2006-04-15

Era uma vez um menino...

Quando crescer quero ser autarca. Quero ser autarca porque um verdadeiro autarca não admite a ninguém que o contrariem ou contradigam . E se tal acontecer mais tarde ou mais cedo têm que "as pagar", para servirem de exemplo a outros, de forma a que não venham a ter tais ideias.
Também gosto muito de pensar que iria poder mandar em toda a gente que trabalha comigo (Engenheiros, Doutores, Arquitectos, Contabilistas, Chefes de Secção, Administrativos, etc, etc), porque alguns pensam que por terem um curso já sabem tudo. Punha-os a todos a trabalhar e a gastar pouco dinheiro, que o país é pobre e tem que se poupar.
Além disso, um autarca é sempre convidado para as festas da terrinha, para o futebol e outros eventos desportivos, ficando sempre nos melhores locais e com as melhores companhias. Outra coisa que me leva a querer ser autarca é o facto de poder fazer com os meus amigos (que são aqueles que estão sempre de acordo comigo) e os seus familiares, tenham emprego perto de mim, são sempre de grande utilidade.
Gostaria de ser autarca porque gosto muito de obras e depois tinha a possibilidade de alcatroar uns estraditas, mandar iluminar uns caminhos, fazer uma rotundas por aí (mas com coisas lá no meio - estátuas, pedras e outras coisas assim), mandar arranjar uns cemitérios, umas associações - que essas é que dão votos - e quem sabe se eu conseguir ser um autarca dos grandes, dos muito grandes, se não acabo por ter o nome numa rua, num pavilhão ou quem sabe, num estádio.
Gostava de ser autarca porque com um autarca ninguém se mete, e se tal atrevimento houver, faço-lhe a vida negra, a ele e á família, corto-lhes os subsídios e a água que é uma beleza. E se calhar ainda vou fazer queixa ao patrão.
Também gostava de ser autarca para não ter receio dos jornalistas (que são uns chatos porque só querem é vender jornais à custa dos outros), porque se eles implicasse comigo metia-os em tribunal e cortava-lhes a publicidade que era para terem juizo.
Outra das coisas que me leva a querer ser autarca é que, por aquilo que me andei a informar, até ganham muito bem, melhor do que outros funcionários do estado e para além disso não tem que se estudar muito, não tem grandes horários, nem são exigidos grandes estudos (o que é bom, porque eu e a escola é mais para os intervalos a jogar à bola). Também gosto muito da ideia de ao fim de uns anitos ficar reformado, sem ser necessário ter a idade normal ou qualquer doença, para isso.
Por último, quero ser autarca porque são pessoas muito respeitadas na sua comunidade, são vistas como pessoas de grande carácter, honestas e com grande capacidade de dedicação, trabalho e até de algum sofrimento. E se por acaso nunca conseguir ser assim, também é fácil de resolver, basta dizer muitas vezes e bem alto que se é assim e mandar os meus amigos dizerem o mesmo, que passado pouco tempo toda a gente acredita - até os próprios.

75 comentários:

Anónimo disse...

Não sei qual é a ideia do autor deste Blog ao apresentar este post, no entanto, posso afirmar que consigo "ver", de repente, meia duzia de autarcas que se enquadram perfeitamente na redacção deste "menino". Infelizmente para todos nós, habitantes deste pequeno país, ser autarca é, em muitos casos, isto mesmo. É confundir autarquia com autocracia, achando que tudo se pode fazer, de qualquer maneira e forma. O "compadrio" é absoluto e generalizado em grande parte das nossas autarquias - não sei como é em Oliveira do Hospital, mas pelo que tem sido dito e escrito ultimamente não deve ser muito diferente - não havendo da parte dos munícipes qualquer esforço para alterar a forma como as coisas são conduzidas. Pode ser que, pouco a pouco, as consciências de todos falem mais alto do que o interesse pessoal. Até lá vamos ter que viver com este tipo de "autarcas".

Anónimo disse...

Como o "colega" do comentário anterior, também eu "vejo" pelo menos um autarca a quem assenta que nem uma luva esta redacção.
Para além disso "vejo" outras coisas, como por exemplo, no Jornal Folha do Centro (na página 13, que ironia) a publicação, em toda a página, da Relação de Subsídios do 2º Semestre/05, transferidos pelo Munícipio de Oliveira do Hospital para diversas entidades. Sei que esta publicação é de lei. O que é complectamente despropositado é o tamanho do anúncio. E, provávelmente despropositado também será o seu custo.
Começo a "ver" e a perceber porque é que no mesmo jornal houve uma entrevista, efectuada em parceria com outro orgão de comunicação social (há quem diga que são do regime, não sei se será verdade), que acabou, há última da hora, por ser truncada ou censurada (vá-se lá saber).
Há mulher de César não bastava ser séria, também tinha de o parecer. Aos nossos autarcas não lhes bastará, certamente, dizerem-se sérios, honestos e trabalhadores. Também o devem demostrar no dia a dia, não deixando que sobre eles sejam levantadas suspeições de qualquer espécie. Quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

Anónimo disse...

Por acaso, alguém viu o anúncio dos subsídios da câmara a que se refere o blogger na edição do Correio da Beira Serra? Já o desfolhei todoa, mas não o encontro. Mas, ao que consta, o Correio da Beira Serra também não deve precisar muitas destas "esmolas" do Mário Alves.

Anónimo disse...

