2006-05-11

O Comboio do Progresso

Para além (ou por causa) da concorrência inter-empresarial, cada vez mais os concelhos competem entre si.
Cada concelho procura ter maior peso económico, atraindo investimento externo ou fomentando a iniciativa doméstica; cada concelho esforça-se por acolher os serviços descentralizados da Administração Pública ou luta pela fixação de instituições prestigiadas e prestigiantes; cada concelho tem para oferecer mais facilidades de relação com os mercados e com o mundo envolvente; cada concelho exige estar na primeira linha do poder do Estado lançando holofotes sobre os seus políticos, intérpretes da sua vontade e depositários das expectativas das suas populações.
Em inicio de século, a competitividade dos concelhos assume-se tão importante para o desenvolvimento como a competitividade de cada um dos seus agentes económicos. Ora, num mundo em rápida e permanente mudança, a competitividade ganha-se - ou perde-se - na capacidade de inovação e na consequente capacidade de antecipação dos movimentos sociais, culturais e económicos.
Um espaço de inovação necessita, por outro lado, de estar associado a um centro urbano com dimensão crítica suficiente para se assumir como um importante e qualitativamente exigente mercado de produtos finais e "merecedor" da instalação de serviços de elevado valor acrescentado.
E em Oliveira do Hospital, como será que o concelho tem estado a ser desenvolvido, ou mais importante ainda, como será que se irá desenvolver?
Será que o poder político tomou - toma ou tem vindo a tomar - as devidas precauções, para que não seja ultrapassado pelo concelhos vizinhos?
Qual tem sido a política seguida pelos executivos (anteriores e actual), em questões como:
- a cidadania, a coesão social e o capital humano, a aposta nos factores de competitividade, no aumento da produtividade, na melhoria dos níveis de qualificação profissional, na promoção do espírito empresarial, no reforço da coesão e na erradicação da pobreza e exclusão social;
- a competitividade da economia regional, e sobretudo, a atracção de investimentos produtivos qualificantes;
- as acessibilidades, uma vez que o Concelho deveria desempenhar um papel fundamental de articulação no conjunto do distrito e deste com o espaço ibérico e europeu;
- Os recursos hídricos, bem como os recursos florestais, cuja salvaguarda permitiria o desenvolvimento do turismo e o reforço da atractividade do concelho, gerando assim um conjunto indispensável de mais-valias.

Será que vale a pena pensar nisto?
Aceitam-se sugestões (de todos os quadrantes políticos).
Por um Concelho melhor ...

41 comentários:

Anónimo disse...

O concelho que mais crescia ...está a definhar...empresas que fecham...e pior que isso...empresas que não abrem....postos de trabalho que se perdem e alternativas que não se avizinham....

Ou bem que se tomam as medidas certas e corentes para crescermos ou então entraremos numa longa viagem pelo deserto.....

Como oliveirense profundo, apelo a todos os partidos para que encontrem uma plataforma de entendimento e escolham o modelo de desenvolvimento que melhor sirva o concelho....chamem os municípes a pronunciar-se, oiçam as suas ideias....

Primeiro passo: envolvam as pessoas....não as excluam.

Anónimo disse...

Fica bem pensar neste tipo de questões. especialmente quando o Diário da beira, têm como noticia de hoje, o perigo do nosso concelho ficar sem Instituto Politécnico.
Os habitantes deste concelho não estão motivados para por ele lutarem. Quando vejo na Tv as lutas que muitos concelhos têm neste momento pelo fecho das suas maternidades, só me passa peloa ideia que ainda bem que Oliveira não têm maternidade, porque eu sentiria uma grande revolta ( eu e muitas das pessoas que fazem parte deste blog), mas o cidadão "normal" iria estar "nas tintas" iriam diz " Que pena ? Não devia de fechar?" mas nunca teriam coragem de enfrentar um problema.
Somos o tipo "Tuga", "...pessoas de brandos custumes...".
No nosso concelho dá pena. No ultimo mandáto do Sr.º César Oliveira criou-se a frase turisca "Entre praia e a Serra, Oliveira do Hospital, um concelho a descobrir".
Olhem para a rua ? Vejam que o nosso concelho para ser melhor, só nos falta vontade;
vontade de mudar,
Vontade de ser-mos unicos, Vontade de ser diferentes.
Ao o melhor amar-mos o chão que pisa-mos todos os dias ...
O desenvolvimento depende o povo, no que o povo acredita.
Não existe nenhum político que só por ele (por mais boa vontade, e boas ideia) consiga levar o nosso concelho a voltar a ser o melhor da Beira Serra.
Vamos aproveitar para meditar, sobre tudo, e a tentar pensar o que cada um de nós poderá fazer para fazer do nosso concelho "o maior"!!!!!!!

