2006-06-01

SAP - Aberto Ou Fechado?!

O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vai deixar de ter, a partir do próximo mês, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nocturno. A decisão foi tomada pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), que anunciou ainda novos horários de funcionamento para esta unidade de saúde.
De acordo com fonte da ARSC, o encerramento do SAP teve em consideração o facto de "a procura de cuidados de saúde nesta unidade se verificar em situações que, na sua generalidade, podem ser resolvidas pelos médicos de família, bem como o facto de esta medida, se inserir no novo modelo de reorganização da rede de cuidados de saúde que o Governo quer implementar e que passa, especialmente, pelo encerramento nocturno dos SAP com uma média de atendimento inferior a 10 utentes por noite.”
Os eventuais casos urgentes ou emergentes terão, ainda de acordo com a mesma fonte, "adequada resposta nos Serviços de Urgência do Hospital de Seia, com acessibilidade garantida pela sua proximidade, equacionando-se ainda a proposta do Hospital de Seia, que havia proposto à ARSC a criação de uma Unidade Local de Saúde, prevendo integrar os concelhos da «área de atracção» do hospital de Seia, como Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, englonado ainda o concelho de Oliveira do Hospital.

Esta bem que poderia ser uma das noticias de primeira página dos jornais locais e, talvez até nacionais. Mais do que “brincar” às noticias importará certamente pensar e, porque não, começar a agir, sobre o que acontecerá caso o SAP de Oliveira do Hospital seja encerrado no período nocturno.
A “insatisfação” do Sr. Mário Alves com a possibilidade de a população do concelho ter de se deslocar ao Hospital de Seia, no caso de as urgências nocturnas poderem vir a encerrar no centro de saúde local, não irão chegar, certamente, para demover dessa decisão os responsáveis pela ARSC.
Será que os nossos responsáveis autárquicos (Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia) já reflectiram BEM sobre o assunto? Será que se encontram a efectuar as necessárias “démarches“ para inverterem essa situação? Será que a oposição se encontra unida para esta luta, que se apresenta vital, pelo concelho? Será que desconhecem que já se sabe, nos “corredores” da ARSC (de fonte oficiosa,mas fidedigna) quais os SAP que terão as suas portas fechadas durante o horário nocturno?
Porque esta irá ser uma decisão política, talvez não ficasse mal aos políticos locais esclarecerem a população sobre este assunto. Se não doer muito o concelho de Oliveira do Hospital agradece!

30 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito que aconteça.
Acho que quem manda noconcelho não vai deixar fazê-lo

Anónimo disse...

Esta é uma das matérias que não dá para "brincar", como têm sido outras passadas! Com a saúde não se goza. Posto isto, penso que li no CBS que o Hospital da FAAD está disposto a assegurar as urgências do SAP. Sendo assim... do mal o menos! Tendo a FAAD esse desejo e, pelo que parece, não havendo outra solução??que seja a mesma a prestar o SAP! Esta é uma das situações que, pelo que tenho visto e lido, tem os dias contados. Se outras localidades maiores que O.H. ( caso das maternidades), não conseguiram nada!!!

Anónimo disse...

Será que sobre isto não valerá a pena pensar e aqui sim formar movimentos de pessoas que tentem mostrar o seu descontentamento. Ó senhores empresários, quando se reuniram, não pensaram na saúde?
Parece-me que esta sim, merecia muito mais que os restantes interesses económicos.
Não acham?

Anónimo disse...

O encerramento noturno do SAP de Ol. Hosp. deve-se ao facto de a dita comissão ter feito um estudo aprefundado do estado da saúde do concelho e ter chegado á conclusão que o concelho de Ol. Hosp. está irremediavelmente perdido e terem diagnosticado uma doença em fase terminal.
O único movimento que se conhece em Ol. Hosp. é a favor e é encabeçado pelos médicos de Ol. Hosp. pois assim podem fazer atendimento personalizado e familiar em todas as horas. A isto chama-se a política do soma e segue.
Venham venham meus senhores a feira abriu......Quem dá mais quem dá mais......uma gripe ---X
uma virose Y.....
Uma gripe e uma virose vai em pacote e no 2 em 1 é X e Y para amigos é um pouco menos.
Será que vamos ver os bons carros transformados em burros com o joão semana? E a mala vai vazia e vem cheia?

