2006-05-16

O Analfabeto Político



"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguer, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, malandro, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Poema de um escritor e dramaturgo alemão, que viveu entre 1898 e 1956, de seu nome Bertolt Brecht.

A democracia exige a alfabetização política da população, o que nada tem a ver com doutrinação, mas tem tudo a ver com informação, conhecimento, aumento da autonomia e da capacidade crítica de cada um.
Separar as águas é uma exigência da democracia.
O aumento da abstenção eleitoral, a reduzida participação na vida cultural, cívica e política, o encolher de ombros face ao que nos é comum, são comportamentos correntes de muitos cidadãos. Não é de estranhar que uma maioria crescente da opinião pública vá encolhendo os ombros e dizendo que os políticos são todos iguais, ou, que nada sabem ou nada querem saber de política.
O poder dominante, para dominar, precisa que predomine o analfabetismo político. Quando o analfabetismo político predomina é natural que tudo pareça igual e seja visto com a mesma indiferença.
Por outro lado, a falta de formação permite que a actividade política seja cada vez mais futbolizada. Assim, muitos políticos adoptam o comportamento dos hooligans, defendendo fanaticamente as suas cores e, pelo seu lado, os meios de comunicação social preocupam-se apenas em transmitir os resultados das contendas entre adeptos.
Cabe aos que não fazem parte do coro dos contentes, juntarem-se, criar e fazer soar as melodias da civilização que se pode opor à barbárie.
Por isso, meus caros, cultivem-se.
Olhem para o que se passa à vossa volta ! Olhem e vejam...
Leiam !
Pensem !
Discutam !
Comentem !

69 comentários:

Anónimo disse...

"...Por isso, meus caros, cultivem-se.
Olhem para o que se passa à vossa volta ! Olhem e vejam...
Leiam !
Pensem !
Discutam !
Comentem !"

OH Que exigente caro blogger-jornalista!

Então por aqui não é o reino da atoarda, coisa e tal, meia bola e força?...
Eu pensei que este blog até servia para outras coisas...

Anónimo disse...

... Ah e esqueci-me para além dos lugares comuns brechtianos, que diz tudo e o seu contrário, sugiro um aleitura bem portuguesa.
"Os Burros" de José Agostinho de Macedo (1761-1831).

Vai ver que vai gostar.
E sabe é menos lugar comum.
Vulgar...

Anónimo disse...

Épa! Dois post em menos de uma semana?
O sr blogista, anda nervoso ou quê?
è que agora já está armado em intelectual.
Anda a ser "apertado"? Ou será que já arranjou um "tachito"?
"Compreendite" como diria Vasco Santana.
Sabe, a conclusão deste blog é que:
" Só mudam as moscas, porque a mer... é a mesma "

Anónimo disse...

Esse gajo do blog está mas é a tentar fazer concorrência ao on-line do Correio da Beira Serra. Vai é ter que pedalar porque aquela mer... tá cá cuma vitesse...
das duas uma: ou o mário dá cabo deles ou então ainda acaba afogado nas cascatas de mer... da cidade!

Anónimo disse...

Esta "nação" está mesmo pantanosa...e olhem, o problema não está apenas na economia, mas nas PESSOASe e na sua cultura (neste caso na falta dela).

Ronald Reagan dizia "No arsenal, no weapon in the arsenals of the world, is so formidable as the will and moral courage of free men and women".

Pois, precisam-se de homens e mulheres livres de espirito, de coragem para enfrentar lobbies (ainda que provicianos).

Precisamos de homens e mulheres, ainda que estejam ligados a partidos, que tenham a ousadia de colocar em segundo plano os interesses dos mesmos e que pensem em Oliveira do Hospital como uma causa...se assim fosse, todos teriamos uma vida melhor, independentemente do quadrante partidário a que pertencemos ou não.

Infelizmente, e pelo que vou lendo e vendo, a acontecer isto...também D. Sebastião voltaria num destes dias ...de nevoeiro.

Fico a aguardar.

Anónimo disse...

Devo estar com cara de espanto (estarei?)perante "ilustrados" comentários.Significa, pois, que o autor do "Analfabeto Político" está (estará?) redondamente enganado quanto à sapiência das nossas gentes.Quem disse que a felicidade "está ao alcance dos estúpidos"? Li por aí - verdade ou não, cá por mim ando a ver se me passa a estupidez. Quero lá saber da felicidade!

Anónimo disse...

Depois de ler o post e os comentários, fiquei com a impressão de que o barrete serviu a muita gente

Anónimo disse...

A PRÓXIMA VÍTIMA

Nas eleições do PSD, ouve quem pergunta-sse quem seria a próxima vítima de Mário Alves. Parece que, pelo que vi nesta noticia que saquei da net, os gajos do correio da beira serra já a descobriram. Coitados é dos putos que andam lá de patins...

De acordo com o que o CBS on-line apurou, esta situação causou algum mal-estar entre os organizadores da iniciativa, que em surdina estão a associar a falta de apoio da autarquia oliveirense ao facto de o presidente da secção, Jaime Martinho, estar ligado – matrimonialmente – a Telma Martinho, que nas eleições para a concelhia do PSD ocupou o quarto lugar da lista encabeçada por José Carlos Mendes. Uma fonte credível ligada àquela secção do FCOH, que solicitou o anonimato, avançou mesmo a este jornal que Jaime Martinho – que também é director da Eptoliva - pondera a hipótese de se demitir.

Anónimo disse...

Segunda vez que venho a este blog e sinceramente, gostei deste post mas, pessoalmente, gosto mais dos post´s de "faca na liga", dos que fazem "sangue", que põem a cabeça do "tirano minhoto" em água, daqueles que tiram o sono às gentes dos partidos cá da terra.
Quanto aos comentários anteriores, discordo de quase todos, porque, na minha opinião, o dono deste blog (pelo que parece e espero não estar enganado) não deve receber dinheiro para promover os políticos cá da terra, nem devem ter sido eles a "montarem-lhe" o negócio.
Aliás é preciso é que, neste blog ou outros, vão aparecendo post´s que os ponham em sentido, e que os façam compreender - a todos - que o concelho ainda não está a saque.
E já agora não podia estar mais de acordo quanto ao seguinte :
"O analfabeto político não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.".
Nós podemos escolher, certo?

Anónimo disse...

sim e que mais. Não percebi onde querem chegar? Ao carpinteiro ou a qualquer outro? só vai para a politica quem não tem alternativa, pois cá fora ganha muito mais

Anónimo disse...

Também relembro um poema, vamos lá embora, que os poetas, quando não são "castrados", também são estudados na sua obra e contexto quando é necessário escrever a História.
Do senhor Mário-Henrique Leiria,que até é português e tudo.
"RIFÃO QUOTIDIANO"

"Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece"

Julgo forte, o recurso a esta memória de Bertolt Brecht...
...
Não faltarão dissidentes do "analfabetismo"...
Pois bem, caro autor da "provocação":
Actualizemos o léxico e substituamos, para nosso uso, o termo "analfabeto" por "iliterato"... E façamos algumas alterações, que a memória de Brecht, decerto, perdoará.Por exemplo:
" O pior iliterato é o iliterato político. Ele ouve, fala, participa nos acontecimentos políticos. Ele sabe que o custo de vida,...dependem de decisões políticas. O iliterato é .. dizendo que ama a política.
...na sua iliteracia ...assenta a exploração do povo."
No sec.XXI, ...
Mas, já agora:
- Quais serão as razões que determinam que haja milhares e milhares de jovens que completam o Ensino Secundário e os seus cursos superiores sem ler uma única linha da Constituição da República Portuguesa?
Claro:têm muita cerveja, gajos e gajas, TICs e televisão. E muito futebol, sim senhor. E um mundo "selvagem" à sua espera.Menos para muito poucos.

Anónimo disse...

Eh...eh...eh... Já diz o Jorge Palma, numa das suas músicas "DEIXEM-ME RIR"....Eu´cá já tentei cultivar outras coisas. Agora.... cultivar em política?? Como é que isso se faz? Pega de estaca?Planta-se em vasos? Já agora, sabem o que dá o cruzamento de uma bibliotecária com um político?Toda a informação que quiserem mas...incompreensível!! A sério, antes da cultivação política, que tal a cultivação académica?? E, depois, se houver vontade....cultura política!! Precisa-se, muita e honesta!! Boa noite AMIGOS.

Anónimo disse...

espanta-me o anónimo com a alusão ao correio da Beira Serra, tantas as vezes que o faz.... será um barrónimo? As vendetas fazem-se de muitas maneiras, e assim tb é demais.

Anónimo disse...

Para mim, é indiferente que o "dono" do blog seja este ou aquele...

Se não tivesse surgido este, provavelmente, eu criaria um...

Ainda que muitos venham para aqui tentar lavar roupa suja, destratar pessoas, etc e tal...de quando em vez, aparecem comentários interessantes, lúcidos e ideológicamente livres.

E acrescento, mais "ignorante" que o político ignorante, são aqueles políticos que vêm para aqui destratar o "politico ignorante".

Um politico culto não diz barbaridades, não escreve porcarias, não enxovalha o seu adversário recorrendo a baixarias e a ninharias...

Senhores politicos, era bom que fossem fazer um curso de formação profissional de boas maneiras...

Anónimo disse...

Caro Bloguista:

Fico contente por saber os meus comentários da ultima noticia.
A ideia era mesmo esta, que estamos a passar um crise de falta de cultura, de bom senso e de regras.
Por isso concordo em pleno com a sua ideia, mas isso é um problema da sociedade, pois a mesma e que criou os políticos de hoje e irá criar os políticos de amanhã.
É pena que no nosso ensino não seja incutida a definição de democracia, justiça, sociedade...etc. todas as noções que são necessárias para viver em sociedade.
A prova são alguns comentários que aqui estão.
No meu entender não cho que seja relevante que o bloguista seja de algum partido, pois as suas obcervações demonstram ser gerais.
Meu obrigado como cidadão as aos seus comentários pois eles fazem que passe-mos a olhar para a nossa sociedade de outra formma.

Anónimo disse...

A Cãmara vai promover a Festa Municipal da Educação.
Muito bem!

Então mas que condições tem ,agora, o Presidente da Camara para falar sobre educação?
Ele que foi professor - que está reformado - que é presidente da Cãmara, vai falar como e com que propriedade sobre Educação?
Um professor que insulta outros professores que por sua vez o casusam de coisas sérias.
Um professor que oferece "escarretas nas trombas" que chama outros professores de "montes de merda" e "ursos" e eles respondem "urso és tu!" e "merda és tu!" que tipo de professores são?
Que tipo de Educação eles representam?

Bem o Presidente da Cãmara a discursar no dia da Festa da Educação os temas a abordar só podem sem:
A Má Educação, os Mal-Educados, e Educação - O que é Isso para mim?

Para encerrar pode ser gritar que "tem falta de chá"...

Anónimo disse...

Porque é que volta e meia aparecem aqui uns moralistazinhos da treta?

Depois, parece-me que têm pouca credibildade para dar moral. Isto a ver pelos argumentos que utilizam...

Mas pronto... desabafam.
Acredito que os deixa ficar melhores(com eles próprios ou com os outros?). Mas mesmo assim já é positivo...

Arvoram-se em uma espécie de impolutos, puros sangues da coisa pública, e acima de todas as contradições e tolices de encomenda que vão produzindo.

É que é uma mania.
Depois acho piada ao discurso anti-politicos.
Se não fosse para ri,r era para pensarmos que há quem perca o sentido do ridiculo.

Senão vejamos: há politicos, que eles escolhem, que são bestiais... e outros que eles decidem que são umas bestas, uns ineptos - sim os moralistazinhos têm as suas vacas sagradas, os seus intocáveis...
Quando interessa pedem ideias, acção aos politicos, opiniões, multiplicam-se em estimulos...
Outras vezes negam os politicos e transforma-nos em escoria da coisa publica.

Mas acreditem não há Coisa Publica sem politica, nem politica sem politicos, os politicos somos todos nós - os que escolhem e os que dão a cara e o seu tempo. (com defeitos e virtudes claro está)

Os moralistazinhos querem é uma sociedade de Iluminados (talvez à sua semelhança ou, indo ao encontro das suas necessidades pessoais).
Mas não são precisos iluminados. Nem géniozinhos da treta...

Vivamos com sentido de esperança. De forma positiva sem enxovalho.
Não há virtuosos.

Há é uns pseudo- virtuosos armados em moralistazinhos de discurso contra os ditos politicos... que queriam uma sociedade governada por Juízes ou Jornalistas!

Não tenho nada contra.
Têm é que ir a votos. Dar a cara.
Submeter as suas ideias ao sufragio dos seus concidadãos.
Isso é a Democracia. que é mais importante que os politicos e os moralistazinhos.
Tanto que os tolera.

Anónimo disse...

A moral, também é uma questão de classe. De classe social.E a política é hoje uma ciência. Como tal, com ética própria. Ninguém encomenda políticos nem os políticos se fazem por encomenda. É a vida que os faz. E, no exercício de cargos públicos, estão expostos política, moral e eticamente.
Zelar, apenas, pela moral dos outros, é "inquisitorial".
(Se, por hipótese, o gestor desta feira de opinião colocasse, num placard, em espaço público, o tema em debate, e, cada um de nós que aqui o comenta, a tivesse que aí colocar, como terminaria tal função?)
Em, liberdade, naturalmente...
A cidadania também se conquista, quaisquer que sejam os olhos por onde se lê a "realidade social envolvente". Mesmo no mundo, subjectivo, este das opiniões.E, sem elas, não há cidadania completa.
Aprender, aprender sempre:a ler melhor o que se passa à nossa volta; a estudar muito; a participar melhor nas transformações;
Sem encomenda.
Com respeito pelos que nos rodeiam.

Anónimo disse...

Estudar, Ler e Aprender...
Muito bem.
Lança um repto: - Qual foi o último livro que leu (leram)?
-Qual foi o último acto formativo em que participou(participaram)?

