2006-03-12

XV Feira do Queijo Serra da Estrela, Enchido e Mel

A outra opinião
Embora arriscando comentários mais ousados, vou dar a minha opinião sobre a XV Feira do Queijo, Enchido e Mel, que decorreu dia 11 de Março, em Oliveira do Hospital.
Do ponto de vista puramente comercial, os produtores mostravam-se, na generalidade, satisfeitos com a procura (e venda) dos seus produtos, referindo no entanto que a crise compromete as vendas e que é urgente a implementação de medidas que salvaguardem a protecção do Queijo certificado, sob pena de não existir daqui a alguns anos. Do ponto de vista organizativo, o espaço revelou-se exiguo e a confusão depressa se instalou, com atropelos, pisadelas, encontrões, etc. Dirão os mais optimistas que ainda bem, sinal de grande procura. Eu digo que ainda mal, sinal de pouca organização, pois a (des)Organização sabia quantos produtores iria ter, logo sabia se o espaço seria ou não apropriado para eles e para os visitantes. Enfim, poderia ter sido melhor. Do ponto de vista de atracção turistica, parece-me que o lema “vá para fora cá dentro” é o mais apropriado, tendo em conta que grande parte dos visitantes eram do concelho, o que em termos turisticos continua a deixar muito espaço para progredir. Não será má ideia publicitarem o evento de outra maneira, ou melhor, pagarem a quem sabe efectuar este tipo de publicitação porque o amadorismo é salutar mas nestes casos não é desejável. As outras atracções (feira medieval, velharias, carros anigos, ranchos, etc) dão um toque de festa à coisa – gosta quem gostar.
Simplesmente deplorável o momento com que o Sr. Presidente da Camara e o Sr. Presidente da Assembleia Municipal nos brindaram após o lauto almoço oferecido pela edilidade oliveirense. Para além de dançarem mal, comportam-se como se estivessem numa festa paga por eles ou com um grupo de amigos. Haja decoro. Estes senhores estão em representação de uma autarquia, não estão em representação do tasco da esquina. Duvido que a maioria dos municipes ache grande piada ao constactarem que as duas (supostamente) maiores figuras do concelho se comportam desta forma. Mesmo que sejam apadrinhadas por Baco.

10 comentários:

Anónimo disse...

É uma análise quase perfeita do que se passou na feira. A feira não é pensada no turismo e no desenvolvimento dos produtos, é pensada como algo que pode dar mais alguns votos ao presidente, por isso temos que "levar" com o provincianismo bacoco de suas excelências os nosso representantes. Voltámos à idade média, dos senhores feudais (os confrades), da plebe (o povo) e do clero. Já só falta reinstaurarem a inquisição. Vontade não lhes deve faltar.

calbertoramos disse...

Aplauso para quem anda atento a estas "coisitas" que "ninguém vê"!
Bravo!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Então não é que o retrato está bem tirado.
Foi uma VERGONHA.
Queixas dos produtores /queijeiros.

Festança bacôca do Mário Alves e do Simões Saraiva.

E é este um municipio dito "desenvolvido".

Só faltou mesmo o Mário Alves andar a cantar à desgarrada... mas foi por pouco.

Sem nivel nenhum.

E a malta das ovelhas e queijos percebeu. No almoço ninguém lhe prestou atenção ao discurso. Quase que te que se impor para dizer 2 ou 3 das habituais tontices populistas supostamante para ter piada.

Lastimável.

Confrades? Tal qual como dizem aí atrás: uma casta de emproados que nada sabe de nada.
Só mania e presunção.

E anda a Câmara a pagar almoços e provas guidas de queijos a estes tipos!!!

Uma vergonha. Haja respeito.

Que vaão todos: Confrades, Mário alves, simões saraiva e outros mas é GUARDAR OVELHAS.
Se souberem claro...
(duvido que algum pastor lhes desse o voto de confiança para as guardarem...)

Ai a minha terra, a minha terra... a quem a deixámos entregar.

Anónimo disse...

Concordo com o que se disse anteriormente, mas mais do que isso tudo é o lugar escolhido por V.Exas. Tantos milhares investidos no parque do mandanelho (mandanele) e este, nestas ocasiões continua a ver-se as folhas cair. Obriga-se sim, ao corte de estrada para se ver os rebanhos passarem e contornar-mos em pleno século XXI, obstáculos de escrementos naquilo que se diz ser uma cidade! Já no ano passado as pessoas se queixavam da falta de espaço para a realização deste evento e este ano voltou-se a repetir a mesma cena...

Anónimo disse...

Podemos mudar quem manda ... ou mudamoa nós de residência.

Oliveira ao fim destes anos de marioalvismo está a ficar irrespirável.

Uma espelunca.

Quem me atira uma bóia?

AH agora vem aí o Rocha-Filho para herdar do pai e do padrinho Mario Alves.
Meu Deus ao que isto chegou!...

LS disse...

Olá boa noite. Venho por este meio solicitar a vossa presença no II.º encontro nacional de bloggers na Serra da Estrela, a realizar no dia 15 de Abril. O programa já se encontra à disposição dos interessados no meu blog. Boa noite e obrigado

Anónimo disse...

Felizmente que o panorâma informativo oliveirense está a melhorar.Finalmente!!

Não é preciso fazer contra-corrente. Mas a informação tem que ser viva e esclarecedora, e não complacente com os anúncios pagos e a noticiazinha sossegada.

Hoje, felizmente temos este forum - parabéns pela obra - desejo-lhe longa vida, inicitiva e actualização de acordo com o que de relevante vai aparecendo.
Nós público cá estaremos para comentar e dar o nosso conributo.

Outra boa noticia é a saída para as bancas do Correio da Beira Serra.
MUITO BEM!
Pelo que vi o Barreto continua em forma. É seguramante o melhor jornalista da região.
Ele sabe.
Já agora, a edição online do mesmo jornal está muito boa e versátil: basta ver www.correiodabeiraserra.com.

Excelente trabalho.
A informação está de volta.

Anónimo disse...

Não seriam antes apadrinhados por BÁCORO?? HAHAHAHA

Anónimo disse...

Afinal não estamos na quinta do Marinho????
Isso de Oliveira do Hospital não era uma nome antigo????