2009-03-27

Animação. Onde e como?

clique para aumentar

A estratégia de animação de espaços públicos, a utilização adequada e frequente dos equipamentos e a descentralização da oferta são a essência do desenvolvimento cultural para um concelho. A este desafio têm e devem corresponder todos os agentes culturais do concelho, desde colectividades a artistas individuais.

17.500 € para animação de Feiras - produzida de uma forma desencontrada e puramente ocasional (e eleitoral ?) - não me parece que seja a melhor estratégia para fomentar qualquer tipo de desenvolvimento cultural, principalmente quando os "animadores" pouco ou nada tem a ver com a cultura local.

Percebe-se no entanto a ideia e a intenção, já que esta vem no seguimento de outras iniciativas, desencontradas e sem qualquer tipo de envolvimento de fundo por parte da autarquia, em que os agentes culturais não estão envolvidos, em que os hotéis e as casas de turismo rural não estão envolvidos.

Quem mais não sabe a mais não é obrigado, diz o povo. Certamente será verdade, mas pode sempre arranjar alguém que saiba, ouvir essas pessoas, planear e delinear estratégias e depois sim, executar. Porque os recursos turísticos são o corpo e a animação a alma da experiência turística.

1 comentário:

Anónimo disse...

17.500€ foram apenas para 2 eventos, Aldeia das Dez e Meruge...gostava de saber quanto custaram os outros eventos (Feira do Queijo, etc.) onde o mesmo grupo de animação de Oliveira do Bairro participou