...

Anónimo disse...

Por isso, meus caros, cultivem-se.
Olhem para o que se passa à vossa volta ! Olhem e vejam...
Leiam !
Pensem !
Discutam !
Comentem !

E então??!....

Anónimo disse...

Último livro, ainda não terminei.( o da vida?!...)
O penúltimo, " Cem poemas do Riso e do Maldizer", da "Terramar".
Último acto formativo?
Escrever estas linhas neste espaço, sem encomenda, depois de reflectir muito nas perguntas anteriores.

Anónimo disse...

Gostei do repto::

A minha ultima formação foi : Higiene e segurança do trabalho ;
o meu ultimo livro foi a ultima legislação sobre a politica de arrendamentos; a nivel pessoal estou a lêr "O Diário da Tua Ausência "de Margarida Rebelo Pinto.

luís antero disse...

para quem gostar de fotografia e de alvoco das várzeas aqui fica o meu + recente menino. saudações para todos.
http://wwwfotomemoriadealvoco.blogspot.com

Anónimo disse...

Amigos, boa noite.

O que é que têm a comentar sobre o que aconteceu em Barcelona??? Século XXI...Europa...Espanha...Uma das nações mais desenvolvidas do mundo...É estranho, não é?? Porque é aconteceu aquilo em Barcelona???Será que os "nuestros hermanos" não são cultos políticamente???...Perante aquilo....o nosso D. Afonso Henriques foi o "espanhol" mais esperto deles todos!! Podem-nos chamar de pobres, de tesos, de atrasados,do que eles quiserem..só que...somos PORTUGUESES!!! Não andamos à procura de autonomia política...Comparado com aquilo, em Barcelona, viva PORTUGAL. Boa noite e bons sonhos....sem política.

Anónimo disse...

Ando a ler:
"O Mundo é Plano"(2005),de T.L. Friedman; sobre globalização, inovação, inteligência e compettividade

Formação e Informação:
> "QREN - Quadro de Referência Estrategico Nacional 2007-2013"

> Competividade, Coesão Territorial, Novas Oprtunidades, Clusters, Inovação Tecnologica e Organizacional.

3 estopadas que dão prazer (satisfação / estímulo intelectual) a quem gosta... de saber sobre.

Recomendo, mas há "melhor"...
Por ex. a poesia luminosa de Sophia de Mello Breyner Andresen
Ou os filmes dos Monthy Pyton

Sejam felizes. Com ou sem livros.

Anónimo disse...

E o que é que o blogger lê ou deixa der ler contribui para a nossa felicidade?

Anónimo disse...

Ó Senhor, acho que nada.
Eu por mim nem leio nem vou a cenas "seca". Para quê?

Mas também o outo bloguista estava a só a responder à questão lançada mais acima.

Distraiu-se ou quê...?

Já agora, isto por aqui anda tudo com os "azeites" ou quê?
Animem-se porra! È com esse espirito que querem correr com o carpinteiro???!

Assim não convencem ninguém. Ao contrário dele que canta à desgarrada com o povão, joga á malha e à sueca, faz umas febras, etc.
E vocês livros e tertulias.
Assim não vão lá.
Olhem, ja estou como o outro: Cultivem-se!
Vocês nem sabem o que interessa ao povo.
Mas paciência.
VIVA PORTUGAL e o Cristiano Ronaldo

Anónimo disse...

O senhor anterior, até tem uma pontinha de razão...

Não querendo ofender o povo de Oliveira do Hospital (e em geral de Portugal) na altura das eleições, esquecem-se que a campanha dura uns dias...que são de festa, de aproximação dos politicos ao povo....este perde a lucidez com as patuscada (gratuitas?) e depois vota...mas vota mal!

A festa termina...mas os problemas não...e quem escolheram para os resolver, não os resolve...às tantas, os que não foram eleitos também não os resolveriam....ainda assim ficará a eterna dúvida (pois até mostraram ter algumas ideias interessantes...)

Formação urgente: Para politicos e também para o povo...

Quero com isto dizer, educação, cultura fica bem a todos.

Anónimo disse...

Este blog deveria mudar de nome.
Em vez de OBSERVANDOOHP

Deveria chamar-se
INTELECTUAISDEOHP.

Livra! Não há quem vos ature.
Trabalhem caraças.
Dêem o corpo ao manifesto!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O comentador anterior deve ser do "Amigos do Riso", certamente.
Onde é que o amigo estava a trabalhar enquanto fazia esse comentário? No topo de um prédio, numa empresa de confecções, ou à beira de uma piscina "trabalhando" para o bronze?
Ele aparace cada teórico...

P.S. - Eu estou na minha hora de almoço e em casa, não estou a gastar dinheiro ou tempo ao patrão.

