2009-03-28

Hora do Planeta

A iniciativa Hora do Planeta pretende fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta e incentivar a realização de outras pequenas acções que podem marcar uma grande diferença, como por exemplo: usar lâmpadas de baixo consumo, desligar o ar-condicionado e preparar uma festa ou jantar à luz de velas com amigos e família.

A WWF, entidade responsável pela iniciativa, pretende que esta acção simbólica seja mobilizadora, a nível individual, de uma mudança de hábitos e de uma tomada de consciência permanente de que é necessário travar o aquecimento global. A nível mundial, pretende ser uma chamada de atenção aos Governos para que assumam a sua responsabilidade na criação e manutenção de políticas mitigadoras das alterações climáticas.

Dicas para reduzir o consumo de energia e combater as alterações climáticas:

Em casa:
- Use a máquina de lavar roupa na capacidade máxima, optando pela lavagem em água fria. Poupará energia e a roupa durará mais tempo;
- Prefira lâmpadas de baixo consumo. Estas utilizam menos 80% de energia e duram até oito vezes mais que as lâmpadas comuns.
- Na altura de comprar um electrodoméstico, certifique-se do nível de energia e água que despende, optando por electrodomésticos classificados com a Categoria A;
- Descongele o congelador antes que a camada de gelo atinja mais de 3 mm de espessura: conseguirá atingir poupanças energéticas até 30%. Ajuste o termóstato do frigorífico a uma temperatura de 6ºC e do congelador a 18ºC;
- Sempre que escove os dentes ou se ensaboe no duche, feche a torneira.

No trabalho:
- Desligue o monitor do computador durante a pausa para refeição. Poderá programar para que se desligue automaticamente (basta que procure esta facilidade nas opções de protecção de ecrã). Não deixe o equipamento ligado no final de cada dia de trabalho;
- Utilize equipamentos de baixo consumo energético;
- Apague as luzes ao sair do escritório. Não acenda luzes que não são necessárias, procure aproveitar a luz natural o máximo possível;
- Recicle e reutilize o papel. Procure imprimir e fotocopiar em ambos os lados das folhas.

Nas deslocações:

- Prefira a bicicleta. Não só fará mais exercício, como ajudará na redução das emissões de Dióxido de Carbono. Opte pelo uso de transportes públicos em vez do seu automóvel, sempre que possível;
- Partilhe o seu transporte com familiares, amigos ou vizinhos, se o automóvel tiver mesmo de ser o seu meio de deslocação de eleição;
- Desligue o motor sempre que estiver parado por mais de 30 segundos;
- Verifique a pressão dos pneus, já que uma diferença, mesmo que mínima, quanto aos valores da pressão correcta pode significar um aumento de combustível na ordem dos 5%.

Atitudes menos consumistas:

- Recicle, reutilize e repare. Acções deste tipo reduzem o consumo e, por conseguinte, a produção de CO2 proveniente da produção industrial;
- Partilhe as subscrições de revistas e jornais com amigos e familiares. Depois de lê-los, utilize-os para limpar espelhos ou recicle-os;
- Quando for ao supermercado, leve os seus próprios sacos e eleja verduras e frutas sem invólucros plásticos, vidro ou papel, de preferência de produção local.

2009-03-27

Animação. Onde e como?

clique para aumentar

A estratégia de animação de espaços públicos, a utilização adequada e frequente dos equipamentos e a descentralização da oferta são a essência do desenvolvimento cultural para um concelho. A este desafio têm e devem corresponder todos os agentes culturais do concelho, desde colectividades a artistas individuais.

17.500 € para animação de Feiras - produzida de uma forma desencontrada e puramente ocasional (e eleitoral ?) - não me parece que seja a melhor estratégia para fomentar qualquer tipo de desenvolvimento cultural, principalmente quando os "animadores" pouco ou nada tem a ver com a cultura local.

