2009-07-31

Sondagem Autárquicas 2009


Chegou ao fim a sondagem proposta pelo Observando OHP.

Pela votação dos nossos e-leitores destaca-se o PS como vencedor - mas sem maioria absoluta - e a derrota do PSD. Excelente a prestação da lista de Independentes. A CDU e o CDS-PP quase desaparecem do mapa.

Mais comentários acerca da Sondagem, façam o favor de os colocarem nos comentários ao Post.

Twitter, sim ou não ?

Dizem que o sucesso do mais recente fenómeno da comunicação digital reside na sua simplicidade. De facto, o Twitter parece ir no sentido de obedecer à lógica do mínimo esforço possível. Ou melhor, do mínimo de escrita possível…

Outra das características que destacam o Twitter é a sua capacidade de reflectir o momento, aquilo que está a acontecer em tempo real. É extremamente importante criar um laço e um contacto recorrente com as pessoas que nos seguem diariamente. Isso implica questioná-las sobre os conteúdos que se publicam, publicaram ou pretendem vir a publicar, sobre situações mundanas e do dia-a-dia, sobre algo que lhes interesse, ou simplesmente por cortesia. Tendo em conta que o Twitter está limitado a 140 caracteres, é importante que se seja extremamente conciso e directo nas questões.

Nós, por cá, temos pelo menos um candidato às Autárquicas 2009 que aderiu a esta recente moda. Se com isto pretender dar um exemplo de abertura da candidatura à utilização de ferramentas on-line, para suscitar a discussão de propostas e até planos políticos, então José Carlos Alexandrino esteve bem e terá certamente marcado pontos.

No entanto, situações como a que se verificam actualmente no Twitter de José Carlos Alexandrino – falta de actualização, permanentemente -, não podem e não devem ser permitidas por este ou pela sua Direcção de Campanha.

Não basta ser a favor das novas tecnologias e da sua aplicação na campanha autárquica. Também tem que se compreender a sua aplicação. Na altura de investir nas novas tecnologias ao serviço de uma campanha autárquica há que possuir uma estratégia bem definida, consertada com todos os outros pilares e com o pensamento, não em divulgar a campanha, mas de promover o debate e da participação na campanha eleitoral e, fundamentalmente, na política local.

Não se pode é pensar que as novas tecnologias devem ser implementadas, apenas e meramente, porque sim em vez de saber o quê, quando, como (de que forma), porquê e para quê. O exercício da actividade política justifica uma relação de proximidade com os eleitores, funcionando a Internet e estes novos canais de comunicação como ferramentas essenciais no suporte dessa relação.

O twitter é uma forma de expressão, transparente, fluída. A democracia é um processo contínuo da emissão de opinião. Os democratas têm que se felicitar pelas inúmeras formas de exprimir opinião que hoje nos são apresentadas e tentar tirar delas o melhor partido possível.

P.S. - Os princípios que se aplicam ao hi5 são, básicamente, os mesmos do twitter (para bom entendedor...).

2009-07-29

É PRECISO "CENTRAR" O TURISMO - II

Já dizia a minha avó que depressa e bem não faz ninguém e realmente é bem verdade. Na ânsia de desmentirem a noticia avançada hoje pelo CBS on-line os "responsáveis" pela RTC (Região de Turismo do Centro), para além de quase apagarem Vila Nova de Poiares ao alterarem o mapa, não fizeram o trabalho completo e esqueceram-se de alterarem o mapa da região e nele incluírem o concelho de Oliveira do Hospital.

Ora vejam lá como está tão giro:

www.turismodocentro.pt/coimbra



É PRECISO "CENTRAR" O TURISMO

A reposição da verdade é aqui ... no Observando OHP.

Esta é a página do Turismo Centro de Portugal relativamente ao concelho de Oliveira do Hospital (como podem ver não há lá nada – zero). A única coisa que tem de bom é que vai um dia adiantado – na Região de Turismo do Centro de Portugal já é dia 30 enquanto que por cá só são 29. Nem sei se este senhor Pedro Machado me dá vontade de rir ou de chorar.

para aumentar clique na imagem, p.f

.