Anónimo disse...

e se eu vos contar o que descobri:
Parece-me que o autor utiliza um computador de todos nós para se dedicar aos posts.
É verdade e bem próximo do "carpinteiro", e esta!!!!
donde não se esperam é que elas vêm.
A vida é uma ironia, tão amigos que nós somos ou fomos ou continuamos a conviver, que é quase a mesma coisa.
Assim deitamos abaixo alguém que nos faz força.
Ninguém esperaria, e a maior parte dos oliveirenses, arriscaria a 99 por cento não suspeita de quem seja.
Talvez um dia conte..... como descobri.

Anónimo disse...

Por falar em Portugal... perdemos mais uma vez na Eurovisão, q é q isto tem a ver? Nada... é só pra ver q nem só na política acontecem erros, a RTP erra todos os anos pois não promove a canção! :D :D :D

Anónimo disse...

ó amigo anónimo que sabe quem escreve.... ande lá, mate a curiosidade aos demais... eu por mim arrisco: veio de Coimbra retornado à Câmara Municipal? ou foi Presidente de Junta? ou é outro? ande lá, conte, conte, que a malta agradece....

Anónimo disse...

Não me digam que o blog é encomenda do próprio presidente...

Só mostra como é verdadeiramente plural e aberto a sugestões e a críticas...construtivas, claro está!

Anónimo disse...

Loulou?
Oui c'est moi...

Anónimo disse...

ainda é cedo amigo, olhos bem abertos................
e logo chegarão.

Anónimo disse...

Não vim de coimbra. Ia para Coimbra...

Junta? Qual Junta?
Turismo é que é?

2 em 1 e não é shampoo.

Invejosos!!!!

Anónimo disse...

Eu continuo a insistir na tese de que isto é do Henrique Barreto

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

oh amigo esta dos Lusiadas, não será para distrair dos comentários anteriores?
Será!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Era para meter a Biblia mas acho que não iam gostar...

Anónimo disse...

A Bíblia! A Sagrada!
Exijo a Bíblia, a seguir.
Já!
E a Tora!
E Corão...
E, ao "coirão"
pseudo camoniano, exijo um trabalho de estudo sobre os Lusíadas que inclua a análise sintactica e morfológica, com divisão de orações em todas as estrofes e cantos do poema. Para publicar aqui, para nós ficarmos mais
cultos.
Para depois podermos ir, mais tranquilos, para a Finlândia: não se esqueçam é de colocar, aqui, também, as respectivas traduções em Inglês!

Anónimo disse...

Ó mestre do blog:
- "Apague" os Lusíadas desta coisa.
O Luis Vaz não se importa e, o erudito camoniano da iniciativa, já deve estar farto de rir.
Vá lá!

Anónimo disse...

hum hum para o lado que isto foi é mesmo para desviar as atenções

OHP OBSERVADOR disse...

Mensagem de Esclarecimento

Decidi apagar o comentário onde constava a transcrição de um poema de Camões, não porque não goste do poeta, mas porque o comentário era demasiado extenso, prejudicando e retirando visibilidade aos outros comentários.

Espero que o comentarista que o colocou não leve a mal esta decisão.

Anónimo disse...

Boa tarde AMIGOS.

Caros "políticos" locais... Estão, quase, a entrar de férias!!! Aproveitem-nas para se cultivarem!!! A partir de 3ª feira, a não ser que tenham algo de positivo para nos dar a conhecer...deve ser difícil aturar-vos!!! Aproveitem...BEM...o tempo que o futebol vos dá!!! Arrume-se,discutam positividade,discutam alternativas,discutam OLIVEIRA DO HOSPITAL...Juntem-se e bebam uns copázios bem bebidos mas...por favor...tragam algo de novo para o nosso Concelho. Divirtam-se e...viva a Selecção e viva PORTUGAL!!

Anónimo disse...

Há tipos mesmo assim:
-Alienado és tu, ó anterior, que ainda vais em "futebóis". E, para isso, já nem de copos (ou doutras coisas) precisas. Conheço um lar de 3ª idade que abriu, hoje, uma vaga.Onde até os velhinhos vão ver (?) a "tua" selecção!
E, saberás tu, por acaso, quando toca a votos, em quem é que esses velhinhos votam? Sabes? Vai-te preparando: vão pela mão.

Anónimo disse...

Oliveira do Hospital não precisa da nossa alienação, necessita (como de pão para a boca) da nossa atenção da nossa devoção `a causa pública.

Que viva pois a nossa terra!
Contra o miserabilismo e a manipulação das consciênncias e do povo.

A luta (pela nossa terra) continua!

Anónimo disse...

