2006-06-11

A Comunicação Social

A importância que os media de hoje assumem, em relação aos de ontem, é enorme. Se dantes reportavam decisões e atitudes, hoje interferem directamente e de uma maneira activa nessas mesmas decisões. Hoje, não podemos falar de uma opinião pública nos termos em que se falava, por exemplo, na primeira metade do século XX.
A independência dos média é limitada, porque apesar de poderem ter independência intelectual e tentar, caso a caso, exprimir o ponto de vista que consideram correcto, mas com muito mais dificuldade do que se tivessem um estatuto de independência económica e financeira que lhes permitisse, de facto, exprimir mais livremente o que se passa.
Resta a blogosfera, que apesar de tudo é limitada a um núcleo de pessoas que, ainda assim, consegue resistir. Mas que não tem verdadeira penetração junto da opinião pública. Dirige-se a um grupo que, por sua vez, não tem capacidade de se exprimir devidamente, pelo menos com a mesma regularidade com que os chamados comentadores oficiais têm. E esses são a "opinião".
O caso de Oliveira do Hospital é deveras pragmático nesse sentido. O concelho tem três orgãos de comunicação social locais(Rádio Boa Nova, Folha do Centro e Correio da Beira Serra), “recebe” ainda diversos jornais que vão dando relevo ao que pelo concelho se vai passando (Diário As Beiras, Diário de Coimbra, A Comarca de Arganil, Jornal de Arganil, etc.). Incontornavelmente os órgãos de comunicação social estão na ordem do dia, dada a forma e conteúdo das notícias que nos são apresentadas (ou que não nos são apresentadas). Não posso afirmar que existe censura, mas com certeza existem linhas de orientação que condicionam jornalistas, ficando os seus princípios condicionados aos estatutos (leia-se factores de ordem económica) que regulam e permitem a subsistência desses mesmos órgãos.
Segundo o Código Deontológico do Jornalista, no artigo 10º, “O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.”
Será que nos orgãos de comunicação social que se vão lendo em Oliveira do Hospital se conseguirá alcançar este desiderato? Sinceramente, sem qualquer espécie de ofensa para os envolvidos (até porque pugnam pela sua subsistência), coloco algumas dúvidas e muitas reservas...

82 comentários:

Anónimo disse...

Excelente raciocínio.Acrescento um pormenor com alguma importância:a auto censura existe ( no jornalista) sem ser imposta pelas chefias. Curioso, não?
Há "crimes" que o jornalista não deseja cometer, ainda que tenha nas mãos matéria de elevada combustão social!
Sei do que falo...
Excelente questão a colocar, por exemplo, à direcção e a certos colaboradores da Comarca de Arganil...

Anónimo disse...

Upsss... faltou a "minha assinatura" no comentário anterior."Detesto" gente anónima!

Anónimo disse...

premonitório este post.... desde ontem que o site do Beira Serra não funciona! Azar?

Anónimo disse...

Ai os intereses, os intereses...

Anónimo disse...

Deve ter sido alguma cegonha que apagou a edição on-line do CBS. Mas a emissão já está restabelecida.

Anónimo disse...

Interesses,na vida,todos temos.Não vem qualquer mal ao mundo por,cada um,tentar defender os seus.O grave é quando as pessoas estão ao serviço de interesses que não são os seus.Por exemplo,quando a troco de uma qualquer colocação se criam predisposições para vender a alma ao diabo.É assim na vida partidária,profissional e jornalisticas."É preciso é desenrascar".quem vier a seguir que feche a porta.Lealdade,solidariedade,são princípios cada vez mais em desuso.No jornalismo é mais grave.Não somos só nós que,num momento de fragilidade,oprtunimo,vaidade ou qualquer outra motivação,nos estamos a afastar do que convencionou chamar-se dos principios éticos,da defesa de causas nobres etc.Antes,estamos com a nossa opinião a convencer pessoas da bondade daquilo que por demais sabemos não lhes interessa.Numa palavra manipulação.Dos jornais atrás citados tenho pena,não há outro termo,Da Comarca,Folha do Centro e mesmo da Boa Nova,que de todo se "esqueceram do que é jornalismo.
Não queria ter na minha consciência o peso de tantas omissões,encomendas etc,que cada vez mais vamos vendo numa boa parte da comunicação social.

Anónimo disse...

Já podem satisfazer a curiosidade pelo "apagão" do CBS.O Barreto,já explicou o acontecido.Que outra coisa poderia ser "almas generosas"?Vão lá, ao Beira Serra e leiam... Parabems ao Master.Discutir um assunto que vale a pena.Já chega de tanto malhar no MA.Não é que não mereça mas,tudo tem limites.

Anónimo disse...

Vamos lá a falar claro que foi para isso que o "Observador" colocou o "post" (acho eu...).
Então temos em Oliveira do Hospital três orgãos de comunicação social. Muito Bem.
Cada um deles com motivações e critérios (jornalisticos) diferentes. Óptimo.
Em qualquer um deles conseguimos encontrar tudo aquilo que um jornalista não deve fazer.
Porquê? Porque em alguns fala mais alto o partido e nos outros o que acaba por mandar é o dinheiro.
Por exemplo, na RBN (onde quem manda é o Albino José) existe uma tesoura para cortar tudo o que não interesse ao aparelho laranja (sim, também está incluída a nova comissão política). O que é que o homem ganha com isso? Ganha o que ganha na RBN (desculpem a redundância) e ganha (pensa ele) estatuto político.
No FC, a nossa amiga Margarida Prata, para além de se ver aflita com o outro jornal, tem que "fazer o favor" de ir mandando umas entrevistas do Ti Mário cá para fora e depois lá vem mais uma páginazita de publicidade paga pela autarquia (é de rir a intimidade que a jornalista tem com um dos membros da AM - o marido - e que não a impede de exercer jornalismo).
No CBS, que muita gente diz que já fez mais sozinho que toda a oposição durante anos e anos a fio (e eu até subscrevo), temos um problema ainda maior. Todos sabemos o engenho que o Barreto tem para a coisa jornalistica. Sem dúvida que é um excelente profissiona. O problema é que cultivou um ódio de estimação pelo Ti Mário e isso, quer queira quer não, acaba, acaba por dificultar a tarefa de isenção. Quanto ao facto de o Jornal ser do Sr. António Lopes (da CDU)não deve ser por aí que vem mal ao mundo, até porque o jornal (CBS) acabaria por ser sempre um jornal de oposição ao regime (como sempre foi desde que nasceu). Mas com o dinheiro que lá se investiu, com certeza que os investidores não estarão à espera de maximizar o capital com a publicidade e as vendas que o jornal efectua.
A capitalização neste caso será sempre política.
Resumindo, a coisa não está fácil, para nde quer que nos viremos damos sempre com a cara na parede.
Triste concelho este.

Anónimo disse...

Vale a pena colocar aqui.
[Precariedade e baixos salários afectam qualidade dos média
“A insegurança no emprego e os baixos salários têm um efeito negativo na qualidade do jornalismo e podem pôr em causa o papel dos média como "cães de guarda" da sociedade”, alerta um relatório divulgado a 7 de Junho pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).
O estudo, apresentado na 95.ª Conferência da Organização Internacional de Trabalho (OIT), em Genebra, pelo secretário-geral da FIJ, Aidan White, inclui os resultados de um inquérito a 41 jornalistas membros de organizações de 38 países.

