2006-06-24

Festas, Eventos & Quejandos

Várias Festas, Eventos & Quejandos se vão realizar durante este fim de semana, alguns com prolongamento durante os próximos dias/semanas. A destacar:
- Clube Seita Todo-o-Terreno de Oliveira do Hospital, realiza, nos dias 23, 24, e 25 de Junho, o seu 13º Enduro e a 5ª Prova pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro e Troféu Husqvarna.
- “Memórias e Saberes de Lagares da Beira – Século XX”, é o nome da exposição que a Junta de Freguesia de Lagares da Beira vai inaugurar, hoje, dia 24 de Junho, pelas 16h30, na Biblioteca – Ludoteca da vila.
- Realiza-se, este fim de semana, a Final Four de Iniciados e Infantis A, em Hóquei em Patins. Pela primeira vez na história do clube oliveirense (35 anos), uma equipa estará presente nesta final nacional.
- 1ª Expo Social. A partir de domingo e prolongando-se até ao primeiro de Julho, a Rede Social de Oliveira do Hospital vai realizar a 1ª Edição da Expo Social – Actividade Intergeracional e Interinstitucional de Promoção das IPSS´s e do trabalho social realizado no concelho.
- Semana Popular - Festas de São João - O município de Oliveira do Hospital, em colaboração com a Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital, realiza, no Parque do Mandanelho e Largo Ribeiro do Amaral, uma Semana Popular, com o seguinte programa:
Dia 24, Sábado, 17h30m - Sardinhada aberta à população; 22h00m - Baile c/ Dogma; No dia 25, Domingo, pelas 21h15m, no Largo Ribeiro do Amaral (Jardim) irá ter lugar um desfile de marchas populares provenientes de Avô, Bobadela, Galizes, Lagares da Beira, Nogueira do Cravo, Penalva de Alva, Santa Ovaia e Seixo da Beira.
- Caldas de S. Paulo com festa do PSD este domingo - A 14ª edição da festa que procura juntar os militantes deste partido num almoço e numa tarde cultural à beira do rio Alva. Ao contrário do que chegou a ser anunciado, não contará com o líder Nacional do Partido, Marques Mendes, por razões de agenda.
- Associação de Desenvolvimento do Senhor das Almas promove a "Festa da Vitela", em Senhor das Almas – Nogueira do Cravo.

Geralmente considera-se que a cultura e a política dificilmente se relacionam, e como a uma equivale a festa e a outra a seriedade devem, assim, estar separadas uma da outra. A ideia de que as demonstrações culturais não podem fazer parte de um projecto apolítico é uma ideia ultrapassada que ainda vai reinando nos já poucos movimentos de massa em Portugal. Através das gastronomias, das danças, das músicas, das exposições, dos eventos desportivos, das oficinas culturais e da discussão e troca de ideias, ajuda-se, assim, a construir e consolidar os movimentos de carácter associativo. Que pena os politicos terem de estragar tudo, na ânsia de aparecerem para a capitalização dos votos.
Este fim de semana, no concelho de Oliveira do Hospital, também não será excepção...

20 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, estamos num concelho cheio de "festas". O pior é que as festas não colocam pão na mesa dos que não têm emprego ou daqueles que ganham o salário minimo desde que começaram a trabalhar nas fábricas (e alguns já lá estão há muitos anos).
Mas podem sempre ir à Sardinhada da Junta e da Camara, ou ao Pontal da Beiras ou, quem sabe, à festa da vitela, do Laurindo do Senhor das Almas.
Será para pagar o favor da rotunda que irá ser construida em frente à sua urbanização, que o Laurindo teve a brilhante ideia de tentar "secar" a festa do Pontal das Beiras? Ou não foi só daquela cabecinha que saíu a ideia?
Já agora de onde surgiu tanto dinheiro para estas festanças, que de uma forma ou de outra acabam sempre por ser patrocinadas pela Camara? E para os amigos/apoiantes/correligionários do Presidente da Camara!
Isto é que é ser HONESTO? Utilizar o dinheiro de todos nós, dos munícipes, para promoções pessoais e políticas? No Minho o significado de honestidade tem, obrigatóriamente, que ser diferente do das Beiras!

Anónimo disse...

Fui a Lagares, lá estava o "nosso" Presidente acampanhado do séquito de lambe-botas habitual, para a inauguração da exposição que a Junta de Freguesia local efectua.
Numa altura em que se fala (mal) de tudo, deixem-me dizer que adorei a postura informal do Sr. Presidente, obviamente a condizer com o fim de semana (festivo) em que estamos.
Calcita de ganga, pólo desportivo, até parecia que vinha ou ia para algum jogo de cartas ou da malha. Desculpem, que engano o meu, o senhor só estava ali de passagem - ainda por cima a Junta até é dos outros - e depois tinha que vir para Oliveira comer umas sardinhitas e beber um (ou mais) copo(s) de tinto (e com um fato parecia mal), quem sabe se ainda não canta uma cantiguita daquelas que ele sabe.
Afinal o palco do Mandanelho é quase todo dele...
Ai Sant´Ana, Sant´Ana por onde andas????

Anónimo disse...

Já repararam que o correio da Beira serra não apresentou qualquer notícia depois da abertura da exposição em Lagares e a rádio Boa Nova, até fotografias apresentou; Será por lá estar o Mário Alves, tao bem acompanhado e desportivo, acho que era melhor ter ido em fato de treino. Que acham?

Anónimo disse...

Quem vê estas notícias até parece estar perante um concelho rico.
Ou é para fazer de conta?
Será que os senhores da oposição serão bem recebidos no Mandanelho?

Anónimo disse...

Nós, por cá, somos assim.....Preso por ter cão e preso por não ter....Mas, afinal de contas, por que carga d,água não havia a CM ou a Junta de ter OFERECIDO a sardinhada ao pessoal???Dividendos políticos??? Quais??? Estive lá, comi sardinha assada (congelada mas mt boa!!), broa, tinto...caldo verde e, por acaso, vi pouca gente de Oliveira...Não é estranho?? Será que foi por ser à hora da bola???Tenham paciência mas, assim, não vale!!! Criticam por tudo e por nada!! Escreve o SR. JOÃO PEDRO que a sardinhada foi para os amigos/apoiantes/correliginários do Presidente da Câmara!!!Pois fique sabendo ( se é que lá não esteve??) que a maioria das pessoas eram os apoiantes das equipes que disputavam a final four!! Caramba, todos escolhidos a dedo!!Quer dizer, as pessoas são de Lisboa, do Porto, de Barcelos, etc...aproveitam para comer uma sardinhada e...tomem lá...AMIGOS/APOIANTES/CORRELEGIONÁRIOS DO PRESIDENTE DA CÂMARA....Ah valente, nem o Mário sabe que tem tantos apoiantes por esse País fora!!! E por aqui me fico...Cumprimentos para todos os AMIGOS!!!

Anónimo disse...

E vamos todos para as Caldas.
Não sem antes passar por Lagares.

Anónimo disse...

Alguém sabe se a vitela do Laurindo estava bem assada. Ai que bom que era se a vaquinha tivença a doença das vacas loucas...

Anónimo disse...

Era bom sim senhora...
E mais uma vez teriam que dar razão ao Eng. Campos, porque foi ele que "pôs" a boca no trombone neste caso das vacas loucas.
E que bem que ficavam as vacas loucas aos loucos do psd...

Anónimo disse...

Para o amigo Cordeiro Dias:

Ainda bem que comeste sardinha e era boa. Quando eu me refiro aos amigos/apoiantes/correligionários do Presidente da Camara, estou a referir-me a pessoas que são usadas por este para os fins que pretende (e posso certamente incluir a Junta de Freguesia nisto ). Obviamente que isto também se insere na dita sardinhada, ou achas que neste concelho não há nada mais urgente a fazer do que comprar meia duzia de caixas de sardinhas para dar a meia centena de pessoas?
Parece-te bem que o dinheiro dos impostos, o teu, o meu e de outros seja gasto desta maneira, para que os políticos possam tirar os seus dividendos? Achas que isto é para matar a fome ao concelho?
Oh meu caro, não te vendas por um copo de tinto e duas sardinhas, certamente vales mais do que isso...

Anónimo disse...

Convívio do PSD nas Caldas de S. Paulo, com grande afluência e discursos apaziguadores.

Infantis A do Hóquei em Patins oliveirense, são CAMPEÕES NACIONAIS.

Duas notícias, de fim de semana, que primam pela ausencia do senhor Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A primeira porque tudo fez para boicotar o festa do PSD nas Caldas de S. Paulo e a segunda pela falta de apoio (monetário) que tem manifestado ao Hoquei de Oliveira.
Quando será que este senhor deixa de confundir o umbigo com o concelho, o psd com os munícipes e os militantes do seu partido com os membros das diversas associações?

Como gosta muito de Inglês (a julgar pelo que aconteceu no dia de Portugal) SHAME ON YOU, MR. PRESIDENT.

Anónimo disse...

Ao comentador da comuniucação social: Porque já uma vez lhe disse, volto a repetir porque não há coisa pior do que querer explicar a quem não quer perceber:
refere que a Boa Nova tem lá noticias sobre a exposição de Lagares, porque lá foi o Mário Alves. Por favor, não seja tendencioso, por favor, leia melhor os jornais e ouça mais a Rádio: acompanharam o Enduro, a Expo Social, a final four, locais onde já aqui li o Mário Alves.... mas o senhor escolheu a Comunicação Social para dar porrada. Tenha relego na língua, gostaria de lhe ler um comentário com pés e cabeça. Ou anda aí uma "vendetta" qualquer? Andam a dar-lhe nas orelhas nalgum dos 3 orgãos?

Anónimo disse...

Calma, calma, o post da comunicação social já acabou. Mas tem razão, há muito quem aqui escreva sem saber sequer o que diz!

Anónimo disse...

Pelos vistos, e se é como o Sr.Cordeiro Dias afirma,isso quer dizer que o Snr.Presidente,já nem para a "sardinhada" mobiliza muita gente.Os forasteiros não o conhecem e,pelo preço,também não iam reclamar.Não creio que alguém se "venda" por umas sardinhas e,penso,o snr.Mário Alves,vai ter cada vez menos,quem lhas coma.Até porque,neste momento,quem menos aparece são os que há bem pouco tempo,eram os seus homens de mão.A postura que tem vindo a ter é uma negação de todas as regras da convivência democrática,das regras partidárias,da convivência cívica e do respeito devido ao cargo que ocupa.Não é um caso de ter ou não ter cão.

Anónimo disse...

O problema não são as festas.
O problema é que enquanto dura o foguetório ninguém pensa nos problemas do concelho. Vão-nos premeditadamante distraindo.
A isto chama-se populismo. Anima-se a populaça e esquece-nos que há problemas para sos quis a CMOH não tem soluções...
Isto deve ser o que chama Trabalho, Honestidade e Competência, não é sr. Mário?
E foi o sr. eleito há 9 meses por 7.000 oliveirenses.

E foi lindo ontem vê-lo a por ordem no povo que queria ver as marchas... ele era instruções ao Albino da Rádio, era ordens à fatima antunes, era dicas para o fotografo João paulo Veloso, era por baias à frente do povão, era dar ordens a quem não queria "chegar-se para trás".
Era vê-lo receber as Marchas e no final dizer a todas que "a Vossa" é que deveria ganhar.
Um "trabalhador" incansável...

Pos, mas os esgotos continuam a correr a céu aberto por todoo concelho...
Valha-nos a Sant'Ana....

Anónimo disse...

Mais uma vez o Clube Seita está de parabèns pela prova de organizou.
Este é um clube que tem passado um bocado ao lado das pessoas e não lhe tem sido dado o valor que merece. Tem dignificado o concelho de Oliveira do Hospital pela qualidade das suas organizações.
Um nome que desde há muitos anos é uma referência nacional e internacional.
Não esquecer que em 2002 quando organizou a prova do Campeonato do Mundo de Enduro, esta foi considerada a melhor prova do mundial desse ano.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é um clube só para quem tem mota ou jeep mas sim um clube aberto a todas as pessoas.
Juntem-se a nós e seremos mais fortes.
Todos são bem vindos!!!