Anónimo disse...

Ainda assim estamos menos mal, pois o Hospital, queiram pôr-lhe lá os defeitos que queiram pôr, está agora bem equipado, como muitas unidades não estão... e eu sei, precise à dias de fazer análises e apercebi-me das operaçoes que agora lá fazem e fiquei abismado. Portanto, se a solução for um SAP lá, que seja. E já agora, porque não o SAP sempre lá? Antes dizia-se que era mau, mas mudou de instalações e acham vocês que melhorou? o que se viu foi o Hospital melhorar a olhos vistos! Percebo pouco do assunto, confesso, mas gostei do que por lá vi e ouvi, pessoas de outros concelhos satisfeitas e a dizerem que no concelho delas é que á uma miséria. Nós às vezes é que temos a mania de aqui nada é bom.

Anónimo disse...

"Quem corta a eito, ou é cego, ou tem falta de jeito".
A sabadoria popular continua a mostrar-nos como é!
A "vaga de encerramentos" de serviços, por esse país fora, coloca apreensões muito justas a todos nós, aqueles que por cá vivemos, e, como portugueses de direito, nos vemos, cada vez mais, prejudicados pela actuação deste governo.
É da responsabilidade deste governo, essa onda.
E, pela parte que me toca, depois de acompanhar todas as facetas desta campanha, - estudos que dizem que sim, outros que dizem que não; abandalhamento, na opinião pública, desses serviços e dos seus funcionários; a (pseudo)diminuição do défice - vejo-me na obrigação de dizer de lamentável a postura deste (ex)Partido Socialista.
Encerra mas, ao memo tempo, cria condições para que esses serviços sejam "externalizados", e, como tem medo da palavra (hipocrisia), não utiliza a PRIVATIZAÇAO, paga, contudo, pelos dinheiros do estado.
Nunca fui militante do PS.
Conheci alguns que, hoje vivos, não teriam quaisquer motivos para continuarem a sê-lo:entregariam os seus cartões.
O primeiro ministro deve criar um partido para ele. Mas que não seja PS:
Que seja uma qualquer coisa por onde carreiristas, oportunistas e outras "personalidades" possam circular livremente, sem desbaratar esse capital histórico que o PS conseguiu construir, mas que desbaratem os dinheiros públicos.Enquanto lhes, tal, permitir-mos.
Cartões, pois, em cima da mesa!
Não permitam a destruição desse legado. Ou, então, mudem de rumo.
Assim, que interesses estão a defender? Homens e mulheres honrados, militantes de longa data, revêem-se nesta (des)governante gente? Quem é que manda no governo? O primeiro ministro? E quem manda nele?!...
...
Outra questão é a atitude reivindicativa por parte das autarquias, naturalmnte.
Nem com várias reciclagens seguidas conseguiríamos obter autarcas com perfil reivindicativo, fosse para o que fosse.
O conceito que têm do mundo, da vida, da História, é reaccionário.
Têm medo do progresso.
Para eles, assim é que as coisas correm a favor.

Incómodos para quê?

Anónimo disse...

No inicio de Março,Jerónimo de Sousa,visitou o SAP.No di 15 de Março,João abreu levantou o problema,na Assembleia Municipal.O snr Presidente da Câmara,disse "que ia na frente do pelotão".O Dr Rodrigues Gonçalves mostrou-se desagradado com a visita de Jerónimo de Sousa."Não era caso para merecer a visita de um lider".Quanto à politica, foi assim.Quanto ao futuro,cada um tem a responsabilidade que tem...Chegou a hora de se passar das palavras aos actos,de se acabar com a demogogia, de cada um dizer aquilo que efectivamente quer na defesa deste importante serviço a que,inalianávelmente,o concelho tem direito.

Anónimo disse...

Andam aí uns rapazes incomodados com as iniciativas dos empresários.
Não haverá nada mais interessante para os preocupar?

Anónimo disse...

A leitura feita acima é claramente tendenciosa em termos politicos.
Foi feita para atacar o Partido SOCIALISTA.
Que vai continuar SOCIALISTA e nunca ex-qualquer coisa, como POR EXEMPLO, ex-estalinista.

Aproveito para dizer que há várias pessoas EMPENHADISSIMAS em garantir o funcionamento do SAP do CSOH 24 horas /dia.
Uma delas é a sra. Dra. Aldina Neves, que está em exclusivo no sector público.
Outros dividem os seus interesses entre a rede de saúde publica e os interesses privados...
Interesses privados, como a FAAD, que se anda a movimentar para ficar com o SAP nocturno. É publico, notório e asumido pelo seu presidente.
Porque será? para dar prejuizo à FAAD?
Como se vê não é assim tão simplista como o administrador do BLOG e os caros comentadores querem fazer crer.
Depois Oliveira do Hospital tem perdido oportunidades atrás de oportunidades para ter bons serviços publicos de saúde. E quem tem aproveitado? os interesses privados: clinicas, consultórios de suas exas os srs médicos que fazem umas horas no publico e trabalham-pescam para os seus consultórios. E quem está doente quer é cura e não quer saber de mais nada.
Depois há a conhecida falta de médicos, e especialistas, que não querem vir para o interior.

Mas OH já teve um Hospital Publico. Quem o passou para o privado (FAAD)? Porquê?
Assim hoje OH está descapitalizada do ponto de vista da prestação de cuidados de saude. Comparem com outros concelhos...
Mas Seia resiste, reivindica, luta e vai ter um noivo Hospital Publico.
E Seia fica a 15 - 20 minutos de OH.
O Ministerio da Saude quer rentabilizar os recursos humanos e materiais, e muito bem, pois são pagos pelos NOSSOS IMPOSTOS.
Então em que ficamos? Saude em Oliveira nas maos dos intereses privados e, temos com um Hospital publico em Seia a 15 minutos?
E agora?...
Quem deixou que isto chegasse a este ponto?
Quem falhou. Isto advinhava-se...
Mas agora é que esta bom de bater não é?!
Agora quer queiram quer não este é que é o nó da questão, quem o desamarra?
...
NF: A luta de Seia por um novo hospital começou há muito e teve o seu pico em 2003, e os resultados surgiram há 15 dias. E teve um incansável lutador que se cahma Eduardo Brito, o sr. presidente da câmara municipal de seia. Pois...
Porque é que OH fica sempre para trás?
...

Anónimo disse...

ESTA TIREI-A DO CBS ON-LINE. NÃO É DO SAP... É DA CASCATA DE MERDA - DESCULPEM O TERMO - DO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA... LEIAM...

Actualizemos e contextualizemos a conhecida marcha alfacinha....para as marchas dos santos populares em todo o concelho de OH.

" Um ribeiro, numa encosta inclinada:

- Cheira bem, cheir'à cascata!

Uma vala,num prado, encaixada:

- Cheira bem, cheir'à cascata:

Uma fonte, na berma, da estrada,

Um riacho, que teima, em passar.

Cheira bem porque cheir'à cascata!

É a cascata, que teima, em cheirar!..."

...Falta é quem a queira cantar.Um intérprete à altura.

Darão, vossas excelências, alguma sugestão?

Anónimo disse...

A problemática da questão do encerramento do SAP estará definida e será certamente o encerramento o desfecho final (faltará apenas a oficialização do veredicto). Curiosamente fala-se nos bastidores de saúde que, os quatro SAP que ficarão abertos, durante o período nocturno, no distrito de Coimbra serão Figueira da Foz, Cantanhede, Arganil e Coimbra. Provávelmente isto não acontecerá por acaso. Todos estes concelhos possuem Hospitais de Cuidados Continuados. Oliveira do Hospital também o poderia ter tido, se os políticos o tivessem desejado, mas a FAAD era mais importante (sempre lá podiam ir colocando algumas pessoas do partido) do que o interesse concelhio.
Houve uma conjugação de esforços (politicamente falando) nesses concelhos que referi anteriormente, no sentido de as população não ficarem prejudicadas. Depois o interesse público falou sempre mais alto junto dos responsáveis pelas decisões.
O facto de a FAAD estár disponível para a abertura de um SAP nocturno não é uma questão de caridade, já que o Hospital da FAAD é privado. Obviamente que isso trará enormes mais valias económicas, sempre e mais uma vez em prejuízo da população do concelho.
Já agora, sendo a FAAD uma Instituição Privada, alguém sabe quais os lucros/prejuizos que têm tido ao longo destes anos? Sabem por acaso quais os ordenados que por lá se auferem? Ouvi dizer que há muita gente a receber ordenados principescos (e não estou a falar dos médicos).
ATENÇÃO QUE ESTE COMENTÁRIO NÃO È NENHUM ATAQUE À FAAD, NO ENTANTO NÃO PODEMOS ESQUECER QUE É UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA (sem fins lucrativos já coloco muitas dúvidas e enormes reservas).
As gentes de Oliveira do Hospital que têm poder decisório sempre se preocuparam mais com o seu bolso do que com o bem comum do concelho.
Já dizia o outro, "o fraco rei faz fraca a forte gente". É tipo epidemia.
Nossa Senhora de Sant´Ana nos Ajude, que bem precisamos.

