2009-07-28

Assembleia Municipal - PSD ?!

PSD candidata médico à Assembleia Municipal

Se é a "Guidinha da FC" que assim o diz, deve ser verdade, com toda a certeza, quem somos nós para duvidar. Admiração é constatar que a jornalista do Diário de Coimbra efectua uma peça jornalística (presumo que não seja um artigo de opinião) com o único intuito de promover o candidato (que já todos sabiam vai para um mês quem seria) de Mário Alves à Assembleia Municipal e que lhe atribua um "sem número de predicados", como que a fazer dele o "ponta de lança" que o concelho necessita. Já agora, não é estranho a jornalista fazer a afirmação e o título da "noticia" de quem será o candidato do PSD sem ouvir, primeiro, a opinião da Comissão Política local do PSD ?!

Mudando ligeiramente de assunto, não deve ser necessário ser muito inteligente para perceber porque é que o Sr. foi convidado e porque é que aceitou, ou seja, coisas há que têm que ser "pagas" mais tarde ou mais cedo e como diz o povo, uma mão lava a outra. Espero é que esta tenha sido uma decisão bem ponderada e que não haja ninguém a dar umas "valentes voltas na campa", com a tomada de posição do Dr. Zé António.

Quanto ao nome na "avenida" nem dá para comentar, de tão bacoca que é a tentativa de relacionar uma coisa com a outra. Quanto ao resto - profissionalismo, humildade, seriedade e solidariedade - também não merece sequer um comentário sério, porque certamente ninguém estaria ou estará à espera de ver como candidato a uma Assembleia Municipal alguém que não seja ou não tenha, pelo menos, estes predicados - a não ser que a Sra. Jornalista nos queira dar, por portas travessas, uma tentativa de termos comparativos com algo ou alguém.

Fica a transcrição do artigo de Margarida Prata no Diário de Coimbra - Terça-Feira, 28 de Julho 2009

É dos “segredos” mais bem guardados da candidatura de Mário Alves, mas tudo aponta que o nome do reputado cirurgião ortopedista dos Hospital dos Covões esteja já confirmado nas listas do PSD, como número um à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Natural de Penalva de Alva, José António Madeira Dias é um médico conceituado na sua especialidade, e é actualmente director clínico do Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz. Conhecido não só pelo profissionalismo que coloca no exercício da medicina, Madeira Dias, é segundo algumas fontes próximas, «alguém que conhece bem o concelho e as dificuldades das suas gentes», nomeadamente na área da saúde e dos acesso aos cuidados médicos. Na sua freguesia é também conhecida a sua ligação ao associativismo, sendo um dos principais dinamizadores do Centro Sócio Cultural de Penalva de Alva. Reconhecido por tudo aquilo que o médico tem feito pela terra, o presidente da Junta de Freguesia, António Luís de Brito, decidiu homenageá-lo, em 2008, com a atribuição do seu nome a uma avenida. «Homem ilustre, de grande valor e muito simples» foi de resto como o autarca caracterizou o cirurgião penalvense, que agora se prepara, ao que apurámos, para encabeçar a lista do PSD à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, constituindo assim uma das surpresas da candidatura liderada por Mário Alves.

Uma lista que será conhecida já no próximo sábado, dia 1, altura marcada para a apresentação da recandidatura de Alves à presidência do município. Fontes próximas da candidatura garantiram entretanto ao nosso jornal estarem já praticamente “fechadas” as listas para as 21 freguesias, bem como à Câmara e Assembleia Municipal. «Aquilo que podemos dizer é que estão numa fase muito adiantada de elaboração», referiu a mesma fonte, sem querer ainda adiantar nomes de candidatos. Apesar de um certo “secretismo” em torno da criação das listas, tudo indica que a candidatura autárquica do PSD venha a contar com a maioria dos presidentes de Junta eleitos em 2005, à excepção do Seixo, já que Inácio Campos deverá concorrer como independente nas listas de José Carlos Mendes, e da Lajeosa, onde o actual presidente da Junta, Alberto Cadima, se passou para o PS, mas também de Aldeia das Dez, onde não vai haver lugar à recandidatura de António Dinis. No Seixo, uma das freguesias com maior peso eleitoral, o PSD prepara-se para avançar com o nome do actual presidente da Assembleia de Freguesia, Gil Santos, que foi em 2001 e 2005 o número dois e o número três, respectivamente, da lista de Inácio Campos.

Para a Câmara Municipal também não deverão existir mexidas, pelo menos nos primeiros lugares da lista, mantendo-se os nomes de Paulo Rocha, Fátima Antunes e Elsa Correia. Devido à sua idade avançada e a algumas complicações de saúde o actual presidente da Assembleia Municipal, António Simões Saraiva, poderá não fazer parte da lista, mas tudo aponta para que continue a ter um papel relevante na candidatura autárquica do PSD.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se há algo para pagar seria o povo ao doutor e não o inverso. Este tem dedicado parte da sua vida a ajudar a promover a região. Quem se destaca faz mossa nos medíocres. Quem escreveu não sabe o que significa democracia,esse "alguém a dar valentes voltas na campa",como democrata que era estará concerteza com muito orgulho do neto.Voltas dará por saber que se debateu pela liberdade, contra a ditadura para que patetas assim pudessem um dia ter voz.