Intitulado “A Mudança de Natureza do Trabalho: inquérito global e estudo do trabalho atípico na indústria dos média”, o documento exprime fortes preocupações com o efeito das alterações das condições de trabalho dos jornalistas na qualidade dos média.

Segundo a FIJ, os trabalhadores atípicos - freelancers, eventuais, trabalhadores com contratos a prazo e temporários – representam cerca de 30% dos membros das organizações filiadas na FIJ e esta tendência coloca novos desafios na batalha pelo jornalismo de qualidade.

“A relação entre jornalistas e trabalho é particularmente importante dada a relação entre os média e a democracia”, lembrou o secretário-geral da FIJ, sublinhando que “se o emprego dos jornalistas é precário e está ameaçado, é mais difícil para eles resistirem às pressões para publicarem histórias que satisfaçam os interesses comerciais ou dos governos, é mais difícil levarem a cabo jornalismo de investigação, e mais difícil influenciarem a linha editorial”.

De acordo com o relatório, que teve o apoio da OIT, regista-se uma tendência para a privatização dos média estatais e para a substituição dos jornalistas seniores experientes por jovens licenciados com relações de trabalho precárias. Em consequência disso, a média dos salários parece ter caído em termos reais nos últimos cinco anos, ao mesmo tempo que se generaliza o pagamento à peça.]
http://www.jornalistas.online.pt/noticia.asp?id=4723&idCanal=149

Anónimo disse...

João Pedro Santos:em minha opinião,fez uma abordagem sóbria aos três orgãos de comunicação de Oliveira.Discordo apenas da análise puramente economicista do problema.Não vejo qualquer problema na ligação Margarida Prata,marido membro da AM.Outro tanto se diga BarretoxAntónio Lopes.O problema é o jornalismo que se pratica e saber se há ou não há respeito pelas regras deontológicas.Comparar o Beira Serra aos outos,é comparar o dia com a noite,pese o facto da "amizade"Barreto MA.Teremos que convir que o snr. Presidente tem uma propensão atroz para se pôr a jeito.De 25 de Março,para cá,então,até parece que tem quota no CBS.Quando não tem inventa.Eleição comissão politica eo trite espectáculo.Bandeira no 25 de Abril.Posição perante toda a assembleia"com esta CP,não há dialogo".Franchaising da festa da educação.Inglês no dia de Portugal.Folha do centro jornal privativo.O que é que o Barreto pode fazer?Bajular como os outros?Sabe também como eu que um jornal se deve afirmar como contraponto ao poder.Aos diversos poderes,seja ele qual for.Já que nos outros não há qualquer esperança de inversão de rumo ,espero que o Barreto siga a linha que sempre foi a dele.Com erros,certamente, mas,do mal o menos.

Anónimo disse...

Tenho visto o Henrique Barreto a dar eco de noticias de todos os partidos e se diz mal da câmara só está a interpretar o sentimento dos oliveirenses que não se resignam. Aliás, vejo que o Correio da Beira Serra tem entre os seus colaboradores pessoas de direita e de esquerda.É certo que falta lá o Bloco, mas o Barreto também os substitui bem porque tem a imaginação que os caracteriza.
Quanto à sua amizade com o dito cujo "cacará sanguinolento", é problema deles os dois.O Carrilho,esse já quase não fala com nenhum director de jornal. São feitios, o que é que se há-de fazer. Deixem lá o Barreto andar a mexer no lixo... se não fosse ele tinhamos aí cascatas e nem dávamos por elas. Eu cá, já decidi: este ano faço férias cá dentro...

Um Amigalhaço

Anónimo disse...

O "problema" da comunicação social, em Oliveira do Hospital, nomeadamente na RBN e no FC é o facto de estarem dependentes política e económicamente do Sr. Mário Alves.
O "problema" é as pessoas utilizarem os cargos para que foram indicados para fazerem política ou para se auto-valorizarem.
Nomeadamente na Rádio, o Senhor Albino não anda lá de "borla". Ganha e bem para aquilo que faz. E não é só de dinheiro que estamos a falar. Existem outras "mordomias". O mais engraçado é que a Direcção da Rádio nada faz, nada sabe.
Só em Oliveira do Hospital. E depois ainda vêm aqueles que dizem, olhe que não é bem assim, ele até é bom rapaz, faz isto por amor à comunidade, etc. Santa paciência.

Anónimo disse...

A comunicação social deve ser isenta, imparcial, objectiva.

Isto é, só deve relatar os factos tal como eles aconteceram.

Os jornalista não devem fazer juizo de valor quando escrevem uma notícia.

Os juízos de valor devem ser feitos por comentadores (que podem ser jornalistas ou não) em artigos de opinião.

Mas as vezez convém baralhar a malta!

Anónimo disse...

Uma vez mais lamento que a máxima de que a galinha da vizinha é melhor do que a minha impere. Estaremos assim tão mal? O Folha do Centro começou com o Paulo Leitão, que o vendeu por o não conseguir sustentar. O Correio da Beira Serra parou pelas mesmas razões. A Rádio teve 10 anos de MGA que limitava a passar música (e má!). E agora? ressuscitou o CBS (que peca por extremismos como o facto de transcrever um editorial de outro jornal só porque dava porrada no MA), o Folha do Centro que andava letárguico que nem a página actualizava volta a aparecer (conotado ou não com o poder) e temos uma Rádio (coisa que aqui à volta já não tantas) que tem uma página premiada como a melhor do Distrito de Coimbra. Estamos assim tão mal? Será que não é esta pluralidade que nos permite depois discernir a nossa própria opinião? Eu sou um optimista e acredito que não deve ser fácil manter estes 3 projectos, que na realidade aprecio. E acrescento este blog como um quarto. De menos bom só ressalto:
a) CBS - é demais o contra-poder e a ideia dos comentários não foi feliz, permite demasiada má lingua. Perdoa-se pela perspicácia em descobrir temas que deveriam interessar a todos nós.
b) Folha do Centro - periodicidade de 3 semanas, página sem interesse e demasiado colada ao Presidente do Municipio. Perdoa-se por bons artigos de opinião (embora alguns apareçam para se servirem da exposição)
c) RBN - como entretenimento tem pouco, há no nacional boas alternativas, logo deve apostar na informação. Já esteve melhor quando tinha programas como o Ponto de Vista, nomeadamente quando tinha Rocha, Monteiro, Abreu e Freixinho. A página continua a melhor das 3, a mais actualizada e tem tido bons noticiários, que faz esquecer alguns erros. Faz bem em querer acompanhar concelhos vizinhos, pois se calhar sobrevive se explorar esses mercados sem rádios.
Precisa se calhar de mais gente, mas de facto, de borla poucos querem. Se tem direcção, como aqui foi referido, só alguns rostos são conhecidos e também acho, se calhar morre no dia que essas pessoas de lá sairem. Assim aconteceu na vizinhança, tal como às rádios que quiseram fazer projectos empresariais. Deve perseguir um meio termo mas para se afastar da critica de "proteccionismo" retome espaços de debate, o que já fez muito e bem.
Desculpem o espaço ocupado. Obrigado

Anónimo disse...

A Boa Nova é o PIOR DOS TRÊS!
É uma radio fachista anti-oposição ao PSD/Mario Alves.
É um radio onde há censura.
Onde esse sr. Albino José proibiu a exibição de informação sobreo PS. E disse-o com todas as palavras aos jornalistas que lá trabalham.
DO PS NADA.
Isto eu sei porque foi comentado em público por alguem que lá trbalha. E foi também analisado em reunião de direcção da radio onde houve bronca a sério.
A `radio Boa Nova é uma mentira, é o "braço armado" do PSD.
Duvidam?
Vão há pagina. Quantas noticias ou comunicados lá aparecem do PS ou da CDU? Nem um!!!
Mas aparece tudo o que vem da Camara e do PSD.
Porquê?
Porque o sr. Albino é director, é controlador das noticias, é jornalista encartadon (?!, como é possivel) miltante do PSD e membro da junta de oliveira pelo PSD.
Isto é uma vergonha.
Radio Boa Nova? Só com uma limpeza á maneira.
Aquilo não é nada.

Anónimo disse...

Porque é que o PS e o CDS não se juntam e abrem um jornal, ou uma rádio? Para inicio de emissão sempre podiam dar a noticia das dividas da ultima campanha.
Tomem lá que é para não serem malucos...

Anónimo disse...

Estamos a discutir comunicação social ou vozes dos donos?Se há profissão que eu não queria é esta.Isto de informar tem muito que se diga.Uns estão a intoxicar e pensam que estão a salvar a alma de quem lê.Outros querem ser livres e isentos e não os deixam.Outros pensam que têm uma arma na mão e ameaçam.O que todos têm em comum é muitos "amigos"a querer controlá-los.

Anónimo disse...

Reforçando o que se tem comentado,neste tema,para variar,saiu hoje,o Folha do Centro.Lá vem uma página inteira de Publicidade da Eptoliva,1/4 de pagina da Cãmara mais um rodapé na 1ª página.O CBS,está a sair dia 15.Vou estar atento,mas não tenho dúvidas como vai ser.Anda aí um boato que o n/presidente é serio...mas,não liguem.É só boato...

Anónimo disse...

O "jornalista" Albino José faz o "pleno" em matéria de jornalismo. Para além de ser o director Geral da Rádio e Coordenador da Informação passada na mesma, também é "jornalista" do Folha do Centro.
Continuam os casos estranhos em Oliveira do Hospital! Ou talvez não sejam assim tão estranhos, dado estar tudo interligado.
Depois venham dizer que não há bruxas...

Anónimo disse...

Porque é que só agora no concelho se debatem certos assuntos?
Porque surgiu o CBS - mesmo com todos os defeitos que possa ter.

Antes o PSD era dono e senhor de toda a informação ao público, contolava tudo, porque tinha os altifalantes ou os filtros do Folha do Centro e da Rádio Boa Nova.

Porque é que agora já se ouve a voz da oposição? (finalmente!!!)

Antes era o Francisco Rolo na Folha do Centro, com os artigos de opinião. O Rui Monteiro idem. O João Abreu a malhar no governo e a atacar o PS, e a mnadar beijinhos para o Mário Alves e o aparelho do PSD de OH. E mais nada.
Havia o Ponto de Vista do Paulo leitão na Boa Nova e até com esse debate acabaram. E atenção tinha participantes de TODOS OS PARTIDOS.
Era abrangente e plural.
O problema para o sr. albino, era que se criticava muito a catução da CM e do sr Mario Alves - o patrono da coisa e da causa.
Mas que diabo, se o debate tinha todos os partidos qual é o problema? Cada um que apresentásse os seus argumentos, houvesse debate, e cada um que se defenda ou ataque por si só.
O sr. Albino não necessitava de censurar o programa e acabar com ele.
Curiosamente acabou com ele em Junho de 2005, 3 meses antes das eleições autarquicas! Sem qualquer justificação
Teria medo dos estragos que poderia causar no seu querido PSD?!
E a RBN ficou assim sem espaço de debate politico - livre e plural.
Lamenta-se a decisão unilateral que só empobre-se a Rádio e a ddemocracia no concelho.
E tudi isto é obra de um sr. do PSD que é autarca, jornalista, chefe de redacção da Radio, e homem de mão do mario alves.

Um dia destes, aposto, ainda vai receber uma medalha do concelho atribuida pelo Mario Alves por tãos bons serviços (A Alves e ao aparelho PSD).
Duvidam?
Observem os medalhados dos ultimos 5 anos.
Para além daqueles que lá estão para disfarçar, o grosso da medalhada é tudo malta que tem feito o jogo do Alves.
E com isto alinham no jogo do empata do concelho.
Concelho que precisa de agitação, de debate livre e democrático, de confronto de ideias, sem medos nem dedos...
Mas para isso é preciso que acabem os censorezitos, os manipuladores e os bufos da companhia.
VIVA A LIBERDADE.
ABAIXO A TRALHA DA MORDAÇA:

Anónimo disse...

- Os de cá
Rádio Boa Nova: controlada pelo PSD via Albino José e publicidade da CMOH;

Folha do Centro: controlado pela CMOH via publicidade paga pela mesma, e ligação ao membro da Assembleia Municipal eleito pelo PSD - José Miguel Silva, marido da Directora do FC e Administrador do Jornal;

Correio da Beira Serra: tradição de oposição a Mário Alves, ligação ao membro da Assembleia Municipal António Lopes do PCP, que é dono do jornal;

- Também se lêem cá.

Diário As Beiras: jornalista Paulo Leitão, com ligações familiares ao PSD,já trabalhou para Mário Alves na campanha de 2001. Assume que não gosta do PS.

Diário de Coimbra: jornalista-correspondente Margarida Prata, que é casada com um Deputado municipal PSD, aceita encomendas de entrevistas com Mário Alves, pagas depois com publicidade no Folha Centro. Filtra "bem" o que "não interessa" para...

A Comarca de Arganil: "alugam-se" a tudo e todos que estão no Poder. Agora estão "feitos" e totalmante colados ao Presidente PSD da CM de Arganil.

Jornal de Arganil: o proprietário é um empresário, do PSD, presidente da Junta de Coja, e ex-candidato à CM de Arganil em 2001 pelo PSD. Alugados há anos aos interesses do PSD.

Este é o panorama. O resto que cada um retire as suas ilações...

Anónimo disse...

Para o Comentarista Anterior:

Um dos maiores jornais portugueses nascidos após o 25 de Abril tem como principal accionista o Dr. Pinto Balsemão: o Expresso.

O maior Diário de referência, o Público, é do Engº. Belmiro de Azevedo, que é um empresário de sucesso e que, ao que se sabe, está politicamente posicionado à direita.

O Independente, foi dirigido durante anos por Paulo Portas e foi um jornal de sucesso. Mais tarde, Portas foi eleito líder do CDS/PP e chegou ao Governo.

Mais exemplos: a Sic, também é do militante número um do PSD. Só vê quem quer, porque o espectro televisivo é grande.

Por essa Europa fora e nos EUA, já há muitos jornais que informam os seus leitores, sempre que há eleições, das suas preferências. Ou seja: definem as regras do jogo.

E isto para dizer o quê? Se o Folha do Centro é assim, não o comprem. Deixem-nos nas bancas, conforme também se deixam as laranjas podres nas prateleiras dos supermercados. Se a Boa Nova é assado, não a oiçam. Sintonizem a TSF ou a Antena 1, que só têm a ganhar. Se o Correio da Beira Serra é dum comunista, assaltem-lhe a sede. Agora, os jornais têm que ser de alguém, e do ponto de vista ético não há mal nenhum de a Margarida Prata ser casada com um deputado municipal. A Judite Sousa, destacada jornalista da RTP, por exemplo, é casada com o presidente da Câmara de Sintra, o Dr. Fernando Seara.

