2006-06-06

“Dia de Portugal, Camões e das Comunidades”

- Sabiam que em 1977, o Governo Democrático Português decretou que o “Dia 10 de Junho”, devia ser uma trindade, “Dia de Portugal”, “Dia de Camões” e “Dia das Comunidades Portuguesas Espalhadas pelo Mundo”?
- Sabiam que desde aquela data, passamos a ter como patrono exclusivo o maior poeta universal da Língua Portuguesa, Luís Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”, o épico imortal de Portugal?
- Sabiam que Luís de Camões morreu neste dia em 1580?
- Sabiam que os emigrantes aceitam de bom grado o Dia de Camões como “Dia do Emigrante Português”, pois Camões também foi emigrante durante dezassete anos?
- Sabiam que o dia 10 de Junho é motivo de celebração nos cinco continentes deste mundo?
- Sabiam que as comemorações do 10 de Junho no pós-25 de Abril já não abrangem unicamente o povo português no seu território nacional, mas sim o povo que, por necessidades várias, desde sobrevivência económica, a questões de perseguição política, teve que se espalhar por diferentes partes do mundo?
- Sabiam que a nossa língua é a 7ª mais falada do mundo? E olhem que existem milhares de línguas e dialectos!
- Sabiam que existem outros símbolos que nos representam e que também têm história? Por exemplo: a bandeira nacional; o hino nacional; a língua portuguesa !
- Sabiam que O Dia de Portugal é ainda motivo para tentar dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa?
- Sabiam que os emigrantes (muitos dos quais oriundos deste concelho) sempre estiveram sintonizados e motivados com tudo o que se passou e passa na sua terra? Na verdade, o nosso distanciamento é meramente geográfico, porque para onde foram, jamais deixam de estar com o nosso país e com essa parcela do povo que vive dentro das suas fronteiras, contribuindo, dia a dia, mês a mês, ano a ano, com a construção de uma imagem forte do nosso país e do nosso povo, e que tem dignificado o conceito de ser português, que para onde foi amealha o dinheiro da honradez, que dá filhos ao estrangeiro que choram em português, como escreveu César de Oliveira.
- Assim, como explicar a indeferença, a ignorância e a profunda falta de sentido patriótico com que o senhor Presidente da Camâra Municipal de Oliveira do Hospital irá brindar o “seu” concelho? Só um perfeito idiota conseguiria ter a “brilhante ideia” de, no Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, organizar a 1ª Festa do Inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico!
- No dia em que por todo o mundo se celebrará a Portugalidade, em Oliveira do Hospital ir-se-á assistir a actividades ligadas ao ensino da língua inglesa, de onde constam várias canções, cantadas em inglês pelos alunos, com uma peça de teatro intitulada “My First Job”.

10 de Junho é o “Dia de Portugal, Camões e das Comunidades”.

Por isso o meu apelo aos pais das crianças que deveriam estar presentes nesta afronta nacional.
Expliquem aos vossos filhos o que é o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas! Expliquem-lhes bem o que é ter orgulho em ser Português!
Estou certo que depois dessas explicações eles , embora sendo apenas crianças, irão poder fazer uma escolha que será, óbviamente, PORTUGAL e o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades!

44 comentários:

Anónimo disse...

Isto só em Oliveira do Hospital, com o Mário Alves.
O Presidente da Câmara perdeu complectamente a cabeça.
Só um pessoa desprovida de qualquer espécie de raciocinio é que poderia ter semelhante ideia. Como é que é possível, que um Presidente de Câmara tenha o desplate de se lembrar de tal coisa, quanto mais efectuar esta monstruosidade?
Isto sim merece um levantamento popular!
O homem que se demita, ou melhor demitam-no, porque ele não está em condições de "governar" o que quer que seja.
E porque já chega de tanto anónimo, vou assinar, sem qualquer espécie de medo ou de represálias.

Anónimo disse...

É uma complecta anormalidade. Vem no seguimento da falta de comemorações do 25 de Abril, e na falta de hastear da Bandeira Nacional nesse feriado.
Ele que vá para a Madeira, ficava bem ao pé do outro anormal do Alberto João.
Se ele pensa que pode fazer o mesmo aqui em Oliveira do Hospital, está bem enganado, que os beirões sempre chegaram, e sobraram, para os transmontanos. Que vá lá para a terra dele fazer estas tristes figuras! Por cá não precisamos de tais anormalidades. A minha filha estava convidada, pela escola, para essa festa, e para ser honesto nem sequer me tinha apercebido que iria ser no dia de Portugal (quando a cabeça anda mais procupada com o trabalho e o não recebimento do mês anterior é natural que estas coisas nos passem ao lado). Mas quero aqui dizer, bem alto, que nem ela, nem os pais, irão participar nesta pouca vergonha. E posso tambem dizer que irei fazer tudo para tentar desmobilizar todos os pais que eu conheço, no sentido de também eles não se associarem a esta pouca vergonha que o Presidente da Câmara nos quer fazer passar.

Anónimo disse...

O "Super-Mário" ataca novamente.
Por este andar vai ficar sem pés, tal a quantidade de tiros que o homem tem dado nos ditos pés, recently or lately...
Byby, my dears!

Anónimo disse...

Só há uma solução:Abaixo assinado para pedir a demissão.Sim porque a comissão politica não lhe retira a confiança.Os senhores vereadores não querem perder o tacho.No PS,houve na ultima assembleia,quem dicesse,no caminho para a casa de banho, ao snr.presidente:"Você andou a apoiá-los agora ature-os".Óbviamente referia-se ao pedido de auditoria e ao discurso crítico da CDU.É o que temos...Por isso o "povo" tem que tomar o problema em mãos.Que isto ultrpassou tudo,estamos todos de acordo..!

Anónimo disse...

Basta!

Espero bem que os professores deste concelho estejam, também, à altura dos acontecimentos.

Já chega!

Anónimo disse...

Curiosidade
Porque não incluíu a Câmara Municipal tão "portuguesa" festa nas comemorações oficiais do Dia Municipal da Educação que ela própria patrocinou?
Passaria despercebida?
Então não é esse dia o dia da festa da educação no concelho? Com as línguas todas (até as más!), as disciplinas, as actividades possíveis? Com os alunos todos do concelho?
Até lhe ficava muito melhor a apresentação do livro dos alunos do ensino pré escolar…. Sobre o ambiente!
Já viu? Com canções em Inglês e tudo?
….
Publicidade muito bem paga, sr presidente.
Oxalá seja para "inglês ver".
Oxalá o "tiro lhe saia pela culatra".
Passarei a respeitá-lo muito mais...

Anónimo disse...

Eu cá,acho que o MA,é um iluminado.Ele tem razão antes do tempo.Tem que ter muita paciência para nos aturar,pois,a n/ignorância não nos deixa ver a profundidade da suas medidas.Como aqueles grandes cientistas só daqui a muitos anos,quando for profundamente estudado,será reconhecida toda a sua capacidade.Ainda bem que já nao estaremos por aqui,para assistir e fazer mea culpa.Assim seja.O estudo,nessa altura, já será em inglês...

Anónimo disse...

Alguém me sabe dizer porque é que tão brilhante notícia concelhia, não faz parte do critério jornalistico da Rádio Boa Nova? Depois venham dizer que não é o portal e a voz da Câmara Municipal!
Tudo o que cheira a notícia menos boa para a Câmara nem vê-la quanto mais cheirá-la! Deve-se ser bem pago, o lugar de Director de Informação, para alguém se prestar a este tipo de papel.
Quanto à notícia deste bolg, é uma verdadeira vergonha aquilo que os munícipes deste concelho têm que passar, por conta das acções do Presidente da Câmara.
Neste país à beira mar plantado deve ser caso único aquilo que a Câmara Municipal planeou para o dia 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
Porque é um caso de saúde pública, só com um internamento rápido é que o problema se resolverá.É que o problema do homem não é no coração, é na cabeça.
Faço um apelo ao Sr. Dr. Delegado de Saúde, bem como à Sra. Dra. Directora do Centro de Saúde, no sentido de estes deligênciarem um urgente internameneto do Sr. Presidente e já agora façam-lhe uma lobotomia.
Pode ser que o concelho fique a ganhar!

Anónimo disse...

Bem, isto para mim soa-me a patrioteirismo bacôco.
Ó sr. admninistrador do blog o melhor mesmo é ir desenterrar o "Dia da Raça".
Sabe o que isso é?!

Em pleno sec. XXI, andamos para aqui com isto...
Valha-nos Deus, Pátria e Familia.

Anónimo disse...

O snr Delegado de Saúde,instado sobre avergonha dos esgotos,cascatas e afins,terá dito:"Bem,sabe,pois,a câmara...etc."Isto é. "aos autos disse e fez nada." É assim...Por isso a solução para o homem tem que ser outra.

Anónimo disse...

Admito que a escolha da data tenha sido infeliz, mas cruxificar o MA por causa disto...valha me Deus!

Por esse mundo fora, os portugueses vão comemorar o dia 10 de Junho, algum de vós tem a ilusão que durante esse dia só irão falar em português?!!!

Ora, eu até vejo três virtudes: nesta festa:

1º Incentiva a pequenada a aprender inglês;

2º Ajudar o governo no objectivo: de todos os portugueses no futuro falarem e escrever fluentemente o inglês (sinal de desenvolvimento);

3º Aproveita um feriado, logo não se vai gastar um dia útil de trabalho para fazer a festa...o que favorece a produtividade do país.

Cruxifica-se MA pelas coisas que não faz e devia fazer (criar infraestruturas de apoio a polos industriais, de lazer, de acessibilidades, entre outras)e não pelo que faz!

Anónimo disse...

O dia da raça?
Os lambe botas servem para este tipo de comentários.
Lambe botas e lambe penas.
Os cretinos nunca andam sozinhos.

Anónimo disse...

O Mário Alves nem sequer sabe falar inglês!!
Como se comportará nesse dia?
Aliás, ouvi dizer que o Albertino o expulsou da Tasca por espantar a clientela. É verdade?
Acho que só queria jogar ao "burro em pé" e o pessoal queria que ele jogasse à "lerpa"... Mas não alinhava.
Era só burro, burro,... ou donkey como se diz em inglês!
Get it dudes?
Quem é que quer reabilitar o "Dia da Raça"?
Hoje foi preso um militante de extrema direita, que como sabemos são ligados babosamente a essas coisas do "patrioteirismo" caceteiro, violento e chauvinista...
Umas bestas fascistas e salazarentas. OH Yes!!!
kisses & hugs dear bloggers.

Anónimo disse...

O Mário Alves nem sequer sabe falar inglês!!
Como se comportará nesse dia?
Como atacará ele essa coisa do on-line?
Aliás, também ouvi dizer que o Albertino o expulsou da Tasca por espantar a clientela. É verdade?
Acho que só queria jogar ao "burro em pé" e o pessoal queria que ele jogasse à "lerpa"... Mas não alinhava, nem por nada.
Era só burro, burro,... ou donkey como se diz em inglês!
Get it dudes?

É pá! quem é que quer reabilitar o "Dia da Raça"?
Hoje foi preso um militante de extrema direita, que como sabemos são uns tipos broncos ligados babosamente a essas coisas do "patrioteirismo" caceteiro, violento e chauvinista...
Umas bestas fascistas e salazarentas. OH Yes!!!
kisses & hugs dear bloggers.

PS: Continuem a “postar”.
Ganda “blog” este. Ainda bem que há “net”. Bem agora vou até ao meu “mail”.
Tenho que ir “printar” uns “jpegs” e “linkar” umas cenas.
Depois vou ao “mesenger”, bater um “chats”.

Anónimo disse...

Sobre tal desiderato do actual governo e, agora, da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, (Inglês aos pequenitos!), não resisti à memória de Eça de Queirós que, “em carta, assim respondeu”, através de “Fradique Mendes”, a uma amiga que lhe pediu conselhos para o seu pequeno se iniciar numa língua estrangeira…

“A correspondência de Fradique Mendes”, Edição «Livros do Brasil» ,Obras de Eça de Queiroz, nº7, ( 129 pag 133)

“…
IV
A Madame S.
Paris, Fevereiro


Minha cara amiga.

…O espanhol chama-se…e portanto sóbrio, creio que com dez francos por lição se contentará amplamente. …

…Porque as línguas, minha boa amiga, são apenas instrumentos do saber…

Um homem só deve falar, com impecável segurança e pureza, a língua da sua terra:- todas as outras as deve falar orgulhosamente mal, com aquele acento chato e falso que denuncia logo o estrangeiro. Na língua verdadeiramente reside a nacionalidade;- e quem for possuindo com crescente perfeição os idiomas da Europa vai gradualmente sofrendo uma desnacionalização . … Com cada idioma alheio que assimila, introduzem-se-lhe no organismo moral modos alheios de pensar, modos alheios de sentir. O seu patriotismo desaparece, diluído em estrangeirismo. …

Além disso, o propósito de pronunciar com perfeição línguas estrangeiras constitui uma lamentável sabujice para com o estrangeiro. Há aí, diante dele, como o desejo servil de não sermos nós mesmos , de nos fundirmos nele, no que ele tem de mais seu, de mais próprio, o vocábulo. Ora isto é uma abdicação da dignidade nacional. Não, minha senhora! Falemos nobremente mal, patrioticamente mal, as línguas dos outros! Mesmo porque aos estrangeiros o poliglota só inspira desconfiança, como ser que não tem raízes, nem lar estável…

E aqui está como, levado pelo diletantismo das ideias, em vez de um endereço eu lhe forneço um tratado!...

Beijo as suas mãos, benévola amiga.

Fradique”

Anónimo disse...

E temos o MÁRIO, no dia 10 de Junho, no palco da Casa da Cultura:

" Ende náu..uí canteite de hino of PORTXUGAU...
" Heroes of de mér...Noble pipóle....neixon valente e...e...imôrtalll...Levanteixannnn...hoje de noveixannn...o explendoreixannn de...Portxugauuuu...Entre as brumeixanes...of de memoreixannn....Ó páááátria..trantantannn...tárátátátáráááá....às armeixanes...tárátátátá...tátátá!!!

E....silêncio absoluto na sala!!! Os alunos do 1º ciclo (se é algum lá vai!!!)...curvam-se (se é que algum lá vai)...perante tal sumidade...olhos arregalados!!!Quem será aquele inglês a cantar A PORTUGUESA???
Será o Super-Homem???
Será o Homem-Aranha???
Será o Hulk???
Será o Fantasma???
NÃÃÃÃOOO....É O SUPEEEER-MÁRIOOOO!!!
(claro que isto é a reinar... Não acredito que o responsável pela CULTURA da CM autorizasse o seu Presidente a cantar A PORTUGUESA no dia 10 de JUNHO, dia da 1ª FESTA DO INGLÊS...)
Boa noite, viva a nossa SELECÇÃO e viva PORTUGAL)

Anónimo disse...

"Dia da Raça"

Para o amigo que questiona a importância do dia 10 de Junho, aqui vão algumas explicações sobre o que era o "Dia da Raça". Peço desculpa por ser tão longo, mas a educação é mesmo assim, demorada.