Então....caro AMIGO....pensei que isto era para darmos a nossa opinião e, pelo que li,....o tal período futebolístico não chega!!! Acha que precisa de mais tempo para se "cultivar" políticamente???Ou será que não tem amigos para os copázios??? Pois...é pena que assim não seja!!!Apesar de tudo, muita boa noite para si e bons sonhos.

Anónimo disse...

Ministério da Educação quer rever conteúdos da formação cívica no ensino básico
18.05.2006 - 19h29 Lusa

O Ministério da Educação quer rever os conteúdos da área curricular de Formação Cívica no ensino básico, contando com o contributo de instituições e diversas personalidades, através da criação de um Fórum de Educação para a Cidadania.

"Necessitamos de reflectir sobre quais as condições que se proporcionam do lado da Educação para que os jovens adquiram as competências e os meios de participar na vida cívica, política e económica. A escola tem de os preparar para os novos níveis de exigência que hoje o país tem"

o Fórum de Educação para a Cidadania, um órgão que vai integrar "o maior número possível de instituições da sociedade civil e personalidades ligadas a diversas áreas, nomeadamente à defesa do consumidor e à educação para a saúde".

Pois. Apesar de isto não interessar ao amigo "angolense"...
E ja agora, beba 2 copázios por mim!

Anónimo disse...

AMIGO....Esta é para si!!! Se souber, diga-me:
LOMWE OTELA OKUTILA OVITANGUI....
Se não souber o que quer dizer...Durma bem e descanse melhor!!! E...viva PORTUGAL.

Anónimo disse...

Bem metida,"costa".
Dentre muitas das "aventuras" deste governo nos campos da educação, esta pretenderá ser mais uma "bomba" publicitária, à qual não faltarão todos os interessados. a fazer de conta que a coisa, não andando, está em marcha...
De há muito que a escola procura cumprir, na formação dos jovens, esse objectivo. Esse perfil de cidadania, tão caro ao discurso (aparentemente - diz-se uma coisa mas faz-se outra) democrático, tem sido sempre repetido por inúmeros ministros e primeiros ministros...
e tido os resultados que conhecemos: para "inglês" ver!
Porventura, desta vez, mais malicioso do que, à primeira vista, pode parecer...Esperemos, pois, pelos desenvolvimentos necessários,a saber, quem irá estar nesse Fórum...
Sem pretender menosprezar os debates, conhecendo o pendor aberto, democrático e consensual das medidas políticas deste governo e deste Ministério da Educação, adianto que será mais uma medida para "fazer de conta", apenas para ganhar a "opinião pública", que, ao que parece, ainda está pelos ajustes...e alinha nestas coisas. (Para isso lá estarão todos os meios de comunicação, os comentadores habituais para a "lavagem" a que já nos habituaram.)
Será cedo para tais comentários?
- Não espero, sinceramente, que aquele Fórum chegue à conclusão de que este governo não é bom para consumo porque só faz à saúde de muito poucos.
- Vamos estar atentos ao assunto. As sagas deste Ministério da Educação continuam...- a fazer de conta que sim.

Anónimo disse...

Ó "anónimo" que me precedeu você parece-me um pouco ressabiado...

Será que é um daqueles professores a quem o Governo acabou com a boa vida?

Se for, preocupe-se em 1º lugar é com a taxa de "chumbos" nas suas turmas, com a qualidade das matérias que ministra. Faça por cumprir o programa definido.

E perceba que a sua função é formar cidadãos capazes de decidir, mas tb dotados de competências para competir no mercado de trabalho e produzir, para viverem com qualidadade de vida, dignidade e autonomia minimas.
Sim ou pensa que o bem estar é só para alguns previligiados e outros iluminados?!
Sim porque (se for professor) os seus alunos vão ter que competir por um emprego - ensine-lhes isso. Alerte-os, partilhe com eles...
Os seus alunos não vão ter um emprego garantido como o seu, pago pelos impostos de todos nós.

Cumpre a sua missão, que o governo - este ou qq outro - cumprirá a dele. Foi eleito para governar, não para servir interesses corporativos.
Quer mais horários zero e dias de folga por semana, ou mais cursos de formação da treta, só para ascender na carreira?!

SE não for professor, fica o desabafo.
E uma reflexão: há 50 anos atrás a Finalãndia era tão ou mais atrasada que Portugal. Sabe como venceu?
Com mais trabalho e menos queixume, com sacrificios colectivos e sentido de serviço público.
Venceu pela educação e pela formação. Não pelas mordomias...
Venceu, porque na FinLândia há sentido de pertença à comunidade e há cultura civica.
Dá-se mais do que se exige (sem haver)...

Anónimo disse...