Deixemo-nos por isso de mesquinhices, porque o que é importante é que nós nos constituamos como um quinto-poder com capacidade para filtrar a informação que não interessa.

O marido de uma jornalista

Anónimo disse...

Perfeito o comentário anterior. Subscrevo-o.
E acrescento: Um dos orgãos, já com 20 anos, funciona em voluntariado! O tempo que aqui escrevem dediquem-no lá! Eles agradecem, ou não ouvem como eu o pedido de colaboradores que avulsamente lá passa? Enfim, é melhor vir para aqui vomitar calhandrices e nos outros locais que permitem que os comentários ofensivos às pessoas (que só existem porque escrevem no anonimato) se mantenham por lá.

Anónimo disse...

Porque será que tantos passaram pela Boa Nova e já lá não andam? Se se ganha tão bem como por aqui se diz, admiro como foi dificil arranjar uma Direcção como a que lá está! E quem lá está é que se sabe o que se lá passa e NÃO ACREDITO na tese de proibir as noticias do PS. E os do PS sabem que assim é, nomeadamente o José Francisco Rolo.
Um cooperante.

Anónimo disse...

A Direcção da Cooperativa Rádio Boa Nova foi escolhida entre os poucos presentes nas Assembleias Gerais (talvez uma dúzia de pessoas) depois do Sr. Padre Rodolfo ter andado a pedir caridosamente para alguém assumir a presidência. E isto são factos, não são conjunturas. E dos orgãos sociais, há pelo menos 3 pessoas que pagaram grande parte dos custos da mudança da antena, quem fizesse de borla o estudo económico para se poderem receber verbas da CE (50% do investimento), quem trabalhasse de borla a fazer instalações eléctricas e electrotécnicas, quem lá faz programas à borla.
Ser cooperante é fácil, julgo que são 100 €. E depois é ir às Assembleias Gerais e estar disponível para uma causa nobre e que em boa hora foi iniciada. Agora não se iludam, porque por lá já passei: dá trabalho, é preciso dinheiro para pagar despesas e no final tem a satisfação de obra feita - algo que parece passar despercebido à maior parte dos comentaristas. E não duvido que no Folha do Centro e no Correio da Beira Serra, com estilos diferentes, haverá histórias semelhantes a estas.
Outro cooperador que sempre que pode está nas Assembleias Gerais e reconhece o mérito de quem quer manter aquela casa viva - e é aí que as coisas devem ser discutidas.

Anónimo disse...

Não duvidem que podemos SEMPRE escolher. Felizmente.
E ainda bem que assim é.
Eu, por ex., leio todos os jornais locais e consulto o site da RBN. Sem qualquer problema.
Mas tenho a consciência onde estão as omissões, distorções, favores e outras manipulações.
Não tenham ilusões. A gente sabe como é...
Nem tentem iludir o óbvio.
Essa das proibições de certas "notícias" na Boa Nova é comentada por aí. Há muito tempo.
O fim, abrupto, do programa "Ponto de Vista" É UM FACTO.
A discussão que houve em sede de reunião da Boa Nova por causa de algumas "omissões" ACONTECEU MESMO. Isto foi afirmado por um dos directores para quem o quis ouvir.
Portanto, argumentem à vontade, criem ilusões, mas só se deixa ILUDIR quem quer.
Para mais a comunicação social é livre de assumir a linha editorial que quiser.
Tem é que ser clara e assumida. E não encapotada sobre a aura limpida e angélica da da "pluralidade".
Eu, como outros, já não vamos em "cantares de sereia".
Sejam livres de dizer o que pensam. Não se vendam por um prato de lentilhas ...
Que eu também não. Esse é o meu INTERESSE.
Cumprimentos oliveirenses.

Anónimo disse...

Li com atenção o comentador anterior, que apreciei mas pela 1ª vez vou escrever neste blog (que costumo ler) para dizer o seguinte:
O director a quem ouviu aquilo que escreve é pena que o não identifique. Se calhar, ao identificá-lo, todos nós lhe poderíamos dar ou não crédito. Pois na realidade houve um actual director, que também já esteve antes no Conselho Fiscal, que tudo fazia para acabar com o "Ponto de Vista". E eu apreciei isso bastas vezes e na realidade, quer o anterior presidente e o seu vice, quer o actual (refiro-me a Albino José) sempre foram contra o final desse programa. Por isso estranho essas declarações, que não foram de certeza proferidas pelo Sr. Neca Areias, pelo Sr. Laurindo, pelo Sr, Albino ou pelo Sr. Jorge Ramos. Resta um: o amigo comentador veja se é o mesmo. E se assim fôr, veja que credibilidade tem ou merece. E isto foi amplamente discutido nas últimas 5 Assembleias da Rádio, onde um dos presentes era Mário Alves, que nunca se insurgiu contra o "Ponto de Vista" não obstante saber que lhe davam nas canelas. Razão tem o cooperante que diz que estas coisas têm é de ser lá discutidas, mas lá não dá para ser no anonimato. Só comentei para ser em abono da verdade, que, é sempre interessante

Anónimo disse...

Engraçado seria promover um fórum onde as pessoas dissessem quando viram cortada uma informação que tenham dado a um destes 3 orgãos de informação? Nunca tal ouvi! E na realidade, acho que estamos melhor servidos do que qq concelho das redondezas. E melhor, tenho a sensação de que estes 3 orgãos se dão bem entre si, referem em suas noticias o nome um dos outros e no site da Boa Nova tem até um link para os dois jornais (aliás foi de lá que descobri pela 1ª vez o site do CBS, assim como este blog)e costuma lá ter a capa de cada edição.
E acho bem que o Municipio faça publicidade nos 3 orgãos, sempre os ajuda a sobreviver.

Anónimo disse...

PASSARAM-SE!!!

“Não há homem mais honesto e trabalhador que o Mário Alves", diz o Correio da Beira Serra on-line. PASSARAM-SE!!!!

Anónimo disse...

"...e NÃO ACREDITO na tese de proibir as noticias do PS."

Ó sr. Cooperante da Boa Nova,
Então faça um exercicio:
Vá ao site da Boa Nova e esclareça-nos aqui os titulos e numero de noticias que sairam na RBN do PS, da CDU ou do CDS nos últimos 2 meses. Faça o mesmo para o PSD e a CMOH.
Depois compare com o CBS e o FC. Já para não falar nas Beiras.
TUDO. Mas TUDO MESMO. E desafio-o a colocar aqui os numeros e os assuntos "preto-no-branco".
Até lá, com essas deixas de "menino do coro" estará só a manipular informação e as consciências de quem aqui vem.

Mas só se deixarmos...
Cumpra-se o Pluralismo, não se obriguem ao Servilismo!!!

Anónimo disse...

É como eu disse:
O Beira Serra,saíu hoje.Publicidade da Cãmara,como de costume.Nada..!Factos são Factos.É a democracia que temos.Assim se paga a informação por medida e a jeito.

Anónimo disse...

A Câmara presidida pelo senhor Mário Alves não põe nem nunca pôs anúncios no CBS. A única coisa que fez foi meter um processo em tribunal ao director, que teve que lhe dar umas centenas de contos. E nem assim aquele malvado troca de carro. Faz-me lembrar o Salazar a deixar-se fotografar com as solas rotas... a propósito. Alguém sabe quando é que é o Santoínho?

Anónimo disse...

É verdade..!
Por dizer que MA,"tinha atitudes talibã"
Nunca percebi porque disse ele isso,nem porque foi condenado por isso..!
Talibã:Estudante aplicado de teologia muçulmana.Uma espécie de aprendiz de padre ou bispo.Ora MA,será tudo menos isso.As suas atitudes andam bem longe disso.Não dá para perceber..!

Anónimo disse...

Apoiado, caro bloguista de Junho 14, 2006 6:23:33 PM.
É isso tudo.
E mais ainda recupero esta de um anterior post.

Isto sim é tudo preto no branco como deve ser. Que ninguèm se deixe enganar.
A RBN e o FC estão a soldo da camara e do PSD.
O último FC até traz uma chamada para a primeira página (!!!!) do texto de opinião do sr. Duarte que vem na página 2. Ah valente! Com favorecimentos destes...

Mas a RBN brinda-nos com comportamentos deste quilate:
(segue comentario recuperado)

" Para além do voluntariado, e aplaudo-o desde já.
Haverá censura prévia na RBN em relação a certas noticias e entidades?
Era essa a questão.

Por exemplo há dias ouvi e li a polémica sobre o trânsito no Forum Romano na Bobadela.
O CBS aborda a questão.
Acho que vereador do PS toma posição sobre o assunto na CM, que depois vem novamente no CBS.
O Diário Beiras traz a polémica em duas páginas, retratando toda a situação. Confrontando todos pontos de vista - presidente, oposição, IPAR, etc
A RBN, omitiu todos os passos da polémica e todos os factos, mas trouxe exertos de um carta do arquitecto que a câmara contratou para fazer o projecto, e neste caso também para dar explicações.
E referiu que foi um carta a que a "RBN teve acesso". Que obviamente foi divulgada pela CM em todos os jornais.
O estranho é que ignorando toda a polémica que se passou anteriormente, só divulgou a posição oficial da CMOH por interposta carta do dito arquitecto contrado pela camara?
Será isto correcto do ponto de vista noticioso?

Ouço por aí dizer que a CMOH compra pacotes anuais de publicidade na rádio, é verdade?
A rádio é privada, faz-se com voluntários. Muito bem. Mas não tem que cumprir as regras da imparcialidade e do rigor?
Para além destas respostas, quero dizer que a RBN para mim já faz parte da História do concelho.
E ainda bem.
Acho é que deve melhorar-se todos os dias. Sem medos nem pressões do tipo "isto não vale a pena passar".

Depois misturar, tipo 4 em 1, Director, jornalista, editor de noticias e autarca eleito por um dos partidos a mesma pessoa, talvez não ajude mesmo nada...

Agora também não queiram que ignoremos isso...

Terça-feira, Junho 06, 2006 11:09:12 AM"

Bom exercicio. Agora que cada um tire as suas conclusões.
Certo?!

Anónimo disse...

Hoje só um órgão de comunicação social digno desse nome no concelho de Oliveira:
Correio da Beira Serra.

QUEM É A Boa Nova?!

Anónimo disse...

BOA Nova = MAU jornalismo

Folha do CENTRO = Jornalismo de DIREITA.

Anónimo disse...

Olhó Favor!!!
É o favor!!!

Olhà publicidade!
É á página inteira!!

Olhá imparcialidade!
Onde, onde , onde?!!!
...

Anónimo disse...

Gostei muito de alguns comentários.
Mas vejo o problema de outra maneira.
Vamos analisar os jornais:
F.C. - È redigido unidamente pela Margarida Prata (o que não têm discução não têm evolução),o marido da senhora compra o jornal e forece-lhe o mesmo de presente. E a Sr.ª diz "..não tênho nada que fazer vou escrever... aquilo que me enteressa... e o que me apetece.."; que lindo com isto a unica coisa que escapa é alguns bons comentadores que alim escreven ainda...
A RBN; só tenho uma pergunta " A onde estão os Jornalistas (com carteira profissional e estudos para se assim considerar)? " partindo ideia que não existên não merecem comentários, simples paus mandados e mal.
Quanto ao CBS, os meus parabens ao Henrique Barreto, porêm acho que a certo assuntos que deveriam ser tratados de uma forma diferente, pelo menos com mais profissionalismo, pois não se pode transmitir opiniões. Agora o jornal esta para a sociadade oliveira com com qualquer café está, fala-se da vida de todos sem se saber da vida de ninguèm; LINDO.
O MELHOR E NOVA PAGINA DA NET DA CÂMARA MUNICIPAL, QUE NEM SE QUER TÊM LINQUE DA DITA COMUNICAÇÃO SOCIAL; CÁ PARA MIM O TIO MARIO NÃO GOSTA DE NENHUM; AINDA NÃO FOI CONVIDADO PARA COMENTADOR ( OH MARGARIDA...)

Anónimo disse...

Olá!
Gostei muito do comentário do Senhor SMS.
Vamos analisá-lo:
Sem carácter, burro e analfabeto.
Antes de opinar, aprenda a escrever, trabalhe, seja productivo. É tão fácil, dizer mal dos outros, vá até lá, pode ser que lhe arranjem que fazer. Provavelmente não andou na escola, ou se andou foi só a passear os livros(se é que os tinha).
Bom, mas aqui fica a correcção:
"discução"- escreve-se discussão.
"tênho"- escreve-se tenho.
"enteressa"- escreve-se interessa.
"existên"- escreve-se existem.
"porêm"- escreve-se porém.
E a pior de todas:
"sociadade"- escreve-se sociedade
Sem mais comentários, desejo-lhe um futuro mais culto, com menos erros, com mais ocupação e com menos mediocridade.
Bom sucesso! (ou será suçesso)

Anónimo disse...

Ó amigo percebemos a retórica da treta.
Só que com tanta sapiência não conseguiu dizer nada.
Acho que Também não queria. Queria só distrair.
Mas não conseguiu.
Porque a verdade é que há por aí gente na comunicação social (CS) "a soldo" dos interesses do Mário Alves e do PSD... estão por demais identificados.
Quer mais um exemplo.
Toda a CS noticia a vinda dos deputados do PS ao concelho de Oliveira Hospital... mas a RBN ignora.
Porquê?
Perguntem ao Sr. Albino ou ao Sr. Pedro Oliveira.
O mesmo Pedro Oliveira que irá ser moderador num debate organizado pela Câmara Municipal do PSD sobre juventude...
Está-se mesmo a ver... TUDO.
Não se vendam, não se aluguem, não cedam... RESISTAM SEMPRE.
Pelo menos não sentem a vergonha de ser bonecos mas maõs de gente medíocre...

Com uma vantagem: Isto não vai durar para sempre:

Anónimo disse...

Ao comentador anterior: já experimentou ouvir a rádio antes de comentar? ande lá, faça o favor de ouvir e redima-se do comentário. Espero bem que o facto de comentar sem saber não dure para sempre. Obrigado

Anónimo disse...