Estado Novo: 10 de Junho é “Dia da Raça”
O 10 de Junho foi adoptado e adaptado pelo regime instaurado em 1933, e passou a ser conhecido como o Dia da Raça. O regime de Salazar deu um outro significado ao Dia de Camões, uma data que passou a servir a propaganda do Estado Novo.
Quando se exaltava o dia da Raça, era a raça do povo português entendida de uma forma geral, global. O que estava em causa era a originalidade e a capacidade dos portugueses. O Estado Novo sempre quis sublinhar a originalidade do povo português face aos outros povos europeus. Por alguma razão este pequeno povo tinha uma História de séculos; era dos Estados mais antigos da Europa e tinha um Império colonial que quase nenhum outro país europeu possuía.
Esta era a raça do povo português que tinha de ser exaltada a todo o custo, era a raça no sentido do dia do povo português. O conceito de raça no Estado Novo deve ser entendido no sentido em que significa um povo diferente, aparentemente frágil, mas com valores que lhe permitiram grandes realizações. No dia da Raça e de Camões exaltava-se a nação e o império, a metrópole e as colónias.
Aos mitos da Fundação e da Restauração, o Estado Novo aliou o mito da Expansão de Portugal nos cinco cantos do mundo. E Camões era o símbolo da gesta dos Descobrimentos, da epopeia portuguesa. Esse passado que o Estado Novo queria fazer lembrar aos portugueses era um passado de grandeza, quase de heróis. O Estado Novo procurou fazer um apelo ao passado no sentido de legitimar o presente.
Esse era um presente em que Portugal tinha o direito inalienável à sua autonomia, e essa autonomia abarcava quer o território continental quer o território ultramarino. O que interessava dar a entender externamente, era que esse património nacional era uno, e incluía metrópole e colónias, e portanto Portugal tinha um direito inalienável e inquestionável à manutenção do seu império.

Depois do 25 de Abril, Portugal continuou a comemorar o 10 de Junho e a prestar tributo ao poeta que escreveu «Os Lusíadas». Com uma diferença: a Revolução dos Cravos foi pretexto para rebaptizar o 10 de Junho como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mas as alterações vão mais além, e tocam no significado daquilo que é comemorado.
Depois da Revolução, o conceito de raça cai imediatamente, e comemora-se antes o Portugal espalhado um pouco pelo mundo das comunidades portuguesas. Além desta mudança de significado, com a nova expressão criada para designar o 10 de Junho, que passa a ser Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, consegue-se retirar toda a carga colonial ou neo-colonialista que o dia da raça tinha anteriormente
Se os portugueses emigravam é porque não havia ‘pão’ em Portugal, e por isso, o Estado Novo nunca quis reconhecer a emigração que, nos anos 60 e 70, estava a ser fortíssima por razões de sobrevivência, por questões de exílio político e de fuga à guerra colonial.
Agora, quando se fala no Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas está-se a englobar toda a diáspora portuguesa, todas as comunidades portuguesas no estrangeiro, sejam elas de formação antiga, sejam elas de formação recente, como essas levas de emigração das décadas de 60 e 70.

O Dia de Portugal que surge depois do 25 de Abril não é exactamente a mesma coisa que se comemorava no Estado Novo, nem se está propriamente a apontar o povo português como um povo superior, pequeno mas realizador de grandes feitos. O que passa a ser comemorado depois da Revolução é o Portugal no mundo.

Em Oliveira do Hospital, contudo, prima-se pela (in)diferença, optando por comemorar Portugal com a lingua de Shakespeare. Quem sabe se para o ano não comemoraremos a lingua mãe de Julio Verne, Thomas Mann, Miguel de Cervantes Saavedra, etc, etc, etc. É de comemorar com todos, menos com a lingua mãe de Luis de Camões. Santa Ignorância!

Anónimo disse...

Ao comentarista anterior:

Boa. Parabéns. Excelente comentário.

Isto não tem nada a ver com um patriotismo bacoco e fora de moda. Tem a ver com dignidade, com orgulho, com educação, com cultura, com saber estar.

Infelizmente, o Sr. Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, Prof. Mário Alves, demonstra claramente que o saber, a cultura e a história são matérias em que o seu aproveitamento escolar foi nulo.

Já agora, o Sr, Mário Alves é Professor de quê? Devem existir varredores de rua (que me merecem todo o respeito e cuja profissão é bastante digna) que possuem mais cultura e educação que o dito professor.

Anónimo disse...

Deixem-se de merdas.
Devemos celebrar a portugalidade, a lingua portuguesa, os autores portugueses, ler , ensinar a ler, divulgar o livro e a leitura,agora...

Baboseiras patrioteiras fascistas NUNCA!
Dias da Raça e exaltações bacocas de um certo provincianismo salazarento, aí não contem comigo.

Portugal deve ser cosmopolita e universalista. Como portugueses até temos razões para isso.
Não fomos nós que há 500 anos "demos mundos ao mundo"?
Não foram os portugueses que de alguma forma "inventaram" a globalização com a senda dos descobrimentos? Tese aliás defendida por multiplos autores.
DEFENDAM A LINGUA PORTUGUESA.
LEIAM E DIVULGUEM AUTORES E LITERATURA PORTUGUESES.
O resto são tiques de 48 anos de ditadura fascista e de celebrações "gordurosas" do Dias e Dias da Raça.

- Viva PORTUGAL EUROPEU e COSMOPOLITCA!!

Anónimo disse...

Caros amigos, por acaso ja leram a entrevista que vem hoje no Diário de Coimbra com o Mário Alves?
Entrevista esta conduzida pela jornalista Margarida Prata, do Folha do Centro. Portanto, a segunda em 2 meses...

E a dita começa assim:

“Os políticos têm que anunciar menos e fazer mais”

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital fala de questões estratégicas paro o desenvolvimento do concelho, recusando críticas de alguns empresários que o acusam de não promover a atracção de investimentos. Rigoroso com as finanças públicas, o autarca social-
-democrata..."

Não acredito em bruxas, mas que las hay, las hay ...

Anónimo disse...

O ano lectivo está a terminar e esta foi a data possível - infeliz, talvez?

Citam tão bem Camões - prezo isso.

Mas não esqueçam: Ele também falava nos "velhos do Restelo"...

A pátria sente-se todos os dias!

Não vejo mal algum numa festinha de crianças portuguesas, mostrarem no DIA DE PORTUGAL que estão a aprender uma outra língua...coisa que a maior parte dos seus pais, infelizmente, não teve oportunidade, quando tinham a sua idade.

Anónimo disse...

É pá li a entrevista e soa-me a encomenda para justificar algo que aí vem, ou está por fazer...~
Claro que é também é para aliviar a tensão dos ultimos tempos...

Uma só entrevista para justificar, criar clima, para pôr o oliveirês a pagar estacionamento? Hmmm...
Ainda assim, ora tomem todos os mais de 7.000 que votaram nele!!

Anónimo disse...

Responsabilidade, ..

... em quatro andamentos.
...
O tema é, naturalmente, sem "bacôcos" patrioteirismos, o que significará, no ano 2006, para os cidadãos do país que somos, mesmo para aqueles que pelas regiões de todo o mundo "choram em Português",(( nem que seja à décima geração- a História não se apaga, o ADN muito menos!( e que provavelmente, com o aproximar do Mundial de futebol, na penúltima geração, já decoraram as suas "faces" com as cores da bandeira nacional, à espera de mais um retardado |adiado?| milagre)) assinalar o próximo 10 de Junho...


.

...( (Que estas coisas da liberdade de expressão já tiveram melhores dias,também piores, recorde-se a significativa alteração: falar podes fazê-lo, desde que digas bem de mim; ao contrário, livremente e democraticamente, irás sentar "o cú no mocho", e assim te calarás , apesar de não ser para todo o sempre!, podendo mesmo a PJ “bater-te” à porta, às tantas da noite, para te “revistar” o computador ...“encerrar-te “ o Blogg e chamar-te a “prestação de contas”))

Vamos a eles(andamentos).
I
(Muito lento. Cinzento.)

Quero felicitar os comentadores que tiveram a coragem de assinar, com o seu nome, as suas opiniões aqui colocadas relativamente à atitude do Executivo da Câmara em promover uma “festa” , no dia 10 de Junho, para os alunos do 1º Ciclo do concelho, “falada” em Inglês e onde, apenas só mesmo em “ópera bufa” – estilo em que os súbditos de sua magestade nunca foram exímios, a não ser aquelas em que a própria família real se envolveu!- será representada a “farsa” do “Meu Primeiro Emprego”. Revela atitude clara de quem tem opinião. Não é fácil. Felicito, também, aqueles que o preferiram fazer anonimamente, pelo que é , também difícil, bem pensadas as coisas, fazê-lo; lugar este em que eu próprio não me incluo, pois, se opinião tenho, julgo ser mais difícil fazê-lo anonimamente apenas porque tem que ser muito melhor trabalhada, para não ser acusado de cobarde, para não dar azo a desvios. É uma exigência do anonimato: muito trabalho (não confundir com clandestinidade), pouco reconhecimento. Quando entender assinar com o meu nome, de cidadão português e em Português, fá-lo-ei.

II
“Morro quando morre a minha Pátria”...

( Temerário, mas pouco)

Muito já se adiantou, em elaborado e esclarecido comentário, das muitas cores e matizes com que os portugueses, ao longo dos tempos, foram “pintados” nesse magnífico painel que, ainda hoje, em muitos aspectos, está “por decifrar”, e é o da nossa História.


(Alegro, mas curto)

Quem já referiu ter sido a Expansão Portuguesa uma espécie de pré-pré-pré-globalização, fez muito bem! A esse tempo, também segundo muitos autores, a linguagem do “global” comércio era feita em Português! (“Auxiliado pelas frotas bem apetrechadas de canhões. Os da altura.Portugueses.)
…Até às causas visíveis das invasões francesas…e do esforço de guerra sofrido pelos milhares de portugueses de antanho…e da relutância dos militares ingleses em abandonar o Luso território…

III

“...Contra os Bretões, marchar, marchar!”

(Marcial. Só com tambores)

.... E se os tempos foram alterando as marchas da História, os homens e os portugueses também se foram moldando.
“Cor-de-Rosa mais Ultimato”, vindos de onde vieram, deram naquilo que conhecemos:
Todos os portugueses se envolveram na marcha da História!
Filósofos, pedagogos, advogados, ensaístas, jornalistas, políticos,romancistas, poetas, lavradores, operários , soldados, o povo, afinal, assim gritou vivas à República. A julgar pelas justificações da História, Oliveira do Hospital assinala, no seu feriado municipal, a 7 de Outubro, a chegada, a este município, da confirmação oficial da vitória Republicana em 1910, em nota lida e entusiasticamente aplaudida pela população que nesse dia se aglomerou em frente dos Paços do Concelho.
Ainda hoje temos a bandeira e o hino da nossa identidade de nação como herança desses Homens e Mulheres. Ainda hoje reconhecemos os autores desses “esquecidos” tempos como dos maiores obreiros da e na Língua Portuguesa.

IV
“ Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”

(Esperançoso.Quase em surdina. Apenas coros. Apesar)

Das “diabruras” todas que os súbditos de sua magestade nos fizeram.
Do esforço de guerra aquando da Primeira Grande Guerra Mundial.
Da ditadura, que tantos “heróis” produziu..
Do mundial de futebol de 66…
Do 25 de Abril, o dos três Ds (Democracia, Descolonização, Desenvolvimento), que ficou, apesar, apenas por um...
....
Do lançamento da campanha do Inglês no ensino primário, por este governo, quando, patrioticamente, negociava o Quadro Comunitário de Apoio (milhares, milhares de milhões de euros!) com o sr Blair.
Do lançamento da “pestana” à Finlândia, quem sabe, talvez a Nokia de nós se amerciasse.
Da chamada, a “terreiro”, do americano dos computadores, apesar.
Apesar de todos nós sabermos que a esmagadora dos jovens que, graças a este milagre do “Inglês logo ao gatinhar”, estará, na idade adulta, em condições de “falar fluentemente o Inglês”, coisa que os seus pais não fizeram, para servir copos, fazer camas, servir refeições e outras coisas aos muitos “camones” que, nesse futuro, vão escolher o nosso desenvolvidíssimo turismo para “gastar dinheiro”. Para os servir bem, apesar do fluente Anglês que, sem dúvida, falarão.
Apesar da pompa e circunstância com que, oficialmente, será assinalado o 10 de Junho no Porto. (Onde será impossível “apagar” a péssima imagem que estamos a dar em Timor Lorosae. (Então os nossos GNRs não sabem falar fluentemente Inglês para se entenderem com os militares australianos? O nosso Primeiro e o ministro dos Negócios Estrangeiros não falam fluentemente Inglês? Que pena, no seu tempo não haver Inglês no ensino primário.)
E, ao mesmo tempo, os descendentes dos agora defensores da modernidade, continuarem a ir passar férias por esses paraísos fora, onde, com vergonha de serem identificados como portugueses, se expressarão, também, em vernáculo Anglês, ou numa merda(perdão) de dialecto novo-rico qualquer!

(Ralentando)

Apesar de os nossos representantes máximos já assim, agora, procederem.
Afinal, que responsabilidade terá, neste mundo de mudanças, o sr presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital?

(Para final)
Esperarei, ainda, poder assistir a um momento solene em que o presidente da Câmara tenha de cantar “A Portuguesa”.
Estarei atentíssimo ao seu desempenho quando for cantado o seu último verso…

(Espero, também, que coloque uma bandeira nacional, agora, pendurada numa varanda da sua casa, enquanto decorrer o mundial de futebol na Alemanha.)

Anónimo disse...

A estrutura do texto é brilhante, a argumentação penso que sim (fui do fascinio ao fastio)... ainda assim sou e sinto-me português (e muito cidadão do mundo), mas não entro em alinhamentos patrioteiros.

Portugal e a portugalidade fazem-se de forma dinâmica e actualizada.
Ter medo, ou simples aversão, do inglês e da cultura anglo-saxónica é sintoma de complexo de inferioridade.
Que eu COMO PORTUGUÊS não tenho.
Leva-me a pensar que na época de Viriato os srs. andariam a vociferar contra os romanos e a influ~encia do latim... que hoje é a estrutura da nossa bela lingua portuguesa.

Portanto: Leiam autores portugueses, divulguem a lingua e a literatura portuguesa, comprem livros, vejam cinema português, vão às Feiras do Livro...

Em vez de Playstation, Nintendo, Gameboy, X-BOx... ensinem, como quem partilha e transmite um segredo, os VOSSOS FILHOS a ler, a estragar livros, a manuseá-los... a sentir o seu cheiro, e depois as emoções vertidas nas suas páginas...

Ou isso... ou o Noddy.
Agora escolham.

Sempre Por um Portugal Universal e Cosmopolita.
O único que terá dimensão de futuro.

Anónimo disse...

Nada contra o Inglês ou a cultura anglosaxónica.
Não é disso que se trata.
Conheço muita gente que só estudou Inglês a partir do 3º ano do liceu e fez mestrados e outros graus académicos na Escócia e em Inglaterra...com elevadíssima distinção.
Pessoalmente, ainda me desenrasco no meu Anglês, quanto mais não seja, para tentar perceber o que "dizem" as cantigas com que as cabeças dos jovens, hoje, são "encharcadas" pela rádio, televisão e outros meios.

Anónimo disse...

Estão a fazer uma tempestade num copo de água....

Com tantos problemas a nível do concelho, do país e do mundo...e vir para aqui discutir uma festinha....

Sou português de alma e coração, amo a minha pátria....e não fico desesperado com esta iniciativa da camâra.

Para quê tanta demagogia?!!
Para quê tanta "intelectualidade"?

Só para chatear o homem?!!!

Ainda, não perceberam que com estas ele aguenta bem?!

Anónimo disse...