À MESA DO ORÇAMENTO

A crise não é geral. Repare-se nesta notícia do Correio da Beira Serra, que nos vai "brindando" com estas novidades da nossa classe política...

Gabinete de apoio ao presidente da Câmara custa mais de 1500 contos por mês

Numa altura em que a demissão do chefe de gabinete do presidente da Câmara se transformou numa das maiores polémicas da política local, o Correio da Beira Serra teve acesso a uma informação que revela quanto custa aos cofres da autarquia oliveirense o Gabinete de Apoio ao Presidente, que – antes da saída de António Duarte – era constituído por três pessoas: António Duarte, Ângela Marques e o ex-presidente da Junta de Freguesia de S. Paio de Gramaços, João Paulo Veloso.
Estes cargos, que são de nomeação política, implicam ao município oliveirense – de acordo com aquela informação relativa ao mês de Fevereiro – um encargo de aproximadamente 1500 contos/mês, sendo que actualmente essa despesa já é mais reduzida em consequência da demissão do chefe de gabinete do presidente da Câmara.

Anónimo disse...

O anuncio não é no Correio da Beira Serra, é no Jornal Folha do Centro e vê-se bem, é uma folha inteira! E estou de acordo, o Correio da Beira Serra além de não precisar destas "esmolas" também difícilmente iria por aí. Nunca foi, não era agora que iria começar.

Anónimo disse...

O anuncio não é no Correio da Beira Serra, é no Jornal Folha do Centro e vê-se bem, é uma folha inteira! E estou de acordo, o Correio da Beira Serra além de não precisar destas "esmolas" também dificilmente iria por aí. Nunca foi, não era agora que iria começar.

Anónimo disse...

Correio da Beira Serra oferece cadeira de rodas eléctrica a Tó Cleto.
António Rolo Martins dos Santos, mais conhecido por “Tó Cleto”, já não precisa de se preocupar com a aquisição da sua cadeira de rodas eléctrica. Tal acontece, porque António Lopes, administrador do Correio da Beira Serra, ao saber – através da edição on-line do CBS – que estava a ser organizado um baile para esse fim, disponibilizou-se de imediato para oferecer a cadeira a este jovem de Lagares da Beira.

Ainda gostava de saber se o nosso presidente com a sua reformazinha política de 600 contos deu alguma contribuição para esta causa. Não me cheira, mas prometo que vou descobrir.E o senhor prof. Duarte? Também não lhe ficava mal ter dado um donativozinho, já que com o dinheiro que o zé povinho lhe pagava não deve ter problemas financeiros.

Anónimo disse...

Eu também quero ser "presidente" de uma coisa qualquer, sei lá...pode ser disso, de uma "câmara" (digital, das novas, é?), mas qundo for grande e crescido. Apetece-me mandar...mandar...sei lá, "prontus" - mandar!

Anónimo disse...

Desculpe lá mas assim não quero ser autarca.

Ser autarca é ser muito mais. Diferente (muito), melhor, mais inteligente, mais inventivo, mais tudo e menos tudo aquilo que referiu no texto.

Afinal o que é para nós ser um bom autarca?
Aceitam-se respostas.

Anónimo disse...

Comentário ao comentário anterior:
Pois é, seria assim realmente, mas num concelho normal, num distrito normal e num pais normal. Não em Portugal, distrito de Coimbra, concelho de Oliveira do Hospital. Se querem "normalidade" têm que esperar mais 3 anos e meio, mesmo assim as garantias de mudança são muito poucas. Se querem mudar é começar agora, hoje, fazendo perguntas, questionando o que se passa e comentando-o com outras pessoas.
Não se esqueçam que o Salazar esteve lá quase 40 anos, porque soube controlar o sistema! E aqui a coisa vai no mesmo sentido. Controlam-se orgãos de comunicação social, associações, clubes, etc, etc. Tudo vale para perpetuar o poder.
Sant´Ana e Santa Cruz nos valham!

Anónimo disse...

todos os tótós que para aqui vem "comentar" tambem não dão grande contributo para alterar grande coisa no concelho.
Hà uns que lhes dá gozo ver o canal 18, outros vem para aqui dizer 'nada'.
Pelo menos reunam-se num tasco, sempre dão lucro ao proprietário.

Anónimo disse...

Antes de atirarem pedras aos telhados dos outros, reparem que os vossos telhados tambem são de vidro, isto é se já fizeram algo mais agressivo do que estarem sentados em frente a um teclado.

Anónimo disse...

Resposta ao Cometário Anterior

Conversa da treta...!

Anónimo disse...

Para aqueles que acham que estar à frente de um computador é algo considerado como "pouco agressivo" e que consideram este acto como algo inútil tenho duas coisas a dizer:
1ª: Ninguém vos obriga a estarem em frente ao computador para deixarem aqui as vossas tiradas históricas:
2ª: Cresçam e apareçam...

Realmente, caros cibernautas, este blog, apesar de não ser este o objectivo ou a maior das pessoas que apui passam, é mesmo uma pequena amostra da sociedade oliveirense: para além de muito poucos fazerem algo realmente frutuoso ou importante, a maior parte das pessoa sabe mesmo é criticar os outros apesar de nada fazerem, ou fazerem apenas aquilo que eu considero como material bom para fertilizar os campos.. Enfim...

Anónimo disse...

Cara observadora:
Efectivamente ninguém nos obriga a estar frente ao computador.As nossas tiradas poderão vir a ser historia,por enquanto são actualidade.Agora não criticar o que se passa e o que se passa é grave,seria fazer a vontade a muita boa gente que não a cara observadora-espero bem.
Então um "cavalheiro"que "pode com toda a gente"que diz que se todos fossem como ele o País estava melhor,que não sabe o que fazer para combater o desemprego,não sabe de derrapagens porque não é técnico,não consegue trabalhar com ninguém,não merece criticas..?
Se todos os portugueses se reformassem com doze anos de serviço.49 anos de idade,e 2500 euros por mês ainda havia País?È a lei...e a moral?Não foi ele que se veio expor? Alguém lhe perguntou algo? Não ha quem saiba fazer contas? Serei eu o único iluminado?Não estará na hora de o "homem" ir tocar tangos noutra rua?

Anónimo disse...

E a "nossa" Câmara o que produz?

Anónimo disse...

Caro a.lima:

Penso que não fui muito clara... A mensagem era um "recadinho" às mensagens deixadas por anónimos que diziam, e passo a citar "todos os tótós que para aqui vem "comentar" tambem não dão grande contributo para alterar grande (...)Pelo menos reunam-se num tasco, sempre dão lucro ao proprietário."
Ou seja, a minha opinião vale pelo que vale, mas eu sou da opinião que este blog é bastante frutuoso, adequado, coerente. Há muito que deveria ter sido posto online. É obvio que por si só não muda nada, mas o facto de as pessoas falarem, desabafarem ou simplesmente criticarem livremente, dizerem o que lhes vai na alma é refrescante e pode ser um motor de arranque para alguma mudança ou principio de mudança(s). Infelizmente e como tudo o que tem livre acesso, está sujeito a certos eczemas... há pessoas que falam para não estarem caladas, outras porque lhes serve interesses próprios, outras porque querem simplesmente tentar destruir ou fazerem gozo disto.
Criticas construtivas são sempre bem vindas, vontade de mudar o que está errado também! Tenho a percepção de que a maior parte dos comentários são deixados por pessoas formadas e informadas,e isso tem uma avaliação muito positiva. Falar só por falar não nos leva a lado nenhum, falar com conhecimento de causa sim. Mas...e agora? Que fazer? Que soluções existem? Que caminhos seguir? Quem está a favor? Quem está contra?
O ideal era que pudessemos escrever "Era uma vez um politico que errou e foi responsabilizado por isso..." ao invés de "Era um vez um menino..."

Anónimo disse...

Ah! Grande Blog. Também foi para isto que se fez o 25 de Abril. A propósito, como vai ser o 25 de abril em Oliveira do Hospital? Não falo claro, naquela reunião "privada" de pseudo intelectuais de esquerda e outros falsos lisboetas que irá decorrer no Ritual Bar, refiro-me ás comemorações oficiais, ás da Camara... será como na Madeira?

Anónimo disse...

Cara Observadora:
As minhas desculpas.Numa segunda leitura apercebi-me do que acabou de explicar.Tem toda a razão.Penso que num futuro próximo estaremos todos a falar pessoalmente.Estou a tratar de uma forma de comunicação para que todos os que estão fartos de tudo isto poderem dar um passo mais construtivo.Pessoalmente não tenho qualquer problema em dar a cara que, alias, ha muito estou a dar.Vamos ver o que faz a nova comissão politica.Vamos ver até onde vão os estragos em termos de maioria ou falta dela na camãra e então logo se vê se se largam os cachorros,quantos e de que raça.Uma coisa lhe garanto-NADA SERÁ COMO DANTES..!

Anónimo disse...

Ah grande regime!
Antes tinhamos o dito orgão de expressão oficial da Camara: O tal jornal...

Hoje ja temos o novo "Avante!" em Oliveira do hospital, nada mais nada menos que o famoso Correi da Beira Serra!

É pám oh Sr. Barreto, organize-se é que isto de ter 4 opinadores ligados ao Partido Comunista já é demais.
E já nem falo da voz do dito Administrador António Lopes.
Depois queixe-se de instrumentalização!

Já, agora não se arrnja uma colunazita para o Presidente da junta de Meruge?!

Anónimo disse...

Caro A.lima
a nova comissão, precisa de todos nós, não pense lá que o "rapaz" sózinho consegue resolver tudo, além disso também tem que ter tempo para namorar.
Mas que Oliveira é uma comédia, lá isso é...à pois é!!!!!!!

Anónimo disse...

Quem conhece o Henrique Barreto, sabe perfeitamente que ele não se deixa instrumentalizar. Ele já deu provas disso, no passado, e está agora a dá-las, no presente. Ele não me passou nenhuma procuração, mas acho que o comentário que procura põr em causa a sua coerência jornalística, é de muito mau tom.
Lembrem-se que o Henrique Barreto sempre deu a cara e pagou a sua ousadia nos tribunais. Não é nenhum anónimo, como nós somos.
O que nós precisamos é de mais "BARRETOS" e de jornalistas dignos do nome.

Anónimo disse...

O assunto é:
4 opinadores (!!!!) ligados ao Partido Comunista no Correio da Beira Serra...

As noticias e a sua justificação dou de barato.

Cada um escreve o que quer e assume as consequências.

Informar sim. Dar guarida de forma sectária não.

A democracia é por natureza plural.

Anónimo disse...

Já me tinham dito que o Beira Serra Estava a provocar azia a muita gente.O "nosso" presidente parece que teve um ataque no café Portugal,quando viu a primeira página.Estive a dar uma vista de olhos e vi opinadores de todos os quadrantes.Como se diz ali atrás o Barreto não tem que provar mais nada.Como isto é plural até é bom que haja quem tenha duvidas.Terão?

Anónimo disse...

No seguimento da leitura do Post inicial, veio-me à ideia a figura do nosso presidente, logo após ter visto no CBS-online a notícia do comentário que o mesmo efectuou ao Sindicato dos Trabalhadores Têxteis - os sindicatos são geradores de instabilidade - Apetece-me dizer o seguinte:
NÃO MIJEM NO QUINTAL DO SR. MÁRIO ALVES
O senhor Presidente tem uma nítida dificuldade em perceber tudo aquilo que diga respeito ao concelho e que não passe pela mão do Presidente do Munícipio ou por alguém do PSD.
Até melhor opinião, os senhores do Sindicato têm efectuado um belissimo trabalho (não esquecer que afecta quase 200 pessoas neste concelho), ao contrário do Sr. Presidente. De realçar que foram recebidos pelo Ministro do Trabalho e pelo Secretário de Estado do Emprego (embora não tenham sido recebidos pelo Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital - como sempre de agenda cheia) a quem deram conta das preocupações com os trabalhadores e com a falta de investimentos neste concelho. O sr. Presidente, para além de demonstrar uma inércia doentia e assustadora, a melhor coisa que consegue fazer - como habitualmente - é antagonizar quem faz algo em prol dos outros.
Mais uma vez digo: NÃO MIJEM NO QUINTAL DO SR. MÁRIO ALVES, QUE ELE NÃO GOSTA.

Anónimo disse...

Ponham-se a dizer mal do homem, ponham. Tão aqui tão a levar com "uma escarreta nas trombas". Depois não digam que não foram avisados.
"Se alguém pensa que se vão livrar de Mário Alves, enganam-se". Isto foi dito pelo próprio.
Espera-se que dentro de pouco tempo tenhamos a continuação do filme " O regresso do Presidente". A estrelar numa comissão política perto de si. Provávelmente laranja.

Anónimo disse...

Pois pois opinadores de todos os quadrantes!

E os 4 ligados ao PCP? Deu conta deles?

O pessoal do PS estava a contar todo babado com o Beira Serra... mas a preponderância (ai como sou cuidadoso)é do PCP.
4 Opinadores!!!!

Venham mais 5 de uma assentada que pago já! (dizia o José Afonso).

Viva a revolução.
Muda-se tudo para ficar tudo na mesma.

Anónimo disse...

É preciso ter lata!Por amor de DEUS,comparar o "nosso" presidente a um ministro...que atrevimento-mas como?Então o ministro não tem nada que fazer.não tem sequer uma rua para administrar e vão compará-lo ao "dono"do concelho de Oliveira.Atarefado,sem soluções,sem perceber nada do assunto,ele ia dizer-lhes o quê?Têm piada essa "ou alguem do PSD...Quem?Há mais alguem para ir para a rua?Agora vai ser a antiga.Bom e estar longe para que não aconteça nada.Se tiverem o azar de se cruzarem com o "homem",uma reverencial vénia...e, mesmo assim... O MELHOR É EVITAR..!

Anónimo disse...

Quatro opinadores do PC? Ainda bem, trás pluralidade à discussão e uma inegável qualidade. E depois é sou conhecer o que essas pessoas tem feito pela comunidade em geral. Tenham calma! Os comunistas já não comem criancinhas ao pequeno almoço.
Mas não se estão a esquecer de AdelaideFeixinho, Carlos Portugal, António Campos, também estes opinadores são do PC?

Anónimo disse...

Agora há aqui uns blogers que decidiram meter-se com o Correio da Beira Serra e com o Henrique Barreto.Deixem-se disso. O relançamento do Beira Serra, embora isso incomode muita gente, é sem dúvida o maior acontecimento do ano de 2006 em Oliveira do Hospital. O Beira Serra tem de tudo: PS, PCP, CDS/PP, PSD. Falta lá é o Bloco de Esquerda! Ainda, por cima, nas edições do Correio da Beira Serra o Partido com mais tempo de antena, curiosamente, até é o PSD. Pelas razões que se sabem

Anónimo disse...

Boa Barreto bem metida.
Estas sempre em linha.
E em boa forma.
Força.

Anónimo disse...

Há quadrantes que têem dificuldades em ter opinadores porque isso pode custar-lhes o emprego.O bloguer anterior deve ir à Assemleia Municipal,o PSD,tem maioria absoluta mas não falam.Vamos obriga-los..? Não, é ditadura, eles gostam é daquela democracia.Até porque o M.A."pode bem com eles"

Anónimo disse...

Tanta coisa sobre o Barreto... começo a dúvidar se ele não anda por aqui.... anónimo

Anónimo disse...

Com licença...

Como gosto da discussão e da pluralidade de ideias – mesmo que me sejam adversas –, leio frequentemente os comentários que se vão fazendo neste e noutros espaços de discussão. Oliveira do Hospital precisa, efectivamente, de uma "massa crítica" que não se resigne.
Não critico quem utiliza este blog para difundir os seus pontos de vista a coberto do anonimato. Mas critico quem o faz tendo em vista o insulto gratuito.
Quando este Blog apareceu, fui dos primeiros a felicitar a iniciativa num comentário assinado. Já cá ando há muitos anos e as pessoas sabem que nunca vesti a pele de anónimo.
Vem este comentário a propósito de alguns "posts" sobre o Correio da Beira Serra – agradecemos a publicidade –, que também é um espaço de discussão (identificado)e, fundamentalmente, de homens livres.
Aproveito aliás este texto para lançar um desafio aos bloggers que se sintam com capacidade no sentido de começarem também a opinar no "espaço público" do Correio da Beira Serra. Este jornal é de todos os oliveirenses, sejam eles do PCP, do PSD, do PS, do CDS/PP ou de qualquer outro partido.
Até breve... mas nas páginas do Correio da Beira Serra!

Anónimo disse...

Falta lá o Bloco?!...ó seus ceguetas, abram os olhinhos!

Anónimo disse...

Bela resposta, Barreto!!!
Um dia destes ainda aparece por aí uma "especialidade da casa à Barreto"!
Bem , por este andar, o CBS não vai preicsar de outra publicidade - basta esta!
Boa "malha", Barreto!
(Só espero que os comentaristas se quedem pelas "brincadeiras" da política e não entrem pelo desaforo pessoal, do tipo: a mulher deste anda com o marido da outra e mais coisas inspiradas na "Maria"....
P.S. Gostei da "dica" do comentarista ZéZé a propósito da tal "reunião privada" dos "pseudo-intelectuais".
Ah, "ganda" ZéZé, isso é que é falar! Cá "pra" mim, o "menino" também gostaria de ser "pseudo qualquer coisa", não? Confesse...).
Depois, que se saiba, as portas do Ritual estão abertas a quem quiser entrar e participar; reunião privada, como?
Pelo sim, pelo não, nesse dia de Abril vou dar uma voltinha por aí - talvez nos surpreendam com o Sérgio Godinho no palco do parque, por exemplo.
Era "fixe", pá ( como diria o Chico Buarque...)!

Anónimo disse...

Ultima Hora!!
A Câmara Municipal vai comemorar os 32 anos da Revolução dos Cravos com um grande foguetório, convivio e concertos no parque no Mnadanelho (aberto só para não pseudo-intelectuais).

Estão garantidas as presenças de:

- João Afonso, o sobrinho do esquerdelho Zeca Afonso;

- José Mário Branco

- Pedro Barroso

- Manuel Freire, o da pedra filosofal.

Que naturalmernte vão abrir o espectáculo da Banda Eva, seguido do Toy e para finalizar os Terra Samba, do Brasil.
Haverá discursos do Presidente da Junta, do presidente da Câmara, do Oresidemnte da Assembleia Municipal, do Otelo, e do Vasco Lourenço. O primeiro como militar de Abril, o segundo como presidente da Associação 25 de Abril.

Mais febras ,caldo verde, broa e bom tinto da região.
Farra, alegria e democracia.

Viva o 25 de Abril.

Apareça.

Se não quiser vá ás comemmorações dos pseudo -intelectuais no Ritual.

Anónimo disse...

Há tantos burros mandando,
Em Homens de Inteligência
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência!

António Aleixo

Anónimo disse...

"Não há nada a que um Homem não se habitue."
Albert Camus, in O Estrangeiro

Anónimo disse...

Para o último bloguer:
O que diz é uma verdade redonda.
Mas,Brecht,também disse "nos´ estamos cansados mas a revoluçao não está ganha" por isso temos que continuar a resistir à profundidade da realidade da sua citação.Por este andar lá nos encontraremos no 25 de Abril do Ritual.

Anónimo disse...

Um pedido de esclarecimento ao t6 (junior).Os ditos do 1º verso com a qualificacão do 4º,a que 25 de Abril,devem ir? Ao parque ou ao Ritual? Adúvida advem do facto do Antonio Aleixo ter sido analfabeto.Amesma dúvida me assalta quanto aos"professores" da "escarreta" e do "cala-te urso"

Anónimo disse...

Não há machado que corte
a raíz ao pensamento)

não há morte para o vento
não há morte

Se ao morrer o coração
morresse a luz que lhe é querida
sem razão seria a vida
sem razão

Nada apaga a luz que vive
num amor num pensamento
porque é livre como o vento
porque é livre

"Livre (não há machado que corte)"
Música: Manuel Freire
Letra: Carlos Oliveira
Intérprete: Manuel Freire

Anónimo disse...

"Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do mundo
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo

Que importa perder a vida
na luta contra a traição
se a razão mesmo vencida
não deixa de ser razão"

Do atrás citado POETA DO POVO António Aleixo.

Viva a Revolução!!!!

Anónimo disse...

Seguindo o rumo da prosa,Camões,outra vitima dos MAs da época-que já os havia,também disse"o fraco rei faz fraca a forte gente".Fortes fica provado que sim."Pseudos"como por ai se diz.Diria mesmo intelectuais,parece que há.Só falta mesmo é "despachar" o fraco "rei"

Anónimo disse...

permitam-me que enterre a foice em seara alheia... lembrei-me das palavras (ameaças) do Prof. António Duarte e "assaltou-me" também António Aleixo:
"Dizem que pareço um ladrão
Mas há outros que conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que eu pareço!"

Anónimo disse...

Entrando na dança seguem excertos de "O Charlatão" de José Mario Branco:


Na ruela de má fama
o charlatão vive à larga
chegam-lhe toda a semana
em camionetas de carga
rezas doces, paga amarga
...

Na travessa dos defuntos
charlatões e charlatonas
discutem dos seus assuntos
repartem-s'em quatro zonas
instalados em poltronas
...