Ouvi agora o noticiário da Boa Nova e teve qq coisa como 6 minutos sobre a visita dos deputados do PS, ouvindo-se os próprios a falar. Depois vou ao CBS on-line e vejo a noticia da inauguração da CCAM e destaque às palavras de Mário Alves.
Caros comentadores: ou vocês andam muito distraídos, ou nem a Boa Nova discrimina o PS nem o CBS o PSD. Como dizia o comentador anterior, estes orgãos de comunicação andam a fazer alguém engolir uns sapos.
Gosto de ouvir e ler ambos, um com análises mais profundas e maior investigação (CBS), outro mais versátil (Rádio+Internet) e acompanhando maior número de eventos. O Folha do Centro é pena não ter edição on-line e sair só de 3 em 3 semanas. Mas na realidade foi a rádio que nos habitou ao on-line e foi lá que conheci este blog.

Anónimo disse...

Ó amigo abra os olhos! E use a inteliGência:
Veja o site da RBN de ontem.
Compare com os jornais do dia (ontem, dia da visita) e com o site do CBS.
Antes de vir histericamente defender - como lhe convém - sua dama.
Seja coerente antes de fazer juizos de valor obtusos e manipuladores. Como aliás é hábito!
Percebeu ó espertinho?!..

Anónimo disse...

Caros amigos hoje fomos chamados à atenção severamente. Hoje levámos um puxão de orelhas e uma réguadas à antiga.

O Sr. Paulo Leitão, leitor e participante neste blogue, veio dizer-nos todo irritadinho que nós os bloguistas (TODOS) somos:
"Os novos cobardes"
"Anda para aí à solta uma nova seita de cobardes." Começa desta maneira o jornalista Leitão.

Somos também uma "corja que sob a capa do anonimato tenta denegrir cobardemente a imagem de tudo e de todos..."
" amaldadde , o ódio , a inveja a perversidade são alguns dos sentimentos negativos que infelizmnet NOS ASSLTAM A TODOS."
"Vivemos em tempos de democracia, mas os cobardes anónimos que não dão a cara e tentam minar..."

Agora já sabem o que pensa d de quem aqui vem o jornalista Leitão.

Estaria o jornalista Leitão incomodado com alguma coisita?

Por quem dará ele a cara?

Anónimo disse...

Ó espertalhão defensor das opções politicas(ooops... queria dizer NOTICIOSAS) da RBN.
Vossemecê cometa às 11:23 AM, e chama-nos á atenção para a Informação da Rádio.
Mas olhe que a noticia on-line na RBN só aparece ás 11:30 (20/06/2006) !!!!
E curiosamente a "negrito" com os seguintes dizeres: " REGISTO DAS INTERVENÇÕES EM FORMATO ALARGADO NO NOTICIÁRIO DAS 15 HORAS."

É pá este debate já sutiu efeitos e para mais há gente "dentro" da Rádio a querer justificar qulaquer coisa...

Diz-se na minha terra "Quem se queixa d´ameixa"...
O povo anda antento!!!

Não brinquem connosco senhorecos pseudo-donos de coisa nenhuma!

Anónimo disse...

Sei bem o que ouvi no noticiário das 8:30. E depois às 12, e agora às 13. E ao contrário do que pensa, nada tenho a ver com a Rádio. Mas há muitos anos que a ouço e gosto de dar o mérito a quem o tem. Por isso lhe recomendava que ouvisse, mas o senhor entendeu que o estava a "atacar". Não é o meu feitio, era apenas um reparo que esperava que o senhor o acatasse como sugestão. Estou reformado e isso dá-me tempo para ler e ouvir quando quero.
O Sr. não discute, por exemplo, que o Jornal Correio da Beira Serra, que igualmente admiro, só hoje tenha feito noticia da inauguração do bonito edificio da CCAM, que aconteceu no Sábado... já lá vão 3 dias! mas porque o site da RBN às 9 da manhã não tinha lá nada sobre a visita do PS era ser partidário? e depois porque lá puseram mais tarde, já foi porque reclamaram? Só se fossem doidos os orgãos de informação andarem a toque do que anónimos escrevem. Aos anónimos só o Ministério Público dá crédito.
Haja decoro.... e veja lá se percebe o que eu escrevi, por amor de Deus, não estou a atacá-lo para me responder como fez.

Anónimo disse...

Um comentador detectou erros ortográficos num comentário e fez a correcção...e eu encontrei um erro ao excelentíssimo "dectector de erros", a saber:

Escreve-se "produtivo" e não "productivo"...
...no bom pano também cai a nódoa.

Até outro dia!

Anónimo disse...

como é que é, malta do PS? escrevem aqui por turnos? Não vos chega terem pedido ó Barreto para vos por lá espaço para "comentarem"?

Anónimo disse...

Onde é que o Leitão escreveu isso que eu ainda não li?

Anónimo disse...

Este post está a ficar muito aborrecido.....

Os comentadores repetem-se, repetem-se....até à exaustão....

Está muito enfadonho....

Anónimo disse...

Paulo Leitão no Diário As Beiras de hoje dia 20 titulo "Os novos Cobardes".
Já li e "gostei". E lembrei -me de tanto jornalismo feito cá na Ulvária do Espital...
Oh se lembrei...
Está um artigo engraçado.Para mais vindo de quem vem...

Dai-nos paciencia senhor!

Anónimo disse...

Não sou do PS.
Nem quero ser.
Voto em quem apetece. Sempre.
Nas últimas até votei na CDU, para seu conhecimento.
Mas também digo sem problemas que a RBN deixa muito a desejar em termos de imparcialidade.
Não tenha dúvidas.
Já agora, por favor proteja-se por isso não assuma "as dores dos outros". Ou serão as suas?
Saudações

Anónimo disse...

Cá esta a bela crónica do dia.
Leiam e riam!!


19-06-2006
Paulo Lencastre Leitão

CRÓNICA DE HOJE - Os novos cobardes


Anda para aí à solta uma nova seita de cobardes. São os bloguistas anónimos. Uma nova praga surgida com a explosão da internet e dos blogues. Sendo completamente a favor destas páginas pessoais e dos comentaristas do admirável mundo novo das auto-estradas da informação que vêm enriquecer a pluralidade que sempre defendi - aqueles que dão a cara - já não o posso ser em relação às “opiniões”, neste caso “post’s”, dos “anonymous said...”. Esta corja que sob a capa do anonimato tenta denegrir cobardemente a imagem de tudo e de todos, infelizmente, é a mesma corja de cobardes que ao longo dos séculos perseguiu, caluniou, injuriou, difamou, aterrorizou, etc., a vida do seu semelhante. Lembram-se de Judas? Mas não vale a pena ir tão longe. Basta recuar uns anos, até ao século passado. Há uns tempos vi um documentário sobre as cartas anónimas enviadas para os nazis, enquanto ocuparam França, que mostrava o lado obscuro da mente humana. A maldade, o ódio, a inveja, a perversidade são alguns dos sentimentos negativos que infelizmente nos assaltam a todos. Mas uns conseguem dominá-los, outros deixam-se embrenhar neste lado de obscurantismo que tolda o pensamento.
“Temos de ser cruéis. Temos de recuperar a consciência tranquila para sermos cruéis”, escreveu Adolf Hitler, em “Mein Kampf”.
Nesse documentário eram reveladas as tais cartas que espelhavam da melhor forma esta realidade de crueldade. Os escritos serviam para denunciar eventuais judeus. E não eram enviados por outros nazis alemães, mas por franceses que tinham o seu país invadido, mas que mesmo assim, de uma forma torpe, pretendiam mandar para os campos de concentração e para a morte os seus familiares ou vizinhos. Esta é uma prática que também por cá foi usada no tempo da “outra senhora”, com os delatores e bufos a escreverem sob a capa do anonimato as cartas malditas para a PIDE.
Vivemos em tempos de democracia, mas os cobardes anónimos que não dão a cara e tentam minar o melhor sistema de vivência até agora inventado continuam iguais a si próprios.
“Desde que alberguemos uma única vez o mal, este não volta a dar-se ao trabalho de pedir que lhe concedamos a nossa confiança...”, Franz Kafka.

