2009-03-25

Candidato do punho ou da rosa?

Nas minhas deambulações cibernáuticas encontrei este texto, da jornalista Margarida Prata, publicado no Diário de Coimbra.

Porque a "aparição" oficial do candidato do PS ainda não surgiu mas porque, no discurso oficial do PS, houve a passagem de putativo candidato a candidato de carácter oficial, dá-se o destaque.


PS de Oliveira do Hospital confirma candidatura de José Carlos Alexandrino

Apesar da discrição com que o PS fez questão de marcar o processo de escolha do próximo cabeça de lista do PS à Câmara Municipal, o líder da concelhia, José Rolo, garante que a “máquina” tem estado a trabalhar há vários meses.

Não deixa de ser um contraste, o ruído que vai no PSD, por causa da escolha de Mário Alves contra a vontade da Concelhia, e o silêncio do principal partido da oposição no concelho, o PS, que tudo fez para que o convite a José Carlos Alexandrino não fosse tornado público, antes do “tempo”, e sem que este confirmasse “preto no branco” a sua disponibilidade para encabeçar o projecto autárquico do partido.

Numa entrevista que foi para o ar, sexta-feira à noite, na Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS confirmava sem rodeios a candidatura de José Carlos Alexandrino.

Admitindo que algum do eleitorado socialista possa pensar que o processo de escolha dos candidatos podia ter andado mais depressa, Rolo garante que o lançamento dos nomes está dentro do calendário previsto pelas estruturas, lembrando que, ao contrário do que muitos dizem, «o mais importante é que há trabalho no terreno e há contactos nas freguesias».

«Sempre concebemos este projecto de baixo para cima, isto é, primeiro quisemos auscultar as populações, as empresas, as instituições do concelho, e só depois assumiríamos os protagonistas», afirmou o lider local do PS, considerando que Alexandrino não constitui propriamente uma surpresa, na medida em que o professor, natural de Ervedal da Beira, sempre foi um nome forte das listas do PS.«Se houve alguém que despontou da convenção autárquica promovida em Janeiro de 2008 pelo PS foi o professor J.C.Alexandrino, que apontou, de forma combativa, o problema do relacionamento com as juntas de freguesia. Nessa altura, assumiu um protagonismo que não podíamos passar ao lado», defende Rolo, considerando que o ex-presidente do agrupamento de escolas da Cordinha «sempre foi um nome forte em termos autárquicos em Oliveira do Hospital», não só porque tem um percurso político no PS, enquanto membro eleito à Assembleia Municipal desde 2001, e ainda como membro da Assembleia de Ervedal da Beira, mas também porque «foi várias vezes convidado por outras forças políticas».

José Francisco acredita ainda que o facto de Alexandrino ser um pessoa multifacetada – além de professor, tem também ligações ao desporto e associativismo, e ainda ao sector financeiro, sendo actualmente membro da direcção de uma instituição financeira em Oliveira do Hospital- «encaixa perfeitamente» no perfil traçado pelo PS para o ser o seu cabeça de lista à Câmara Municipal.

Diário de Coimbra - Margarida Prata

Sem comentários: