder. Se calhar a PJ já mandou encerrar.

Anónimo disse...

Não há nada para informar... o que voces queria era poder dar porrada no homem, a torto e a direito. Como são incapazes de lá chegar de outra forma queriam que ele vos desse uma ajuda, para depois vir a má lingua, não era?
Vão a votos, que ele logo vos diz como é que elas mordem. A voçês (PS E PCP) e ao bando de energumenos que tomou conta do PSD. Mas esses tambem não vaoa aquecer o lugar. O Mário ALves sabe mais de politica sozinho que voces, bando de burros, todos juntos.

Anónimo disse...

Olha afinal também temos os "rochinhas & comp." a comentar e a fazerem a defesa de sua exª. Só lhes fica é bem, já agora podiam lamber-lhe os c...... É uma vergonha ao que se chega por causa de dinheiro

Anónimo disse...

ROCHINHA, FUMAS-TE UMAS BROCAS.

CUIDADO, JÁ UMA VEZ FOSTE PRESO SÓ PORQUE LEVAVAS DROGA. BURRO QUE NÃO A CONSEGUISTE.

Anónimo disse...

Nem de propósito, fala-se de abertura e informação aos municipes e eis que a Câmara é assaltada (ehehehe). Tudo porque o Sr. Presidente, na sua habitual gigantesca capacidade de pensar pela sua cabeça, entendeu que não seria necessário dotar os Paços do Munícipio de um sistema de alarme ou de vigilância. Ficava muito caro. Não se justificava.
Pois agora depois de casa roubada trancas à porta. Mais um passo gigantesto no campo da incapacidade de gerir o que quer que seja. Só tenho pena de não ser o dinheiro dele a pagar os estragos e o material roubado. Além de teimoso também é burro.