Entre a rua e o país
vai o passo dum anão
vai o rei que ninguém quis
vai o tiro dum canhão
e o trono é do charlatão


Agora: Dediquem-na a quem quiserem...

Anónimo disse...

Da discussão nasce a luz.Começaram as achegas ao comportamento de "um menino mau" e viramos para algo mais importante que é falar de um HOMEM BOM.António Aleixo morreu aos 50 anos,tuberculoso,da muita fome que passou.Praticamente analfabeto mas de uma lucidês impar como impar era a espontaneidade dos seus versos.Por tudo isso a PIDE achava que o POETA era perigoso e teve os seus problemas.Um jovem profesor(Joaquim Magalhães),morreu há poucos anos com 90 anos,não era desses "professores de escarreta" e organizou o legado que hoje temos,e ao que vejo os nossos blogueres conhecem.Parabéms.O nosso POETA agadeceu dizendo:
Não há nenhum milionario
Tão feliz como eu
Que tenho por secretário
Um professor do liceu
Um professor entendamo-nos..!
Quando leio este analfabeto,tenho pena destes professores.Atenção o todo não tem que responder pela parte.A "escarreta" a quem de direito e que Antonio Aleixo me perdoe.

Anónimo disse...

A constituicão da Republica,segundo Antonio Aleixo
O pão a ninguém faltava
Se este dever se cumprisse
Ganhar-se em relação
Aquilo que se produzisse

E o código Penal


Tu que tens saber profundo
És engenheiro e vês bem
Faz uma ponte onde o mundo
Passe,sem atropelar ninguém.


Era preciso mais?

Anónimo disse...

Amigo Português suave
A reunião privada a que me referia estava entre aspas(""), ou seja, não lhe dei o sentido que o portugues suave lhe atribui, mas referia-me concretamente à reunião da pseuda-esquerda oliveirense disfarçada num local publico que é o Bar (muito bom por acaso)do que é uma reunião privada.
Quanto a eu pretender ser pseudo qualquer coisa, pois, deixe-me que lhe diga que de facto sou: pseudo intelectual de esquerda! Será que também vou estar no Bar? Em caso afirmativo, então, sei do que estou a falar.
VIVA O 25 DE ABRI.VIVA A REVOLUÇÃO!

Anónimo disse...

A OHs.XXI – Associação Cultural e Multimédia de Oliveira do Hospital – comemora, mais uma vez, o 25 de Abril de 1974. Em 2006, quando passam 32 anos da Revolução dos Cravos, a OHs.XXI apresenta dois eventos de características diferentes mas com o propósito único de não deixar passar em claro tão importante data do nosso Portugal democrático. Afinal, foi a partir do 25 de Abril de 1974 que Portugal se sentiu livre para se exprimir artisticamente, sem medo de censuras ou opressões. A OHs.XXI existe, também, para o afirmar.

Assim, no dia 22/04/2006, no Espinhal Mouro Bar, em Lagares da Beira, pelas 23:00, acontecerá uma “Revolução Electrónica” (ou como se pode homenagear Abril com computadores).
Este evento, de carácter performativo, junta dois projectos emergentes da electrónica oliveirense, Stereo Ego e d-.-b, numa noite onde som e imagem vão andar de mãos dadas. Em complemento será exibida a kurta-metragem “25 de Abril Aventura Demokrátika” do realizador Edgar Pêra.

No dia 24/04/2006, no Ritual Bar, em Oliveira do Hospital, pelas 22:00, vamos “Cantar Abril – Poemas e Canções”, com Frédi Fláche, José Augusto, José Vieira e Luís Antero.
Nesta noite pretende-se homenagear os poetas e cantores de Abril, com a interpretação de canções de intervenção emblemáticas e declamação de poesia. De Zeca Afonso a Ary dos Santos.

A OHs.XXI propõe então duas formas de ver e comemorar Abril. Sempre.



Luís Antero/OHs.XXI
11/04/2006


Programa

“A Revolução Electrónica”
(ou como se pode homenagear Abril com computadores)

com
- Stereo Ego
- d-.-b

- “25 de Abril Aventura Demokrátika”
(kurta-metragem de Edgar Pêra)

22/04/2006
Espinhal Mouro Bar
23:00

Anónimo disse...

O "Cãodidato"

"Vamos ver o que faz a nova comissão politica.Vamos ver até onde vão os estragos em termos de maioria ou falta dela na câmbara e então logo se vê se se largam os cachorros,quantos e de que raça.Uma coisa lhe garanto-NADA SERÁ COMO DANTES..!

Assim é que é falar! Já andei a espreitar no canil municipal... descobri lá um rafeiro que pode bem fazer o serviço. Temos é que o vacinar contra a raiva porque "o Homem pode morder o cão" e esses gajos do Beira Serra arranjam logo uma manchete.
Quantos são, quantos são? Boby... Tareco... Penso eu de que!

Anónimo disse...

E DEPOIS DO ADEUS...

Carago, esta coisa está a ficar interessante e com muito nível cultural! Com este blog, o 25 de Abril tinha sido canja. Mas atenção: preparem-se que o Mário está prestes a contraatacar com o seu Boletim Municipal a cores e com todos os caminhos alcatroados cá da encruzilhada. É a Propaganda do Regime.
Mas atenção: os bloggers unidos jamais serão vencidos! Pum,Pum,Pum,Pum...Pum,Pum,Pum, Pum. Venham os bombos... Toca a Rufar!

Anónimo disse...

"Mais vale ser um cão raivoso que um carneiro"

Sergio Godinho


Caro (cão)didato
No pressuposto que é só (cão)didato,sempre lhe direi:As raças de que falou são de trazer por casa.Não me revejo nelas, até porque,desses,ele já lá traz muitos.Do que falei foi dos de combate,a unica forma como sei estar.A propósito:Naõ tem notado nada..? O último mês tem sido rico.Neste momento, já nada é como dantes.Olhe que o homem perdeu e,"a quem perde nem o chapéu se lhe tira"

Anónimo disse...

O Sr. Barreto mais parece agora um emissário estalinista no concelho ... ou estaremos em presença de uma nova ideologia a emergir em Oliveira do Hospital ? A combinação do comunismo que defende os desfavorecidos e os proletários, com o mais vil capitalismo que só vive à custa da especulação e de interesses "ocultos" ?

Anónimo disse...

Força OHs XXI. Vocês são o garante da preservação da memória e do quanto custou conqiuistar a liberdade e a democracia.

Estarei com certeza em Lagares para ouvir e homenagear todos quantos lutaram para que hoje possamos escrever nestes fóruns livremente.

Apareçam e como dizia o Zeca "traz outro amigo também".

Anónimo disse...

25 de Abril SEMPRE!
Fascismo NUNCA mais!

O ridiculo, a vergonha que nos envergonha é que passados JÁ 32 sobre a Revolução de ABRIL em Oliveira do Hospital - a minha terra - não exista um único monumento, um simples, pequenino que seja, memorial que recorde para SEMPRE a saga de ABRIL.

Quem tem medo de ABRIL?
Quem o quer fazer esquecer?
Quem o renega?
Quem o omite?
Quem não o Honra?

Quem tem medo da DEMOCRACIA?

Anónimo disse...

Contra o esquecimento. Contra a ditadura.
"Há sempre alguém que resiste. Há sempre alguém que diz não"

Manuel Alegre "Trova do Vento que Passa"

Anónimo disse...

Como alguém já disse o 25 de Abril em Oliveira do Hospital deu-se mais cedo:
Foi no dia 25 de Março.

Anónimo disse...

Eu prefiro ir ao Ritual Bar

Anónimo disse...

Amigo ZéZé:
Por causa de uma inocente vírgula, já o Parlamento andou de "candeias às avessas".Desta vez, neste "fórum", umas aspas são o mote para um diálogo saudável (felizmente!)entre nós. Pois... bem as vi, mas apeteceu-me "meter" conversa; está visto que foi um tiro certeiro - até pelas "aparências": também eu sou um "pseudo qualquer coisa"! De esquerda? Confesso (agora sou eu...)que isto de ser da esquerda ou da direita , tanto faz - importa é coerência de quem se assume como "pseudo qualquer coisa", como nós, o fazemos!
Então, saudações "revolucionárias". A gente vê-se por lá, na festa...

Anónimo disse...

Ups.....
Amigo ZéZé:"perdi" uma vírgula no texto anterior.Detesto perder coisas. A triste da vírgula não altera o sentido da frase, mas "prontussssssssss".Como penitência, "condeno-me" a dois copos de tinto ( do bom!)e um naco de queijo da serra.Se tiver, traga.Eu ofereço a broa.

Anónimo disse...

Pode ser que um dia se possa dizer:
"O Povo é quem mais ordena dentro de ti ó cidade"... (de Oliveira do hospital).

Anónimo disse...

SANTO JORNALISMO AGORA SE VAI FAZENDO PELA TERRA ... PRATICAMENTE MEIA DÉCADA VOLVIDA, TEMOS DE NOVO NAS BANCAS AQUELE QUE FOI NA SUA ÉPOCA O JORNAL MAIS PLURAL, MENOS TENDENCIOSO E COM MENOS INTERESSES POLITICOS DE QUE HÁ MEMÓRIA. E ASSIM CONTINUA ...SEM DÚVIDA. CHEGARAM OS ARAUTOS DA ISENÇÃO E QUE COM MAIS CADEIRA DE RODAS MENOS CADEIRA DE RODAS, VÃO CAMINHANDO NO SENTIDO QUE TODO O CONCELHO JÁ VIU. SÓ A COR MUDOU. OU SERÁ QUE A GENEROSIDADE TAMBÉM AQUI VAI CABER ?

Anónimo disse...

Parabéns à OHSXXI pela comemoração do 25 de Abril.

Porque ainda há quem não esqueça.

E não são precisos grandes festejos, nem pompas nem encenações.
BASTA A VONTADE DE DIZER:
25 DE ABRIL SEMPRE!!!!

Lá estarei.

Anónimo disse...

Ainda bem que o Correeio da Beira Serra incomoda.Foi,tambem,pelos incomodados,que abracei este projecto.
Tambem eu,não gosto de capitalistas-nem só um bocadinho.Estou de acordo que o capital não tem nada de bom.Por isso o combato.
Estou disponivel para discutir, o que quer que seja,desde que saiba com quem estou a falar.
Posso ser contactado através da Construgrafia,(a da especulaçao)no Beira Serra "o emissário Estalinista".A dos "negócios ocultos" por enquanto,não tem morada.
E,porque o blog tem estado muito cultural e António Aleixo tem estado muito citado,dele me sirvo para o mais que gostava de dizer quanto à minha passagem no capitalismo.

