2006-04-21

As portas que ABRIL abriu...

Foi em 25 de Abril de 1974 que o povo português assumiu a enorme responsabilidade de viver em democracia. Porque viver em democracia significa que cada um entende o seu importante papel perante a sociedade. Em democracia, um País evolui na exacta medida das capacidades do seu povo, dado que, em democracia, é o povo que escolhe livremente quem o deve governar, e é ainda esse mesmo povo que, através do exercício da liberdade, condiciona, para o bem e para o mal, o rumo da própria governação.
Porque é necessário, cada vez mais, perpectuar o espírito e a alma do 25 de Abril de 1974, deixo-vos um poema que, na minha opinião, de uma forma sublime, nos dá o desejo de “querer sentir” a LIBERDADE. É um poema de Manuel Alegre e chama-se Trova do Vento que Passa.
Pergunto ao vento que passa
Notícias do meu país
O vento cala a desgraça
O vento nada me diz.
Mas há sempre uma candeia
Dentro da própria desgraça
Há sempre alguém que semeia
Canções no vento que passa.
Mesmo na noite mais triste
Em tempo de servidão
Há sempre alguém que resiste
Há sempre alguém que diz não.
Porque sem participação não há democracia, porque, em democracia, a responsabilidade pelos destinos dum País, de um Distrito ou de um Concelho é de toda a sociedade e não apenas de alguns, cada vez mais vale a pena comentar...
VIVA A LIBERDADE
VIVA O 25 DE ABRIL
VIVA PORTUGAL
VIVA OLIVEIRA DO HOSPITAL

29 comentários:

Anónimo disse...

O 25 de Abril é um dia que a história lembrará, como hoje lembra o 1º de Dezembro ou o 5 de Outubro. Todos eles representam, à sua maneira, uma forma de liberdade. O que temos que pensar é que as pessoas deixarão de pautar o seu valor e as suas atitudes pelo que foram antes ou depois do 25 de Abril, como ainda é comum vermos hoje.

Não se pode ser ou deixar de ser por se ter sido ou não mais ou menos antifascista! Os homens que hoje têm os tais 32 anos serão, já amanhã, o poder neste país. E para esses conta o futuro. O passado é história.

Que viva o 25 de Abril.
Obrigado pela Liberdade! Mas vamos ao futuro. Vamos cumprir as promessas que o 25 de Abril fez.

E essas não passaram à história... muitas ainda esperam por ser cumpridas!

Anónimo disse...

A canção "Grândola Vila Morena" passa no programa "Limite" da Rádio Renascença à meia-noite e vinte minutos, sendo o sinal de confirmação que as operações militares estão em marcha.

O regime ditatorial começado em 1926 e instituído em 1933 é derrubado.

Viva o 25 de Abril de 1974.
Viva a Liberdade.

ManuelNeves disse...

O anonimo do 1º. comentário esquece-se que para o publicar muita gente foi torturada e morreu. Quando fala no futuro, que só esse conta, deveria sentir os gritos alucinantes de quem estava sendo torturado e sentir o fedor do corpo em decomposição a um canto da "frigideira" na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Talvez assim perceba que só terá futuro, quem respeitar o passado.Uma homenagem a todos os que caíram (de pé!)contra a violência do regime ditatorial Salazarista.
Quanto a si, caro comentador anônimo, passe bem e seja muito feliz!

Anónimo disse...

O 25 de Abril...

Infelizmente... ainda não chegou a Oliveira do Hospital...

Anónimo disse...

Tanta conversa fiada dá-me sono, por isso antes de ir para a caminha é sempre conveniente passar por aqui.
A todos sonhos cor-de-"rosa" ou "vermelhos" e pensando bem talvez "laranjas".
Boas noites "vitinhos".

Anónimo disse...