Anónimo disse...

Preocupa-me o futuro da minha terra. Muito.

Como dizia o outro o rei fraco faz fraca a forte gente...

Há por aí herdeiros do trono?
Podem ser o Rocha, o zé carlos mendes, o duarte, eu sei lá...

ou os da oposição??????

Anónimo disse...

Ao 1º bloguer e não só.Por estranho que lhe possa parecer,neste momento,existem preocupações como as que sugere por parte de a quem sugeriu.Na próxima semana, teremos notícias.A ideia é mesmo congregar.Pretende-se uma reflexão profunda e o empenhamento de todos condição sem a qual qualquer projecto será redutor.Arregacemos as mangas e vamos ao trabalho.Para as grandes dificuldades as grandes soluções.

Anónimo disse...

É pá... é impressão minha ou este blog é de um jornalista?!
Os temas que vêm ao lume... o modo como é escrito.... nã aqui há gato...!
Será para alimentar Correio Beira Serra, a Folha ou o Diário das Beiras?
Dão-se alvissaras.

Anónimo disse...

Envolver todos, congregar esforços.
A solução passa também por aí.
Relembro que há cerca de 2 meses os 2 maiores partidos do concelho falavam em abrir-se á sociedade.

Na parte que toca aquele em que sou filiado, sei que andam a trabalhar numa muito interessante iniciativa (já fui abordado para tal) que se chama, já foi anunciada publicamente inclusivé, Forum Oliveira do Hospital Tem Futuro.
Segundo me transmitiram vai ter gente de muita qualidade, DE FORA DOS PARTIDOS, e vai ser coordenado pelo António Campos e por mais uma malta nova mas com experiência.

Aguardamos pois esse Forum e o seu trabalho.
Vai ser um bom ponto de encontro de ideias, reflexões e, espero eu, do apontar de soluções.

O concelho bem precisa.
Depois deste fechamanto a que andamos votados, que haja gente empenhada em abrir o concelho à discussão elevada dos seus problemas e soluções.

Todos somos poucos para contribuir para tal.

Anónimo disse...

Tema de discussão:

Caros amigos acho que deveriamos discutor aqui a questão da passagem ou não de trânsito no forum Romano da Bobadela.

O que acham?

Carrinhos, carrões, tractores e camiões junto ao arco romano soa-vos bem?

Visitem 1º a Bobadela....

Anónimo disse...

Não fraccionem, não partidarizem...

Criem pontes...

Dêem ideias....

Pelo que ouvi dizer, este blog é utilizado pelos políticos cá do burgo (principalmente pelos mais aficionados e partidários), mas municípes como eu, de vez em quando, dão uma espreitadela e lêem o que vão escrevendo e não é agradável constatar que alguns, não têm perfil para políticos (são rudes, provocadores e pior que isso, incompetentes).

Gostaria muito de ver, este tema debatido com elevação e com inteligência....

Não se dividam.

Unam-se em torno de uma causa comum: um projecto para o desenvolvimento do concelho.

O concelho agradece.

Anónimo disse...

Concordo consigo caro bloguista.
Mas repare se os partidos não intervêem não têm ideias ou opiniões nem inicitivas, levam na cabeça porque vivem só nas caaplinhas internas.

Mas se são atentos, interventivos e se movimentam indo ao encontro dos problemas da população aqui del rei que estão a partidarizar e a dividir. Aí não concordo.

Os partidos têm o direito e o DEVER de opinar e mostrar soluções.
Abrirem-se `a sociedade.

A politica não se esgota nos partidos, mas também é melhor ou pior se eles agirem bem ou mal.

E esclareço que não me revejo no discurso anti-partidos em anti-politicos.
Acho que há muita gente de qualidade nos partidos e na politica. Gente com curriculo e gente mais jovem. Em todos os partidos.

A Ana Drago no BE
A Sónia Fertuzinhos ou o Sérgio Sousa Pinto no PS
O Bernardino Soares no PCP
A Isabel de Castro nos Verdes
O Pedro Mota Soares no CDS
O Miguel Frasquilho

Acho que não devemos ser tão criticas em relação ao papel que todos devemos ter no desenvolvimento do nosso pais ou do nosso conecelho.

Anónimo disse...

O Miguel Frasquilho é do PSD claro. Por lapso não escrevi.

Mas há muitos mais nos diversos partidos.

Vamos pois conatar com todos dentro e fora dos partidos. E no final escolhemos através do voto.

Não é assim a democracia?

Anónimo disse...

"...Será que vale a pena pensar nisto?
Aceitam-se sugestões (de todos os quadrantes políticos).
Por um Concelho melhor ..."

O bloguer desafia assim TODOS.
Depois criticam porque se partidariza.

Vá lá eu entender-vos.

Anónimo disse...

Antes de mais, boa tarde para todos. É a 1ª vez que participo mas, pelo que li, muita tinta e muita "boa vontade" vai continuar, só que....não chega!!! Os homems estão lá porque, por força dos votos, lá foram colocados. Não chega...É preciso que, da próxima, apareça alguém com vontade de trabalhar por Oliveira. Já agora e em relação aos ditos homens...Na minha terra há um ditado que diz assim " Quem nasceu lagartixa, nunca há-de ser jacaré". TENHO DITO. bOM FIM DE SEMANA PARA TODOS.

Anónimo disse...

Cada vez mais longe dos centros urbanos, do desenvolvimento. Enfim.
Quase orgulhosamente sós. O que vale é que os tachos aparececem sempre para os mesmos ou para os seus familiares. É o concelho que temos. Coitadas das gerações que estão em crescimento que lhes retará ou emigrarem ou irem para grandes centros à espera de um futuro melhor.
Oxalá não seja assim!!!!!

Anónimo disse...

É verdade amigo das 3h 21m, basta ir a espécie de centro de emprego que temos, três ou quatro bocados de dia que temos por semana, para ver as condições "humanas e instalações" dignas e ofertas de mercado que aparecem diariamente.
Será que os senhores que mandam no concelho, não conseguirão ver uma forma, seja ela de incentivo a possiveis industriais que se queiram instalar no concelho, ou cedendo terrenos gratuitos que pertençam ao Município, talvez isentando-os de contribuições por x tempo de forma a cativar a nivel nacional, penso que só assim o progresso podia começar a ver-se ao fundo do túnel.
Claro que essas possiveis cedências ou isenções teriam que ser salvaguardadas, com cláusulas que salvaguardassem o Municipio.
Não seria dificil concerteza tentar, pois um concelho "rico" em pessoas formadas juridicamente, fazendo parte dos vereadores pessoas formadas em Direito, era só tentarem unir-se em torno de uma causa comum, deixando pelo menos uma vez para trás as cores partidárias, ou até mesmo pedindo ajuda a outros advogados da praça, ou pessoas com conhecimentos na matéria.
Será que não valia a pena tentar? O que havia a perder? Penso que nada. Pensem que hoje estamos bem amanhã poderemos não estar, nós ou os nossos mais queridos.
Passei dos 45 anos, procuro desesperadamente emprego e ele não me aparece, não porque não procure ou tenha sido eu a querer desempregar-me, mas sim porque a empresa fechou. É triste, muito triste, claro que isto não chegará a quem tem colocações na Câmara ou em escolas, etc. mas estes senhores e senhoras concerteza têm familia que lhes poderá acontecer a mesma coisa.
Pensem num assunto.
É o desabafo de mais um desempregado do concelho, nascido, e criado e que talvez o tenha de abandonar para onde????, Talvez para o estrangeiro. É triste quando temos uma vida feita aqui
............................

Anónimo disse...

O AMIGUINHO PARA QUEM ESTÁ NO POLEIRO, JÁ TEM OS CONHECIMENTOS PARA SI E PARA OS SEUS. A MAIORIA NEM É DE CÁ, NA TERRA DELES NINGUEM OS CONHECE, MAS AQUI SÃO OS SENHORES COM SSSSSS GRANDES.

Anónimo disse...

Como este Post trata de coisa séria....vejam a quantidade "exorbitante" de comentários ou de sugestões(15)!!!

Se fosse para "lavar roupa suja", ou para tentar "queimar" ou difamar alguém a estas horas já teriamos mais de 80....

Vamos muito longe....aí vamos mesmo!!!!

Anónimo disse...

Bem dito sim senhor.
Por cá é só critica e má lingua.
Propostas e ideias nem vê-las!
Assim o concelho está. E ocupado por quem nos lugares e nos tachos.
Depois, ainda se critica e deita abaixo quem dá a cara e o seu tempo pela terra.
Têm o que merecem.
E o Mário Alves será assim eterno!!!

Ideias? pois, custa muito pensar.
Dar a cara e o tempo? Vale mais a critica nas mesas de café.
VIVA O PORTO E A SUPER BOCK!!!
AH E QUERO UM EMPREGO PÓ MEU MIUDO!

Anónimo disse...

Vem algum mal ao mundo se este blog for de um jornalista?E se for de um pastor?Por acaso eu sou pastor-de ovelhas.entenda-se.Está vedado aos pastores preocuparem-se com a sua terra?Felizmente que o tempo dos pastores analfabetos já lá vai...O que temos agora é profs carroceiros tipo escarreta,urso,etc.Já viram algum pastor falar assim?Vamos ao que interessa.Animen-se os cépticos.Neste momento as preocupações com a nossa terra estão na ordem do dia.Então não viram a posição do Fernando Tavares Pereira?E a do Snr Padre de Oliveira...O único que anda descuidado é o MA.Esperem para o ver a correr para apanhar o combóio.Terá canetas? E há mais.A fé é a última a morrer..!Ânimo povo..!

Anónimo disse...

Meus amigos a alternativa á "ditadura" de 13 anos do Mário Alves e dos seus rapazes está a construir-se.
Vamos acreditar!
Vamos à luta!
O MEDO ACABOU!!!!

Anónimo disse...

Caros Bloguistas

Façam uma pausa e aproveitem para ler a edição de hoje do Correio da Beira Serra.Vejam como é que está a funcionar a etar da cidade, com os esgotos a irem para o rio de uma forma assustadora.
Já agora, comentem o assunto porque vale a pena!
Uma boa semana

Anónimo disse...

Meus senhores não são só estas duas ETAR's a funcionar mal. Era bom que o estado de muitas outras ETAR's e fossas publicas fosse divulgado.
É UMA VERGONHA!!!!
Há quem se preocupe com rotuntas e outras coisas mais. O que interessa é lavar a cara, o resto está escondido.

Anónimo disse...

ETARS ESGOTOS NO CONCELHO?!
vão ver a Penalva, Oliveira, Lagos, Chamusca, Caldas S paulo, S. Gião, Andorinha, Lagares, Ervedal, Seixo, Sta Ovaia, Sto António do Alva, etc etc

Este é o concelho onde o COMPETENTE TRABALHADOR E HONESTO Mario Alves tem responsabildades há 12 anos!!!
12 anos amigos!

Esta é a competência e o trabalho feito.
Mas canta BEM à desgarrada, lava tachos, assa febras, joga à malha e às cartas, e arranja umas benesses para quem o apoia.

Isto é uma VERGONHA.
Isto é terceiro mundo.

Anónimo disse...

Parem de criticar o homem.
Mario Alves é o maior e o melhor!
E 8.000 (oito mil) oliveirenses estão aí para o confirmar.

Anónimo disse...

Cuidado não troquem um aprendiz de carpinteiro,por um carpinteiro diplomado.O problema do concelho não é só quem lá manda é acima de tudo quem quer vir a mandar.Quem parece que manda é o Carpinteiro MA mas quem manda de verdade são os empresários do concelho. esses é que dizem o que se pode fazer e acima de tudo o que se não deve fazer pois pode trazer problemas e eles deixam de dominar.Eles não querem que outros empresários com novas ideias venham para o concelho e o MA não dá beneficios aos que se querem instalar porque estes não deixam, a Escola tecnológica não tem nem vai ser aproveitada pelo tecido empresarial existente no concelho porque para eles desenvolvimento não.
Mas atenção cuidado com os que agora querem entrar e fazer grandes discuções sobre o desenvolvimento do concelho.
Será porque vêm aí outras formas de industria a do lazer da terceira idade do turismo em espaço rural.Com a entrada de emigrante e a vinda de novos povos e com a mobilidade na função pública temos pela frente uma nova forma de criar riqueza,.Como diz o povo "candeia que vai á frente alumeia duas vezes". Não acham estranho que agora apareçam novos empresários em Ol.Hosp.? Esperemos para ver a sucessão, quem vai mandar no MA, os velhos ou os novos.

Anónimo disse...

Pois o Mário Alves é o MAIOR

Anónimo disse...

Cumprem-se, hoje, cem anos sobre o nascimento de um homem que, mais tarde, ficaria conhecido, na nossa História recente, pelo nome de Humberto Delgado, o"General sem medo"!
Claro que reconheço a descontextualização no tema proposto.
Mas, será, de facto, assim?!...
Um "Obrigado!", bem forte, ao "General sem medo"! Não será esquecido!

luís antero disse...

"Os recursos hídricos, bem como os recursos florestais, cuja salvaguarda permitiria o desenvolvimento do turismo e o reforço da atractividade do concelho, gerando assim um conjunto indispensável de mais-valias."
Oliveira do Hospital deve ser dos poucos concelhos que tem a sinalética de boas vindas e tudo o que ela encerra - o artesanato. o queijo, os rios, a montanha, etc. -não nas povoações que delimitam o concelho, mas sim às portas da cidade. Isto tb deve dar q pensar, não? Saudações bloguistas.

Anónimo disse...

Oliveira do Hospital tem todos os recursos que são necessários para o turismo como fundo de receita para estas gentes, como fonte de desenvolvimento mas......não tem é massa crítica. falta-lhe o principal condimento.Os pseudo políticos não têm visão para além do seu umbigo e dos cozinhados que ao longo dos anos têm sido feitos entre o PPD/PSD e o PS na Autarquia. Veja-se A abestenção do PS na Assembleia Municipal a quando da apresentação do pedido de auditoria à Câmara municipal. De que terão medo estes senhores e será que o MA é malhadiço e não reage vcomo qualquer pessoa de bem?
Porque será que os concelhos limitrofes se desenvolvem e Oliveira continua estagnada.
Se não fosse a passagem por Ol.Hosp. do Prof. César de Oliveira o concelho ainda estava na idade da pedra. Adiram-se que as ETAR´s não estejam em condições, que deitem para os rios e que cheirem mal? Ser5ão as ETAR,s ou é o concelho?

Anónimo disse...

Oliveira do Hospital tem todos os recursos que são necessários para o turismo como fundo de receita para estas gentes, como fonte de desenvolvimento mas......não tem é massa crítica. falta-lhe o principal condimento.Os pseudo políticos não têm visão para além do seu umbigo e dos cozinhados que ao longo dos anos têm sido

Anónimo disse...

Continuo da minha. O executivo actual está lá porque foi votado para isso. Têm culpa? Penso que não...É que...à 1ª caiem todos....à 2ª quem quer....será que vem a 3ª???E.... à 3ª... só cai quem é "parvo".....Alternativas??? A oposição que as arranje!Se eu fosse o Mário Alves, até que me ria desta oposição. Mas, amigos,isto não é o DURALEX...E, já agora, viva o ZINK,para PRESIDENTE!!! Uma boa noite para todos.

Anónimo disse...

Caros Bloguistas:
Fico contente de saber que todos passamos por este blogue, com a mesmo ideia. Alguma coisa é preciso ser feita; as coisa não dependem só de que manda mas tb de quem o rodeia; que somos um concelho rico em todos os aaspectos...... e que acima de tudo somos pessoas que apesar do anonimato deste blogue (.....pois é assim que se vive em tempos de ditadura), temo vontade mas falta força.No primeiro comentário que fiz disse que somos um povo de brando custumes!; Mas se alguem do desse a mão todos aganhava-mos força para lutar:
O que me faz baixar os braços e um comentário que diz e com verdade que 8 000 oliveirenses votaram livermente, anonimamente no SR.º Carpinteiro; isso só me dá vontade de ir a rua e quando as pessoas criticam alguma coisa perguntar? Em quem votou? Há Votou Máirinho, então "gramei-o" .
Vamos pensar que antes demais temos que desenvolver as nossas gentes temos que apreguar o bom censo, a força, e a vontade de um concelho melhor?
O QUE ACHAM CAROS BLOGUISTAS?

Anónimo disse...

Ó bloguista da zangadinho!

O PS continua sereno sem as suas leituras sectárias de ódio e azedume.
Esteja mais atento. Ou pensa que "os actos beneméritos" do Sr. A. Lopes vão levar o caro bloguista zangadinho pela estrada douradada a caminho do poder?
Qual poder?!
Engraçado... começa a haver alguns zangadinhos com medo do PS.
Vão acompanhando...
Vao ver que não custa nada.
Agora os tempos são outros.

Anónimo disse...

Meus caros

Se Mário Alves mais a sua trupe nada fazem de extraordinário pelo concelho...se o PS é incapaz de ser alternativa (lembrem-se fizeram uma mundança na continuidade...)....se os outros partidos tem pouca dimensão concelhia...

Vamos deixar-nos ficar de pés e mãos atadas?

Vamos incentivar os nossos filhos a serem os emigrantes do sec.XXI?

A sociedade civil, liderada, porque não, por um empresário (não me refiro a pseudoempresários) empreendedor que tente dar uma sacudidela neste marasmo....temos o turismo (rural, rio...queijo....).

Talvez assim a classe política acorde, quando isto começar a mexer e venha tentar apanhar o comboio das grandes causas do concelho....

E finalmente perceba, de uma vez por todas, que o "poleiro" só é digno das aves.

Anónimo disse...

Essa da "mudança na continuidade" no PS só se for para o caro amigo torcer a realidade e adaptá-la aos seus desejos...

Você não conhece mesmo a nova liderança e os novos rostos do PS, pois não?!

Anónimo disse...

Algumas autarquias dão prioridade (para a angariação de votos) às obras de fachada, como por exemplo, a ornamentação de rotundas, o embelezamento da cidade em épocas festivas, o alcatrão para a quinta do amigo, o financiamento do futebol, entre outros.

O ambiente deverá ser sempre uma das bandeiras da autarquia. Oliveira do Hospital, à semelhança dos municípios vizinhos, deveria apostar mais no turismo. Possuímos zonas subaproveitadas e com possibilidades de se tornarem rentáveis economicamente, tais como o vale do Alva e Alvôco.

Enquanto se negligencia o ambiente, alguns autarcas discutem o hastear da bandeira nacional no dia 25 de Abril; o “bate-papo” dos políticos locais; a criação de polidesportivos, etc..

Sugiro que façam realmente algo útil pelo Concelho. Algo com menos impacto a nível do protagonismo pessoal e vital para o município.

Nuno P.

Anónimo disse...

Concordo!

Há políticos que falam só para se expor a si prórpios.

Tentem ao menos propor coisas úteis para a população.

As ETAR's funcionam mal há muitos anos e os políticos são coniventes com isso, pois, nada fazem para melhorar.

