2009-05-01

O dia do TRABALHADOR

Em Portugal, mesmo nos 48 anos que durou a ditadura fascista, nunca os trabalhadores o deixaram de festejar, com todo o simbolismo que é assinalar um dia que celebra os trabalhadores e a sua luta por mais direitos numa altura em que a repressão se abatia sobre os trabalhadores indo desde a prisão, a tortura ou mesmo a morte dos que se opunham ao regime fascista e aos atropelos às liberdades e direitos dos trabalhadores.

Desde o 25 de Abril de 74 que o 1º de Maio é comemorado na rua, com muitos milhares de trabalhadores a fazerem deste dia uma festa, mas também um dia de luta por melhores condições de trabalho, ficando para sempre na memória o ano em que cerca de um milhão de trabalhadores se concentraram no Estádio 1º de Maio para defender as conquistas de Abril.

Em 2009, as comemorações terão, obrigatóriamento, outro sentido e outro sentimento, face à crise que, internacional e nacionalmente, vai alastrando.

Em Portugal, o desemprego já afecta quase meio milhão de pessoas, 10 mil trabalhadores estão com os contratos suspensos ("lay-off") desde o início do ano, os despedimentos colectivos aumentaram, a precariedade laboral continua a crescer. E as perspectivas para o próximo ano não são muito diferentes: o Fundo Monetário Internacional espera 600 mil desempregados, um número inédito em Portugal, e uma contracção económica de 0,5%.

Este cenário de crise tornará o Dia do Trabalhador, assinalado a 1 de Maio, um dia diferente? Estou em crer que sim!

As duas centrais sindicais vão comemorar o 1º de Maio com manifestações na capital, separadas como é habitual, mas apresentando algumas reivindicações comuns em defesa do emprego e de melhores condições de vida.

O 1º de Maio da UGT terá como lema "Contra a precariedade, Empregos de qualidade". O aumento dos salários e das pensões, a redução do IRS, o reforço da contratação colectiva, o respeito pela lei e pelos acordos são as principais reivindicações da UGT neste 1º de Maio.

As comemorações da CGTP decorrerão sob o lema "Respeitar os Trabalhadores, Mudar de políticas". A revogação das normas gravosas do Código do Trabalho e das leis laborais da Administração Pública, a valorização da contratação colectiva, o combate ao desemprego e à precariedade, o aumento dos salários e pensões, a efectivação dos direitos individuais e colectivos dos trabalhadores são as principais reivindicações que a CGTP vai apresentar neste 1º de Maio.

1 comentário:

Anónimo disse...

isto está ao rubro , diambolando pela net vejam o que se encontra...
é a politica no seu melhor.. para os mais curiososos leiam o
www.lageosa.blogspot.com