Percebe-se no entanto a ideia e a intenção, já que esta vem no seguimento de outras iniciativas, desencontradas e sem qualquer tipo de envolvimento de fundo por parte da autarquia, em que os agentes culturais não estão envolvidos, em que os hotéis e as casas de turismo rural não estão envolvidos.

Quem mais não sabe a mais não é obrigado, diz o povo. Certamente será verdade, mas pode sempre arranjar alguém que saiba, ouvir essas pessoas, planear e delinear estratégias e depois sim, executar. Porque os recursos turísticos são o corpo e a animação a alma da experiência turística.

2009-03-25

Candidato do punho ou da rosa?

Nas minhas deambulações cibernáuticas encontrei este texto, da jornalista Margarida Prata, publicado no Diário de Coimbra.

Porque a "aparição" oficial do candidato do PS ainda não surgiu mas porque, no discurso oficial do PS, houve a passagem de putativo candidato a candidato de carácter oficial, dá-se o destaque.


PS de Oliveira do Hospital confirma candidatura de José Carlos Alexandrino

Apesar da discrição com que o PS fez questão de marcar o processo de escolha do próximo cabeça de lista do PS à Câmara Municipal, o líder da concelhia, José Rolo, garante que a “máquina” tem estado a trabalhar há vários meses.

Não deixa de ser um contraste, o ruído que vai no PSD, por causa da escolha de Mário Alves contra a vontade da Concelhia, e o silêncio do principal partido da oposição no concelho, o PS, que tudo fez para que o convite a José Carlos Alexandrino não fosse tornado público, antes do “tempo”, e sem que este confirmasse “preto no branco” a sua disponibilidade para encabeçar o projecto autárquico do partido.

Numa entrevista que foi para o ar, sexta-feira à noite, na Rádio Boa Nova, José Francisco Rolo, o presidente da Comissão Política Concelhia do PS confirmava sem rodeios a candidatura de José Carlos Alexandrino.

Admitindo que algum do eleitorado socialista possa pensar que o processo de escolha dos candidatos podia ter andado mais depressa, Rolo garante que o lançamento dos nomes está dentro do calendário previsto pelas estruturas, lembrando que, ao contrário do que muitos dizem, «o mais importante é que há trabalho no terreno e há contactos nas freguesias».

«Sempre concebemos este projecto de baixo para cima, isto é, primeiro quisemos auscultar as populações, as empresas, as instituições do concelho, e só depois assumiríamos os protagonistas», afirmou o lider local do PS, considerando que Alexandrino não constitui propriamente uma surpresa, na medida em que o professor, natural de Ervedal da Beira, sempre foi um nome forte das listas do PS.«Se houve alguém que despontou da convenção autárquica promovida em Janeiro de 2008 pelo PS foi o professor J.C.Alexandrino, que apontou, de forma combativa, o problema do relacionamento com as juntas de freguesia. Nessa altura, assumiu um protagonismo que não podíamos passar ao lado», defende Rolo, considerando que o ex-presidente do agrupamento de escolas da Cordinha «sempre foi um nome forte em termos autárquicos em Oliveira do Hospital», não só porque tem um percurso político no PS, enquanto membro eleito à Assembleia Municipal desde 2001, e ainda como membro da Assembleia de Ervedal da Beira, mas também porque «foi várias vezes convidado por outras forças políticas».

José Francisco acredita ainda que o facto de Alexandrino ser um pessoa multifacetada – além de professor, tem também ligações ao desporto e associativismo, e ainda ao sector financeiro, sendo actualmente membro da direcção de uma instituição financeira em Oliveira do Hospital- «encaixa perfeitamente» no perfil traçado pelo PS para o ser o seu cabeça de lista à Câmara Municipal.

Diário de Coimbra - Margarida Prata

2009-03-23

Agrupamento de Centros de Saúde

clique para aumentar

Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte I

Todos se queixam que os actuais Centro de Saúde funcionam mal, muito mal e até existem casos em que não funcionam sequer. Eu cá, acho que com a criação de agrupamentos de centros de saúde (ACES), que não são mais do que serviços públicos de saúde constituídos por várias unidades funcionais, agrupando um ou mais centros de saúde, o governo certamente pretende reorganizar serviços, criar autonomias administrativas e financeiras e prestar melhores serviços de cuidados de saúde primários aos utentes (o que convenhamos não é o que tem vindo a acontecer por esse país fora, veja-se o descontentamento geral).

Os ACES podem compreender as seguintes unidades funcionais:
- Unidade de saúde familiar (USF); Unidade de cuidados de saúde personalizados (UCSP);
Unidade de cuidados na comunidade (UCC); Unidade de saúde pública (USP); Unidade de recursos assistenciais partilhados (URAP); Outras unidades ou serviços propostos pela respectiva administração regional de saúde (ARS) e aprovados por despacho do Ministro da Saúde.

Cada unidade funcional assenta numa equipa multiprofissional, com autonomia organizativa e técnica, estando garantida a intercooperação com as demais unidades funcionais do centro de saúde e do ACES. Está prevista a existência de um conselho da comunidade, sendo ainda mantido o gabinete do cidadão. Para efeitos de gestão, salienta-se a existência de contratos-programa, enquanto acordos celebrados entre o director executivo do ACES e o conselho directivo da ARS pelo qual se estabelecem, qualitativa e quantitativamente, os objectivos do ACES e os recursos afectados ao seu cumprimento e se fixam as regras relativas à respectiva execução.

Ou seja, chegamos à tão apregoada Gestão Empresarial. A adopção de modelos de gestão empresarial, de forte cariz empresarial, é uma das chaves para a obtenção de taxas de sucesso, de redução de custos e de resultados em qualquer organização. Dito de outra forma, para os actuais níveis assistenciais poderiam ser gastos menos recursos, ou seja poderia ser feito muito mais, com os recursos existentes.

Sempre que se tenta alterar algo que esteja menos bem na Saúde, ou no SNS, surgem contestações, problemas, teorias conspirativas, etc, etc, etc. Nunca poderemos esquecer ou ignorar que o Sistema Nacional de Saúde não foi de fácil aplicação prática, demorando cerca de 10 anos a ser implementado, motivado pelas lutas internas entre o Estado e o associativismo/corporativismo médico.

Pode ser que, a seu tempo, se consiga acabar com o preconceito instalado, segundo o qual os profissionais da saúde não têm que prestar contas, ligar a prazos ou serem avaliados pelo seu empenho e desempenho. Até lá podemos ir dando o beneficio da dúvida ao Estado, porque pior que o que já está, certamente não irá ficar.

EPTOLIVA

No próximo dia 25 de Março, vai realizar-se no auditório da Casa da Cultura César Oliveira, a palestra “Nov’olhar... a empresa e a formação profissional”.

Esta palestra, organizada pela EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, tem início às 16h30, com uma sessão de abertura, onde estarão presentes:

. Paulo Rocha, Presidente da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil.
. Prof. Mário Alves, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital
. Eng. Ivo Portela, Presidente da Câmara Municipal de Tábua
. Eng. Ricardo Alves, Presidente da Câmara Municipal de Arganil.

A palestra contará ainda, a partir das 16h45, com as seguintes intervenções:

. Dr. Nuno Nunes, Representante dos Docentes da EPTOLIVA,
. Vice-Presidente da Direcção Geral da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Coimbra,
. Eng. Belmiro de Azevedo e Belarmino Azevedo, do Grupo SONAE, SGPS, S.A.

Na moderação da palestra estará o Dr. António Jorge Calvete, Presidente do Conselho de Administração do Grupo SGPS, S.A.

Pelas 18h00, haverá um debate e apresentação de conclusões da palestra “Nov’olhar... a empresa e a formação profissional” e meia hora depois, um Cocktail de encerramento pelo Curso Profissional de Técnico de Turismo da EPTOLIVA.

