2006-06-28

Concurso distingue escola de OHP

O concurso «Ideias que mudam o mundo» distinguiu um grupo de alunos da Escola Básica 2,3 de Oliveira do Hospital, ao nível distrital.

A iniciativa, promovida pela Bayer Portugal, envolveu um total de 67 alunos de diversos estabelecimentos de ensino, tendo por objectivo despertar «o gosto dos jovens pela ciência e tecnologia e ajudar a formar os cientistas de amanhã», e contou com um investimento 150 mil euros da multinacional.O trabalho da Escola Básica 2,3 de Oliveira do Hospital, vencedor a nível distrital, consistia na descrição da cidade do futuro «imaginando-a nas vertentes de habitação, transportes, ambiente, saúde, alimentação, comunicação, espaço e desporto», tendo todos os seus intervenientes ganho um leitor de MP3.

Muitos parabéns. Que bom seria se o Sr. Presidente da Câmara Munícipal de Oliveira do Hospital pudesse efectuar uma reunião com estes jovens e “beber” algumas das ideias que eles apresentaram no seu projecto. Mas, que digo eu, isso seria a cidade do futuro, e nela Mário Alves não apareceria, certamente.

2006-06-24

Festas, Eventos & Quejandos

Várias Festas, Eventos & Quejandos se vão realizar durante este fim de semana, alguns com prolongamento durante os próximos dias/semanas. A destacar:
- Clube Seita Todo-o-Terreno de Oliveira do Hospital, realiza, nos dias 23, 24, e 25 de Junho, o seu 13º Enduro e a 5ª Prova pontuável para o Campeonato Nacional de Enduro e Troféu Husqvarna.
- “Memórias e Saberes de Lagares da Beira – Século XX”, é o nome da exposição que a Junta de Freguesia de Lagares da Beira vai inaugurar, hoje, dia 24 de Junho, pelas 16h30, na Biblioteca – Ludoteca da vila.
- Realiza-se, este fim de semana, a Final Four de Iniciados e Infantis A, em Hóquei em Patins. Pela primeira vez na história do clube oliveirense (35 anos), uma equipa estará presente nesta final nacional.
- 1ª Expo Social. A partir de domingo e prolongando-se até ao primeiro de Julho, a Rede Social de Oliveira do Hospital vai realizar a 1ª Edição da Expo Social – Actividade Intergeracional e Interinstitucional de Promoção das IPSS´s e do trabalho social realizado no concelho.
- Semana Popular - Festas de São João - O município de Oliveira do Hospital, em colaboração com a Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital, realiza, no Parque do Mandanelho e Largo Ribeiro do Amaral, uma Semana Popular, com o seguinte programa:
Dia 24, Sábado, 17h30m - Sardinhada aberta à população; 22h00m - Baile c/ Dogma; No dia 25, Domingo, pelas 21h15m, no Largo Ribeiro do Amaral (Jardim) irá ter lugar um desfile de marchas populares provenientes de Avô, Bobadela, Galizes, Lagares da Beira, Nogueira do Cravo, Penalva de Alva, Santa Ovaia e Seixo da Beira.
- Caldas de S. Paulo com festa do PSD este domingo - A 14ª edição da festa que procura juntar os militantes deste partido num almoço e numa tarde cultural à beira do rio Alva. Ao contrário do que chegou a ser anunciado, não contará com o líder Nacional do Partido, Marques Mendes, por razões de agenda.
- Associação de Desenvolvimento do Senhor das Almas promove a "Festa da Vitela", em Senhor das Almas – Nogueira do Cravo.

Geralmente considera-se que a cultura e a política dificilmente se relacionam, e como a uma equivale a festa e a outra a seriedade devem, assim, estar separadas uma da outra. A ideia de que as demonstrações culturais não podem fazer parte de um projecto apolítico é uma ideia ultrapassada que ainda vai reinando nos já poucos movimentos de massa em Portugal. Através das gastronomias, das danças, das músicas, das exposições, dos eventos desportivos, das oficinas culturais e da discussão e troca de ideias, ajuda-se, assim, a construir e consolidar os movimentos de carácter associativo. Que pena os politicos terem de estragar tudo, na ânsia de aparecerem para a capitalização dos votos.
Este fim de semana, no concelho de Oliveira do Hospital, também não será excepção...

