2006-04-03

Agenda Cultural de Oliveira do Hospital

A propósito da publicação trimestral da agenda cultural de Oliveira do Hospital, com a programação para os meses de Abril, Maio e Junho apetece perguntar o seguinte:

Será que algumas destas singelas ideias, que a seguir apresentamos e que definem bastante bem (na nossa opinião) o que deveria ser uma politíca cultural, estaria presente na mente de quem efectuou (ou mandou efectuar) a agenda cultural (Abril, Maio e Junho) do concelho de Oliveira do Hospital ?!
Por favor, pensem e comentem ... por Oliveira.
Obrigado.

“A política cultural deveria constituir um eixo fundamental da estratégia de desenvolvimento social e económico dos concelhos e do país.”

“A cultura, enquanto veículo de desenvolvimento do potencial humano, deverá contribuir, decididamente, para a qualificação dos recursos humanos, numa perspectiva de valorização da pessoa em toda a sua plenitude, constituindo um factor de criação de riqueza e de emprego, pelo impacto que tem em várias actividades económicas”.

“O objectivo de valorização cultural passou a valer por si mesmo e pelas potencialidades intrínsecas do sector cultural na dinamização das actividades económicas, designadamente pela crescente importância das indústrias de conteúdos, na valorização dos recursos humanos e na criação de emprego qualificado.”

“A divulgação da cultura junto das populações permitirá promover a igualdade de oportunidades, quer as económicas e decorrentes dos desequilíbrios espaciais no acesso a bens e serviços, quer as que resultam das desigualdades estruturais ao nível da educação e formação básica.”

“Além disso, permitirá disponibilizar ao público, através dos novos meios de comunicação, um importante acervo documental de carácter histórico e cultural”

5 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ó meu caro blogista, então ainda não percebeu que a política cultural deste concelho é uma coisa parecida com o nosso presidente? Umas danças, uns toques de concertina, umas cantatas e no fim o presidente a dar um pezinho de dança ou a cantar à desgarrada é o que mais se aproxima daquela mente, como cultura. A unica "cultura" que o homem conhece é a cultura do voto, da sementeira do alcatrão e do poste da luz, ou seja todas as "culturas" que o possam perpectuar no poder.

Anónimo disse...

Cultura em Oliveira do Hospital?
Claro que sim. Sempre!
Compramos o jornal e vemos o que acontece. Depois escolhemos.

Se vamos a Seia;
Se vamos a Tondela;
Se vamos a Coimbra;
Se vamos a Viseu;
Se vamos aos saraus da Biblioteca Municipal de Tábua.

Em Oliveira estamos informados.
Nos outros locais acolhem-nos muito bem.
O publico existe e está presente.

Em Oliveira temos vontade (alguns), faltam-nos apenas os eventos.

Que cada um assuma as suas responsabilidades.
Quem as tem?

Anónimo disse...

E que cultura se pode esperar do Carpinteiro?? É claro que para uma mente medrioque e atrofiada pelo poder, uns bailes e umas matanças do porco, já é muito.

Anónimo disse...

E que cultura se pode esperar do Carpinteiro?? É claro que para uma mente medrioque e atrofiada pelo poder, uns bailes e umas matanças do porco, já é muito.