Porque o mundo me empurrou
Caí na lama e então
Tomei-lhe a côr mas não sou
A lama que muitos são.


Esperando ter contribuido para o salutar debate sem pêas nem medos
António dos Santos Lopes

Anónimo disse...

Caro amigo Português Suave, nunca estivemos tão perto, pois lá nos encontraremos, é que 25 de Abril só há um por ano, e se for regado com bom tinto e um naco de queijo tanto melhor.
Quando a dada altura eu gritar: Português Suave, saberá quem sou, e aí... poderemos beber o dito tintol.
Viva a Revoluçao! Viva o vinho ...Tinto!

Anónimo disse...

O história empurrou-nos para a democracia,enterrando em definitivo uma período vergonhoso para a humanidade.
Tranquilizem-se os mais receosos ... não vai haver uma segunda oportunidade. O povo não é estúpido.

Anónimo disse...

... E o queijo, ZéZé?

Anónimo disse...

Português Suave, meu amigo... mais um lapso, e este bem mais grave, o que é umas aspas e uma virgula comparados com um queijo. Também se come, mais a broa.
Então: VIVA tb. o QUEIJO

Anónimo disse...

Caro Sr António dos Santos Lopes, pelo que me tenho apercebido o seu coração independentemente da cor, parece-me grande.
Só espero é que o Sr não vista a pele do patinho, pois é fácil constatar que normalmente anda rodeado de abutres.
O Sr esteve muitos anos afastado do concelho, e parece-me que deveria fazer uma reciclagem.
Mas quem sou eu! Um teso a dar conselhos ao homem dos "doze milhões".
De qualquer forma se tiver tempo, pense no assunto.

Anónimo disse...

Caro bloguer:
Embora desconfie do seu anonimato,agradecendo a genorosidade do seu comentário sempre lhe direi: Não conheço no concelho de Oliveira do Hospital,ninguém a quem se aplique o termo abutre.Povo que sou, sempre fui, e,quero continuar a ser,é no povo que me revejo.Logo é do povo que tento rodear-me.Mas, se por um acaso me engano... eu tenho uma máxima:os que me enganaram estão todos pior que eu...Sou COMUNISTA,mas não sou parvo.Os que pensam que sou, mais dia menos dia,acabam por tirar as suas conclusões.A partir daqui, é dar-lhes corda.Quanta mais desenrolarem mais vão ter que enrolar.

Anónimo disse...

José Carlos Mendes:
Escrevi neste blog-que eu sei que lê,que so tinha dois caminhos:
OU MATA OU MORRE..!
Se quer morrer,têm todo o direito.
No dia seguinte prometo vir aqui colocar o epitáfio.Não sou do seu partido mas reconheço que você merece..!Então o cavalheiro disse naquela infeliz entrevista que tinha 7000 mil votos eo partido 149.Já não bastava essa triste realidade ele veio lembra-la.Depois dizem que há abestenção.Pois, o que é que querem?Foi eleito à pala do partido depois,vêm "cuspir" na sopa.E,Você da-lhe abebeas? Está provado que o "homem quer guerra.O excesso da modéstia é estupidês.Não seja estúpido .O CONCELHO AGRADECE::!

Anónimo disse...

ALAS PARA O DR PAULO ROCHA
APESAR DE TUDO, TEM SABIDO ESTAR!
É CASO PARA DIZER QUE O ALUNO SAIU MELHOR QUE O MESTRE..!

Anónimo disse...

O "cavalheiro" que ainda não há muitos anos (era mais revoluçionário que a revolução) desde que se apanhou com os 600 contos de reforma+o tacho,até se esquceu que há 25 de Abril.Aculpa não é dele..!É de quem o pôs lá.
Só não percebo é porque eu tenho que o aturar.NAÕ É TEMPO DE QUEM O PÕS LA´ RESOLVER O PROBLEMA?

Anónimo disse...

Parabens por este espaço de discussão que permite a todos nós comentar o que se observa em Oliveira do Hospital.
Realço de mais positivo que verifiquei aqui, o facto da sociedade Oliveirense n estar tão amorfa como pensava, que observa, que pensa, que reage, e que se exprime, procurando melhorar o que julga estar mal na cidade que nos alberga.
Congratulo-me ainda pelo aparecimento no mesmo periodo de tempo de um jornal que com periocidade quinzenal ( realço a importancia de se manter este ritmo de publicação) nos vai informando do que de mais importante se passa pelo concelho.
Mas n existe bela sem senão, n estando eu mandatado para defender seja quem for, parece demasiado feroz este ataque subito ha pessoa do Prof. Mario Alves, parecendo ele ser o responsavel por tudo de mal que se passa em Oliveira, não o é concerteza, parece que se passou de um dia para o outro do oito para o oitenta, n me parecia logico até ha pouco tempo,ninguem ousasse criticar o Professor,e a sua gestão da causa publica e sou da opinião que muitas criticas ficaram por fazer... mas, existe vida em Oliveira do Hospital para lá da zanga dos Professores, dêem descanso a este assunto e procuremos todos outros assuntos de certo tão importantes.
Uma ultima palavra dirigida ao Sr. Antonio Lopes, que n escondendo de ninguem a sua inclinação politica, n é concerteza pessoa capaz de utilizar o poder do capital para interferir na linha editorial do correio da beira serra, e deixo aqui a pergunta quantos como ele se manteriam ao largo essa tentação se estivessem na mesma situação???
Continuem a opinar e de preferencia assinando com o nome proprio