2006-06-11

A Comunicação Social

A importância que os media de hoje assumem, em relação aos de ontem, é enorme. Se dantes reportavam decisões e atitudes, hoje interferem directamente e de uma maneira activa nessas mesmas decisões. Hoje, não podemos falar de uma opinião pública nos termos em que se falava, por exemplo, na primeira metade do século XX.
A independência dos média é limitada, porque apesar de poderem ter independência intelectual e tentar, caso a caso, exprimir o ponto de vista que consideram correcto, mas com muito mais dificuldade do que se tivessem um estatuto de independência económica e financeira que lhes permitisse, de facto, exprimir mais livremente o que se passa.
Resta a blogosfera, que apesar de tudo é limitada a um núcleo de pessoas que, ainda assim, consegue resistir. Mas que não tem verdadeira penetração junto da opinião pública. Dirige-se a um grupo que, por sua vez, não tem capacidade de se exprimir devidamente, pelo menos com a mesma regularidade com que os chamados comentadores oficiais têm. E esses são a "opinião".
O caso de Oliveira do Hospital é deveras pragmático nesse sentido. O concelho tem três orgãos de comunicação social locais(Rádio Boa Nova, Folha do Centro e Correio da Beira Serra), “recebe” ainda diversos jornais que vão dando relevo ao que pelo concelho se vai passando (Diário As Beiras, Diário de Coimbra, A Comarca de Arganil, Jornal de Arganil, etc.). Incontornavelmente os órgãos de comunicação social estão na ordem do dia, dada a forma e conteúdo das notícias que nos são apresentadas (ou que não nos são apresentadas). Não posso afirmar que existe censura, mas com certeza existem linhas de orientação que condicionam jornalistas, ficando os seus princípios condicionados aos estatutos (leia-se factores de ordem económica) que regulam e permitem a subsistência desses mesmos órgãos.
Segundo o Código Deontológico do Jornalista, no artigo 10º, “O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesse.”
Será que nos orgãos de comunicação social que se vão lendo em Oliveira do Hospital se conseguirá alcançar este desiderato? Sinceramente, sem qualquer espécie de ofensa para os envolvidos (até porque pugnam pela sua subsistência), coloco algumas dúvidas e muitas reservas...

2006-06-06

“Dia de Portugal, Camões e das Comunidades”

- Sabiam que em 1977, o Governo Democrático Português decretou que o “Dia 10 de Junho”, devia ser uma trindade, “Dia de Portugal”, “Dia de Camões” e “Dia das Comunidades Portuguesas Espalhadas pelo Mundo”?
- Sabiam que desde aquela data, passamos a ter como patrono exclusivo o maior poeta universal da Língua Portuguesa, Luís Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”, o épico imortal de Portugal?
- Sabiam que Luís de Camões morreu neste dia em 1580?
- Sabiam que os emigrantes aceitam de bom grado o Dia de Camões como “Dia do Emigrante Português”, pois Camões também foi emigrante durante dezassete anos?
- Sabiam que o dia 10 de Junho é motivo de celebração nos cinco continentes deste mundo?
- Sabiam que as comemorações do 10 de Junho no pós-25 de Abril já não abrangem unicamente o povo português no seu território nacional, mas sim o povo que, por necessidades várias, desde sobrevivência económica, a questões de perseguição política, teve que se espalhar por diferentes partes do mundo?
- Sabiam que a nossa língua é a 7ª mais falada do mundo? E olhem que existem milhares de línguas e dialectos!
- Sabiam que existem outros símbolos que nos representam e que também têm história? Por exemplo: a bandeira nacional; o hino nacional; a língua portuguesa !
- Sabiam que O Dia de Portugal é ainda motivo para tentar dignificar, através da atribuição de determinados títulos e medalhas, portugueses que se tenham distinguido em determinadas áreas, sem distinção da opção ideológica ou da opção religiosa?
- Sabiam que os emigrantes (muitos dos quais oriundos deste concelho) sempre estiveram sintonizados e motivados com tudo o que se passou e passa na sua terra? Na verdade, o nosso distanciamento é meramente geográfico, porque para onde foram, jamais deixam de estar com o nosso país e com essa parcela do povo que vive dentro das suas fronteiras, contribuindo, dia a dia, mês a mês, ano a ano, com a construção de uma imagem forte do nosso país e do nosso povo, e que tem dignificado o conceito de ser português, que para onde foi amealha o dinheiro da honradez, que dá filhos ao estrangeiro que choram em português, como escreveu César de Oliveira.
- Assim, como explicar a indeferença, a ignorância e a profunda falta de sentido patriótico com que o senhor Presidente da Camâra Municipal de Oliveira do Hospital irá brindar o “seu” concelho? Só um perfeito idiota conseguiria ter a “brilhante ideia” de, no Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas, organizar a 1ª Festa do Inglês no 1º Ciclo de Ensino Básico!
- No dia em que por todo o mundo se celebrará a Portugalidade, em Oliveira do Hospital ir-se-á assistir a actividades ligadas ao ensino da língua inglesa, de onde constam várias canções, cantadas em inglês pelos alunos, com uma peça de teatro intitulada “My First Job”.