Ó amigo o problema é que ele não aguenta.
Não vê que ele anda irritado com tudo e com todos?!
O homem ataca tudo e todos e embirra todos os dias com os "om laines".
o super-mario anda que "nem pode".
Ainda não o viram a dar as passeatas das 7?
É para combater o stress e controlar a nervoseira...

Com "isto" NÂO pode ele MUITO BEM.
São as dores de que não lhe posso valer.
Paciência...

Anónimo disse...

Vale a pena prevenir.
A escolha da data de 10 de Junho para tal iniciativa revela o mais profundo desprezo por quem não é como aqueles que, perante a autoridade moral, cívica, ética e cultural do pr da Câmara, passam o tempo a "lamber-lhe", mais ou menos discretamente, "as botas".
O Executivo até poderia ter escolhido o Francês, o Castelhano, o Americanês,a Matemática, a Física, etc,etc,mas noutra data.
Mas há gente neste concelho que não se presta a estas manifestações de "novo riquismo iluminado". Provocatório.
Ao ter entrado neste caminho, o da provocação quase institucional,perante os cidadãos, o Executivo Municipal perdeu "muitos pontos". (E até na consideração e respeito devidos ao representante máximo deste concelho)
Que fique esta nota.
A segunda vai para um outro aspecto, esse sim, mais preocupante:
-A crescente "invasão" das autarquias no universo e domínio do papel da Escola e do Sistema Educativo na sociedade portuguesa.
Em OH, já há sinais dessa "aparição".Quase galopante. Provocatória.
O sr presidente não consegue alinhar duas direitas em matéria de ensino. Ele e muitos mais que, desde há muito, por aí andam laureando a pevide sentados à mesa do orçamento.
Cuidem das ETARs, das pavimentações, das lâmpadas, e , no final, de quatro em quatro anos, recolham os votos.
E, quem está a dar esta "mãozinha",uma vez mais, é um governo do PS.

Anónimo disse...

Curiosidade:
-"Porque carga d'água" o Executivo Municipal só aparece, com "pompa e circunstância", em iniciativas viradas para os sectores do Ensino Pré-Escolar e no Primeiro Ciclo?
Então os outros ciclos de ensino da escolaridade obrigatória não deviam merecer, de quando em vez, inicitivas "pedagógicas" para sensibilizar os nossos jovens aos estudo e ao "My first job"?

Anónimo disse...

Donde se conclui que, entre outras coisas, o my first job será falar Inglês!
"Prós camones"!

Anónimo disse...

Este Blog é um sucesso, carago!
Comentários, muitos, todos eles de grande consciência, dignidade, verdade, estatura moral, cívica e amplitude democrática.
Viva o blog e quem o criou

Anónimo disse...

que lindo que foi o espectáculo. Até o Pesidente da República fez as comemorações em inglês.
Oliveira do Hospital deve ser único no Pais com acontecimentos destes.

Anónimo disse...

vejam a notícia da radio boa nova - "DIA DE CAMÕES DE PORTUGAL E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS".
Ai que o Ti Márito vai puxar as orelhas a alguém.

Anónimo disse...

Good morning, dear oliveirenses.
Today, 11th Jun, is the first day of a new life in ower lands.
The future has become.
As the song sais:
"So y find a reason, to stay alive.."
God save the King.

Anónimo disse...

Deixem o Sr. Mário Alves em paz....Quando chegarem as eleições..candidatem-se e provem ser melhores que ele!! Pelo que tenho lido, temos um candidato que, à partida, já provou ter melhores idéias e melhor sentido de democracia que o actual presidente da câmara!!! Faltam 3 anos....aguente-se que votou no Sr.Mário Alves!

Anónimo disse...

http://jumento.blogdrive.com/

Anónimo disse...

Os assuntos aqui debatidos têm geralmente como epicentro a nossa estimada Cãmara, as falhas e os erros do seu presidente...
Contudo há sempre alguns que lhes foge "o pé para a dança" e por tudo e por nada malham no PS.
Para os primeiros e os segundos, um conselho: é assim mesmo, vivemos em liberdade, vivemos em democracia.
Ãinda bem que este não é um regime estalinista, nem vivemos na Ditadura do proletariado.
Aqui pode falar-se e dizer-se de forma livre. Com tolerância, sem medo da Sibéria ou dos campos de reeducação.
Ainda bem que o 25 de Abril fez triunfar a Democracia contra todas as formas de ditadura.
Que também abriu a porta para a derrocada dos regimes totalitários e opressores de Leste.
Ficou foi a ladaínha... vulgo cassete.

Anónimo disse...

A presença, na história recente do país, do PS, está por fazer.
Contudo, vai-se fazendo...
A última versão será a do "socratismo"...e aquilo que, uma vez mais também, a direcção política do PS apadrinha.A DIRECÇÃO POLITICA e não, de certeza, a grande maioria dos seus militantes e eleitores...(CONTRADIÇÃO NUNCA RESOLVIDA NO PS, PELA NATUREZA ABSOLUTAMENTE ELEITORALISTA DOS SEUS PROGRAMAS E DIRECÇÕES)que estão a sofrer, como como qualquer cidadão deste país, na pele, o verdadeiro sentido destas políticas e que, para elas, também não FORAM AVISADOS.
Os engulhos que o "gueterrismo", agora o "socratismo" - e a presença, pelo menos visível, (para nós, que culpados somos pelos desonrosos campos, e todas as outras tragédias da História,até para estas do descontentamento dentro do PS, coisas para as quais, pessoalmente, em nada contribuí)de contestação interna a esta "orientação"- já são visíveis em insuspeitos jornais de âmbito nacional. Apesar das campanhas orquestradas de outros meios que "suportaram" a candidatura do Sr Engenheiro Sócrates e ainda hoje, por consequência, em pleno "marketing" político, o apresentam como o produto de consumo indispensável.Para esses interesses.
-O que aconteceu a Jorge Coelho, em Setúbal, ao tentar justificar as"medidas" deste governo?!...
Mimos e aplausos, se me bem lembro.
E, a esta altura, não tinha havido presidenciais.
"Siga o baile!"
De facto, os outros é que são os responsáveis.