Meu caro Manuel Neves
Recomendo-lhe uma leitura mais atenta do "post" inicial, para poder verificar que não existe por lá nenhuma crítica ao 25 de Abril, bem pelo contrário.
O que é dito - presumo que o seu comentário se refira a essa parte - é que para alguém de 32 anos, o 25 de Abril não é, nem nunca vai ser, vivido da mesma forma ou da mesma maneira.
Obviamente que o respeito pelo passado se impõe, assim como a repulsa pelos actos e atrocidades cometidos durante os anos de ditadura.
No entanto, não deixa de ser passado. De que todos, os que acreditam na democracia, na liberdade e na pluralidade de ideias, nos orgulhamos.
Mas, quer queiramos quer não, vamos ter que olhar para o futuro, porque o mundo continua em mutação permanente. E, quer queiramos, quer não, muito daquilo que esteve na génese do 25 de Abril ainda está por cumprir.
Por último, tambem eu lhe desejo que passe bem e que seja muito feliz. Já agora, se possível, mais atento. Uma abraço.

O anónimo de Sexta-feira, Abril 21, 2006 10:46:05 PM

Anónimo disse...

Porque nesta altura cada vez mais se fala de LIBERDADE, nada como estar informado sobre o que realmente aconteceu na noite de 24 para 25 de Abril de 1974.
Nesse sentido, para que todos nós possamos estar devidamente informados sobre quem eram, de onde vieram e o que pretendiam as pessoas que nos deram a LIBERDADE, permitam-me sugerir-vos a consulta de um site que muito poderá contribuir para o nosso conhecimento.

O lema que fez regressar Portugal ao fórum das nações livres e amantes da paz foi este:

Democratizar, Descolonizar e Desenvolver

Valerá, certamente, uma visita...
Associação 25 de Abril

www.25abril.org/

Anónimo disse...

É, podia ter sido melhor... 25 de Abril, liberdade sim. Mas esqueceram-se foi de quem estava longe desprotegendo-os. Eram Portugueses também... Deixaram tudo aos comunas filhos da puta. E depois foi o que foi. Liberdade sim, mas os acontecimentos pós 25 foram e serão a vergonha desses socialistas e comunas que deixaram tudo ao abandono... Disso ninguém fala. Timor, Angola, Moçambique, tudo nas mãos erradas...

Anónimo disse...

Nas Mãos erradas está tudo o que não está nos seus legitimos donos.
No´s Portuguses estivemos por lá,de facto,menos de 100 anos,em conseq~uência do tratado de Berlim.Antes passávamos comprava-se uns escravos e pouco mais.Impusemos a nossa presença.como Israel impõe a´sua à Palestina como os Americanos se impõem no Iraque.Não percebo o que tem isto a ver com LIBERDADE.Confundir os interesses pessoais com liberdade é uma negação da mesma.Olhe que quem dizia "nem mais um soldado para as colónias"era a guarda avançada do PSD sob a capa de MRPP com bandeira vermelha foice e martelo para confundir os "trochas".Pelos vistos pegou e 32 anos depois o bloguer anterior ainda não percebeu de onde elas lhe caem.Então o Durão Barroso naão chegou a 1º.Converteu-se..!Pobre povo, nem de porrada és farto..!

Anónimo disse...

Numa terra de autoritários e prepotentes, VAMOS CELEBRAR ABRIL!

CONTRA O MEDO E A PERSEGUIÇÃO.

VIVA A REVOLUÇÃO! VIVA A LIBERDADE!

Anónimo disse...

Oliveira do Hospital sem 25 de Abril

Tenho vergonha de viver num concelho cuja câmara não realiza uma única iniciativa para comemorar os 32 anos do 25 de Abril. É UMA FALHA GRAVE...

Aproveito também para pedir ao autor do blog que remova o comentário de um anónimo com linguagem imprópria, já que o blogger em causa não tem categoria para aqui andar! Rua Com Ele... Mandem-no para Santa Comba...

Anónimo disse...

Mário Alves optou por não comparecer, hoje, à cerimónia da tomada de posse do novo presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, José Carlos Mendes. Quem o diz é o Correio da Beira Serra online.

Decididamente, este senhor não conhece as regras democráticas. Ainda há alguns caciques que o aplaudem e muito povo que o bajula... É um homem que parece sábio entre os tolos mas também parece tolo entre os sábios!

Anónimo disse...

EM TERRA DE CEGOS... QUEM TEM OLHO É REI!

Já poucos serão os que aprovam esta forma de estar do ex-professor de trabalhos manuais que um dia, pela mão do Correia Dias, outro que também andou sempre a xuxar na teta da política, se agarrou com unhas e dentes à bandeira do PSD para se instalar no poder. E, como em terra de cegos, quem tem olho é rei, o resultado está à vista...

O Correia e o Alves estão bem um para o outro nesta novela oliveirense que dura mais que as da TVI. Só cá falta o Sr. Zé das medalhas...

Anónimo disse...

É obvio que o Sr. Presidente da Câmara, Ex-Presidente da Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital, não foi à tomada de posse da nova CP.
Nessa altura dos acontecimentos, estava a festejar o 21º título do Futebol Clube do Porto. Há, inclusivé, pessoas que o viram em Penafiel, junto do Sr. Pinto da Costa, a comemorar a efeméride.
Quem pensa que este Presidente não sai de Oliveira do Hospital engana-se. A SPORTV emite para toda a galáxia.

Anónimo disse...

Ai o gajo não foi à posse? Então é porque ficou a jogar à sueca na tasca do Albertino, que é o que ele faz todos os dias.

Anónimo disse...

Mário Alves com Pinto da Costa?

Então mas o Toyota Starlet esteve toda a noite ao pé do Albertino. Isso deve ser engano... não seria aquele individuo que quanfo o Porto ganha está sempre nas câmeras? O Animal?

Anónimo disse...

32 anos passados sob o 25 de Abril:
Viva a Liberdade.
Viva a democracia.
Por ser o menos mau de todos os regimes, precisa de aperfeiçoamento.

Por isso amigos era tão bom que houvesse para aí umas vassouradas na nossa politica local.

Limpar, desinfectar a nossa democracia.
E tinhamos tanto lado por onde começar...

Qunaro ao anónimo, aí em cima, ressabiado do 25 de Abril porque a igborâmcia e a falta de cultura histórica tem que se perdoar, recomendo-lhe algumas leituras sobre o processo de descolonização e as corcunsTãncias politicas da época.
Foi pena não ter assumido (provavelmente desconhece) os cortornos do regime de submissão que o Salazar e o Caetano impuseram aos países africanos ocupados pelos portugueses.
Vá lá cultive-se. Depois opine.
Quando lá chegaram os portugueses, e ninguém nos chamou lá, já lá havia gente, com as suas sociedades organizadas.

E não pediram que os portugueses fossem para lá explorar, escravizar (lembra-se da escravatura?) e oprimir as populações africanas.
Se os brancos eram tão bonzinhos, porque é que foram corridos de Angola, Guine e Moçambique a tiro?!

Mas leia. Leia muito.
Comece por aqueles que provavelmente lhe serão próximos, por ex., Adriano Moreira e Diogo Freitas do Amaral, nos trabalhos que dedicaram ao problema africano e ao autismo provinciano do Salazarismo em relação ao movimentos de libertação africanos...

Já ouviu falar em Wiryamu?

Viva a LIBERDADE.
VIVA A REVOLUÇÃO.
25 de Abril SEMPRE.

Anónimo disse...

Povo amante da liberdade!
explicai-me que eu sou burro..!
Como se pode ter toda esta clarividência anónima..!
O que vos falta para soltar essa raiva contida..!Eu fiz o 25 de Abril para continuarens a falar a medo? quem vos persegue?É o arremedo de presidente reformado que, vá lá saber-se porquê,ainda anda por aí? O cobardolas que disse naquela infeliz entrevista que ia estar em todas, faltou logo à 1ª,ainda mete medo ?A quem? Só se for aos heróis anónimos deste blog.No próximo dia 28 há Assembleia Municipal.Todos lá.A luta continua..!Mário para a rua..! Como eu vou estar lá quero contar os corajosos..!

Anónimo disse...

OLIVEIRA DO HOSPITAL AMORDAÇADA...

CONCORDO EM ABSOLUTO COM O COMENTÁRIO DO BLOGGER ANTERIOR. TEMOS MEDO DE QUÊ? VAMOS TODOS PARA A RUA GRITAR A LIBERDADE QUE TANTOU CUSTOU A CONQUISTAR. NO DIA 28 DE ABRIL,ÀS 21 HORAS,VAMOS A ESSE LOCAL PÚBLICO QUE SE CHAMA ASSEMBLEIA MUNICIPAL FAZER SENTIR AO PRESIDENTE DA CÂMARA QUE O CONCELHO DE OLIVEIRA DO HOSPITAL NÃO É LARANJA, NEM ROSA NEM VERMELHO. È APENAS UM CONCELHO QUE CARECE DE DESENVOLVIMENTO E QUE NÃO SE COMPADECE COM A ARROGÂNCIA DE UMA AUTARCA QUE PENSA QUE É O DONO DA VERDADE...

Anónimo disse...

Morra quem se negue...

Anónimo disse...

ESCUTEM E MEDITEM...!

CANTAR A LIBERDADE

«Trova do Vento que Passa»

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.

Pergunto aos rios que levam
tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam
levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas
ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas
para onde vais? Ninguém diz.

Se o verde trevo desfolhas
pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas
que morro por meu país.

Pergunto à gente que passa
por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem
quem vive na servidão.

Vi florir os verdes ramos
direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos
vi sempre os ombros curvados.

E o vento não me diz nada
ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada
nos braços em cruz do povo.

Vi minha pátria na margem
dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem
mas tem sempre de ficar.

Vi navios a partir
(minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir
(verdes folhas verdes mágoas).

Há quem te queira ignorada
e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada
nos braços negros da fome.

E o vento não me diz nada
só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada
à beira de um rio triste.

Ninguém diz nada de novo
se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo
vi minha pátria florindo.

E a noite cresce por dentro
dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento
e o vento nada me diz.

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

Anónimo disse...

Pois é..! E como vamos explicar-lhes?E,Expllicando-lhes eles vão compreender?Se compreedessem não era preciso explicar-lhes..!Esse é o drama deste PAÍS..!

Anónimo disse...

POIS..!
SE ABRIL NÃO PASSA POR AQUI
ONDE ESTÁ ABRIL..?

Anónimo disse...

Vamos mas é todos comemorar o 25 de Abril como deve ser.
Andando sem medo por essa cidade fora, todos os dias.
E no dia 28 vamos estar na Assembleia Municipal, para que o "patrão" do concelho veja que existe quem se interesse pelas "barbaridades" que vêm sendo cometidas ao longo da sua gestão.

Anónimo disse...

Eu vim de longe
De muito longe
o que eu passei para aqui chegar
...

Anónimo disse...

e depois do Adeus? ai quem de dera dizer adeus a tantos que mal mandam!!

Anónimo disse...

Só nos saem duques...

a manilha está seca... trunfa... o ás de copas já saiu...

Enquanto meia-dúzia de cidadãos se juntam para não deixar cair o espírito de Abril, que a Câmara Municipal parece querer fazer esquecer, o vosso presidente da Câmara está a jogar à "bisca" na tasca do Albertino.

Anónimo disse...

então, andam a descer de nível estes comentários... já o homem não se pode distrair como queira? quer agora o comentarista dizer que o mal do concelho vem do Presidente da Câmara jogar à Sueca num café cá da praça? Isso prova que tem amigos que convivem com ele, ao que sei nem todos da sua cor politica! O que é necessário é que na gestão do que é público se esforce e de condições para que os seus colaboradores façam o mesmo... e a verdade é que o não está a conseguir, há muito que está a passar ao lado e algumas por culpa do seu estilo e feitio complicado. Outras há em que acerta! Vamos lá comentar factos, nunca se sabe quando o Sr. Prof. leia este blog e aprenda algo com o que digamos por aqui! mas para isso teremos de ser melhores do que ele, melhores do que temos sido e escrito. À consideração do autor do blog, a quem dou os parabéns, e ao dos restantes comentadores.

Anónimo disse...

O que tem que ser tem muita força..! O Jorge Carvalho,leia-se comissão politica do PSD,estão finalmente a chegar à conclusão que é óbvia desde a entrevista à Boa Nova.O Màrio tem muitos defeitos mas não é burro.Cedo percebeu que tendo despedido o AD,sendo a companheira deste vereadora a maioria lá foi.Como não é homem de diálogo,com a "reformazita" dos 600 contos saí em rotura.Igual a ele próprio,mais "vale quebrar que torcer".Honra lhe seja..!Por mim que vá.A cavalo de burro,desde que seja para longe...ALELUIA..!