Anónimo disse...

E quem venceu as marchas foi a Bobadela.
Ou não fosse o senhor presidente da Junta, a réplica dos mouros, mas claro que só venceu porque pôs os reformados dali para fora, senão claro que não vencia, porque ele foi, é e sempre será mais esperto que todos os restantes Zézinhos da freguesia que não têm qualquer cultura.
Claro que esta opinião é apenas partilhada por ele e pelos dele.
Viva a Bobadela!!!!!!!
Um Bobadelense sentido com as afirmações desse senhor, a mim e a outros senhores como eu, que ele ofendeu.

Anónimo disse...

Há, esqueci-me que SENHORES com letra grande, não para ele, mas sim para mim e para os outros.
Porque até à data ainda não mostrou que merece sê-lo com letra grande, como eu, tantos outros, que anónimamente por cá vamos andado, sem tentar dar nas vistas.
Não necessitamos de demonstrar os nossos conhecimentos para inchar, basta fazer bem quando é necessário, sem esperar nada em troca.
Verdade ou mentira.
Não me parece que seja esse o lema do sr. presidente da Freguesia.

Anónimo disse...

Sejam homens ! Não passem a vida a criticar por criticar. Entrem nos partidos ou nas associações. Deixem-se de blá,blá,blá... Trabalhem a sério em prol da sociedade. Falem, discutam, opinem, mas não se escondam nas esquinas da vida como alcoviteiras de meia tigela, porque assim vão morrer como viveram: uns inúteis...

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior.
Pessoalmente, não me dedico nem dedicarei a qualquer associação, por várias razões:
- Não tenho perfil
- Não tenho estomâgo para andar a mendigar atrás de politicos
- A dedicar-me seria para estar ao serviço da associação para o seu desenvolvimento e para dar resposta a necessidades concretas da população e não para autopromoção...

Felizmente ainda vão havando casos de amor à camisola ...ainda assim, recebendo uns subsídiozitos....têm retribuir a quem lhos dá....Isso é inadmissível, pq se não retribuirem para a próxima recebem zero. Está mal!

Anónimo disse...

A Igreja Católica, até hoje, não conseguiu converter o ciclo agrícola em seu favor...
Teve que arranjar uns santos para se estender às necessidades dos simples humanos que, à míngua de recursos, como doutrinariamente Cristo defendeu, d'alguma coisa têm de ter abastança.
Assim são, infelizmente, os nossos políticos:
- Confundem consequências com causas.
Para garantir os votos que os manterão no "cenáculo".
Para manter os outros na manjedoura!
Contra Cristo.
A tradição aponta, claramente, noutros sentidos.
É claro que o povo gosta, como sempre gostou (e lutou pela sua manutenção!) destas tradições porque, consetudinariamente, lhe pertence.A ele, e só a ele! Como tal, fará sempre aquilo que, delas, sempre quiser fazer.
Não percebeu ainda, porque é do popular que se trata, no seu mais puro e histórico sentir (então não é sempre ao povo que cabe escolher os caminhos que quer trilhar?)
que outros, que nada percebem do assunto, que têm vergonha de dizer que caminharam com tamancos, que agora o conduzem?
Que o manipulam?
Que os obriga a andar de socas, tamancas, vestes de rudes camponeses, pastores, quando os seus guias vão de mercedes?
Que anunciam na comunicação social esses eventos, na Internet e noutras páginas, para os obrigar a dançar, mal, tocados por músicos que nada conhecem dos instrumentos que tocam, chefiados por "mestres" que deveriam estar "acorrentados" às grilhetas da sua infinita ignorância, mas a quem um simples cacique deu corda e dinheiro?
Mas há quantos anos,senhor,permitis tais violências que contra o teu Nome clamam?