Obrigado.

Anónimo disse...

Acho que devemos ser justos e estar informados nas opiniões que damos sobre estes assuntos.

Às vezes praguejamos em excesso, desconhecendo os assuntos e o tratamnto que estes é dado.
Estudamos pouco...
Porque o saber não ocupa lugar, tentam saber o que dizem e o fazem os nossos politicos.
Para ajuizarmos com fundamentos...

Consultem:
http://www.cm-oliveiradohospital.pt/site/orgaos_autarquicos/camara/lista_documentos.php?doc=a

Já agora sabiam que a Câmara Municipal em 2005 gastou 0,00€ na rúbrica"Despoluição dos Rios" e 0,00€ em "Erradicação de lixeiras"??

Sabiam que estes temas - Esgotos a céu aberto,ETARS, politica de ambiente são debatidos quase todos os meses na Câmara?
Sabiam que há propostas e alertas?...

Quem manda?
Quem não faz nada?
Quem não se interessa?
Sabiam que a CM esteve 1 ano sem verador do ambiente, porque esteve doente ou incompatibilizado com o Presidente?
Sabem quem é o veredaor responsável pelo ambiente?
R.: Dra Fatima Antunes, esposa do sr Prof. António Duarte.

Sabem quem MANDA MESMO no Pelouro do Ambiente?...

Anónimo disse...

Prezados vizinhos:
Desta vez, o tema reporta-se a um conjunto de eixos, bem estruturados, sobre os quais o desenvolvimento, sustentado, deste concelho, pode andar por "linhas direitas", sendo, por isso, feliz, a associação feita ao "comboio do futuro".(Reconhecendo que,suposto, não se trata do TGV, ou de um TGVzinho,pois há "tempos", que por maior que seja a velocidade, não se "queimam", muito menos algumas etapas necessárias a esse desenvolvimento.(Como altos dirigentes do país querem fazer crer!)
Invariavelmente,neste campo de troca de opiniões, a maior parte delas pessoaliza ou partidariza as causas para o mais que evidente mal estar da nossa AUTARQUIA,ou seja, "toma por causa aquilo que é uma consequência natural desse estado de coisas, que, há muitos anos, se vêm construindo". E, sem preocupações dogmáticas ou falsamente moralistas, acrescento eu, a vai tranformando, cada vez mais, numa AUTARCIA.
Pois bem:
Procuremos, neste trabalho difícil de entender as causas para tal mau estado de coisas, ser objectivos e esclarecer, duma vez por todas:
1. Quais são as questões que estamos a analisar;2.Que método de análise se utiliza;3. Que linguagem se emprega; 4. Que conclusões se tiram; 5.Que propostas se adiantam. 6. Que base social de apoio terão essas medidas para as concretizar; 7. Finalmente, se caberá, nesse domínio, exclusivamente à nossa AUTARQUIA, essa atitude, mesmo que, para ela, cá dentro, houvesse uma espécie de "pacto social".(Paradoxalmente, hoje utilizam-se os "modelos" de concelhos vizinhos para "guerrear" a nossa Autarquia. Servirá,objectivamente, para alguma coisa? Será que, ainda ingenuamente, acreditamos em milagres? Será que conhecemos, mesmo ligeiramente, a situação -não geográfica - desses concelhos? Das relações estabelecidas entre o Poder Local e o Poder Central? Do cumprimento, ou não, da Lei das Finanças Locais? Porquê e como as "colossais dívidas"?)
Proponho-me a duas notas sobre aquilo que é referido em 1.
a)- Para quando um estudo sério, objectivo, em todas as vertentes,sobre o desenvolvimento económico e social do último século no concelho de Oliveira do Hospital? - sei de pessoas que se debruçam, hoje,em debate, nas questões do futuro... Muito bem: e o passado? É para esquecer?!...Onde estão as raízes, mesmo que superficiais, deste presente mal estar? Será que não há jovens licenciados, ou a terminar licenciaturas, do nosso concelho, que para tal tarefa deveriam ser "patrocinados", apoiados financeira e documentalmente, com todas as portas abertas a essa investigação , sem medo de qualquer represália e com direito à publicação e discussão desses trabalhos? Não há?!...Se não há, que se encomendem, até, a especialistas com diferentes métodos de abordagem destes problemas. Há pessoas preparadas para isso.
b)Quem é que tem receio de uma abordagem séria, estruturada, sociologica e historicamente válida, para o "aparecimento", implantação, base social de apoio e influência dos partidos políticos no concelho de Oliveira do Hospital?
De boa fé, ninguém.
Que se trabalhe, pois, também,
neste "território proibido". - ( Recordo que, nos últimos tempos de vida de César Oliveira, ele fez publicar, a nível nacional, um texto muito pouco abonatório sobre...ao fim e ao cabo, Oliveira do Hospital. E,se bem me lembro, ele era homem de História. E foi presidente desta Autarquia! Naturalmente, com "defeitos e virtudes".)

Anónimo disse...

Estive uns dias fora e não tive opurtunidade de acompanhar.Mas,isto está animado.O rumo da prosa está mais sério.As preocupações do dia a dia começam a andar por aqui.E sugestões começa a haver.A maioria nem são novidade.Estão por aí um pouco por esse mundo.A Irlanda não cobra impostos ao investimento.Uma boa parte das câmaras infrestrutura terrenos e vende a 1 euro,desde que seja para implantar empresas.Incentivos a formação,1º emprego,isenções diversas,x anos sem IRC etc.etc.O nosso azar é que votamos em gente que,pelos vistos,nem copiar sabe.Depois o problema é mais profundo.Se o politico tem empresa,não pode...lei das imcompatibilidades.Se é um individuo capaz,não vai.Para que ha-de ver a vida devassada,aturar "bocas" como as nossas se ele ganha muito mais na sua actividade.Quem sobra?Uns "rapazes"para quem o cargo representa uma promoção social,uns a"amigos"ministros ou afins,e,acima de tudo um "ordenadito"2 a 3 vezes maior.É o caso do n Presidente e vereadores a tempo inteiro.A partir daqui nós podemos dizer o que se queira mas,a realidade é esta.Depois toca-se no PS...sectários e outos mimos que estão aqui em cima.Entretidos com o MA,até nos esquecemos da vergonha das maternidades,postos médicos,a vergonha das reformas, desemprego,falta de estatégias que pudessem tirar o País deste marasmo.Não isto não é com eles,não são de cá.O MA,é um pequeno "soba"no meio disto tudo.Convêm não nos distairmos.Acho muito bem a iniciativa do CBS e dou os parabéms aos politicos que se juntaram.Começam a aparecer aqui sugestões que lhes devem ser enviadas.Nada como a "malta"empurrar.Critica já sabemos que somos bons.Algum contributo é capaz de ter interesse.

Anónimo disse...

O Comboio do Progresso" tema interessante. Talvez o timing de pôr este tema à discussão tenha sido mal escolhido.

Pimeiro, veio a seguira um tema que foi um hit.

Em segundo, porque as nossas cabeças pensadoras já andam a pensar nas férias... no Verão passado, ficaram privados delas por causa da campanha.

Anónimo disse...

Já agora, sem "moralismos" sobre "moralismos", vamos a métodos.
Há uns anos atrás, por razões que, julgo, todos conhecemos, (e independentemente das opiniões que possamos ter sobre aquele movimento) os nossos vizinhos de Canas de Senhorim, em função de dúvidas e desconfianças que recaíam sobre alguns documentos do seu passado, resolveram encomendar, (o termo é mesmo este!) a dois historiadores de diferentes correntes,um estudo sobre esses mesmos documentos. E pagaram-lhes. E debeteram com eles as conclusões, que acabaram, em garande parte, por ser consensuais.
Curiosamente, houve professores que, não sendo canenses, se envolveram naquele trabalho.
Há já alguns anos.
Julgo que Canas de Senhorim, este ano, realizará a sua feira. Sempre atractiva.
Não sou emissário dos Canenses. Gostei do exemplo. De valorização (indiscutível) do seu património.