Correio da Beira Serra on-line - 2009-07-29

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, revelou-se há instantes indignado com o conteúdo da notícia que dava conta da ausência de qualquer referência ao concelho de Oliveira do Hospital no sítio da Internet daquela estrutura turística.

Num contacto com a redacção do correiodabeiraserra.com, o responsável disse tratar-se de uma notícia “falsa”, movida “por juízos de valor” e “questões políticas”.

Visivelmente insatisfeito, Pedro Machado apelou à “reposição da verdade”, garantindo que o concelho de Oliveira do Hospital é referenciado na “página 36” do guia das praias fluviais lançado hoje na Figueira da Foz e “consta das várias brochuras que a Turismo Centro de Portugal tem disponíveis nos vários postos de turismo”.

2009-07-28

Assembleia Municipal - PSD ?!

PSD candidata médico à Assembleia Municipal

Se é a "Guidinha da FC" que assim o diz, deve ser verdade, com toda a certeza, quem somos nós para duvidar. Admiração é constatar que a jornalista do Diário de Coimbra efectua uma peça jornalística (presumo que não seja um artigo de opinião) com o único intuito de promover o candidato (que já todos sabiam vai para um mês quem seria) de Mário Alves à Assembleia Municipal e que lhe atribua um "sem número de predicados", como que a fazer dele o "ponta de lança" que o concelho necessita. Já agora, não é estranho a jornalista fazer a afirmação e o título da "noticia" de quem será o candidato do PSD sem ouvir, primeiro, a opinião da Comissão Política local do PSD ?!

Mudando ligeiramente de assunto, não deve ser necessário ser muito inteligente para perceber porque é que o Sr. foi convidado e porque é que aceitou, ou seja, coisas há que têm que ser "pagas" mais tarde ou mais cedo e como diz o povo, uma mão lava a outra. Espero é que esta tenha sido uma decisão bem ponderada e que não haja ninguém a dar umas "valentes voltas na campa", com a tomada de posição do Dr. Zé António.

Quanto ao nome na "avenida" nem dá para comentar, de tão bacoca que é a tentativa de relacionar uma coisa com a outra. Quanto ao resto - profissionalismo, humildade, seriedade e solidariedade - também não merece sequer um comentário sério, porque certamente ninguém estaria ou estará à espera de ver como candidato a uma Assembleia Municipal alguém que não seja ou não tenha, pelo menos, estes predicados - a não ser que a Sra. Jornalista nos queira dar, por portas travessas, uma tentativa de termos comparativos com algo ou alguém.

Fica a transcrição do artigo de Margarida Prata no Diário de Coimbra - Terça-Feira, 28 de Julho 2009

É dos “segredos” mais bem guardados da candidatura de Mário Alves, mas tudo aponta que o nome do reputado cirurgião ortopedista dos Hospital dos Covões esteja já confirmado nas listas do PSD, como número um à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital.

Natural de Penalva de Alva, José António Madeira Dias é um médico conceituado na sua especialidade, e é actualmente director clínico do Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz. Conhecido não só pelo profissionalismo que coloca no exercício da medicina, Madeira Dias, é segundo algumas fontes próximas, «alguém que conhece bem o concelho e as dificuldades das suas gentes», nomeadamente na área da saúde e dos acesso aos cuidados médicos. Na sua freguesia é também conhecida a sua ligação ao associativismo, sendo um dos principais dinamizadores do Centro Sócio Cultural de Penalva de Alva. Reconhecido por tudo aquilo que o médico tem feito pela terra, o presidente da Junta de Freguesia, António Luís de Brito, decidiu homenageá-lo, em 2008, com a atribuição do seu nome a uma avenida. «Homem ilustre, de grande valor e muito simples» foi de resto como o autarca caracterizou o cirurgião penalvense, que agora se prepara, ao que apurámos, para encabeçar a lista do PSD à Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, constituindo assim uma das surpresas da candidatura liderada por Mário Alves.

Uma lista que será conhecida já no próximo sábado, dia 1, altura marcada para a apresentação da recandidatura de Alves à presidência do município. Fontes próximas da candidatura garantiram entretanto ao nosso jornal estarem já praticamente “fechadas” as listas para as 21 freguesias, bem como à Câmara e Assembleia Municipal. «Aquilo que podemos dizer é que estão numa fase muito adiantada de elaboração», referiu a mesma fonte, sem querer ainda adiantar nomes de candidatos. Apesar de um certo “secretismo” em torno da criação das listas, tudo indica que a candidatura autárquica do PSD venha a contar com a maioria dos presidentes de Junta eleitos em 2005, à excepção do Seixo, já que Inácio Campos deverá concorrer como independente nas listas de José Carlos Mendes, e da Lajeosa, onde o actual presidente da Junta, Alberto Cadima, se passou para o PS, mas também de Aldeia das Dez, onde não vai haver lugar à recandidatura de António Dinis. No Seixo, uma das freguesias com maior peso eleitoral, o PSD prepara-se para avançar com o nome do actual presidente da Assembleia de Freguesia, Gil Santos, que foi em 2001 e 2005 o número dois e o número três, respectivamente, da lista de Inácio Campos.

Para a Câmara Municipal também não deverão existir mexidas, pelo menos nos primeiros lugares da lista, mantendo-se os nomes de Paulo Rocha, Fátima Antunes e Elsa Correia. Devido à sua idade avançada e a algumas complicações de saúde o actual presidente da Assembleia Municipal, António Simões Saraiva, poderá não fazer parte da lista, mas tudo aponta para que continue a ter um papel relevante na candidatura autárquica do PSD.

2009-07-26

Festival Tribal

Começa a ser difícil defender este tipo de "festivais"...


A GNR deteve seis pessoas e apreendeu haxixe, ecstasy e liamba durante uma operação realizada nos acessos ao Festival Tribal, em Oliveira do Hospital, um dos muitos que se realizam este Verão. Da operação resultaram 17 autos levantados a condutores, a grande maioria que conduzia com excesso de álcool no sangue.

A primeira noite do Festival Tribal, que começou na sexta- -feira e termina amanhã, foi a escolhida para que vários elementos da GNR montassem uma operação nos acessos ao festival que decorre na Quinta da Bugueira, no concelho de Oliveira do Hospital. Cerca das 00.00 de ontem 30 militares da GNR, entre elementos do grupo de protecção e socorro, equipas cinotécnicas e soldados à civil, passaram a pente fino todos os carros que se dirigiam ao festival, que ocupa uma quinta de três hectares.

A operação terminou cerca das 10.00 da manhã e no final contabilizava "seis detenções e várias doses de droga apreendida", disse ao DN o comandante da GNR de Nelas. Gonçalo Brito adiantou que "todas as detenções ocorreram por posse de droga, sendo que cinco dos detidos viram os processos reduzidos a inquérito enquanto um sexto detido foi ouvido no Tribunal de Oliveira do Hospital". A GNR apreendeu 269 gramas de haxixe, 8 de ecstasy e um grama de liamba.



DN 2009-07-26

2009-07-18

COMUNICAÇÃO - A não evolução, em OHP

Numa época em que os sinais de mediatização são cada vez mais poderosos em todo o planeta, não deixa de ser preocupamente que um Presidente de uma Câmara e uma Delegada de Saúde (só podia ser em Oliveira do Hospital) entendam que, perante um caso grave de eventual perigo de saúde pública – não utilização de água da rede pública sem prévia fervura - a melhor forma de as populações tomarem conhecimento ser através do "velhinho" boca-a-boca. Mas é também a melhor forma de se perceber porque é que este concelho tem perdido, ano após ano, oportunidades em tudo o que é área (emprego, justiça, saúde, serviços, etc, etc.). As “vistas” não alcançam muito longe e quem acaba por sofrer com todas estas arbitrariedades são as populações.

A cultura oral ou acústica, onde o meio de comunicação por excelência é a palavra oral é própria das sociedades não-alfabetizadas. E a alfabetização é, hoje, mais do que simplesmente ler e escrever. É a forma como comunicamos em sociedade.

A sociedade de informação global cresce de dia para dia. A convergência entre as telecomunicações, as redes multimédia e as tecnologias de informação e comunicação inundam-nos de novos produtos e serviços, e também de novas técnicas para conduzir os nossos negócios e comércio.

As oportunidades comerciais, sociais e profissionais surgem enquanto os novos mercados se abrem à competitividade, ao investimento e à participação. O mundo moderno está a operar uma mudança fundamental à medida que a sociedade industrial, que marcou o século XX, rapidamente dá lugar à sociedade da informação do século XXI.

Este processo dinâmico agoira mutações a todos os níveis: difusão de informação, interacção social, práticas económicas e comerciais, envolvimento político, media, educação, saúde, lazer e entretenimento.

Deixo-vos um filme que nos dá uma panorâmica sobre a evolução da comunicação e que espero, seja também visionado pelas pessoas que não entendem e não pretendem alterar a sua forma de estar e de pensar.



AVISO

Por aviso da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, todos os consumidores da Zona de Abastecimento de água da rede pública através da Zona de Abastecimento do LAGAR NOVO – não devem utilizar a água para consumo humano sem prévia fervura.

Da Zona de Abastecimento fazem parte as localidades de Oliveira do Hospital, Gavinhos de Baixo, Gavinhos de Cima, Vendas de Gavinhos, Catraia de S. Paio, São Paio de Gramaços, Gramaços, Bobadela, Penalva de Alva, Santo António do Alva, Aldeia de Nogueira, Senhor das Almas, Galizes, Santa Ovaia, Venda da Esperança, Lourosa, Vilela e Vila Pouca da Beira.

Este aviso “circula” pelos cafés, mercearias e tascas das referidas localidades e também pelas Juntas de Freguesia respectivas!!!


Do mesmo aviso ainda não foi dado conhecimento aos orgãos de comunicação social !!!!!!!!

No site do Município de Oliveira do Hospital - http://www.cm-oliveiradohospital.pt/ - nada consta !!!!!!

No site da Rádio local - www.radioboanova.com – nada consta !!!!!!!!!
O jornal Folha do Centro não tem site !!!!!!!!!!!!!!


O Correio da Beira Serra on-line - www.correiodabeiraserra.com – presta um serviço público e difunde o aviso como notícia de última hora !!!!!!!!!

Os Blog´s, para além de difundirem a mensagem, criticam a forma como ela vai sendo difundida (este Blog, pelo menos)!!!!!!!


A população faz o resto - numa de boca-a-boca !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sem comentários (para já ...)

2009-07-11

HOME - O mundo é a nossa casa

HOME, filme da autoria do realizador francês Yann Arthus-Bertrand, é constituído por paisagens aéreas do mundo inteiro e pretende sensibilizar a opinião pública mundial sobre a necessidade de alterar modos e hábitos de vida a fim de evitar uma catástrofe ecológica planetária.

Para visionar a totalidade do filme, clique neste link, p.f. - garanto-lhe que vai adorar, é soberbo:

http://www.youtube.com/watch?v=tCVqx2b-c7U



2009-07-05

Sondagem Autárquicas 2009

Aproximam-se as eleições autárquicas e Oliveira do Hospital prepara-se, afincadamente, para mais uma luta eleitoral. Por esta altura e face às candidaturas que se perspectivam (PSD, PS, Independentes), já ninguém terá duvidas que existirão mudanças.

A mudança tem de ser de políticas e, para isso, obrigatoriamente também de políticos. Ou seja, têm de se mudar os “políticos” para que as políticas sejam diferentes. E estas (politicas) deverão ser um espaço privilegiado de resolução dos problemas das pessoas. Caso não estejamos satisfeitos com quem nos tem governado, depende de nós Mudar. Temos de dar saltos enormes na forma de pensar relativamente aos responsáveis políticos.

Os cidadãos começam a ficar desconfiados dos políticos que têm soluções para tudo ou dos que se desculpam com tudo e todos para diluírem as suas responsabilidades. A política que vai vigorar no futuro próximo terá de ser a política do realismo, da resolução de problemas. Os cidadãos têm cada vez mais consciência que a banha da cobra já não resolve o problema. A política da banha da cobra acabou.

Faltam pouco mais de três meses para que os Oliveirenses escolham um novo Executivo para nos governará durante mais quatro anos. Para que possamos ter uma visão mais consentânea com a realidade local o Observando OHP levará a efeito, até dia 19 de Julho, um inquérito sobre tendência eleitoral autárquica no concelho

.Por Oliveira, não deixe votar. Obrigado.

O futuro é hoje, agora ... já foi.

Homens da Luta - "E o povo, Pá?"