10 de Junho é o “Dia de Portugal, Camões e das Comunidades”.

Por isso o meu apelo aos pais das crianças que deveriam estar presentes nesta afronta nacional.
Expliquem aos vossos filhos o que é o Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas! Expliquem-lhes bem o que é ter orgulho em ser Português!
Estou certo que depois dessas explicações eles , embora sendo apenas crianças, irão poder fazer uma escolha que será, óbviamente, PORTUGAL e o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades!

2006-06-01

SAP - Aberto Ou Fechado?!

O Centro de Saúde de Oliveira do Hospital vai deixar de ter, a partir do próximo mês, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nocturno. A decisão foi tomada pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), que anunciou ainda novos horários de funcionamento para esta unidade de saúde.
De acordo com fonte da ARSC, o encerramento do SAP teve em consideração o facto de "a procura de cuidados de saúde nesta unidade se verificar em situações que, na sua generalidade, podem ser resolvidas pelos médicos de família, bem como o facto de esta medida, se inserir no novo modelo de reorganização da rede de cuidados de saúde que o Governo quer implementar e que passa, especialmente, pelo encerramento nocturno dos SAP com uma média de atendimento inferior a 10 utentes por noite.”
Os eventuais casos urgentes ou emergentes terão, ainda de acordo com a mesma fonte, "adequada resposta nos Serviços de Urgência do Hospital de Seia, com acessibilidade garantida pela sua proximidade, equacionando-se ainda a proposta do Hospital de Seia, que havia proposto à ARSC a criação de uma Unidade Local de Saúde, prevendo integrar os concelhos da «área de atracção» do hospital de Seia, como Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, englonado ainda o concelho de Oliveira do Hospital.

Esta bem que poderia ser uma das noticias de primeira página dos jornais locais e, talvez até nacionais. Mais do que “brincar” às noticias importará certamente pensar e, porque não, começar a agir, sobre o que acontecerá caso o SAP de Oliveira do Hospital seja encerrado no período nocturno.
A “insatisfação” do Sr. Mário Alves com a possibilidade de a população do concelho ter de se deslocar ao Hospital de Seia, no caso de as urgências nocturnas poderem vir a encerrar no centro de saúde local, não irão chegar, certamente, para demover dessa decisão os responsáveis pela ARSC.
Será que os nossos responsáveis autárquicos (Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Juntas de Freguesia) já reflectiram BEM sobre o assunto? Será que se encontram a efectuar as necessárias “démarches“ para inverterem essa situação? Será que a oposição se encontra unida para esta luta, que se apresenta vital, pelo concelho? Será que desconhecem que já se sabe, nos “corredores” da ARSC (de fonte oficiosa,mas fidedigna) quais os SAP que terão as suas portas fechadas durante o horário nocturno?
Porque esta irá ser uma decisão política, talvez não ficasse mal aos políticos locais esclarecerem a população sobre este assunto. Se não doer muito o concelho de Oliveira do Hospital agradece!