Anónimo disse...

Mta gnt gosta msm de implicar pr tudo e por nada.
Este patriotismo é demais, se for preciso dizem q Portugal é uma merda e só sublinham o q de mau há no país, não elogiando nada mas quando é para se saírem cm estas saem!

A Festa realizou-se no dia 10 como poderia ter sido noutro dia qualquer, tal como sublinhou a Vereadora Fátima Antunes, isto aconteceu devido às "comunhões" dos alunos... que são naturalmente (para os religiosos) mais importante que a Festa do Inglês. Por esse motivo teve que se arranjar uma data em que todos pudessem, foi essa data o dia 10 de Junho. Mesmo q não houvesse festa do Inglês não haveria festa do Português, pr isso para quê tanta implicância? Q se dignem é a honrar o nome de Portugal e postem alguma coisa com dignidade em vez de estarem a criticar por tudo e por nada.

Quanto à notícia na Rádio Boa Nova, qualquer que tenha sido a pessoa que a escreveu não é jornalista porque não respeitou o dever da imparcialidade criticando a Câmara Municipal não sabendo sequer as causas. Bem... mas da Boa Nova tudo se espera, pq mtas vezes as notícias parece que nem lá chegam, aliás, nunca mais se viu a Boa Nova em lado nenhum, de vez em quando ainda apareciam.

Tanto noticiaram o Sarau Gímnico na informação e não havia ninguém da Rádio lá. Mas para vos falar da Rádio volto noutro post pq falr da Boa Nova aqui dá smp para o torto.

Anónimo disse...

"Pior a emenda que o soneto"!
A ser verdade o que aqui foi escrito como sendo a justificação dada pela sra vereadora do pelouro para a ocasião da "festa do Inglês",
RECORDASE-LHE QUE 10 DE JUNHO NÃO É UMA DATA QUALQUER!
Vejamos, entretanto, quais as iniciativas que o Executivo Municipal marcou para este fim de semana de 17 e 18 de Junho(será que não se quis estragar a "ponte" aos professores de Inglês?), ou para o próximo, 24 e 25, este já de férias para os alunos.
Vamos, pois, estar atentos.

Anónimo disse...

Ó amigo dos ataques ao PS.
Encha-se (e inche-se) de coragem e pegue no país tal qual ele está... E GOVERNE-O.
Vai ver que não custa nada.
É como mandar umas bocas aqui no blog.
Depois verá o peso dos "mimos" e apupos.

Por certo quererá que continuem as mordomias e as mamas...
Os desfios agora são outros.
Trabalho, produtividade e resultados...
Sim porque não podemos andar todos a Governar-nos da Função Pública sem produzir a "ponta de um sinhasco".
E cá está o vulgar portuga a pagar dos seus impostos os "Direitos Adquiridos" dos srs. Mamões Servidores do Estado", que só servem para ter direitos e nunca deveres, qunado deveriam era SERVIR os CONTRIBUINTES e não recebê-los de trombas, e sempre a criar dificuldades. Pois, é a burocracia que os srs "Servidores do estado" defendem, como que defende a única razão porque são PAGOS COM OS NOSSOS IMPOSTOS.
PRODUZAM!!!
TRABALHEM!!!

Anónimo disse...

Saiba o sr das 10.21 que aqueles que, acintosamente, chama de "mamões" também pagam impostos.
Guarde lá o veneno para, não como as cobras, morder no calhau mais próximo. Não morda é em si próprio.

Anónimo disse...

Ora, se bem parece, no passado dia 17 de Junho,nada, de especial, aconteceu...
E, neste próximo Sábado, vai acontecer a tradicional festa no Alva, com direito a ilustres e tudo e, de tarde, grande desfile de marchas "prapulares" no Mandanelho...Para ilustres verem.
É assim mesmo.
O Executivo Municipal continua a "marcar pontos".
E nós, "a vê-los passar"!

Anónimo disse...

Parece impossível, mas foi verdade.
Hoje, 20 de Junho, no jornal do Canal 1, às 14.05h,a propósito da reportagem de cobertura dos adeptos ingleses em Colónia(que, invariavelmente, passam o tempo a provocar distúrbios!)a televisão passou um "entreteiner" (da British Airways!) súbdito de sua magestade a cantar,em plena rua,repetidas vezes, dirigindo-se a nós, Portugal,através das câmaras da RTP, qualquer coisa que passava por:
"You are a litlle town, in Spain".
Dizia, a propósito, o jornalista de serviço, que "era a vingança de 2002"!
Pois, pois:Palavras para quê!!!