
-
Sabiam que em 1977, o Governo Democrático Português decretou que o “Dia 10 de Junho”, devia ser uma trindade, “Dia de Portugal”, “Dia de Camões” e “Dia das Comunidades Portuguesas Espalhadas pelo Mundo”?
- Sabiam que desde aquela data, passamos a ter como patrono exclusivo o maior poeta universal da Língua Portuguesa, Luís Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”, o épico imortal de Portugal?
- Sabiam que Luís de Camões morreu neste dia em 1580?
- Sabiam que os emigrantes aceitam de bom grado o Dia de Camões como “Dia do Emigrante Português”, pois Camões também foi emigrante durante dezassete anos?
- Sabiam que o dia 10 de Junho é motivo de celebração nos cinco continentes deste mundo?
- Sabiam que as comemorações do 10 de Junho no pós-25 de Abril já não abrangem unicamente o povo português no seu território nacional, mas sim o povo que, por necessidades várias, desde sobrevivência económica, a questões de perseguição política, teve que se espalhar por diferentes partes do mundo?
- Sabiam que a nossa língua é a 7ª mais falada do mundo? E olhem que existem milhares de línguas e dialectos!
- Sabiam que existem outros símbolos que nos representam e que também têm história? Por exemplo: a bandeira nacional; o hino nacional; a língua portuguesa !
- Sabiam que O Dia de Portugal é ainda motivo para tentar dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa?
- Sabiam que os emigrantes (muitos dos quais oriundos deste concelho) sempre estiveram sintonizados e motivados com tudo o que se passou e passa na sua terra? Na verdade, o nosso distanciamento é meramente geográfico, porque para onde foram, jamais deixam de estar com o nosso país e com essa parcela do povo que vive dentro das suas fronteiras, contribuindo, dia a dia, mês a mês, ano a ano, com a construção de uma imagem forte do nosso país e do nosso povo, e que tem dignificado o conceito de ser português, que para onde foi amealha o dinheiro da honradez, que dá filhos ao estrangeiro que choram em português, como escreveu César de Oliveira. - Assim, como explicar a indeferença, a ignorância e a profunda falta de sentido patriótico com que o senhor Presidente da Camâra Municipal de Oliveira do Hospital irá brindar o “seu” concelho? Só um perfeito idiota conseguiria ter a “brilhante ideia” de, no Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, organizar a 1ª Festa do Inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico!
- No dia em que por todo o mundo se celebrará a Portugalidade, em Oliveira do Hospital ir-se-á assistir a actividades ligadas ao ensino da língua inglesa, de onde constam várias canções, cantadas em inglês pelos alunos, com uma peça de teatro intitulada “My First Job”.
10 de Junho é o “Dia de Portugal, Camões e das Comunidades”.
Por isso o meu apelo aos pais das crianças que deveriam estar presentes nesta afronta nacional.
Expliquem aos vossos filhos o que é o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas! Expliquem-lhes bem o que é ter orgulho em ser Português!
Estou certo que depois dessas explicações eles , embora sendo apenas crianças, irão poder fazer uma escolha que será, óbviamente, PORTUGAL e o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades!