2009-05-30

A "nossa" reeleição - Parte VI

EMPREITADA DE RECTIFICAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA E.M. 509 - NOGUEIRA DO CRAVO/OLIVEIRA DO HOSPITAL

A Câmara Municipal, em reunião ordinária realizada no dia 22 de Maio do corrente ano, deliberou, por todos os membros presentes, a aprovação do projecto, caderno de encargos, programa de concurso e abertura de procedimento da empreitada de "Rectificação e pavimentação da E.M. 509 - Nogueira do Cravo / Aldeia de Nogueira / Oliveira do Hospital".

A estimativa orçamental ascende a 1.216.000,00 €, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e tem um prazo de execução de 180 dias.

Retirado de : http://www.cm-oliveiradohospital.pt/
Município de Oliveira do Hospital

A "nossa" reeleição - Parte V

REQUALIFICAÇÃO URBANÍSTICA DO LARGO RIBEIRO DO AMARAL E ARRUAMENTOS ADJACENTES - ALTERAÇÕES DE TRÂNSITO

Informam-se todos os munícipes e demais interessados que a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de Junho, em virtude da empreitada de Requalificação Urbanística do Largo Ribeiro do Amaral e requalificação da Av. 5 de Outubro, da Rua General Santos Costa e Rua Prof. Antunes Varela, em Oliveira do Hospital, se vão efectuar as seguintes alterações:

1 – Será interdito o trânsito e estacionamento na Rua General Santos Costa (desde a Caixa Geral de Depósitos até ao Serviço Local de Segurança Social), apenas sendo possível o acesso pedonal e de viaturas em situações de emergência;

2 – A Travessa Adelino Gonçalves apenas permitirá o acesso local a residentes e à EPTOLIVA, sendo que a saída se efectuará para a Avenida 5 de Outubro, no sentido do Largo Ribeiro do Amaral. Apela-se à compreensão de todos no sentido de serem minimizados os efeitos dos eventuais constrangimentos resultantes das modificações implementadas.

Município de Oliveira do Hospital

Música varrida da rádio

É mais conhecida por “Sr. Engenheiro” e tornou-se uma das faixas mais cantadas do último disco dos Xutos & Pontapés. Mas só passou uma única vez numa rádio nacional, a Antena 3.

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos, diz que “parece um complô”.

Quem conhecer a discografia dos Xutos & Pontapés sabe que o cariz de intervenção e alerta social marcaram sempre presença nas letras das músicas. Aproveitem para trocar "Sr. Engenheiro" por "Sr. Professor" e vão ver como esta música se pode adequar, quase na perfeição, a Oliveira do Hospital.


2009-05-20

Mais "encomendas"

Clique para aumentar

A nível local, como sempre em ano de eleições, abrem-se os cordões à bolsa e cresce o regabofe, suspendem-se opções racionais com custos eleitorais, tapam-se buracos para ninguém andar descontente, arranjam-se uns empregos a mais uns amigos assegurando empenho na campanha, lançam-se projectos sem financiamento assegurado, iniciam-se obras de todo o género… enfim.

Dizem-me que isso era antigamente, que agora já não é assim… e rio-me! 

Agora, de facto, já não é bem assim, é tudo feito de forma mais refinada e profissional, para evitar a critica de eleitoralismo. Mas as "obras" de época eleitoral continuam a ser feitas e asseguram muitos votos a quem está no poder. Vá-se lá perceber porquê...

2009-05-10

As "encomendas"

clique para aumentar, sff

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital adjudicou a compra de cerca de 150.000 € (cerca de 30.000 contos, na moeda antiga) para pavimentação com cubos de granito. Mesmo em tempo de eleições e com a necessidade, que se nota cada vez mais, de garantir a recolocação na "Casa Branca" convenhamos que são demasiados calhaus. Se a estes juntarmos todos os outros que por aí andam, não augura nada de bom para o concelho.

2009-05-09

Reabertura EB Galizes

Segundo noticia da RR, as aulas na Escola Básica do 1º Ciclo, de Galizes, recomeçam na próxima segunda-feira.

Três semanas depois de uma parte do tecto de uma sala de aulas ter vindo abaixo, reiniciam-se na segunda-feira as aulas na Escola Básica do 1º ciclo de Galizes, concelho de Oliveira do Hospital.

As obras foram feitas e o problema parece estar resolvido.Isso mesmo garante o presidente do agrupamento de escolas de oliveira do hospital, Luís Ângelo.“Já me desloquei ao local, já verifiquei que estão reunidas todas as condições de segurança e higiene necessárias e as salas de aula, neste momento, reúnem todas as condições”, disse.

Retirado de http://www.rr.pt/

2009-05-07

Autárquicas 2009


O Campeão das Províncias Online avança, na sua edição de hoje, a noticia de que o PSD já tem candidatos às lideranças das câmaras municipais do distrito de Coimbra cujos presidentes foram eleitos, em 2005, pelo Partido Socialista.  

Sónia Vidal, professora do ensino secundário, é a candidata com que os social-democratas procurarão reconquistar a presidência da Câmara Municipal de Soure. Jorge Veigas (Tábua), Rocha de Almeida (Mira), Filipe Soares (Lousã), Diamantino Garcia (Góis) e Vasco Figueira (Condeixa-a-Nova) são os restantes candidatos com que os social-democratas aspiram a destronar o PS.

O PSD conta recandidatar a quase totalidade dos presidentes das câmaras municipais do distrito de Coimbra (11) com que saiu vitorioso em 2005. Uma das excepções entre os eleitos social-democratas, porventura a única, reporta a Pampilhosa da Serra, onde Hermano Gouveia cedeu o lugar a José Brito.

Figueira da Foz e Oliveira do Hospital representam ainda incógnitas no elenco de candidatos do PSD, tal como Lousã no campo socialista.

Pacíficas são as recandidaturas dos social-democratas Carlos Encarnação (Coimbra), Ricardo Alves (Arganil), João Moura (Cantanhede), Fátima Ramos (Miranda do Corvo), Luís Leal (Montemor-o-Velho), Maurício Marques (Penacova), Jaime Soares (Poiares) e Paulo Júlio (Penela).

Isto ainda vai gerar muita confusão aqui pelo concelho, ainda vai haver muita noite mal dormida, muito sapo a engolir. Quem cá estiver verá.

2009-05-04

Parabéns ARCED

Escreveu-se mais uma memorável página no ainda curto historial desta Associação / Escola de Futebol, ao vencer o 4º Campeonato em 6 anos de participação nos Campeonatos Distritais da Associação de Futebol de Coimbra.

A ARCED é, sem qualquer dúvida, uma Associação que leva bem longe o nome de Oliveira do Hospital mas que, inexplicavelmente (ou talvez não), se vê impedida de contar com o apoio do Município de Oliveira do Hospital. São os frutos dos tempos e da mentalidade em que vivemos.

Na minha opinião, uma das alternativas ao cheque eleitoralista e partidarizável, passa por a Câmara Municipal disponibilizar apoios e condições locais para que os produtos culturais e a prestação de serviços sociais, recreativos e desportivos sejam a fonte de receita fundamental para as associações. Passa ainda por definir quais os critérios de atribuição dos seus subsídios Sem dúvida alguma que a ARCED estaria no topo desses critérios.

Propostas não faltam: a formação, as infra-estruturas e os equipamentos para uso comunitário, a organização de projectos inter-associativos, a promoção da imagem externa, o incentivo à criatividade e à inovação, a disponibilização de serviços internos da autarquia e o seu envolvimento nos projectos relevantes, em particular quando resultam da cooperação e da parceria.

Infelizmente para o concelho de Oliveira do Hospital, o caminho desta Autarquia é outro.

Parabéns à ARCED. São estes os novos CAMPEÕES:

Rafael Gomes, Guilherme Dantas, João Francisco, Daniel Correia, João Pereira, Afonso Rogeira, Francisco Campos, Ruben Gonçalves, Rodrigo Caldeira, Tiago Dinis, Ricardo Duarte, João Pais, João Damião, Filipe Lourenço, João Garcia, Francisco Duarte, Diogo Marques, Tiago Marques, João Caseiro, Rodrigo Pais, José Miranda e João Oliveira.

2009-05-01

O dia do TRABALHADOR

Em Portugal, mesmo nos 48 anos que durou a ditadura fascista, nunca os trabalhadores o deixaram de festejar, com todo o simbolismo que é assinalar um dia que celebra os trabalhadores e a sua luta por mais direitos numa altura em que a repressão se abatia sobre os trabalhadores indo desde a prisão, a tortura ou mesmo a morte dos que se opunham ao regime fascista e aos atropelos às liberdades e direitos dos trabalhadores.

Desde o 25 de Abril de 74 que o 1º de Maio é comemorado na rua, com muitos milhares de trabalhadores a fazerem deste dia uma festa, mas também um dia de luta por melhores condições de trabalho, ficando para sempre na memória o ano em que cerca de um milhão de trabalhadores se concentraram no Estádio 1º de Maio para defender as conquistas de Abril.

Em 2009, as comemorações terão, obrigatóriamento, outro sentido e outro sentimento, face à crise que, internacional e nacionalmente, vai alastrando.

Em Portugal, o desemprego já afecta quase meio milhão de pessoas, 10 mil trabalhadores estão com os contratos suspensos ("lay-off") desde o início do ano, os despedimentos colectivos aumentaram, a precariedade laboral continua a crescer. E as perspectivas para o próximo ano não são muito diferentes: o Fundo Monetário Internacional espera 600 mil desempregados, um número inédito em Portugal, e uma contracção económica de 0,5%.

Este cenário de crise tornará o Dia do Trabalhador, assinalado a 1 de Maio, um dia diferente? Estou em crer que sim!

As duas centrais sindicais vão comemorar o 1º de Maio com manifestações na capital, separadas como é habitual, mas apresentando algumas reivindicações comuns em defesa do emprego e de melhores condições de vida.

O 1º de Maio da UGT terá como lema "Contra a precariedade, Empregos de qualidade". O aumento dos salários e das pensões, a redução do IRS, o reforço da contratação colectiva, o respeito pela lei e pelos acordos são as principais reivindicações da UGT neste 1º de Maio.

As comemorações da CGTP decorrerão sob o lema "Respeitar os Trabalhadores, Mudar de políticas". A revogação das normas gravosas do Código do Trabalho e das leis laborais da Administração Pública, a valorização da contratação colectiva, o combate ao desemprego e à precariedade, o aumento dos salários e pensões, a efectivação dos direitos individuais e colectivos dos trabalhadores são as principais reivindicações que a CGTP vai apresentar neste 1º de Maio.