Anónimo disse...

Vejam este comentário no Expresso On-Line. Não é só por cá que se dizem todo o tipo de disparates

bivolta 16:42 20 Junho 2006
Tou desconfiado (porque não sou=a não vou) que os ditos 8% vão ao fagode da direitralha ou seja a 70%, dos basbaques merdosos.Altamente kagões e vendedores de promessas para 3%engordarem à tripa forra..Postista tipoAli à gato

Anónimo disse...

Por AMOR A DEUS, A TODOS OS SANTOS A QUEM V.EXAS QUISEREM....por favor....deixem-se de ataques pessoais!!! Será que a intenção de quem fez o blog foi esta??? Será que o debate sobre "A COMUNICAÇÃO SOCIAL" se resume, para alguns dos n/amigos,à RBN e ao CBS???

Assinado:
Lando da Amizade
(mais um ANONYMOUS SAID....que paciência!!!)

Anónimo disse...

O PODER E A COMUNICAÇÃO!

Hoje,cerca das 20:00 horas,um jornalista da n/praça,passou junto da Câmara Municipal."Cavaqueavam,por ali as duas maiores autoridades mais um presidente de junta e outro munícipe.O jornalista,deslocava-se de carro.Ao passar.o mais graduado disse:..."canalha".O azar é que há sempre uma "parede" com ouvidos.Fácil será concluir quem são as personagens.Depois dizem que o CBS,se mete com o homem.Habituado como anda aquele tipo de linguagem,já nem se dá conta de quem é e o que representa.Estranho, que de vez em quando, haja por aqui uns comentários a apelar à moderação.Se isto já é a linguagem dos responsáveis possivelmente já virou lei.Nós é que devemos estar ultrapassados.Que o homem anda à procura de chuva anda...

Anónimo disse...

Não lhe ter mandado uma escarreta foi uma sorte!

Anónimo disse...

Cada vez mais os anónimos se vão identificando pelo o que aqui vão dizendo. E antes que o escrevam no local da sua própria pena (que os "talibãs" pagam-se caro), vêm insuspeitamente escrevê-lo aqui. Razão, razão, tem o Paulo Leitão... olhem, eu não me ofendi, partilho da sua opinião.

Anónimo disse...

V. Exa deve ser dos que partilha de tudo. desde que ahja despojos para partilhar.
Será do FC?
Ou da RBN?

Anónimo disse...

Volta e meia aparecem aqui uns chouriços a bater no anonimato.
Mas quem vos manda.
Ãssinem á vonatde com o vosso nome e metam os dados do BI á frente. Ninguém vos impede.
Contudo este é um forum livre. Cada um diz o que pensa (ou pensa que pensa... sei lá) e assim é que deve ser.
Este é o o espirito dos blogs.
Mas têm sempre que aparecer os "moralistas" do oliveirês.
Tenham paciência.
Sejam livres.
Ou queriam o nosso nome para depois nos fazerem a ficha como é hábito cá na terra do mário Alves.
Eu sou livre e quero continuar assim. Para continuar a pensar livremente.
Queriam nomes e o resto para depois tb sermos apelidados de "canalhas" nas costas.

Assim têm as espertezas saloias e moralistas t~em que continuar a viver na ignorãncia e na desconfiança.
Que até lhes sabe bem.
Não estará a seu lado a tomar café aquele que um dia destes o tratou por imbecil aqui no ObservandoOHP?...
Viva a liberdade. PIDES nunca mais.
'Tá-se!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Mais nada! Viva a liberdade... Viva o S. João? Quem não gostar que se....

Beko the Great disse...

Pois é, cada vez mais os media controlam, manipulam as nossas vidas. Penso que cada um devia fazer uma reflexão crítica acerca disto e conseguir distinguir notícia de difamação, opinião de manipulação, entretenimento de manobras de diversão. Pois é sem nos darmos conta não somos governados por Sócrates ou Cavaco, mas sim pelo Sr. Moniz e pelo Sr. Balsemão

Anónimo disse...

Tudo seria mais fácil,se cada um de nós,e todos colectivamente,soubessemos a força que temos.MA.Sócrates,Cavaco e tantos outros,só são por nossa soberana vontade.O drama,é que todos nós queremos,em simultãneo,"água nos nabos e sol na eira."A situação que se vive em Oliveira,é atípica.Não se trata de ser o partido a,b,ou c.Trata-se de uma pessoa com tiques de ditador e sem meios para o ser,que, ainda assim,vai castrando mentes,ainda não libertas de um passado não muito distante.O maior inimigo nem sequer é a oposição mas,tão só,aqueles que mais directamente lhe fazem sombra.Os seus companheiros de partido.Veja-se o que se está a passar com a festa do PSD,do próximo domingo.Hoje,Oliveira,é toda ela,instabilidade.Eptoliva,FCOH,Câmara,juntas.Nada escapa ao ou eu ou o caos.A comunicação está ou não está.Isto é:Ou esconde ou denuncia.Ser bom ser mau depende da atitude.Se apoia,se critica.

Anónimo disse...

A Comunicação social publicada e lida em OH,com a excepção do CBS, não denuncia nada, não faz a pedagogia civica de coisa nenhuma.
Não afronta, nem constroi o futuro.
Vive à sombra do Poder.
Rádio Boa Nova, Folha do Centro, Diario Beiras, Jornal de Arganil, Comarca de Arganil,etc, vivem todos de mão entendida àqespera das benesses dos "Senhorzinhos do poder camarário".
Umas tristes e ridiculas figuras.
Não os ataquem tenham pena deles.
Ontem li o artigo do sr. Paulo Leitão a atacar a LIberdade de falarmos e dizermos o que nos vai na alma. É triste e "saudosista". Nem sei se ele vem aqui, mas independentemente disso é um mau serviço civico.
É um convite á auto-censura, ao silêncio, ao repressão do que nos vai no descontentamento.
É um convite á mordaça. Por aí nunca.
O sr. Leitão é jornalista. tem medo de quê? Das opiniões livres?...
Pois quer nomes. Quer nomes para ter "proscritos", para armar autos-de-fé, punições tudo mais... pra ter "sangue" para depois noticiar.
Que leia sobre o nazismo, o fascismo e a História da luta pela liberdade de imprensa.
Estes "jornalistas" metem dó. Não formam, nem informam, entretêm-nos como quem dá noticias... centradas no umbigo e na sua imediata teia de intereses.
Por exemplo, sempre que se fala em associações Florestais porque aparece sempre o Sr. Engº Vasco Campos da Caule, a falar, a ser objecto de reportagens e declarações?
É isto informação? Claro que não.
Não há mais associações na zona. Em Arganil, em Tábua, em Seia, etc...
Claro que há!
Então que interesses perseguem estes senhores "jornalistas"??
Qual é a sua agenda escondida?
Nos países anglo-saxónicos há vàrios estudos sobre as "hidden-agendas" dos jornalistas. Cá temos medos deles e do seu poder. Que nem sequer é sufrãgado pelos cidadaos...
Os politicos que os ditos jornalistas criticam, vao a votos, podem e são "apeados" pelos cidadaos. E os jornalistas? Lá continuma alegraemente a sua jornada irresponsavel, servil ou interesseira contra ou a favor de quem querem.
E ninguém os rejeita.
Isso não é liberdade. Isso perverte e destroi a Democracia.
Não há anjinhos. Começando pelos srs. jornalistas.

O poder aos cidados. O poder á liberdade de expressão. Sem mordaças.
Querem nomes?
Que divulguem os nomes daqueles que lhes ligam a pedir favores noticiosos, entrevistas, declaracões, protagonismos e fotografias nas páginas dos jornais...
Mas isso eles calam.
Mas armam-se em virgens...
Como não são virgens...

Anónimo disse...

E VIVA PORTUGAL QUE GANHOU AO MÉXICO...!!! E VIVA ANGOLA QUE FICOU EM 3º...!!! E VIVA O SCOLARI...!!! E O FIGO...E O RONALDO...E O PAULETA...E O SIMÃOZINHO...E O DECO...E OS OUTROS TODOS...E O COZINHEIRO...E OS MÉDICOS...E OS ROUPEIROS...E TODOS OS PORTUGUESES NA ALEMANHA...E TODOS NÓS EM PORTUGAL...E TODOS OS ANGOLANOS.... E A RBN...E O CBS...E A FC....E A COMARCA...E O JORNAL D,ARGANIL...E VÓS TODOS...E NÓS TODOS...E O MEU VIZINHO DO LADO...E OS MEUS COLEGAS DE TRABALHO...E OS MEUS AMIGOS....VVVVVIIIIIVVVVAAAAMMMM TTTOOODDDOOOSSS EEE AAALLLEEEGGGRRRIIIAAA...QUE A VIDA É CURTA!!!! SAÚDE DA BOA, TRABALHO (MUITO TRABALHO, QUE ISTO NUM TÁ FÁCIL!), AMIZADE ÀS CARRADAS, UNS COPOS BEM BEBIDOS (DE VEZ EM QUANDO NÃO FAZ MAL A NINGUÉM!).
UM ABRAÇO AOS MEUS AMIGOS LEITORES E NÃO LEITORES DESTE BLOG.

CORDEIRO DIAS.

Anónimo disse...

Nasceu mais um blogue em Oliveira do Hospital: www.otiranominhoto.blogspot.com

Anónimo disse...

Ainda a propósito da "crónica" do Sr. Paulo Leitão, quero-vos dizer que não consegui apanhar a ideia da coisa. Isto por ter alguma dificuldade, confesso, em perceber como é que um jornalista (penso que será essa a sua profissão) pode advogar que não gosta do anonimato.
Então não são os jornalistas que nunca revelam as suas fontes? Isso não é anonimato? É claro que é. E muito bem, já que é para protecção de quem denuncia.
Não existem também muitos escritores que escrevem sob pseudónimo, existindo mesmo casos em que a verdadeira identidade do escritor nunca foi descoberta? Isso também não é anonimato?

Qual será o interesse que o Sr. Paulo Leitão terá em querer acabar com o anonimato nos blog´s? Ou se calhar nalguns blog´s? Será encomenda? Estarão a incomodar?

O jornal Expresso, que será certamento tão insuspeito como o Sr. Paulo Leitão, não tem grande problema em conviver com os anónimos! Porquê?

Como habitualmente vou assinar, mas deixo-vos esta questão:
- Será este, realmente, o meu nome?

Anónimo disse...

Concordo com o post acima.
O Paulo Leitão, agora auto-renomeado Paulo Lencastre Leitão, não quer anónimos.
Mas no anonimato em 2001 trabalhou à surrelfa para a campanha do Mario Alves e do PSD. O mesmo Leitão que era (e é) jornalista encartado das Beiras. Então seria assim: á Segunda-Feira era jornalista imparcial e respeitador das regras deontologicas da profissão; à terça era redactor principal da campanha populista do Mário Alves; à quarta era jornalista moderador de debates na radio Boa Nova...

E assim fica vista a moral de cada um...
É por estas e por outras que mando todos às malvas e não vou votar.
A democracia está podre por causa dos politicos mas também dos jornalistas que são, ambos, os responsáveis pelo estado de CIRCO a que isto chegou.
Moral e moralistas? Vejam-se ao espelho e untem-se com ela.
(Anónimo Com Muito Gosto)

Anónimo disse...

Não se macem com o Leitão.
Dele já os oliveirenses conhecem o "seu jornalismo".
Ele serve é para mês sim, mês não, andar a fazer entrevistas ao primo José Vasco Campos - por tudo e por nada - para as Beiras.
Dá a ideia que mais ninguém faz trabalho em termos de floresta cá na zona.

É o que se chama jornalismo em familia - entrevista o primo, a irmã, o tio, a prima, o cunhado, o pai, a mãe, o presidente da junta de avô, a tia, o outro primo...

Faz o que pode! AH AH AH

Anónimo disse...

E Quem faz o que pode, faz o que deve.Já dizia Miguel Torga.

Anónimo disse...

Mesmo ma feito... digo eu.
E assim o jornalismo em Oliveira.
Mário Alves SEMPRE!!!!!!!!!
Aguentem qué disto cu meu povo gosta!!!!!!!!
E quem não gostar queixe-se aos jornais...

Anónimo disse...

Quem seria o sr. Paulo Leitão, se não tivesse o pesodo nome que tem?
Mas só isso não chega, porque não chega a uma centésima da familia que descende e que lhe dá o nome.
Provavelmente se não fosse filho, sobrinho, neto,etc. de quem é, seria mais um a andar por aí como anda, mas sem sequer ser conhecido como jornalista.
Era mais um a viver à conta da sociedade, só que anónimo.

Anónimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa...
Estas masturbações dos tótós que escrevem neste espaço são divertidas. Têm que começar a escrever para os Gatos Fedorentos.

Anónimo disse...

Com tantos comentários ao Paulo Leitão, qualquer dia é mais famoso que o Tirano Minhoto.
Assim mais vale propor a candidatura do gajo à presidência da Câmara.

Anónimo disse...

O Leitão só tinha hipóteses na Bairrada...

Anónimo disse...

Lá vai uma, lá vão duas, três pombinhas a voar. Uma é minha, outra é tua, outra é do IP que a apanhar...

Anónimo disse...

Realmente, porquê perder tempo com o sr. Paulo Leitão?
Não é ninguém, basta ver por onde passou e nada fez.
É mais um, mas de facto não vale a pena perder tempo a escrever

Anónimo disse...

Cheguei e já vou.Isto por aqui está ao melhor nível...Começo a perceber porque há os MAs.

Anónimo disse...

Isto sim é uma noticia de jeito:
SEXO SÓ DEPOIS DOS 16 ANOS NO CANADÁ.
No sentido de pôr fim à acusação de que o país atrai criminosos sexuais devido à sua permissividade, o Canadá avançou com legislação que eleva a idade de consentimento para manter relações sexuais dos 14 para os 16 anos.

Anónimo disse...

ESTES JORNALISTAS SÃO TODOS UNS VENDIDOS E UNS CORRUPTOS. VIVAM OS BLOGUES. ABAIXO OS JORNALISTAS

Anónimo disse...

IP é quê?
Impostor Prostituto??!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

cialis generique , acheter cialis, acquisto cialis, cialis.