Ao amigo “finlandófilo”,
que insinuou ser eu um “ressabiado” privilegiado a quem o governo “acabou com a boa vida”…e outras coisas.
É claro que, se aqui “boto” opinião, o faço respeitando o apelo feito à cidadania de todos nós, independentemente das profissões que, melhor, ou pior, desempenhamos.
Este, não é o Fórum das profissões…
Disse, e reafirmo, que , como cidadão atento, o Ministério da Educação, como com outras medidas, fará, desta, mais uma “gloriosa jornada de propaganda” , ao seu estilo, e da qual, em parte, o amigo, já foi “tocado”.
Basta ler o que a Constituição da República e o preâmbulo da Lei de Bases do Sistema Educativo (de 1986) dizem sobre as responsabilidades da Escola, para perceber que este governo não “descobriu a pólvora” e vai manter, com discurso (aparentemente) democrático, o “faz de conta que anda”.
Reafirmo que este governo é impróprio para consumo, porque só faz bem à saúde de muito poucos!
Quanto à Finlândia, precisa saber mais algumas coisas…
Pessoalmente, não necessito ir tão longe para tentar perceber como é que alguns países, em pouco tempo, nos ultrapassaram: tenho a Espanha, aqui ao lado. Com a gasolina mais barata, o que, para as viagens de automóvel, até tem as suas vantagens.
Sempre a considerar.

Anónimo disse...

Jesus, credo!
Este vazio...de cidadania.
Que fazer, sem futebol, aos fins de semana?!...
Sinto-me mal!
Perdoem.

Anónimo disse...

Quando quiser eu explico-lhe graciosamente o "fenómeno Finlândia".
Sei do que falo. A sério.

Ah! Eu tb tenho direito à cidadania. E daí a formular e a dar (tb aqui) a minha opinião.
Ou queria que fosse um exclusivo seu?
Não se dá muito bem com a iguldade pois não?

SErá Vossa Exa. pertence ao propalado escol dos iluminados?

Já que é adepto da NET vá à wikipédia e pesquise:
democracia;
igualdade;
cidadania;
privilegios;

e ja agora ... mania.
lol

Anónimo disse...

Então, esclareça!
Isto é mesmo para isso.
Apesar de estar a ser questionado, de certa forma, o modo como a nossa escola tem contribuído para a cidadania, por oposição ao "analfabetismo" político, e, depois, com o anunciado "Fórum de Educação para a Cidadania"...
E dei a minha opinião.Nada de novo.
Nem de provocatório. O governo deve governar. E nós, temos a obrigação de estar atentos aos sinais dessa governação, ter opinião sobre ela e manifestá-la livremente. Para que a cidadania não passe de "letra morta". E o futuro não seja um mero produto publicitário... Para "inglês" ver, e votos "caçar".
Dê as suas opiniões, mas sem pessoalizar a "coisa".

Anónimo disse...

Em boa verdade,vou lendo o debate supra e,há que reconhecê-lo,é de nivel elevado quanto ao conhecimento.O que me intriga é:como é que uma pesoa com esta cultura consegue ver mérito neste (des)governo?Serei eu que sou cego?

Anónimo disse...

Vale a pena dar uma vista de olhos neste hi5 para decontrair
www.super-mariozito.hi5.com


ABOUT ME (Mário Alves)

Who I'd Like To Meet pessoas que nao me venham com conversas da treta, para ser meu amigo tem de saber ouvir e calar!
Sexual Orientation I will tell you later
Drinker Yes
Smoker No
Favorite Music Genres Religious, Gospel, Latin, Hip-Hop
All Time Favorite Artists/Bands Victor Espadinha,Roberto Leal,Clemente
Current Favorite Artists/Bands Termogenio
Favorite Movies Laranja Mecanica
Favorite TV Shows Circo das Celebridades
Favorite Books "como fazer quase tudo" "Mein Kampf"
Favorite Quote "Arbeit macht frei" (o trabalho liberta)
Ethnicity Middle Eastern
Religion Scientology
Politics Non-conformist
Languages Portuguese, Arabic, English
Education Doctorate
Income $250K +

Anónimo disse...

Este post já está a perder a graça!!!!

Mas por favor, senhor dono do blog, seja original, não nos vá pôr a falar do futebol...a não que seja do Futebol Clube de Oliveira do Hospital.

Anónimo disse...