Se tiver tempo e disponibilidade, vá até lá. Por certo todos teremos algo a aprender com alguns destes senhores. Quem sabe até, mudar opiniões sobre as empresas, o trabalho e a formação pessoal e profissional.

ESTGOH que futuro ?

Esta será, por certo, uma das principais preocupações do povo Oliveirense.

Saber até quando se irá manter a indefinição quanto às novas instalações, inquirir sobre a possibilidade de "deslocalização" da ESTGOH (esta semana foi lançada a ideia de que iria para a Figueira da Foz), no fundo conhecer qual será o futuro da ESTGOH e - gostaria eu - perceber que a Escola não pode ser vista como o nosso umbigo, ou seja que tem que ser vista como um projecto regional e não, apenas, como um projecto de Oliveira do Hospital

NÃO FALTE.

2009-03-22

Sequestro em Oliveira do Hospital

Terminou por volta do meio-dia o sequestro de uma mulher, mantida presa numa casa em Oliveira do Hospital.

De acordo com a SIC, o grupo de intervenção de operações especiais da unidade de intervenção da GNR entrou na casa onde a mulher se encontrava sequestrada cerca das 12h10, rebentando a porta e libertando-a, disse à Lusa o capitão Marco Cruz daquela força de segurança.


Da operação resultou a detenção de três homens, com idades entre os 30 e os 40 anos, dois deles alegadamente irmãos, que entretanto se tinham escondido das autoridades na cave da casa, segundo o coronel Dias Rosa, da GNR, que comandou as operações.

A mulher, de 54 anos de idade, foi sequestrada por cinco indivíduos pouco depois da meia-noite em Espariz - Tábua, na casa onde vivia com o actual companheiro, um homem de 90 anos. Entre as razões para o crime estará uma suposta dívida dos sequestradores ao casal, embora não se conheçam mais pormenores sobre os desenvolvimentos da história, segundo a GNR.

Entre as sete pessoas que se encontravam na casa conta-se uma criança de cinco anos, alegadamente filha de um dos participantes no sequestro.

Domingo, 22 de Mar de 2009 - Visão

Parabéns BVOH

Fundada em 21 de Março do anos de 1922, a Associação de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (A.B.V.O.H.) comemora 87 anos. As cerimónias comemorativas do 87º Aniversário realizam-se hoje, dia 22 de Março de 2009, na sede dos BVOH. Do programa consta:

08:00 - Hastear das Bandeiras
08:15 - Romagem aos Cemitérios
09:30 - Missa
10:45 - Recepção das entidades convidadas
11:00 - Benção das viaturas
11:30 - Desfile
12:30 - Sessão solene
14:00 -Almoço

2009-03-13

A "nossa" reeleição - Parte IV

clique para aumentar

ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO


Informam-se todos os munícipes e demais interessados que a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de Março, em virtude da empreitada de Requalificação Urbanística do Largo Ribeiro do Amaral e requalificação da Av. 5 de Outubro, da Rua General Santos Costa e Rua Prof. Antunes Varela, em Oliveira do Hospital, se vão efectuar as seguintes alterações:

1 – Será interdito o trânsito no sentido ascendente do Largo Ribeiro do Amaral, desde o Largo Major Lobo da Costa (Café Portugal) até à intersecção com a Rua General Santos Costa (Caixa Geral de Depósitos);

2 – Será invertido o sentido de trânsito na Rua General Santos Costa, passando a ser processado no sentido Centro Local de Segurança Social / Largo Ribeiro do Amaral;

3 – A Travessa Adelino Gonçalves (junto à EPTOLIVA) apenas terá saída para o sentido General Santos Costa / Largo Ribeiro do Amaral;

4 - Será aberto ao trânsito o sentido descendente do Largo Ribeiro do Amaral, ficando o estacionamento condicionado aos locais já concluídos para o efeito;

5 – O local de embarque/desembarque de transportes pesados de passageiros será efectuado na frente do Mercado Municipal (Av. Dr. Carlos Campos), onde será igualmente criada, com carácter provisório, uma Praçade Táxis. Apela-se à compreensão de todos no sentido de serem minimizados os efeitos dos eventuais constrangimentos resultantes das modificações implementadas.

Pedimos desculpa pelo incómodo.

Estamos a trabalhar para o servir!

Retirado de http://www.cm-oliveiradohospital.pt/index.php

2009-03-11

Uma boa ideia...

Cadastro do território arranca até ao Verão em 8 municípiosO Governo vai lançar em Abril o concurso internacional para o cadastro do território nacional, um trabalho que deverá arrancar no terreno até ao Verão em oito municípios da cordilheira central e Algarve com risco de incêndio florestal.

Segundo disse à Lusa fonte do Ministério do Ambiente, foram indicadas três áreas prioritárias tendo em conta o risco de incêndio e que abrangem os municípios de Loulé, S. Brás de Alportel e Tavira, Oliveira do Hospital e Seia e, mais a norte, Paredes e Penafiel.

De acordo com o ministro do Ambiente, Nunes Correia, o trabalho vai ser feito em parceria com o Ministério da Agricultura.

«Trata-se de uma primeira fase em zonas da chamada cordilheira central e zonas de serra no Algarve com grande vulnerabilidade de incêndio», afirmou.

Segundo o governante, que falava num encontro com jornalistas, este «cadastro do século XXI» vai permitir um levantamento rigoroso e a delimitação geométrica da propriedade, a identificação do proprietário e a determinação do valor do terreno em causa.

in Diário Digital, quarta-feira, 11 de Março de 2009

2009-03-09

Desaparecemos...

Clique para aumentar


No final do jantar promocional da XVIII Festa do Queijo, Enchidos e Mel, realizado dia 6 de Março na Pousada do Convento do Desagravo em Vila Pouca da Beira, a comunicação social foi convocada para uma conferência de imprensa, em que o assunto em análise era o turismo e a recente adesão do município à Turismo Centro de Portugal (TCP).

Na primeira deslocação oficial a Oliveira do Hospital depois da adesão à Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado fez questão de frisar a importância do município enquanto fortíssimo representante do Queijo Serra da Estrela.

“Por o presidente da entidade estar aqui hoje, significa que a Turismo do Centro de Portugal reconhece e quer apoiar esta iniciativa”, frisou Machado, sublinhando que Oliveira do Hospital se posiciona assim “no conjunto do que é o destino turístico da Região Centro”.

De acordo com Pedro Machado, a TCP aprovou um orçamento para 2009 na ordem dos quatro milhões e meio de Euros, dos quais 50 por cento são destinados à promoção. No meio de toda esta orçamentação para promoção estará certamente o site que a TCP recentemente renovou, podendo ser visitado em - http://www.turismodocentro.pt/coimbra/.

O mais curioso é que Oliveira do Hospital não está lá representada nem a XVIII Festa do Queijo, Enchidos e Mel tem direito a qualquer referência ou publicidade.

Dizia o senhor Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital que o modelo da Região de Turismo da Serra da Estrela “não funcionava, nem tinha condições para funcionar”. Referiu ainda que o Pólo Turístico da Serra da Estrela não passava de “um fato criado à medida” e que tinha “a sensação de que foi um bocado arranjado à figura de alguém”.

Pois até pode ser que seja assim, mas também já ninguém tem duvidas que o Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital tirou todas as medidas necessárias para que o fato da Turismo Centro de Portugal (muito mal encomendado pela Assembleia Municipal) lhe sirva na perfeição, em mais do que um evento.

Estamos entregues à bicharada...

2009-03-02

"Incubando"

Mobiliário para a incubadora já vai haver. Bom e barato...


Agora já só falta serem instalados os "afilhados" e as "empresas".

Clique para aumentar, sff