Anónimo disse...

Em reposta ao comentario anterior, e estando de acordo com muita coisa que lá foi dita, não poderia no entanto de, e após uma pequena " investigação" sentado de frente ao meu pc, corrigir algumas imprecisoes que a sua maldicencia o fez cometer.
1º - sendo a fundação aurelio amaro diniz uma instituição privada sem fins lucrativos, continua a se exigir que solve as suas dividas para com terceiros.
2º - A quem interessaria uma Fundação que com as suas valencias presta um serviço que mais ninguem em Oliveira presta aos Oliveirenses que estivesse tecnicamente falida? se calhar a algum medico com clinicas concorrentes???
3- então o senhor diz que ninguem conhece as contas da FAAD, olhe eu em 5 minutos dei-lhes uma espreitadela faça o mesmo em www.faad.online.pt, estão desde 2002. tb percebi que elas são aprovadas em Assembleia e que até têm um conselho fiscal, e já agora coloque aqui online o seu irs, se calhar percebiamos melhor a sua profissão.
Deixem de enviar poeiras para os nossos olhos, e mantendo o apelo a nossa santa padroeira agradecemos ao comum mortal Dr.Sebastião ( por acaso advogado e não medico ) o excelente trabalho que todos os dias e gratuitamente executa na fundação.

Anónimo disse...

Ao comentarista anterior: Entre advogados e médicos venha o diabo e escolha... (não todos claro, mas a maior parte) e na minha opinião, ninguém melhor que os funcionários da instiutição, que todos os dias convivem e trabalham com o Dr. Sebastião para avaliarem também, e mais realisticamente o seu trabalho, não lhe parece? Ou será funcionário da instituição?

Anónimo disse...

Só mais uma notinha.. serviço gratuito? Isso não existe... muitas vezes as gratificações que advêm deste tipo de funções não são em dinheiro... muitas das vezes nem quantificaveis são...mas uqe as há, há...

Anónimo disse...

Pelos vistos, os Oliveirenses até deviam estar "felizes" com o fecho (noturno) do SAP!! Porquê?? Porque é sinal que somos saudáveis (pelo menos....de noite!!!) Sou contra o fecho mas,....pergunto o seguinte..Nos tempos idos,em que não havia SAP, como é que se fazia??Quando alguém adoecia durante a noite, qual era a solução?? Coloco a questão porque não sei como era o procedimento de então. Se agora é o fecho, pelos vistos, voltamos ao antigamente, não é?? Como quem faz as leis está por cima destes problemas ( se precisarem de apoio médico noturno, não vão aos SAP... são os SAP que lá vão a casa...!!).Aos DECISORES locais, tenham coragem e estabelaçam regras para que o SAP não feche!!!

Anónimo disse...

A minha ingenuidade é muito grande...entre ataques e contra-ataques...não percebo nada! Interesses privados, intereses de fundações....etc.e tal.

A única coisa que entendo é: Se o SAP fecha (e a alternativa ficar fora de OH) TODOS OS OLIVEIRENSES FICAM A PERDER!

Ainda que o SAP não tenha equipamentos adequados para diagnósticos ainda que simples...mas não deixa de ser um meio de socorro que não convém perder.

Não vejo problema que a FAAD faça um acordo com a ARS para prestar um serviço de SAP...não será preferível ao não ter nada?!

Anónimo disse...

SEja o que for com quem for.
Entendo é que OH tem que ter cuidados de saude primários PÙBLICOS e GRATUITOS para quem necessita.
E também acrescento: PAGOS (através de taxas moderadoras ou outros mecanismos) para QUEM OS PODE PAGAR.

Por isto dos nossos impostos andarem a pagar a saúde de pessoas que têm rendimentos muito acima da media do população e que muitas vezes FOGEM ÁS SUAS OBRIGAÇÔES FISCAIS é imoral, para além de serem os RESPONSAVEIS pelo colapso dos serviços publicos universais e a preços sociais.
Por exepmlo, num acto medico o sr. doutor perguntou-me:
- Tem ADSE, ou protocolo?
SE tiver tem um reembolso de 80%, passo-lhe um recibo de x e cobre (na prática) o custo total do acto.
- Se não tiver são... 280 contos!!!... Bem, sempre pode deduzir no IRS!...
Contra estas sotuações acho muito bem que o Ministério da Saude actue rápido e com eficácia.
Porque não estou para pagar a saúde de alguns atrvés dos meus impostos que, por sua vez, não servem para pagar a minha.
Os cuidaos de saude - públicos- não podem ser para quem pode, mas para quem NECESSITA.
Meditemos sobre isto...

Anónimo disse...

Esta li estupefacto - no site da Radio Boa Nova.
De gritos caros bloguistas:

"Temos ainda alguns e-mails que solicitam que passemos a disponibilizar espaço para comentar as noticias - entendemos que esse facto não iria valorizar a página, pois esse espaço livre por norma acarreta alguns abusos e algum "mal-dizer", sem vantagens práticas na divulgação do concelho e das suas actividades."

A democracia noticiosa e a abertura de quem manda naquele orgão de comunicação social é "esclarecedora".
É por isso que certas noticias não saem na rádio.
De que têm medo os (alguns) senhores da rádio?

Anónimo disse...

Será que o 25 de Abril ainda não chegou à rádio Boa Nova?

Anónimo disse...

Li um artigo sobre os "MEDIA-PODER OU CONTRAPODER?" Diz o artigo ( revista XIS, nº 361, de 3 de Junho) o seguinte:
Há quem afirme que, ao contrário do que aconteceu durante décadas, a grande maioria dos media já não funciona como o contrapoder que denunciava injustiças e abusos do poder estabelecido.Muitos garantem que, salvo honrosas excepções, os meios de comunicação de massas estão subordinados aos interesses dos grandes grupos económicos, servindo de veículo à promoção do poder, nomeadamente o POLÍTICO.
Pelo que acima transcrevo, a notícia da RBN bem que se enquadra nos MEDIA!!!

Anónimo disse...

Também lá li que têm um e-mail para o envio de comentários e sugestões.... deste ponto de vista concordo, ou seja, fecham uma porta e abrem outra, e para alguns comentários que leio aqui e no Correio da Beira Serra (com palavras insultuosas), não vejo mal na iniciativa. Cortam com o anonimato, que a muitos serve para "abusarem" da liberdade.

Anónimo disse...

Acresce ao comentário anterior que a Boa Nova trabalha em voluntariado! Porque não se vão lá oferecer e terem um espaço de divulgação?

Anónimo disse...

Para além do voluntariado, e aplaudo-o desde já.
Haverá censura prévia na RBN em relação a certas noticias e entidades?
Era essa a questão.

Por exemplo há dias ouvi e li a polémica sobre o trânsito no Forum Romano na Bobadela.
O CBS aborda a questão.
Acho que vereador do PS toma posição sobre o assunto na CM, que depois vem novamente no CBS.
O Diário Beiras traz a polémica em duas páginas, retratando toda a situação. Confrontando todos pontos de vista - presidente, oposição, IPAR, etc
A RBN, omitiu todos os passos da polémica e todos os factos, mas trouxe exertos de um carta do arquitecto que a câmara contratou para fazer o projecto, e neste caso também para dar explicações.
E referiu que foi um carta a que a "RBN teve acesso". Que obviamente foi divulgada pela CM em todos os jornais.
O estranho é que ignorando toda a polémica que se passou anteriormente, só divulgou a posição oficial da CMOH por interposta carta do dito arquitecto contrado pela camara?
Será isto correcto do ponto de vista noticioso?

Ouço por aí dizer que a CMOH compra pacotes anuais de publicidade na rádio, é verdade?
A rádio é privada, faz-se com voluntários. Muito bem. Mas não tem que cumprir as regras da imparcialidade e do rigor?
Para além destas respostas, quero dizer que a RBN para mim já faz parte da História do concelho.
E ainda bem.
Acho é que deve melhorar-se todos os dias. Sem medos nem pressões do tipo "isto não vale a pena passar".

Depois misturar, tipo 4 em 1, Director, jornalista, editor de noticias e autarca eleito por um dos partidos a mesma pessoa, talvez não ajude mesmo nada...

Agora também não queiram que ignoremos isso...

Anónimo disse...

A RBN podia ser um tema a discutir num próximo post...claro está se o dono do blog assim o entender...

Ora, neste momento o post em discussão é o encerramento ou não do SAP...parece-me que seria mais útil, neste momento, discutir, este assunto, não acham?

OHP OBSERVADOR disse...

Meus Caros

Neste momento é mais urgente e necessário discutir o post que foi colocado recentemente, porque é uma afronta nacional.

Anónimo disse...

E, por falar em anonimato, quando começa a circular, por aí, um abaixo-assinado contra o encerramento deste serviço?
Nesse, sim! Assino.

Anónimo disse...

O famoso blog, pelo pior ponto de vista.......

Este vai ser mais um comentário, em que nenhuma das proximas palavras escritas tem a ver com o tema proposto pelo invisivel "administrador" deste blog. Isto, porque ao percorrer por todos os temas, desde fevereiro, sao poucos os comentarios que realmente podemos chamar de interessantes, que fazem partilhar da sua opiniao com quem os lê.

A ideia de ter um blog, observando ohp, ate poderia ser bonito se não fosse numa cidade como a de oliveira do hospital, em que muita boa gente só olha para o "umbigo" dos outros.

Quanto ao comentário do último anonimo (sim, pq eles sao tantos... os anonimos) não é necessário haver um abaixo assinado, mas sim um controlo por parte do administrador (é por isso que ele existe e que não está a fazer o seu trabalho). Não quero dizer que não haja liberdade de expressão, mas sim que deixe de existir a mediocridade por parte das pessoas que se aproveitam deste blog para falar de tudo e todos da pior maneira. Se acham que alguma coisa não está bem em OHP façam de maneira positiva e que possa vir a ter resultados, sim... porque desta maneira hão-de chegar longe.... ou então mexam-se voces (os anonimos que criticam os trabalho dos outros) para que fique melhor...

Se em vez deste blog se chamar OBSERVANDO OHP, se chamar OBSERVANDO XX, XX = aos anonimos, em que o post proposto era ao trabalho que cada um de vos realiza. Não acham que haveria muita boa gente a vos criticar tambem?? claro que sim. Isto para dizer que as pessoas acham-se superiores e que só o que elas fazem é que está correcto e que desrespeitam o trabalho dos outros. Quem não gosta, faça por fazer com que isso melhore, deem ideias antes de criticarem as dos outros.


Sejam mais sensatos.....

Anónimo disse...

Ai, Raquel...
Todos temos muita coragem, sim senhor.
É por essas e por outras que, no sábio dizer de alguns sectores do concelho, que Oliveira do Hospital está, cada vez mais, na moda:
-Sempre que OH surge na comunicação social nacional, é sempre por elevadíssimos motivos.
(Deu conta, por acaso, há alguns dois meses atrás, do que aconteceu em Nelas, (aqui tão perto!) quando foi colocada a hipótese de encerramento de serviços de saúde?)
Que pena.
Considerando sempre.

Anónimo disse...

Ai Ai anónimo, ai ai....

Coragem?? que coragem?? ai ai anonimo....

eu ate podia me dar ao trabalho de explicar, em menos palavras o que escrevi,mas acho que não vale, pq se nao percebeu a primeira já não percebe a segunda. Mas faça uma coisa, leia novamente, para ver que realmente o que escreveu, não se adequa muito ao meu comentário.... que pena....

Anónimo disse...

Não, não, meus queridos!
Em Nelas, muita gente se foi "postar", à noite, em frente da chambra municipal. E nos "alredores", tal sucedimento fez notícia.
Na Felgueira, vi eu, gentilmente, os visitantes eram convidados a assinar o "Abaixo assinado"! Quereis saber porque^?
Porque nunca sabemos onde seremos atendidos, em caso de acidente.
Por ali, parece que há gente com tomates.
Há muito tempo.
(Perguntem à Comissão Dinamizadora quantas assinaturas recolheu e perguntem-lhes se foram visitados por deputados. E se vai haver encerramento!)