2007-04-10

Parques infantis sem condições...

Cerca de 4 mil acidentes em parques infantis, envolvendo crianças, ocorrem todos os anos em Portugal. Os problemas verificam-se sobretudo em relação ao pouco espaço entre os equipamentos, à existência de uma superfície de impacto insuficiente ou rígida, que em caso de queda agrava as consequências, e a estruturas com uma altura superior a três metros, sem nada a impedir o acesso às zonas mais altas. Ao nível dos equipamentos, os acidentes registam-se com maior frequência nos baloiços (61%), nos escorregas (27%) e nas estruturas para trepar e rotativos (12%).

Uma vez que existe legislação e normas europeias obrigatórias com exigências mínimas de concepção e implantação de parques infantis, as Câmaras Municipais devem garantir a segurança e condições dos recintos. As sanções podem chegar aos 35 mil euros quando a superfície de impacto é inadequada e aos 45 mil euros quando se verificar que existe falta de manutenção dos equipamentos.

Parece-me que os bons espaços serão aqueles onde as crianças sentem prazer e liberdade e, ao mesmo tempo, protecção. Estes espaços públicos, dirigidos aos mais novos, não podem ser cada vez mais hostis e limitadores da autonomia e qualidade de vida das crianças. Compete às Autarquias – Câmara e Freguesia – velarem para que tal não aconteça e para que a legislação seja efectivamente cumprida.

Vem isto a propósito das “alterações” (sim, porque chamar-lhes obras de correcção para ficarem de acordo com a legislação seria muito forte) efectuadas no parque infantil sito ao Largo Ribeiro do Amaral, em Oliveira do Hospital. Será que os nossos autarcas (Câmara e Freguesia) foram “obrigados” a efectuarem as alterações mínimas que a lei obriga, sob pena de, por ordem do Instituto de Desporto de Portugal, terem de encerrar, compulsivamente, este e eventualmente outros parques infantis da cidade?

Atendendo à pressa e à falta de qualidade que o parque apresenta (é ir ver para crer), à desenvoltura e rapidez (fora do comum) que envolveram as obras, estou em crer que sim! Se souber algo mais sobre este assunto, comente, por favor. Todos temos interesse em saber o que se vai passando pela nossa cidade.

7 comentários:

Anónimo disse...

É uma pouca vergonha. Primeiro o Largo Ribeiro do Amaral ia para obras, não se pode lá gastar dinheiro, vejam como está a relva do jardim, o espaço de estacionamento junto ao monumento dos combatentes, a vergonha que se vê é grande e dá dó ver um dos espaços mais nobres desta cidade votados ao abandono.
Agora, porque têm o rabo encostado à seringa, toda de fazer qualquer coisa que é para tapar os olhos ao povo e aos inspectores.
Gostava de saber é em quanto é que foram multados, mas isso ninguém sabe, porque os espartalhaços isso não divulgam.

OHP OBSERVADOR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Pois desta não sabia eu! E não sabia porque a imprensa cor-de-laranja cá do sitio, que é sempre tão pródiga a dar as "boas" noticias ao povo, desta vez não mencionou nada.
Porque será? Cá para mim começa a cheirar a esturro, não vos parece?
Não devia ser para muita gente saber. Depois lá vem este chato do Observador estagar tudo. E a seguir vem o Barreto e zumba na moleirinha do Presidente.
Coitadito do homem, tudo lhe corre mal, agora até com os parques infantis já embirram.
Presidente, vai para casa, deixa estes ingratos entregues a si próprios, que eles não merecem mais.

Anónimo disse...

Então mas se ninguém sabe ao certo o que é que se passa, para que é tanta alarido acerca disto? Não têm mais nada para fazer não é?

Anónimo disse...

Mais um tiro no porta aviões do sr. presidente da "cambra". Cada tiro cada melro. Um dia destes acordamos e temos o concelho fechado para obras. Desta vez o sr. presidente da junta também não escapa imune, porque a responsabilidade dos parques da freguesia também passa por ele.
Mas como o que está a dar é receber no fim do mês o ordenadozito (ou ordenadozão) vale tudo.
Valha-nos a paciência para aturar-mos esta cambada de inuteis.

Anónimo disse...

Vim agora do on-line do Correio da Beira Serra e não posso deixar de dar os parabéns ao dono do blog por mais este post.
Realmente, como diz, é necessário que se vá sabendo o que vai acontecendo na nossa cidade. E é bom que vão existindo estes espaços, livres de pressões, para nos irem informando daquilo que escapa aos olhos da generalidade da população.
Já agora, só de vez em quando, uma noticia boa também ficava bem.

Anónimo disse...

Esta é uma terra bem entregue, a gajos honestos, que sabem gerir bem o dinheiro do povo, que sabem gerir bem as necessidades da "gamela", etc etc etc.
Só é pena não terem qualidade suficiente para fazerem deste concelho um concelho a sérios, com capacidade de atracção de empresas, com capacidade de atracção turistica, entre outras.