Bem...em 1º lugar queria referir que não sou de Oliveira do Hospital, apenas tenho ligações a esta terra. Apesar disso, tenho interesse por esta terra e mesmo à distância tento-me manter informado e ultimamente tenho ficado um pouco desagradado com tudo o que se passa. Oliveira do Hospital podia estar melhor, mas olhando à volta acho que os habitantes não se podem queixar muito e tou a falar no concelho todo, não só a cidade em si. O problema de Oliveira não é o Pres. da Câmara como alguns dizem, o problema são eles próprios, esses pseudo-intelectuais que passam a vida a divertirem-se atrás de um computador (enviando comentários) e a publicitar todo o tipo de problemas como se oliveira fosse equiparada a uma cidade da Sibéria ou da Serra Leoa. Saiam de casa e comportem-se como pessoas normais e tirem da cabeça a ideia que um dia vão salvar isto tudo. Oliveira não precisa de neteiros como voçês! Deixem-se de hi5 e de comentários que não levam a lado nenhum. Porque não tiram umas ferias para um sitio bem calmo e fazem uma descarga dessa diarreia mental, sério, saiam de trás desse computador e façam algo de util. Não há nada pior para a sociedade do que estes pseudo-intelectuais de esquerda atrás de um computador...sempre sob anonimato... Para eles um abraço!

Anónimo disse...

Caros comentadores?

Penso que se estão a afastar da questão que foi colocada. Neste blog pretende-se que se comente depois de uma analise critica dos seus conteudos, os temas por eles lançados. O analfabeto Politico, não diz nada contra ninguém mas faz com se realize uma analise politica sobre o que nos rodeia tanto lucalmente como a nivel nacioanal.
Este é um blog de intelcutais (ainda bem, farto de gente burra estou eu), de escreda (não me parece, até porque eu sou direita), de cobartes ( não temos a PIDE mas também não nos é dado o direito de falar, nesta terra), estamos escondidos detraz de computador ( e porque vivemos uma ditadura, mas falamos sobre aqui que nos incomoda, não nos acanha-mos ou nod resignamos ).
A critica têm que ser sempre construtiva. Tenho pena que muitos comentários que aqui se encontram mostrem a falta de cultura tão falada por aqui....

Anónimo disse...

A falta de cultura de parte deste pessoal tão "preocupado" com OH é espantosa. De cultura cívica, diga-se, porque não se deve falar da outra (das outras) visto que nunca esteve em causa.
Este blog devia passar a chamar-se "O Feudo", já que estão alguns a tentar torná-lo no ponto onde podem largar e impor as suas visões tão estreitas e umbilicais.
Ó srs. se são tão combativos façam-no nos locais próprios, ou então mostrem-se a todos e não só aos que subscrevem por baixo essas visões tão estreitas e tão a cheirar a caciquismos locais.
A net é isto mesmo, virtualidade...não pensem que é escrevendo aqui a mandar palpites que desempenham o civismo que tanto apregoam anonimamente.

Anónimo disse...

Boa António Duarte! Bem metida. Você afinal continua a "andar por aí"...

E como isto é um Fórum de opnião cada um diz e escreve o que entende...
Ou não?

Viva OH e o luta contra o Pensamento Único!!!

Anónimo disse...

Um analfabeto político é aquele que não têm visão para o futuro...é aquele que se preocupa com as pequenas coisas (também não digo que não o sejam necessárias) do dia a dia e não projecta para o futuro.

Um analfabeto político para o deixar de ser, tem de pensar em criar infraestruturas para os jovens praticarem desporto.

Tem de correr, gastar as solas para Lisboa, bater em todas as portas para que consiga melhores acessibilidades.

Tem de apresentar projectos para a defesa do meio ambiante, melhorar as ETARS e não só (já sentiram o cheiro horroroso na travessa atrás da Caixa agrícola e do restaurante?!)

Oliveira deve ser airosa, mas também cheirosa....e mais amistosa.

Atenção: Não estou a criticar nenhum político....apenas dei sugestões...pois parece-me que é aquilo que outros fazem e conseguem fazer crescer os seus concelhos.

Anónimo disse...

Pela notícia da Lusa, "costa" introduziu um elemento do presente, importante, para esta coisa da cidadania. Recorde-se, a iniciativa do actual governo que pretende modificar contúdos ao nível da formação cívica dos nossos jovens e de constituir um Fórum de Educação para a Cidadania, cuja actividade deverá aconselhar as medidas necessárias.
Hoje, pelo Telejornal, soube-se que o Conselho Nacional de Educação reuniu, na AR, e tem cinco pontos de trabalho para a sua futura acção, dentre eles, a formação cívica dos estudantes. Que boa notícia:
Nesta comissão, porventura, o governo vai ter que andar de "mansinho". Será só para "inglês" ver? Será só porque não era "politicamente correcto" deixar a referida Comissão de fora deste debate?
A ver vamos.
Mais um "andamento" a acompanhar.

Anónimo disse...

Concordo plenamente no que você disse.
se nós não prestarmos mais atenção
no que esta ocorrendo o que será que vai acontecer com nos.
Dvemos ter consciencia ,que discutir, fazer manifestações tem algum senttido
e que os politicos vejam que existem pessoas
que não são analfabetas!!!!

Anónimo disse...

Concordo plenamente no que você disse

Anónimo disse...

cialis prix , generique cialis, cialis acquisto, cialis.