2007-04-24

25 de Abril

Lembrar o 25 de Abril é lembrar quanto dos sonhos daquela madrugada libertadora ainda estão por cumprir e quantas das conquistas alcançadas com a revolução, já se perderam ou estão hoje completamente desvirtuadas. A Justiça, a Paz, o Pão, a Habitação, a Saúde e a Educação estão cada vez menos acessíveis a todos. Nos tempos que correm, as liberdades individuais, colectivas e a democracia, estando na lei, ficam cada vez mais à porta dos tribunais e das empresas, tendo nestas aumentado substancialmente a precariedade do salário, do trabalho e a pressão exercida sobre os trabalhadores.

O desígnio de Abril, de transformar Portugal num país mais desenvolvido e mais igualitário, está ainda por cumprir, competindo-nos a todos continuar a lutar para o alcançar. A memória dos muitos que lutaram e morreram para que o 25 de Abril acontecesse, assim o exige.

No que diz respeito ao programa das comemorações do 25 de Abril, em Oliveira do Hospital, parece-me que o formato definido pela Câmara Municipal, para além de não conseguir convocar as novas gerações, não consegue estimular a sua participação, nem prepara aquela que deveria ser uma lição de cidadania responsável e participativa. Não consegue promover um apelo, igualmente motivador, aos cidadãos que, porventura, viveram os acontecimentos da Revolução, de uma forma mais intensa e apaixonada, qualquer que fosse a sua perspectiva sobre os factos.

Em suma, a dimensão cultural destas comemorações aproxima-se perigosamente de um movimento populista, onde com foguetes, fanfarras, vinho e comida se procura comemorar a Liberdade e a Democracia quando estas comemorações deveriam ser, essencialmente, uma forma de tentar consolidar valores por uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais digna.

São triste tempos estes que se vão vivendo pelo concelho de Oliveira do Hospital.

Comemorar a Revolução de Abril continua a ser lutar pela Liberdade, pela Democracia, pelo Desenvolvimento.

VIVA O 25 de Abril

Sem comentários: